Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação por assunto "INOVAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Leito de procusto, uma herança em remissão? A organização do trabalho educativo para uma nova escola(2021) Esménio, Catarina Maria Pinto Loureiro Boléo Tomé; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.Perante um processo de globalização instalado, de massificação do ensino e alargamento da escolaridade obrigatória, numa sociedade «líquida» e volátil, que sofre alterações demográficas, económicas, políticas, culturais e tecnológicas a uma velocidade nunca antes vista, a escola, ao invés de antecipar essas mudanças, foi lidando com as diversas metamorfoses defensivamente, insistindo em manter a mesma gramática escolar que segue uma pedagogia transmissiva, coletiva e uniforme, mostrando-se incapaz de responder positivamente a esta transformação contínua do seu público. Torna-se, assim, imperativo antecipar essas mudanças, adaptar-se a contextos sociais em transformação e impor soluções diversificadas que, garantindo a qualidade educativa para todos, respondam à heterogeneidade existente, assim como aos desafios que a sociedade futura nos impõe. A presente dissertação pretende, no contexto da Escola de Comércio de Lisboa, onde a autora trabalha há mais de 20 anos, debruçar-se sobre as mudanças efetuadas no modelo escolar através do desenvolvimento do projeto de inovação educativa «SER», investigando sobre a congruência entre o modelo idealizado pela escola - que advoga pedagogias ativas e diferenciadoras para o desenvolvimento integral do aluno, com vista ao seu sucesso pessoal e profissional - e as perceções dos atores fundamentais, professores, alunos e seus encarregados de educação. Seguindo sempre uma estratégia de análise qualitativa, pretendeu-se, igualmente, analisar comparativamente os resultados entre alunos abrangidos e não abrangidos pelo Projeto SER, na tentativa de que todos os dados recolhidos nos ajudassem a refletir sobre o trabalho desenvolvido e encontrar possibilidades para uma maior compreensão do problema investigado e, numa lógica de participação e responsabilização, a melhoria da própria instituição de ensino, onde nos encontramos, não só no papel de investigadores, como igualmente de sujeitos de investigação. O estudo mostra os ganhos significativos da comunidade escolar, nomeadamente em termos de melhoria das aprendizagens, de reconhecimento e confiança por parte de alunos, encarregados de educação e professores e de surgimento de uma nova cultura profissional, assente na interação e colaboração entre pares, a qual reflete uma comunidade de aprendizagem.