Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
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Item Analise da prática docente na capoeira inclusiva para deficientes intelectuais no Centro AEE - Hallef Pinheiro Vasconcelos no Município de Breves – Marajó – Pará – Brasil(2015) Silva, Mauro José dos Santos da; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A Capoeira atualmente é vista didaticamente como uma ferramenta educacional, e também como prática de cultura corporal e atividade física, entretanto, envolve direta ou indiretamente aspectos sociais, cognitivos, afetivos e psicomotores de seus praticantes. Desta forma, esta pesquisa propõe como objetivo geral analisar o desenvolvimento da prática docente da Capoeira Inclusiva e suas contribuições na melhoria de aspectos sociais de alunos deficiente intelectuais do Projeto Capoeira Inclusiva no CAEE Hallef Pinheiro Vasconcelos localizado no município Breves-Marajó-PA, e como objetivos específicos verificar quais destes aspectos sociais são alcançados de maneira mais expressiva pelos os alunos na visão de seus pais e quais possibilidades e dificuldades estão presentes na prática docente do professor do Projeto Capoeira Inclusiva. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, desta forma, o instrumento usado na pesquisa de campo foi um questionário validado por professores Doutores, destinado aos pais. A amostra foi do tipo intencional constituída de (n=20) participantes entre gênero masculino e feminino, sendo que, com Deficiência Intelectual a amostra foi (n=15)e com Síndrome de Down a amostra foi (n=5),na faixa etária de 22 a 43 anos. Foi verificado como resultado principal da pesquisa que a prática docente da Capoeira Inclusiva contribui para a melhora de 04 aspectos sociais: inclusão social, auto-estima, cooperação e convivência humana. Conclui-se que a afinidade do professor com os alunos e a afetividade expressada na prática docente na Capoeira Inclusiva, são duas competências fundamentais para a obtenção de bons resultados, sucesso de todo o trabalho.Item Análise da prática docente nas Aulas de Educação Física sobre o futebol jogo/brincadeira e futebol jogo/esporte no 2º ciclo do Ensino Fundamental na Zona Urbana de Breves – Marajó – Pará – Brasil(2015) Silva, Flávia Ferreira Barbosa da; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O professor de Educação Física escolar no Brasil não pode ignorar a marcante cultura do brincar de jogar futebol que, consequentemente, é levada para dentro das aulas de Educação Física, quando isso ocorre, torna-se um desafio para ele conciliar a paixão dos alunos e o processo ensino-aprendizado necessário, por isso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como é desenvolvida a prática docente nas aulas de Educação Física em que o professor utiliza o futebol jogo/brincadeira e futebol jogo/esporte no 2º ciclo do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Breves – Marajó – Pará. Questionando sobre como o professor desenvolve as atividades de futebol jogo/brincadeira e futebol jogo/esporte, afinal, essas atividades estão sendo sistematizadas ou o professor está permitindo somente o jogar pelo jogar bola?Especificamente, os objetivos foram verificar qual a abordagem mais utilizada pelos professores de Educação Física, se é futebol jogo/brincadeira ou futebol jogo/esporte, identificando quais os motivos que levam os professores a escolher tais atividades, e analisar como o professor ministra didaticamente essas atividades aos alunos. Os referenciais utilizados para a pesquisa foram João Batista Freire, Scaglia, Darido e Rangel, Tubino, Alarcão e Nóvoa, que serviram de base para as sustentações teóricas. O estudo é descritivo, quali-quantitativo. Na pesquisa de campo foram entrevistados 10 professores de Educação Física escolar do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Breves/PA. Foi aplicado questionário fechado, juntamente com a técnica de entrevista semi-estruturada, registrada em áudio e transcrita nesta pesquisa. Os resultados mostraram que os professores utilizam, no 2º ciclo, predominantemente o futebol jogo/brincadeira, ora sistematizando-a pedagogicamente, ora deixando que o próprio aluno a conduza, tornando a atividade semelhante ao lazer em virtude de inúmeras dificuldades discutidas ao longo da pesquisa. Ao final, concluiu-se que a prática docente no trato com o futebol necessita estar voltada às constantes ressignificações e que para isso, há de se ter frequentes momentos de reflexão desta prática, especialmente para o ensino fundamental. Portanto, a importância desta pesquisa mostra-se na possibilidade de levantar novos questionamentos, reflexões e intervenções positivas na tentativa de contribuir para elevar o nível de qualidade do processo ensino-aprendizagem em Educação Física na cidade de Breves – Marajó – Pará – BrasilItem Análise da produção de material indígena didático para a Escola Kyikatêjê(2016) Peixoto, Clebson de