Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar
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Percorrer Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar por assunto "APOIO DOMICILIÁRIO"
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Item O contributo do serviço de apoio domiciliário para a qualidade de vida em meio rural e em meio urbano(2015) Toscano, Anabela Lopes; Ferreira, Aida, orient.O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Comunitário Paroquial de Famões e na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos “Os Ferrinhos”. A parte teórica do presente trabalho incidiu sobre o envelhecimento. A parte da investigação contemplou a caracterização de cada uma das instituições bem como do meio urbano e rural, tendo sido feitas entrevistas tanto aos idosos como às coordenadoras técnicas (Assistente Social e Educadora Social) do Serviço de Apoio Domiciliário. Devido às alterações demográficas ocorridas nas últimas décadas, Portugal debate-se com uma subida no seu número de idosos, o que se tem vindo a traduzir numa necessidade de respostas sociais adequadas. O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social considerada por muitas pessoas em situação de dependência como uma forma de continuarem inseridas no seu meio habitual de vida, rodeadas dos seus afetos e pertences, dando-lhes a possibilidade de conviverem com os colaboradores e voluntários que se deslocam ao seu domicílio, constituindo para muitas dessas pessoas a sua única ligação com o exterior. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o contributo do Serviço de Apoio Domiciliário para a melhoria da sua qualidade de vida, na perspetiva dos utentes de dois Serviços de Apoio Domiciliário (localizados em zonas distintas, sendo um considerado em zona urbana e o outro em zona rural), tentando, ao mesmo tempo perceber se os mesmos se sentem satisfeitos com o tipo de serviços que lhes é prestado. Foi utilizada uma metodologia qualitativa que contemplou entrevistas tanto aos idosos da amostra como às coordenadoras (assistente social e educadora social) dos dois SAD selecionados, bem como observação participante e recolha de dados documentais. Do estudo feito, verificou-se a existência de um bom nível de satisfação no grupo de idosos no que se refere à sua satisfação com os serviços prestados em apoio domiciliário por ambas as instituições. O grau de satisfação manifestado é bom, sendo de salientar que o tipo de serviço prestado nas instituições vai ao encontro das necessidades dos utentes promovendo a sua qualidade de vida, quer seja localizado em zona urbana, quer seja em zona considerada rural.Item Gestão de serviços SAD : riscos e prevenção dos cuidadores formais de idosos(2022) Rodrigues, Otília Maria André; Garcia, Ana Paula, orient.O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma das respostas sociais que mais cresce em Portugal, os cuidadores formais têm-se destacado no apoio e cuidado aos mais velhos, este tipo de serviço veio permitir que os idosos permaneçam na sua habitação e integrados na comunidade local, onde podem beneficiar de cuidados de saúde especializados. Sendo declarado no dia 11 de Março de 2020, pela Organização Mundial de Saúde, um problema de saúde pública o coronavírus, identificado como a COVID 19, veio expor as fragilidades já existentes do apoio domiciliário, colocando os cuidadores em situação de risco crítico e consequentemente os idosos ou quem necessite desse apoio. Os Agentes de Geriatria, os também chamados Ajudantes Domiciliarias, inseridos no campo dos cuidadores formais, expostos à COVID19, e devido ser um assunto bastante relevante, foi o tema escolhido para esta investigação. Este tipo, de cuidadores fazem parte de um grupo essencial nos nossos dias, devido ao envelhecimento crescente da população, porém os mesmos estão expostos a um vasto número de riscos laborais, onde se podem referir os fatores físicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais, os quais originam subcarga de trabalho, doenças profissionais e acidentes. Mediante o exposto, achou-se pertinente um estudo relacionado com o tema escolhido pela mestranda, identificando os riscos e as ações preventivas, por parte dos Coordenadores de SAD, no sentido de minimizá-los, uma vez que a sua ocorrência gera transtornos pessoais, familiares e sociais, assim como prejuízos não só para os indivíduos, como para as organizações e para o estado. Pretendeu-se assim investigar, quais os desafios da Gestão e a problemática sentida pelas agentes de geriatria no exercício das suas funções, como cuidadoras formais, no Apoio Domiciliário, descrever e perceber como evoluíram os riscos dos Ajudantes Domiciliárias, Cuidadores Formais em tempo de Pandemia, de forma a construir um instrumento exploratório de análise que possa constituir-se como um instrumento de gestão nas organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Foram realizadas 15 Ajudantes Domiciliarias/Ajudantes de Geriatria e Apoio à Comunidade (AGAC), 2 coordenadores de SAD e para finalizar fez-se uma breve entrevista ao médico da medicina do trabalho da instituição, a fim de perceber melhor os riscos laborais. Conclui-se que as dificuldades foram agravadas pela falta de recursos disponíveis e também pela modalidade de teletrabalho, nas áreas de intervenção. Apesar de todas as dificuldades, e da subcarga das equipas, foi demostrada capacidade de adaptação ao novo evento, sendo introduzido a intervenção através dos meios de comunicação à distância, entre os