Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ABANDONO ESCOLAR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA(2013) Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.