Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar
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Item O acolhimento em lar de pessoas idosas com demência e a prestação de cuidados(2016) Mestre, Alexandra de Brito Lacerda Cristiano e ; Vieira, Isabel, orient.O envelhecimento populacional é uma questão em destaque; comprovam-no as estatísticas e o elevado número de publicações nesta área. Do aumento generalizado do número de Pessoas Idosas institucionalizados emerge a necessidade de conhecer e compreender melhor o acolhimento da pessoa idosa com demência no Lar ASAS. O presente estudo explora, assim, o que é o envelhecimento e velhice; a demência – doença mental; a Prestação de Cuidados e os Cuidadores, e o acolhimento social, segundo a opinião das pessoas idosas residentes. O objetivo primordial desta investigação é analisar O Acolhimento em Lar de Pessoas Idosas com Demência e a Prestação de Cuidados, a partir da observação, da experiencia das ajudantes de ação direta e da opinião das pessoas idosas residentes. A investigação desenvolveu um estudo de caso, exploratório, numa instituição de Lisboa; aplicaram-se questionários a 10 utentes da instituição e 6 entrevistas semi-diretivas às ajudantes de ação direta da ASAS – Associação para Serviços de Apoio Social. A Metodologia seguida foi a qualitativa, numa abordagem compreensiva para a identificação das práticas de cuidados quotidianos. Os resultados apresentam que os utentes, no geral, encontram-se satisfeitos com a prestação de cuidados a que estão sujeitos e mostram, igualmente, que a relação com as ajudantes de ação direta é estruturante para a sua segurança e conforto. Na opinião das AAD como cuidadoras, estas mostram-se satisfeitas com o serviço prestado ás pessoas idosas, mas dizem que necessitam de mais conhecimentos sobre a especificidade e particularidades das pessoas com demência, a fim de sentirem uma maior segurança no seu desempenho e prestarem serviços de melhor qualidade.Item Centro de noite como promoção da permanência da pessoa idosa no seu meio habitacional(2017) Cipriano, Andreia Filipa Fortunato; Bracons, Hélia, orient.A presente dissertação tem como problemático o envelhecimento, e o principal objetivo da investigação é entender se a resposta de centro de noite (serviço noturno) atrasa ou mesmo evita a institucionalização da pessoa idosa, permitindo a estas de ficar em suas casas. Depois de definido o principal objetivo, tentamos perceber quais as mais valia do Centro de Noite pode trazer para melhorar as condições físicas e psicológicas do idoso no seu quotidiano, privilegiando a manutenção dos seus hábitos e meios que o envolvem, promovendo a autonomia, minimizar o isolamento e solidão. Estas medidas permitiram concluir que a entrada do idoso para Lar passou a ser feita mais tarde. De referir que o Centro de Noite foi criado como uma resposta social, destinado aos idosos autónomos que precisam apenas de acompanhamento durante a noite, de forma a assegurar o bem-estar e segurança dos utilizadores, fomentando a permanência da pessoa idosa no seu meio natural. Perante a análise dos resultados, foi possível verificar que esta resposta social de Centro de Noite do Centro Social e Paroquial da Encarnação responde aos objetivos definidos e permite a permanência da pessoa idosa no seu Lar, promovendo o acompanhamento no período noturno onde estas se sentem mais vulneráveis.Item Deficiência mental e envelhecimento. Estratégias de gestão de cuidados familiares a deficientes mentais(2015) Cordeiro, João Tiago Rosado; Carvalho, Maria Irene de, orient.A presente dissertação intitulada “Deficiência mental e envelhecimento. Estratégias de gestão de cuidados familiares a deficientes mentais”, têm como problemática o envelhecimento das pessoas com deficiência mental e dos seus cuidadores familiares. O objeto empírico da investigação é a gestão dos cuidados familiares, considerando as estratégias, os limites e as potencialidades. Pretendemos com este trabalho, compreender se as estratégias de gestão dos cuidados familiares, no contexto do envelhecimento dos cuidadores e dos seus membros portadores de deficiência mental, são influenciadas pelo apoio formal recebido. Foi necessário conhecer o fenómeno do envelhecimento das pessoas portadoras de deficiência (mental) e dos seus cuidadores familiares; caracterizar os cuidadores principais e os respetivos familiares com deficiência; entender a gestão dos cuidados em situação de envelhecimento e de dependência e compreender as “necessidades” das famílias no âmbito dos cuidados e a sua relação com os cuidados formais. Para atingir estes objetivos, adotamos a metodologia qualitativa de base compreensiva, onde foi privilegiado o contato direto com os cuidadores familiares, recorrendo a entrevistas semidiretivas e a metodologia quantitativa aferindo os dados e a percentagem de casos diagnosticados e alguns dados das entrevistas realizadas. Neste estudo, concluímos que as famílias são apoiadas por uma instituição que oferece alguns serviços que potenciam uma relativa qualidade e gestão dos cuidados. As estratégias de gestão de cuidados variam de acordo com o grau de incapacidade, tipo de deficiência e apoios formais recebidos onde identificamos vários perfis uns mais proativos do que outros no que diz respeito aos cuidados. Podemos pois inferir que estas instituições têm que se adaptar às atuais necessidades deste grupo de população, criando respostas que vão ao encontro das expectativas das pessoas com deficiências e seus cuidadores familiares.Item Envelhecer sem ter medo de viver : as competências profissionais na intervenção social junto dos/as idosos/as vítimas de violência doméstica(2022) Lopes, Verónica Sofia de Lemos; Ferreira, Paula Isabel Marques, orient.A violência doméstica contra a pessoa idosa manifesta-se como um grande problema social, sendo que esta não escolhe género, orientação sexual, etnia, estatuto socioeconómico e/ou religião, revelando um impacto biopsicossocial nas vítimas idosas. Esta problemática é, nos dias de hoje, uma das grandes preocupações na sociedade portuguesa uma vez que o número de vítimas acresce a cada dia. Neste âmbito, o presente trabalho de investigação reflete sobre a temática das competências profissionais na intervenção social junto dos/as idosos/as vítimas de violência doméstica, tendo como principais objetivos: 1) Conhecer a perceção dos profissionais relativamente à problemática da violência doméstica contra a pessoa idosa, e 2) conhecer o tipo de competências que são necessárias para intervir nesta problemática. A metodologia utilizada nesta investigação baseia-se numa abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas a vinte profissionais de diferentes áreas, com experiência de intervenção nesta problemática. Os principais resultados permitem constatar a existência de diversas formas de violência exercidas sobre a pessoa idosa e os desafios que estas colocam à segurança da pessoa idosa que é vítima deste crime, bem como a necessidade de uma intervenção especializada neste domínio. Quanto às competências para intervir nesta problemática, os resultados permitem constar que estes possuem uma grande importância no desempenho das funções dos profissionais, com destaque para a atenção/observação, escuta ativa e conhecimento/formação. Relativamente às competências consideradas necessárias integrar na intervenção são destacadas o tempo/disponibilidade, compreensão, respeito e confiança.Item Gestão para a autonomia da pessoa idosa em residências assistidas(2016) Elvas, Sandra Patrícia Custódio Baptista; Carvalho, Maria Irene de, orient.Este trabalho sob a forma de projeto profissional tem como objetivo a criação de uma proposta de modelo de gestão para a promoção da autonomia das pessoas idosas integradas numa residência assistida. A temática do envelhecimento, com base no envelhecimento ativo, saudável, bem-sucedido, participativo vem dar uma nova dinâmica à forma como se perceciona o envelhecimento. Neste processo é fundamental uma mudança de mentalidades, na conquista de mais reconhecimento, mais direitos e dignidade, sobretudo para as pessoas idosas que vivem em residências assistidas. É emergente a promoção de direitos, de políticas sociais e prestação de serviços com qualidade, participados pelas expetativas de quem usufrui deles e implementação de políticas sociais pró ativas. Apresentamos a conceção de uma proposta para um novo modelo de gestão que, promova a capacitação, participação e a autonomia com base nas expetativas e necessidades, e seja uma conquista na valorização das pessoas idosas. Esta gestão requer a participação ativa dos residentes e implica uma supervisão profissional efetiva das atividades de vida diária no sentido de proporcionar segurança e bem-estar aos residentes. Neste domínio os profissionais de Serviço Social e outros profissionais que compõem a equipa de gestão dos cuidados são essenciais para acompanharem e motivarem as pessoas idosas e promoverem a sua qualidade de vida.Item Modelos de gestão do serviço de apoio domiciliário: uma análise comparativa(2012) Lima, Anicéta Maria Cavalcante; Amaro, António Duarte, orient.O aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de natalidade acentuaram o fenómeno do envelhecimento populacional em várias partes do mundo causando impactos na provisão de cuidados. É neste cenário que as organizações de economia social assumem um papel imprescindível, criando soluções e oferecendo respostas às necessidades da população, importando pesquisar os modelos de gestão nelas praticados. O objectivo deste estudo é conhecer a gestão do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) nas diversas organizações prestadoras destes serviços. Como referencial de análise utilizou-se os princípios de gestão das