Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018) por assunto "ENSINO DA MATEMÁTICA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A formação do professor de matemática : metodologia sequência fedathi(sf)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Santos, Maria José Costa dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da metodologia Sequência Fedathi (SF) durante uma formação com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram da formação estudantes de graduação e pós-graduação, professores das redes de ensino municipal e estadual. Para acompanhar os cursistas na plataforma TelEduc e ministrar as oficinas, foram selecionados 5 formadores (mestrandos e doutorandos) do eixo de pesquisa ensino de matemática. Os dados apresentados foram colhidos dos relatos dos cursistas e formadores nos fóruns de discussão, portfólios na plataforma e também a partir das observações durante as oficinas de matemática. Consequentemente almejamos uma formação docente que envolva não só compreensões para o conteúdo, pois discussões sobre currículo e ensino de qualidade são essenciais para o alcance da práxis docente. Com efeito, os professores e formadores consideram que a formação foi importante para o seu crescimento profissional e que a vivência da SF lhes proporcionou pensar a prática a partir de um aprender fazendo. Concluímos que uma formação nos pressupostos da SF conduz a um caminho que leva o pensamento à ação, e, portanto, entendemos que nesse caminhar, a metodologia vivenciada mostrou-se eficiente.