Sousa; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Pretende-se apresentar através deste Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado alguns aspectos relacionados aos Povos Indígenas do Brasil presentes na época da colonização dos europeus, estabelecendo uma ligação entre a Educação Indígena e a Educação Escolar Indígena, onde mantém os saberes escolares estabelecidos entre a escola, a comunidade e seus conhecimentos culturais. No entanto, o objetivo geral desta Dissertação é analisar as formas que acontecem à produção e utilização dos Materiais Didáticos para as aulas de Língua Materna na Escola Indígena Tatakti Kỳikatêjê. Nos objetivos específicos é necessário conhecer as metodologias utilizadas nas aulas de língua materna dos povos Kỳikatêjê, Compreender as razões pela qual a Escola Indígena Kỳikatêjê começou a confeccionar e utilizar os livros relacionados à Cultura e Língua Materna e Incentivar a continuação da produção de mais materiais voltados à Cultura Kỳikatêjê. Como procedimento metodológico foi aplicado questionários para os professores bilíngues que tiveram apoio dos professores não indígenas para refletirem sobre suas praticas metodológicas utilizadas nas aulas de Língua Materna e como acontece a confecção de conteúdos específicos do Povo Kỳikatêjê, do qual através dessas respostas houve grande aproveitamento e desfecho ao trabalho em foco, requerendo atenção especial às dificuldades expostas pelos professores em produzir esses materiais didáticos, sendo que há ausência de conteúdos específicos escritos na Língua Materna e formação pedagógica que os oriente no planejamento de ideias sobre os conhecimentos culturais, acrescentando ainda que são poucos alunos falantes da Língua Materna. Desta forma é preciso ter parcerias com Universidades, Linguistas e Antropólogos que possam orientá-los quanto à correção da escrita e os sons linguísticos transcritos na Língua Jê Timbira Kỳikatêjê, para que possam alcançar realmente uma Educação Escolar Indígena bilíngue, multilíngue, comunitária, intercultural, específica e diferenciada.Item O atendimento e a organização de crianças de 02 (dois) a 05 (cinco) anos nas escolas e turmas de educação infantil do Município de Portel – PA - BR e a práxis dos professores que atendem essa modalidade(2016) Pereira, Alzeny Flores; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O presente trabalho teve como objetivo em Analisar de que forma ocorre o Atendimento e a Organização das crianças de 2 (dois) a 5 (cinco) anos no município de Portel e a práxis dos professores que atendem essa modalidade. E como objetivo específico levantar informações acerca do atendimento da Educação infantil no Município de Portel; Identificar como ocorre essa organização nas escolas; Identificar como é realizado o trabalho pedagógico dos professores da Educação Infantil do Município de Portel. Neste trabalho a noção inspiradora é a formação crítico-reflexiva acerca dos desafios ao atender essa modalidade e de que forma o educador pode levar a fazer face aos novos desafios de contribuir para a melhoria da qualidade de nossa Educação Básica. Os espaços de investigação foram duas escolas da cidade e duas turmas do campo na cidade (uma- CMEI Terezinha de Jesus) e (outra- CMEI Casulo da Mônica) e no Campo duas turmas anexas as escolas Referencias uma anexa a Centro Educacional Rooli e a outra anexa à escola Boa Esperança. Observou-se que o município necessita de mais escolas para que esse atendimento ocorra de fato. Dessa forma conclui-se que o profissional que trabalha com essa modalidade seja de fato comprometido, confirmando assim nossas hipóteses de que só podemos ter uma educação básica de qualidade por meio de uma educação de qualidade, apresentando como características social, política e pedagógica que são indispensáveis ao desenvolvimento do processo educativo.Item A avaliação do desempenho docente como forma de desenvolvimento profissional, valorização do Professor e melhoria da Qualidade de Ensino no Estado do Espírito Santo – Brasil : um Estudo de Caso(2013) Jorge, Therezinha Teodoro de Paula; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Teaching performance assessment produces an extensive set of theoretical and practical issues, relating to their implementation, making it difficult to understand and to put into practice. It is a complex social construction given the plurality of actors in the process and the different conceptions of education, scholar education and society that are perceived. Although it is foreseen in the Law of Guidelines and Bases for National Education LDEN No. 9394 of 20 December 1996, the assessment of teaching performance in Brazil has not been developed in accordance with the relevant literature touted principles. Today, teachers achieve functional progress through the conclusion of new qualifications and time of service. Some states, more precisely six, have used the results of external evaluations (PISA, IDEB, SAEB) and