MOVLAB - Artigos de Revistas Nacionais com Arbitragem Científica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer MOVLAB - Artigos de Revistas Nacionais com Arbitragem Científica por assunto "EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico(Universidade de Aveiro, 2018) Brites, Maria José; Amaral, Inês; Catarino, Fernando; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo.