R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 09 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 09 (2019) por assunto "LEADERSHIP"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A inteligência emocional como factor determinante da liderança(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Reis, Filipa Lopes dos; Lopes, Carla; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA Inteligência Emocional tem-se revelado essencial para a liderança, uma vez que as empresas estão cada vez mais competitivas. O presente trabalho pretendeu analisar a por base um estudo de caso (Junta de Freguesia dos Olivais), via questionário, obteve-se uma amostra de 52 respondentes (numa população de 95) e abordam-se os seguintes tópicos: Inteligência Emocional, estilo de liderança, desempenho e motivação. Tendo em conta o conhecimento que adveio do preenchimento do questionário por parte dos colaboradores da Junta de Freguesia, foi-nos possível responder aos objetivos propostos: qual a relação da Inteligência Emocional com a liderança e como é que esta está relacionada com as tomadas de decisões, sendo as mesmas repercutidas na liderança exercida e por conseguinte na satisfação dos colaboradores, havendo uma relação direta no desempenho dos mesmos.Item Perfil de liderança : estilo transformacional, transacional e laissez-faire(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Araújo, Luiz Fernando Gonçalves da Silva; Motta, Kátya Alexandrina Matos Barreto; Souza, Ivone Felix de; Costa, António Augusto Teixeira da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO objetivo deste estudo foi identificar quais estilos de liderança (transacional, transformacional e laissez-faire) predominam nos discentes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e comparar as habilidades e competências estabelecidas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) com os estilos de liderança que são desenvolvidos. Este estudo é de natureza quantitativa, exploratória e descritiva, foi realizado com 635 discentes de uma instituição pública de ensino superior. Para a coleta de dados, utilizou o questionário MLQ-Form-5X. Utilizaram-se análises estatísticas descritivas e de variância pelo software SPSS 20. Para os discentes de Administração destacou-se a liderança transformacional, em que o líder inspira e estimula a equipe. Os de Ciências Contábeis apresentaram as características que indicam o líder que estabelece metas e sistemas de recompensas mediante o alcance dos resultados (liderança transacional). Os de Ciências Econômicas apresentaram as características predominantes da liderança transacional e laissez-faire, esta, sendo passiva e ausente.