FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto por assunto "ABUSO EMOCIONAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relação entre experiências adversas na infância e suporte social(2023) Moreira, Jéssica Filipa Freitas; Pinto, Ricardo José Martins, orient.Objetivos: As experiências adversas na infância (EAI) podem ter efeitos negativos duradouros na saúde e no bem-estar dos indivíduos. O suporte social tem sido consistentemente apontado como um fator de proteção, com o potencial de melhorar o bem-estar e amortecer o impacto de situações stressantes e dificuldades da vida. Contudo, pouco se sabe sobre a satisfação do suporte social em amostras de crianças e jovens em perigo. O presente estudo investigou a relação entre as EAI e a satisfação com o suporte social em adolescentes. Método: A amostra foi composta por 189 participantes, com idade média de 16 anos (DP= 1.23), variando entre os 13 e os 18 anos, dos quais 95 (50.3%) eram do sexo feminino e 94 do sexo masculino (49.7%). Resultados: Os resultados revelaram que o abuso emocional (β = -.21, t(-2.55) = -4.20) e a negligência emocional (β = -.15, t(-2.15) = -2.71) foram as EAI que mais contribuíram para menor satisfação com o suporte social. Conclusões: O abuso emocional e a negligência emocional parecem ter impacto a longo prazo na satisfação com o suporte social. As crianças abusadas e negligenciadas emocionalmente poderão ter desenvolvido crenças negativas sobre si mesmas e sobre os outros, influenciado a autoestima, que por sua vez poderão ter comprometido o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, explicando assim a menor satisfação com o suporte social. São discutidas propostas de futuros estudos para confirmação destas hipóteses.