also bonus payment, as a means of enhancing and improving the quality of scholar education. The State of Espírito Santo (ES) is one of those that, in addition to functional progression of teachers by seniority and by new qualifications, even deliver a Performance Bonus payment, which has as a quality parameter the PAEBES –Basic Education in the State of Espírito Santo Assessment Program. Given this context, an important question arises: can teaching performance assessment provide both the professional development and the improving of teaching quality, as well as support functional progression of teachers? To answer to this question, this research project was drafted which is a multiple case study, both qualitative and descriptive in nature, and that had as actors, two schools of the State Scholar Network of ES. The goal of this research was “to show if teaching performance assessment can, simultaneously, promote the professional growth of teachers, provide an improvement in the quality of education and enable career progression”. This study concluded that the performance evaluation, the functional progression and the payment of bonuses, as have been operated until now in the ES, do not contribute to the professional growth of teachers nor to the improvement of the quality of teachingItem Escola inclusiva : um diagnóstico do estado atual na URE 4 no município de Marabá no estado do Pará e perspectivas para o futuro(2015) Sarges, Rosilene da Silva; Pires, Maria Margareth, orient.Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no município de Marabá, estado do Pará que teve como objetivo diagnosticar a eficácia do atendimento educacional especializado (AEE), na escola regular de ensino da rede estadual. Para cumprir este objetivo a pesquisa relacionou as dificuldades referidas pelos professores, avaliou avanços nos mecanismos e técnicas de atendimento, verificou a disponibilidade de recursos destinados ao ensino médio, bem como questionou a relação entre os professores do atendimento educacional especializado que atuam na sala de recursos multifuncional e os professores da sala comum. O percurso da pesquisa para coleta de dados se deu a partir da observação da atuação dos professores do AEE nas salas de recursos multifuncionais em atendimento aos alunos, com entrevistas e aplicação de questionários aos professores da sala comum, bem como com a participação em momentos de formação continuada promovidas pela equipe de AEE nas escolas. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2013 a junho de 2014. A pesquisa foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois envolveu um grupo social, as pessoas com deficiência, que há muito tempo lutam pela possibilidade do direito que todos têm de receber formação acadêmica no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou que há falta de recursos materiais e humanos para o atendimento ao aluno público alvo da educação especial, que não há uma interação entre o professor do AEE e o da sala comum, que há ainda muita necessidade de que haja uma política de formação mais efetiva que promova formações específicas na área de educação especial tanto para os professores do AEE quanto para os demais profissionais. Na expectativa de que a escola tenha condições de atender ao aluno com necessidades educacionais específicas, e com qualidade.Item A evasão Indígena no Ensino Superior : um estudo do caso do povo Gavião da Terra Indígena Mãe Maria(2016) Santos, Lúcia dos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A presente pesquisa teve como objeto de estudo a evasão indígena no ensino superior, exemplificado no estudo do caso dos alunos do povo Gavião da Terra Indígena Mãe Maria, no estado do Pará, esperando contribuir para diminuir os índices de evasão indígena nos curso superiores na região. O estudo encontra sua justificativa no fato de que é grande o número de alunos indígenas que não conseguem concluir um curso superior, evadindo por diversas causas principalmente por choques culturais e também são escassos os estudos que busquem apresentar propostas para sanar esse problema. A metodologia consistiu primeiramente de um levantamento bibliográfico sobre o tema, sobre causas de evasão indígena no ensino superior em diversas universidades brasileiras e de projetos voltados para solucionar esse problema, seguido de aplicação de questionários e realização de entrevistas com discentes e docentes. O objetivo geral foi detectar as causas da evasão indígena dos alunos do povo Gavião da Terra Indígena Mãe Maria para assim apresentar propostas para a formação de professores universitários da região que certamente se depararão com alunos indígenas em suas aulas, revertendo assim, em benefícios de aperfeiçoamentos para futuros planos de formação docente desses profissionais no contexto local e possivelmente no Estado do Pará. Como objetivos específicos esperou-se descrever os elementos culturais do povo Gavião da Terra Indígena Mãe