organizações, o modelo de gestão do ISS. IP, os princípios da intervenção gerontológica e a Análise Swot. Esta investigação situa-se numa abordagem qualitativa, realizada com a aplicação de entrevistas aos actores sociais envolvidos. Metodologicamente utilizou-se a análise de conteúdo temática para a análise dos resultados. Os resultados de desempenho organizacional obtidos são relativos e dependem de diversos intervenientes, facto que de certa forma as podem constranger. Destacam-se, ao nível da gestão do SAD, factores como: as necessidades de âmbitos variados, a complexidade na gestão dos serviços e da equipa e a falta de formação adequada às ajudantes domiciliárias.Item Pandemia Covid-19 nos idosos inserios em ERPI : perceção dos técnicos(2023) Oliveiros, Marta dos Santos; Gameiro, Fátima, orient.O aumento do envelhecimento demográfico tem demonstrado as fragilidades existentes no domínio das políticas sociais. A institucionalização do idoso surge frequentemente como indispensável e necessária por diversas razões, nomeadamente quando deixam de existir condições de permanência na sua habitação devido a perdas funcionais a nível físico, cognitivo e/ou relacional. A pandemia COVID-19 veio trazer alterações na sociedade, nomeadamente, necessidade de implementação de medidas para evitar a propagação da doença. Com o objetivo de compreender a perceção dos técnicos em relação ao impacto da pandemia COVID-19 nos idosos inseridos em ERPI, foram entrevistados 15 técnicos de ERPI’s de diferentes tipologias – IPSS, com fins lucrativos e Santa Casa da Misericórdia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas estruturadas. Como resultados, segundo os técnicos, as principais rotinas utilizadas foram a divisão dos idosos por alas/pisos, o condicionamento das visitas/saídas, o foco nas atividades individuais e a promoção do distanciamento social. As principais influências relatadas na vida dos idosos foram sentimentos de solidão, de isolamento e de estranheza, desorientação, conflitos entre utentes e declínio cognitivo e físico. Para estimular a funcionalidade individual foram dinamizadas atividades individuais de estimulação física e cognitiva e maior dinamismo da fisioterapia, psicomotricidade e da animação sociocultural e para a funcionalidade relacional houve um investimento nas novas tecnologias. As medidas adotadas focaram-se na separação dos espaços físicos, distribuição de atividades individuais, testagem em massa, aquisição/reforço dos EPI’s e no apoio das equipas exteriores. Como estratégias de combate à COVID-19 elencaram o aumento de analgésicos. O maior desafio identificado foi a gestão (de emoções, de recursos humanos e do espaço físico da estrutura) e as maiores oportunidades, o aumento de comunicação com a família, de acompanhamento e monitorização dos utentes e a utilização das tecnologias. Como conclusão, observou-se semelhanças entre as medidas adotadas pelas três estruturas, uma vez que todas se guiaram pelas orientações da DGS. As diferenças assentam na iniciação de Snoezelen na IPSS, as escalas para saídas dos quartos na Santa Casa da Misericórdia, e as visitas através de acrílico na ERPI com fins lucrativos.Item A qualidade do serviço de apoio domiciliário no concelho de Vagos(2021) Santos, Gabriela Alexandra Marques; Rodrigues, Miguel Oliveira, orient.Com o aumento da população idosa e, consequentemente, da procura por respostas sociais capazes de satisfazer as suas necessidades, é cada vez mais importante falar de qualidade e conhecer a qualidade dessas mesmas respostas. Esta investigação centra-se assim na gestão de qualidade, tendo como objetivo o de compreender a qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) no Concelho de Vagos, com base no grau de satisfação, na perspetiva dos clientes e na perspetiva dos colaboradores. Através da abordagem metodológica quantitativa, a recolha de dados inclui a aplicação do questionário de satisfação do SAD oficial da Segurança Social, a uma amostra 80 clientes e 50 colaboradores de nove instituições do Concelho de Vagos com SAD. Os questionários contêm 62 questões que se encontram divididas em cinco áreas: Instalações, Equipamentos e Sinalética; Fiabilidade/Credibilidade; Competência Técnica; Responsabilidade e recetividade; Atendimento e Comunicação. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos permitem-nos afirmar que ambos os grupos da amostra avaliaram o SAD como elevado, sendo que os clientes apresentam uma média superior em quatro das cinco áreas, em comparação com os colaboradores, nomeadamente na área “Fiabilidade/Credibilidade”. As características sociodemográficas dos clientes que apresentam um grau de satisfação mais elevado do SAD, são do sexo masculino, com idade mais avançada (igual ou superior a 65 anos), com nível de escolaridade mais elevado (1º e/ou 2º ciclo), divorciados, que residem com agregado, e são independentes.