ISS - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ISS - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica por assunto "AUTONOMIA EDUCACIONAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cognitive flexibility in healthy elderly: The effect of educational level(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Rosa, Beatriz; Perea-Bartolomé, Maria Victoria; Ladera-Fernandéz, Valentina; Gameiro, Fátima; Instituto de Serviço SocialEste estudo teve como objetivo analisar o efeito da escolaridade na flexibilidade cognitiva em idosos saudáveis. Participaram voluntariamente 105 indivíduos, de ambos os sexos, com idade compreendida entre os 65 e os 88 anos e de diferentes níveis educacionais (baixo, médio, alto e sem escolaridade). O Mini Mental State Examination e o Inventário de Depressão de Beck foram aplicados para avaliar, respetivamente, o estado cognitivo e a depressão, e o Wisconsin Card Sorting Test foi utilizado para medir a flexibilidade cognitiva. As análises de covariância efetuadas demonstraram que o nível educacional exerceu um efeito principal no desempenho do WCST. Os idosos sem escolaridade e com nível educacional baixo, obtiveram resultados mais pobres nos indicadores de flexibilidade cognitiva que os participantes com nível educacional médio e alto. Estes resultados evidenciam o efeito positivo dos anos de escolaridade nos rendimentos neuropsicológicos em indivíduos saudáveis. Palavras-chave: flexibilidade cognitiva, nível educacional, idosos saudáveis.