R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 09 (2019)
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Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 09 (2019) por assunto "GESTÃO"
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Item Importância da cultura organizacional na satisfação no trabalho(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Queimado, Diogo; Santos, Jaime; Oliveira, Margarida; Santos, Eulália; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesNum ambiente Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA), a palavra cultura surge como uma das necessidades essenciais/fundamentais para a compreensão do comportamento organizacional. Todo e qualquer gestor que ambicione o melhor para a sua organização, procura manter os seus colaboradores satisfeitos. Desse modo, tem interesse identificar as variáveis que influenciem a satisfação profissional, sobretudo a cultura organizacional. As medidas de qualidade do trabalho apontam ser preditores úteis de comportamento futuro do mercado laboral. O presente estudo tem como principal objetivo perceber a relação entre a cultura organizacional e satisfação no trabalho de funcionários públicos do distrito de Santarém. Esta investigação incorpora um estudo quantitativo, sendo que os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, onde se obteve uma amostra de 30 indivíduos. O instrumento utilizado é composto por duas escalas, a escala de cultura organizacional e a de satisfação no trabalho e por variáveis que caraterizam o perfil sociodemográfico e profissional dos colaboradores. Os resultados mostram que existe uma relação positiva e significativa entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho, o que demonstra que a cultura organizacional influencia positivamente os fatores estratégicos organizacionais, podendo resultar a favor da organização, dependendo do tipo de cultura que esta tiver.Item A inteligência emocional como factor determinante da liderança(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Reis, Filipa Lopes dos; Lopes, Carla; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA Inteligência Emocional tem-se revelado essencial para a liderança, uma vez que as empresas estão cada vez mais competitivas. O presente trabalho pretendeu analisar a por base um estudo de caso (Junta de Freguesia dos Olivais), via questionário, obteve-se uma amostra de 52 respondentes (numa população de 95) e abordam-se os seguintes tópicos: Inteligência Emocional, estilo de liderança, desempenho e motivação. Tendo em conta o conhecimento que adveio do preenchimento do questionário por parte dos colaboradores da Junta de Freguesia, foi-nos possível responder aos objetivos propostos: qual a relação da Inteligência Emocional com a liderança e como é que esta está relacionada com as tomadas de decisões, sendo as mesmas repercutidas na liderança exercida e por conseguinte na satisfação dos colaboradores, havendo uma relação direta no desempenho dos mesmos.Item Perfil de liderança : estilo transformacional, transacional e laissez-faire(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Araújo, Luiz Fernando Gonçalves da Silva; Motta, Kátya Alexandrina Matos Barreto; Souza, Ivone Felix de; Costa, António Augusto Teixeira da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO objetivo deste estudo foi identificar quais estilos de liderança (transacional, transformacional e laissez-faire) predominam nos discentes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e comparar as habilidades e competências estabelecidas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) com os estilos de liderança que são desenvolvidos. Este estudo é de natureza quantitativa, exploratória e descritiva, foi realizado com 635 discentes de uma instituição pública de ensino superior. Para a coleta de dados, utilizou o questionário MLQ-Form-5X. Utilizaram-se análises estatísticas descritivas e de variância pelo software SPSS 20. Para os discentes de Administração destacou-se a liderança transformacional, em que o líder inspira e estimula a equipe. Os de Ciências Contábeis apresentaram as características que indicam o líder que estabelece metas e sistemas de recompensas mediante o alcance dos resultados (liderança transacional). Os de Ciências Econômicas apresentaram as características predominantes da liderança transacional e laissez-faire, esta, sendo passiva e ausente.