Maria que podem ocasionar choque cultural ou falta de adaptação aos indígenas quando se deslocam de suas terras para frequentar um curso superior; apresentar possíveis propostas pedagógicas de inclusão e permanência dos índios Gavião no ensino superior e apontar algumas sugestões para contribuir na elaboração de novas propostas pedagógicas para a formação de professores universitários. A pesquisa concluiu que o problema reside principalmente em uma falta de interação, pois os professores deveriam relacionar mais os elementos da cultura indígena aos conteúdos ministrados nas universidades, além de um curso de adaptação para os indígenas e professores ao início de cada semestre, além de acompanhamento constante direcionado a esses alunos. Concluiu-se que enquanto uma universidade indígena não é uma realidade no Brasil, resta aos professores capacitarem-se mais para receberem esses alunos.Item Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso(2015) Boíba, Valdênia da Silva; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Este estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais.Item A formação de professores alfabetizadores do ciclo I 1º ano da Rede Municipal de Ensino de Belém no distrito de Icoaraci nas Escolas Alfredo Chaves e Ogilvanise Moura(2015) Carvalho, Ana Célia Fonseca; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Nos últimos dez anos, o Plano Nacional de Educação vem se mostrando enquanto iniciativa governamental que visa à qualidade e a universalização da educação brasileira. Para tanto se intensificaram diversas ações pedagógicas em toda a unidade federativa, por meio de programas e projetos voltados para diversas áreas, como: inclusão, ensino profissionalizante, educação integral, alfabetização, etc. Alfabetizar aparece como um dos principais objetivos propostos pelo conjunto de metas e estratégias estipulado nas políticas educacionais. No município de Belém, foi criado o Projeto Expertise, pelo grupo ECOAR, de modo a favorecer uma formação continuada docente capaz de formar professores alfabetizadores e reverter baixos índices educacionais apresentados pelos alunos das escolas municipais. O projeto já existe a dez anos, durante os quais muitos professores receberam orientações e foram acompanhados em relação à sua prática alfabetizadora. Essa ação apresenta alguns resultados positivos, como a elevação do índice de aprovação dos educandos, assim como o número de alfabetizados. É partir deste contexto que fora selecionado o objetivo de pesquisa do presente estudo, a proposta de formação em serviço apresentada pelo Projeto Expertise aos professores da rede de ensino do município de Belém, atuantes no processo de alfabetização infantil ciclo I 1º ano, assim como os reflexos desse aprendizado para a vida e prática pedagógica destes educadores. Assim, objetivou-se analisar os resultados positivos ou negativos decorrentes do Projeto Expertise, a partir dos relatos de professores que participaram da formação e da própria coordenadora do Projeto. Para cumprimento deste propósito fez uso de um método de pesquisa denomina Análise de Conteúdo, para o qual foram eleitas cinco categorias: formação inicial, formação Continuada, Alfabetização, Projeto Expertise e Docência. Concluiu-se que embora haja resultados positivos, como a troca de experiência, a possibilidade de trabalhar novas perspectivas de alfabetizar por meio dos textos, valorização profissional, os professores ainda se encontram angustiados em virtude de serem cobrados por resultados em curto prazo, como: o de conseguir alfabetizar 100% de sua turma ao final do Ciclo I.Item Formação docente : os desafios do Projeto Expertise na prática pedagógica dos docentes do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Belém(2015) Góes, Iranilda de Amorim; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Este estudo enfatiza o início da alfabetização, quando a criança começa o Ensino Fundamental com seis anos de idade, é quando ocorre à aprendizagem efetiva da criança. Alguns autores relatam que a alfabetização é um processo contínuo, pelo fato dela se perpetuar muito além da educação obrigatória, por isso, o estímulo à leitura e atividades cognitivas deve existir desde cedo, mesmo antes da alfabetização para que não haja dificuldades na aprendizagem durante as fases de desenvolvimento. Na formação inicial o profissional não é preparado o suficiente, ao assumir uma sala de aula, encontra dificuldades para desenvolver um bom trabalho e para melhorar a prática é importante que participe das formações continuada e contextualizada e pesquise novas tecnologias e metodologias com foco na aprendizagem e encontre soluções para os desafios que precisa vencer, desenvolvendo competências coletivas para facilitar as ações pedagógicas. Em 2005 a Secretaria Municipal de Educação criou o Projeto Expertise com o objetivo de orientar e acompanhar o trabalho do professor com atividades formativas para serem desenvolvidas no