Mestrado em Ciências da Educação
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ACADEMIC ACHIEVEMENT"
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Item Impacto da violência doméstica nas relações interpessoais e na aprendizagem das crianças de uma escola pública municipal de Goiânia(2021) Teixeira, Jenucy Espíndula Brasileiro; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A violência intrafamiliar é multicausal e complexa. A miséria, o desemprego e as desigualdades sociais podem contribuir para o aumento desse flagelo que, cada vez mais, preocupa a Escola, uma vez que tais episódios podem refletir-se no comportamento e no aprendizado das crianças. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar o papel da comunidade educativa na prevenção de casos de violência intrafamiliar, de forma a otimizar o ensino e o aprendizado de alunos em situação de risco, de uma escola pública municipal do Ensino Fundamental, de Goiânia, Goiás, Brasil. Recorre-se a uma metodologia de cariz qualitativo, de estudo de caso, com entrevistas estruturadas à diretora/gestora da escola, a duas coordenadoras e a cinco professores, num total de oito entrevistas. Os resultados da análise revelam que a violência doméstica é geradora de vários tipos de danos (físicos, psicológicos e sociais) nas crianças e adolescentes. Destacam-se as emoções intrapessoais, como medo, baixa-estima, ansiedade e depressão, bem como instabilidade emocional, raiva e abuso de substâncias, e diversos comportamentos antissociais. Para além disso, há ainda a referir problemas quanto ao desempenho escolar, nomeadamente, desmotivação e baixo rendimento acadêmico. Frente a essas situações, os procedimentos em defesa dessas vítimas envolvem, sobretudo, a Direção/Gestão e o Conselho Tutelar da escola. A análise dos dados revela ainda o pouco envolvimento parental nas atividades escolares. Como forma de prevenção, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, tendo em conta estas singularidades, propõe algumas ações sensibilizadoras, na tentativa de reduzir a violência e a indisciplina, promotoras do insucesso escolar. Conclui-se assim que, além da violência doméstica direta e indireta, essas crianças estavam expostas a outros fatores de risco, como a pobreza, baixa escolaridade familiar e o uso de álcool e/ou droga por parte dos seus familiares.