Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018) por assunto "EDUCAÇÃO"
A mostrar 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análisis de la formación en turismo en españa : perspectiva del sector público y privado desde una aproximación cualitativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Martín Duque, Clara; Gómez Bruna, Diana; Plumed Lasarte, Marta; Fernández Muñoz, Juan José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoLa relativa reciente incorporación de los estudios de turismo al ámbito universitario, unida a la dinámica y cambiante realidad del sistema turístico, hace necesaria una revisión de la estructura y contenidos de dichos estudios. Por ello, el presente trabajo plantea un análisis de las principales fortalezas y debilidades de las enseñanzas en turismo mediante la exploración teórica de las diversas fases de implantación del título y la realización de un análisis cualitativo a través de nueve grupos de discusión en los que participaron agentes turísticos del sector público y privado de toda la geografía española. Las principales conclusiones que se extrajeron de esta investigación fue por un lado la necesidad de una mayor integración vertical en los estudios y por tanto una mayor coordinación entre los diferentes niveles formativos. Por otro lado, la importancia de aumentar la implicación del sector privado para que los estudios estén mejor adaptados a la realidad del sector y la necesidad de impartir una formación más ligada a la innovación tecnológica y en contacto con las nuevas tendencias de la oferta y la demanda turística. No obstante, estas deficiencias se contraponen a los datos positivos en cuanto al aumento en el número de alumnos de turismo de las universidades y a progresiva mejora de la formación de los mismos.Item Análisis del nivel de educación en participantes de turismo de tercera edad en Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Rodrigues, José; Pocinho, Ricardo; Belo, Pedro; Santos, Gisela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho pretende fazer uma caracterização do nível de educação de turistas seniores. Foram efectuadas 343 entrevistas a turistas deste tipo em diversas regiões de Portugal (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Ilhas). Durante a entrevista aplicou-se um questionário sobre comportamentos. Os dados mostram que os turistas são, na sua maioria, mulheres, com idade média de 69.43 (dp=5.28) anos, casadas, que vivem no norte de Portugal, tendo como nível de educação maioritário o ensino secundário. A principal motivação para participar no programa de turismo é o interesse nas actividades de lazer e cultura.Item A auto-eficácia na adaptação aos desafios do envelhecimento(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Cruz, Cristina; Navarro Pardo, Esperanza; Pocinho, Ricardo; Anjos, Vítor Nuno; Jacob, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda a problemática do envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar, estudada no contexto de adultos portugueses que frequentam Universidades Seniores em Portugal. Pretende-se especificamente, numa análise exploratória, conhecer a perceção da auto-eficácia na compreensão do bem-estar e qualidade de vida destas pessoas, através do construto de bem-estar subjetivo (BES). Para o efeito, foi realizado um trabalho empírico de natureza não experimental correlacional, que abrangeu 214 alunos de 7 Universidades Seniores portuguesas, com idades compreendidas entre os 51 e 86 anos, média de 68,26 anos. Os dados foram recolhidos por questionário, através dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e Escala de Afeto Positivo e de Afeto Negativo (PANAS) e Escalas PALADIN. Verificou-se nos principais resultados que a maioria das correlações encontradas são significativas, exceto no caso da auto-eficácia na área das finanças com a afetividade negativa. Estes resultados permitem corroborar que seniores mais ativos em termos das 5 áreas centrais da vida, consideradas neste estudo, apresentam níveis superiores de bem-estar.Item Critical thinking education in the portuguese higher education institutions : a systematic review of educational practices(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Cruz, Gonçalo; Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA educação do Pensamento Crítico (PC) tem sido uma preocupação crescente no contexto do Ensino Superior (ES) português, tanto para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, como para responder aos desafios societais cada vez mais complexos. No entanto, há ainda uma carência de estudos sistemáticos de revisão da literatura que caracterizem as diferentes práticas educativas de PC adotadas pelos docentes universitários. Assim, a presente revisão pretende compreender em que sentido os docentes portugueses do ES têm desenvolvido competências e disposições de PC nos seus alunos, de forma contínua, explícita e eficaz. Seguindo as etapas de métodos de revisão da literatura, foram analisados 27 estudos empíricos. Os resultados mostram que, embora as práticas educativas de PC tenham aumentado gradualmente ao longo dos anos, as mesmas tendem a ser adotadas de forma implícita, não-intencional e em curtos períodos de tempo, desvalorizando o desenvolvimento de disposições de PC em sala de aula. Verifica-se a necessidade da existência de estudos complementares (experimentais, longitudinais), a fim de avaliar a permanência ou generalização do PC nos estudantes. Trabalhos futuros deverão estimular uma discussão mais aprofundada sobre como superar as dificuldades encontradas, orientando docentes e instituições de ES no desenvolvimento, suporte e avaliação de práticas educativas de PC.Item Desafios da Educação Especial infantil em Angola(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. Este artículo tiene como objetivo describir, para comprender, la realidad de la Educación Especial en Angola, especificando el caso de Namibe. Para su cumplimiento se hizo una investigación bibliográfica que, debido a la escasez de fuentes, fue complementada con investigación y análisis documentales. Se realizó una entrevista semiestructurada a la directora pedagógica de la Escuela Especial de Namibe. La información recogida en los documentos disponibles, así como en la entrevista, fue sujeta a un análisis de contenido, habiendo sido