espaço escolar, no início para professores que atuam com ciclo I 1º ano e depois ampliado aos professores do ciclo I do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental com leitura, produção de textos e matemática, com avaliações mensais e formações mensais para professores no dia da sua hora pedagógica, foi estendido a gestores e coordenação com o objetivo de construir novas práticas e contribuir para a melhoria dos processos ensino e aprendizagem.Item A formação dos professores que atuam com alunos surdos no ensino regular no Município de Marabá-Pará-Brasil(2016) Menêses, Helena do Nascimento; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A presente dissertação tem como objeto de estudo a formação de professores no ensino regular no município de Marabá-PA, voltada para a Educação Especial de alunos com surdez. Com uma metodologia predominantemente quantitativa foram observados os temas abordados nas formações e entrevistados 52 professores que participaram das respectivas formações com o objetivo principal de identificar os principais obstáculos para se lidar com a comunicação e interação de alunos com surdez no ensino regular e apontar novas práticas pedagógicas que possam colaborar para a formação de professores que lidam com esses alunos. Os resultados mostram, entre outros fatores, as percepções e os desafios ainda a serem superados pela docência do ensino regular referente ao aluno com surdez, tais como desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ausência de interpretes e de materiais pedagógicos e outros recursos específicos. Durante a pesquisa também foram desenvolvidas oficinas com os professores com práticas pedagógicas para trabalhar com as crianças surdas nas salas regulares das escolas públicas de Marabá. Espera-se que esta pesquisa torne possível reflexões sobre a criação de novas propostas e temas para a formação do professor trabalhar com a inclusão escolar em sala comum, em particular, ao aluno com surdez.Item Impacto da supervisão na formação inicial dos professores do ensino fundamental no Rio de Janeiro(2015) Margarido, Maria Delfina Louro Miguens da Silva Martins; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.No campo da formação de professores, a supervisão da prática pedagógica tem sido apontada como uma estratégia central para promover o desenvolvimento profissional do professor principiante (Alarcão & Tavares, 2003; Oliveira-Formosinho, 2002; Vieira, 1993). A área da educação de infância, a formação é complexa e de muita dedicação. Um dos grandes desafios encontra-se na formação inicial de professores, pois é aí que se começa a ter consciência do que é a educação de infância e o quanto ela é feita de muito amor paciência, compreensão e qualidade de ensino. No âmbito da formação inicial de educadores de infância, têm-se afirmado a importância da supervisão pedagógica como processo mediador de uma formação orientada para a construção da profissionalização da prática pedagógica, como processo mediador de uma formação orientada para a construção específica do educador de infância onde a pedagogia da infância assume relevância (Oliveira-Formosinho, 2002; Vieira, 1999). É preciso olhar para o futuro professor, refletir nas suas exigências, de uma formação para atender as necessidades da sociedade, nas contradições sociais. Este estudo insere-se na linha de pesquisa em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, que tem uma temática fundamental a “Supervisão na Formação Inicial”, pesquisa no curso de ensino fundamental/educação de infância. Foi concretizada com uma pesquisa bibliográfica de carácter qualitativo. Para a sua realização, elaborámos um questionário que distribuímos por várias professores do ensino fundamental/educação de infância, no estado do Rio de Janeiro, e três entrevistas. Na investigação que fizémos a formação foi importante, mas quanto à supervisão nem sempre foi de qualidade.Item Inclusão digital de professores nas escolas públicas da Região Metropolitana de Belém: A utilização do laboratório de informática pelos docentes(2014) Fares, Dayvid Gomes Vital; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Com a chegada e afirmação da revolução digital, através da tecnologia da informação e comunicação, o professor precisou adquirir mais habilidades para lhe dar dentro do seu cotidiano pedagógico: a possibilidade da utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no seu processo de ensino-aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi identificar as dificuldades que impedem os docentes em utilizar estas tecnologias em escolas que possuam laboratório de informática, sendo que estas instituições de ensino são da rede pública do Estado do Pará, mais precisamente na cidade de Belém. Para recolher os dados, utilizou-se um questionário, o qual foi aplicado a uma amostra de professores em três escolas diferentes da cidade, tratando-se assim de um estudo de caso múltiplo, de carácter qualiquanti. Após