FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto por assunto "ACADEMIC ACHIEVEMENT"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Impacto da violência doméstica nas relações interpessoais e na aprendizagem das crianças de uma escola pública municipal de Goiânia(2021) Teixeira, Jenucy Espíndula Brasileiro; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A violência intrafamiliar é multicausal e complexa. A miséria, o desemprego e as desigualdades sociais podem contribuir para o aumento desse flagelo que, cada vez mais, preocupa a Escola, uma vez que tais episódios podem refletir-se no comportamento e no aprendizado das crianças. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar o papel da comunidade educativa na prevenção de casos de violência intrafamiliar, de forma a otimizar o ensino e o aprendizado de alunos em situação de risco, de uma escola pública municipal do Ensino Fundamental, de Goiânia, Goiás, Brasil. Recorre-se a uma metodologia de cariz qualitativo, de estudo de caso, com entrevistas estruturadas à diretora/gestora da escola, a duas coordenadoras e a cinco professores, num total de oito entrevistas. Os resultados da análise revelam que a violência doméstica é geradora de vários tipos de danos (físicos, psicológicos e sociais) nas crianças e adolescentes. Destacam-se as emoções intrapessoais, como medo, baixa-estima, ansiedade e depressão, bem como instabilidade emocional, raiva e abuso de substâncias, e diversos comportamentos antissociais. Para além disso, há ainda a referir problemas quanto ao desempenho escolar, nomeadamente, desmotivação e baixo rendimento acadêmico. Frente a essas situações, os procedimentos em defesa dessas vítimas envolvem, sobretudo, a Direção/Gestão e o Conselho Tutelar da escola. A análise dos dados revela ainda o pouco envolvimento parental nas atividades escolares. Como forma de prevenção, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, tendo em conta estas singularidades, propõe algumas ações sensibilizadoras, na tentativa de reduzir a violência e a indisciplina, promotoras do insucesso escolar. Conclui-se assim que, além da violência doméstica direta e indireta, essas crianças estavam expostas a outros fatores de risco, como a pobreza, baixa escolaridade familiar e o uso de álcool e/ou droga por parte dos seus familiares.Item Teacher and school determinants of perceived classroom discipline: a multilevel analysis of TALIS 2013(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Lopes, João Arménio Lamego; Oliveira, Célia Regina Gomes; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsClassroom discipline is a significant concern in most educational systems and a critical element of an effective learning environment. In this article, we present a multilevel analysis of teachers' perceived classroom discipline (PCD) in Portugal, using data from the TALIS 2013. Portuguese teachers perceived slightly more classroom discipline problems than the mean of OECD countries, with classroom variables explaining PCD much better than school-related variables. The percentage of low achievers in the classroom, teacher's self-efficacy, and teacher's need for training in classroom management were the best predictors of PCD. Still, student-related factors (e.g., low achievement) were better predictors of PCD than teacher-related factors (e.g., teacher experience or teacher gender).