agregada en unidades temáticas, lo que nos permitió dar una panorámica sobre la atención a los niños y jóvenes con necesidades educativas especiales (NEE), en Angola y más específicamente en Namibe. Se observa una voluntad de vencer este desafío, por parte de los profesionales y, también, de las políticas, aunque todavía hay un largo camino por recorrer.Item Desarrollo profesional de los docentes de educación secundaria: estudio sobre el nivel de mejora de las habilidades sociales(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Torrecilla Sánchez, Eva María; Olmos Migueláñez, Susana; Rodríguez Conde, María José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA formação ao longo da vida é um critério fundamental no desenvolvimento profissional dos professores do ensino secundário, colectivo que devem adaptar-se à particularidade do contexto e tempo em que estão integrados. No século XXI, o domínio de habilidades sociais para o gestão de interações entre os diversos atores da comunidade escolar é um importante elemento de suporte para a coexistência. Consciente desta realidade social, este estudo foi concebido e implementado num grupo cooperativo no processo de aprendizagem de professores do ensino secundário e focado na resolução de conflitos, com o intuito de melhorar suas habilidades sociais. Para verificar a eficácia do processo que a formação, tem havido uma avaliação quasi-experimental de design pré-pós-teste, e usado como um instrumento de avaliação a Escala de Habilidades Sociais de Gismero (2000). No processo de formação, que envolveu uma amostra de 34 professores ativos na província de Salamanca (Espanha). Os resultados mostram diferenças significativas a um nível de significância de 0,05, para o programa, em duas das seis dimensões. Por sua vez, a variável género aparece como característica diferenciadora ao nível no que concerne às habilidades sociais. Conclui-se, que existe a necessidade de implementar programas específicos de formação para melhorar as competências dos professores a partir de uma abordagem de desenvolvimento profissional.Item A formação do professor de matemática : metodologia sequência fedathi(sf)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Santos, Maria José Costa dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da metodologia Sequência Fedathi (SF) durante uma formação com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram da formação estudantes de graduação e pós-graduação, professores das redes de ensino municipal e estadual. Para acompanhar os cursistas na plataforma TelEduc e ministrar as oficinas, foram selecionados 5 formadores (mestrandos e doutorandos) do eixo de pesquisa ensino de matemática. Os dados apresentados foram colhidos dos relatos dos cursistas e formadores nos fóruns de discussão, portfólios na plataforma e também a partir das observações durante as oficinas de matemática. Consequentemente almejamos uma formação docente que envolva não só compreensões para o conteúdo, pois discussões sobre currículo e ensino de qualidade são essenciais para o alcance da práxis docente. Com efeito, os professores e formadores consideram que a formação foi importante para o seu crescimento profissional e que a vivência da SF lhes proporcionou pensar a prática a partir de um aprender fazendo. Concluímos que uma formação nos pressupostos da SF conduz a um caminho que leva o pensamento à ação, e, portanto, entendemos que nesse caminhar, a metodologia vivenciada mostrou-se eficiente.Item Schools without measurements : towards a pedagogy of recognition(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Beltrán Llavador, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDesde que a OCDE pôs em marcha o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), em 2000, a medida em educação centrou-se principalmente no registo e na fabricação de resultados em termos de taxas de êxito e de insucesso escolar, a partir de rendimento academic. Esta obsess pelos resultados, a partir de uma espécie de monoculture estatistica, provocou o desvio de atenção de um fato central: a desigualdade educative está diretamente relacionada com a desigualdade social. Para além disso, a aplicação de critérios de accountability no sistema educativo oculta a sua crescent desregulação. Contra toda a aparência, a nossa escolar não tem uma medida clara nem uns fins delimitados. Por isso, com a ajuda dos numerous, mas para além deles, torna-se necessário repensar a educação em termos de justiça social, deslocando o foco de atenção da igualdade de oportunidade para a igualdade de posições. A partir deste marco analítico, sugere-se uma reinterpretação crítica da escolar tendo como centro uma política educativa do reconhecimento para a reconstrução da cidadania.Item Study of the leisure influence on attitude for leisure and mental health in a sample of portuguese seniors(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Belo, Pedro; Navarro Pardo, Esperanza; Pocinho, Ricardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO aumento da longevidade humana tem sido atribuído aos avanços tecnológicos e médicos, assim como a uma melhoria das condições de higiene, condições de nutrição, acesso aos cuidados de saúde, mudança nos hábitos alimentares, ou a estratégias de desenvolvimento cognitivo (Osório, 2007). O presente estudo analisou a influência das actividades de lazer no bem-estar psicológico, na atitude para o lazer e no distress dos idosos. A amostra foi composta por 403 participantes (37,2% do sexo masculino e 62,8% do sexo feminino). Quanto à percepção da condição de saúde, 82,6% dos indivíduos são independentes e 17,4% dos participantes foram considerados dependentes. Os instrumentos utilizados foram o MHI (Ribeiro, 2001) e a LAS (Freire & Fonte, 2007). Os principais resultados mostram que os participantes em atividades de lazer apresentaram alto nível de bem-estar e uma boa atitude para o lazer (p <0,05). Os idosos que apresentam grandes níveis de distress indicaram a intenção de participar em atividades de lazer que ajudam a diminuir esse sintoma. Os resultados mostraram que a percepção de saúde dos idosos influenciou a prática de uma atividade de lazer [Hotelling’s Trace = 0,077; F (3; 341) = 8,733; p = 0,00]. Os resultados encontrados apoiam a necessidade e a importância das atividades de lazer na terceira idade.