coordenadores, os ajudantes familiares e familiares dos idosos.Item Implementação da gestão da qualidade no serviço de apoio domiciliário: Centro de Dia São Simão(2014) Nunes, Joana Margarida Silva; Ferreira, Aida, orient.O presente relatório reporta-se ao estágio desenvolvido no Centro de Dia São Simão pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas. O estágio teve como principal objetivo contribuir para a implementação da gestão da qualidade na instituição, mais especificamente, no serviço de apoio domiciliário do Centro de Dia São Simão. A gestão da qualidade é de extrema importância e de carácter obrigatório para as instituições do terceiro setor. O objetivo é que as instituições adotem os Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais dado pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e que alcancem os níveis obrigatórios de qualidade. Os novos acordos de cooperação vão ser mais exigentes e só serão atribuídos se existir certificação de qualidade. A parte teórica do presente relatório incidiu sobre o envelhecimento e também sobre a qualidade, gestão e liderança nas instituições. Procedeu-se ainda a um melhor conhecimento do local através da caraterização do concelho de Torres Novas, sua demografia, caracterização da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e do Centro de Dia São Simão. Com vista especificamente à implementação do sistema de qualidade foi elaborado o plano individual para cada um dos utentes do serviço de apoio domiciliário, e, para que fosse possível alcançar esse objetivo foi necessário elaborar uma caracterização pormenorizada de cada utente. Procedeu-se também à descrição da metodologia, das atividades de intervenção e interpretação dos resultados. Numa primeira fase do estágio fez-se o acompanhamento e observação da situação dos idosos, atendimentos no serviço de apoio domiciliário e acompanhamento da diretora técnica com o propósito de conhecer os utentes e criar as relações necessárias para desenvolver o projeto de estágio. Da intervenção na instituição resultou a elaboração dos processo-chave que serão utilizados pela instituição e aplicados aos utentes do Centro de Dia São Simão, no sentido de cumprir as normas de qualidade referentes ao apoio domiciliário. Foi também realizado o plano individual de cada um dos vinte e seis utentes do serviço de apoio domiciliário.Item Modelos de gestão do serviço de apoio domiciliário: uma análise comparativa(2012) Lima, Anicéta Maria Cavalcante; Amaro, António Duarte, orient.O aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de natalidade acentuaram o fenómeno do envelhecimento populacional em várias partes do mundo causando impactos na provisão de cuidados. É neste cenário que as organizações de economia social assumem um papel imprescindível, criando soluções e oferecendo respostas às necessidades da população, importando pesquisar os modelos de gestão nelas praticados. O objectivo deste estudo é conhecer a gestão do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) nas diversas organizações prestadoras destes serviços. Como referencial de análise utilizou-se os princípios de gestão das organizações, o modelo de gestão do ISS. IP, os princípios da intervenção gerontológica e a Análise Swot. Esta investigação situa-se numa abordagem qualitativa, realizada com a aplicação de entrevistas aos actores sociais envolvidos. Metodologicamente utilizou-se a análise de conteúdo temática para a análise dos resultados. Os resultados de desempenho organizacional obtidos são relativos e dependem de diversos intervenientes, facto que de certa forma as podem constranger. Destacam-se, ao nível da gestão do SAD, factores como: as necessidades de âmbitos variados, a complexidade na gestão dos serviços e da equipa e a falta de formação adequada às ajudantes domiciliárias.Item A qualidade do serviço de apoio domiciliário no concelho de Vagos(2021) Santos, Gabriela Alexandra Marques; Rodrigues, Miguel Oliveira, orient.Com o aumento da população idosa e, consequentemente, da procura por respostas sociais capazes de satisfazer as suas necessidades, é cada vez mais importante falar de qualidade e conhecer a qualidade dessas mesmas respostas. Esta investigação centra-se assim na gestão de qualidade, tendo como objetivo o de compreender a qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) no Concelho de Vagos, com base no grau de satisfação, na perspetiva dos clientes e na perspetiva dos colaboradores. Através da abordagem metodológica quantitativa, a recolha de dados inclui a aplicação do questionário de satisfação do SAD oficial da Segurança Social, a uma amostra 80 clientes e 50 colaboradores de nove instituições do Concelho de Vagos com SAD. Os questionários contêm 62 questões que se encontram divididas em cinco áreas: Instalações, Equipamentos e Sinalética; Fiabilidade/Credibilidade; Competência Técnica; Responsabilidade e recetividade; Atendimento e Comunicação. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos permitem-nos afirmar que ambos os grupos da amostra avaliaram o SAD como elevado, sendo que os clientes apresentam uma média superior em quatro das cinco áreas, em comparação com os colaboradores, nomeadamente na área “Fiabilidade/Credibilidade”. As características sociodemográficas dos clientes que apresentam um grau de satisfação mais elevado do SAD, são do sexo masculino, com idade mais avançada (igual ou superior a 65 anos), com nível de escolaridade mais elevado (1º e/ou 2º ciclo), divorciados, que residem com agregado, e são independentes.