as análises dos dados, os resultados revelaram que os maiores entraves dos professores para usar as TIC, nas escolas estudadas, são a falta de infraestrutura tecnológica adequada nas escolas, falta de capacitação, medo, insegurança, resistência e não saber como utilizar a tecnologia no seu dia-a-dia na escola. Assim, o nosso estudo aponta para a necessidade de formação dos professores para que usem as TIC e as possam vir a integrar na sua prática pedagógica.Item Mapeamento dos fatores de risco à saúde dos docentes de uma escola pública em Bélem do Pará, Brasil : um olhar sobre os fatores de risco psicológicos no trabalho(2016) Almeida, Walder Rezende de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O estudo tem como objetivo mapear os fatores de risco psicologicos presentes no ambiente de trabalho escolar dos docentes de uma escola pública de ensino fundamental e médio, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil. A pesquisa abrangeu 64,3% dos docentes (35 docentes) disponíveis para a mesma. O estudo demosntra que o fator de risco psicológico que mais aparece com muita itensidade é a segurança, presente nos cinco grupos de docentes estudados, tendo atingido 100% no grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano). O grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano), juntamente com o grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), são os que mais fatores de risco psicológicos apresentam com muita intensidade superior a 50%, apresentando seis fatores de risco cada, entre eles, destacamos: segurança; atenção; condições de trabalho; e responsabilidade. O grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), por sua vez, é também o grupo que apresenta a maior quantidade de fatores de risco psicológicos encontra no geral (10 fatores).Item O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)(2016) Brito, José Maria Amaral de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O objetivo geral foi descrever a supervisão acadêmica na formação continuada dos professores de Matemática do programa no PARFOR desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especificamente buscou-se investigar a supervisão acadêmica em sua trajetória evolutiva; apresentar as novas tendências na supervisão acadêmica; descrever a supervisão pedagógica do processo de formação continuada dos professores de Matemática no programa PARFOR desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A pesquisa teve caráter exploratório, no sentido de observar, compreender e analisar as estratégias adotadas pela supervisão pedagógica junto aos professores de Matemática feita no PARFOR do IFPA. Considerou aspectos quantitativos e qualitativos da pesquisa e partir do método indutivo, a fim de considerar uma realidade observada no ambiente empírico (IFPA). Usou-se na coleta de dados entrevistas informais, questionários e depoimentos de professores de matemática do PARFOR no IFPA. Logo, verificou-se a compreensão que os professores de matemática têm da supervisão pedagógica desenvolvida no PARFOR/IFPA. De modo geral ocorrem muitos pontos convergentes em seus pensamento e ideias, e existem espaços criados para a troca de impressões e experiências, o que favorece a atuação do professor. Aparentemente suas atividades docentes seguem uma linha mínima de organicidade, embora a crise político-econômica do Brasil tenha decretado a suspensão do repasse de verbas para a continuação do programa PARFOR/IFPA.Item Politicas públicas na educação: os resultados do parfor a partir de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)(2016) Brito, Feliciana Lamarca de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Nos últimos anos o governo federal do Brasil buscou desenvolver politicas públicas na formação continuada dos professores em todos os estados da federação. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi compreender e analisar as politicas públicas na educação (PARFOR) a partir de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especificamente buscou-se contextualizar a importância da formação de professores em âmbito da educação básica; investigar sobre a implementação do PARFOR enquanto proposta de formação inicial de professores no IFPA e verificar quais os objetivos do PARFOR, e os resultados alcançados na visão dos alunos e professores, além do coordenador geral do PARFOR/IFPA. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois mescla resultados numéricos e interpretativos, a fim de compreender o objeto estudado, ou seja, as ações do PARFOR no IFPA. A pesquisa desenvolveu um estudo de caso, buscando características específicas, e, portanto, monográficas. O universo da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), sendo a amostra do estudo membros da coordenação pedagógica do programa PARFOR. Usou-se o método da observação não estruturada, diário de campo, entrevistas não estruturadas, aplicação de questionários na pesquisa de campo. Conclui-se que a proposta do PARFOR/IFPA, na visão dos professores entrevistados, veio ao encontro das esperanças e anseios por uma educação de base mais forte, capaz de dar aos professores do ensino básico elementos necessários e sólidos para uma educação transformadora. Porém constatou-se também que a conjuntura pela qual passa a educação brasileira levou a diversos cortes de gastos do governo federal, causando a interdição do PARFOR\IFPA, levando a suspensão da turma de 2015 para o segundo semestre, brecando o sonho de centenas de professores que esperavam se capacitar a partir do PARFOR/IFPA.Item Políticas públicas relacionadas à formação de professores que atuam na educação de surdos em Belém do Pará(2016) Oliveira, Anisio José Moraes de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O presente estudo tem como objetivo geral avaliar a importância da formação profissional do educador no exercício de seu papel de mediador no processo de inclusão sócio educacional de crianças portadoras de necessidades especiais, e como objetivos específicos apontar as melhorias inseridas, assim como as lacunas existentes no processo de formação do educador responsável pelo processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades e analisar as políticas públicas relacionadas à formação de professores que atuam na educação de surdos em Belém do Pará, observando quais dificuldades são enfrentadas na educação de surdos, e qual é a relação dessas dificuldades com a formação dos docentes que atuam na educação básica. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo do tipo descritivo com análise quanti-qualitativo dos dados. A amostra do estudo foi de 17 docentes de libras, que atuam no primeiro grau menor, 1ª a 4ª séries. Os resultados nos permitem inferir que a necessidade de ir além da simples inserção de uma disciplina ou da obrigatoriedade dela nos cursos de formação de professores. É preciso conhecer a identidade linguística e cultural dos surdos. A formação de surdos seria melhor se os professores realmente entendessem de cultura surda e da facilidade do surdo adquirir conhecimento através dessa cultura, e igualmente se a escola admitisse no currículo os aspectos culturais surdos. Portanto, é imprescindível que os currículos de formação de professores contemplem questões como cultura, identidade e diferença. Conclui-se que os indivíduos com necessidades educacionais especiais podem atingir o máximo progresso educacional e integração social. Ao mesmo tempo em que escolas inclusivas proveem um ambiente favorável à aquisição de igualdade de oportunidades e participação total, o sucesso delas requer um esforço claro, não somente por parte dos professores e dos profissionais na escola, mas também por parte dos colegas, pais, famílias e voluntários. A reforma das instituições sociais não constitui somente uma tarefa técnica, ela depende, acima de tudo, de convicções, compromisso e disposição dos indivíduos que compõem a sociedade.Item A repercussão da lei 10.639/2003 na educação básica nas escolas municipais da cidade de Breves-PA(2015) Oliveira, Maria da Conceição Ferreira; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A Lei 10.639/03 tornou obrigatório no Brasil o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica, neste sentido este estudo teve como objetivo geral mapear e analisar a repercussão da Lei 10.639/03 nas escolas municipais do município de Breves-Pará. E como objetivos específicos verificar se professores e gestores da rede municipal de ensino tiveram acesso a Lei 10.639; Identificar as ações que a Secretaria Municipal de Educação tem feito para implementar a referida lei no currículo escolar da educação básica; Caracterizar o perfil dos professores que atuam na rede municipal em relação a escolarização e a auto identificação étnico-racial; Apontar dificuldades/facilidades que o docente encontra para abordar a temática em sala de aula. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionário com oitenta professores do ensino fundamental nas diversas disciplinas. Mais de 80% dos educadores afirmam que a escola ainda não implementou a respectiva Lei em seus currículos, porque muitos educadores se sentem inseguros em trabalhar a temática em sala de aula. Constataram-se também obstáculos que os professores enfrentam para cumprimento da respectiva Lei nas escolas, tais como: a ausência de cursos de formação inicial e continuada sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira, a falta de materiais pedagógicos referentes ao tema nas escolas e a falta do debate entre os próprios professores. Outro item perceptível nesse estudo foi a constatação do racismo e do preconceito racial nos ambientes escolares, especialmente nas salas de aula. Com isso conclui-se que há que se fornecer aos educadores suporte pedagógico para que os mesmos possam atuar de forma efetiva no combate ao preconceito e o racismo dentro das escolas e efetivamente colocar a Lei em prática nas escolas.