Mestrado em Ciências da Educação
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR"
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Item Avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional do pessoal docente do ensino não superior : dos normativos às práticas vigentes nas escolas de São Vicente, Cabo Verde(2015) Pires, Alexandre Fortes; Varela, Bartolomeu, orient.O presente estudo focaliza a avaliação de Desempenho de professores do ensino não superior, em Cabo Verde, mais concretamente na ilha de São Vicente. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a Avaliação de Desempenho de professores do ensino não superior, relacionando as normas instituídas pelo Ministério da Educação com as práticas nas escolas, numa perspetiva de desenvolvimento profissional docente. Tendo por base os normativos vigentes, foi realizada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório descritiva, usando como instrumento de recolha de dados a entrevista. Os sujeitos da pesquisa configuram dois grupos, o dos professores avaliados e o dos avaliadores, de modo a permitir uma análise comparativa, com base em categorias. Como conclusões, os entrevistados consideram que a avaliação dos professores feita pela figura do avaliador nem sempre facilita o Desenvolvimento Profissional Docente e a melhoria das práticas nas escolas em São Vicente, não seguindo-as orientações dos Normativos Institucionais. A Avaliação docente tem provocado descontentamento, apresentando vários constrangimentos internos e externos por causa de uma Política de avaliação docente com alguns constrangimentos, a necessitar de mais trabalho colaborativo e reflexão, em comunidade. É necessária uma cultura de Autoavaliação e de Avaliação Formativa Docente, de forma a aperfeiçoar competências profissionais docentes.Item A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português(2015) Pinto, Patrícia Conceição Almeida; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo incide sobre a Escola como construção social, nomeadamente nas perceções dos estudantes sobre a organização do ensino-aprendizagem da disciplina de português. Neste âmbito, verificamos que o clima e cultura de turma e de escola estão diretamente relacionados com o ensino-aprendizagem e permitem conhecer e analisar a forma como podem influenciar o in(sucesso) na disciplina de português. Nesta investigação, realizada numa Escola Secundária com 3º Ciclo do concelho de Matosinhos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 46 estudantes do 9º ano, que frequentavam a sala de estudo. Da análise dos resultados da nossa investigação verificamos que os estudantes inquiridos consideram que o clima e a cultura de escola estão intimamente ligados com o ensino-aprendizagem. Os inquiridos apresentam diferentes perceções quanto à organização do processo de ensino-aprendizagem de português, estando, no entanto, de uma maneira geral, envolvidos no mesmo. Conclui-se que os estudantes têm, de um modo geral, sucesso na disciplina de português e consideram que o clima e a cultura de turma e de escola são bons e contribuem para o sucesso educativo. Consideram ainda que o papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, os temas trabalhados nas aulas são atuais e interessantes.Item As perceções dos professores de um agrupamento de escolas sobre a influência da liderança de topo no seu clima e cultura organizacional(2013) Graça, José Lourenço da; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente dissertação focaliza-se no estudo das implicações da liderança no clima e cultura organizacional no caso específico de um Agrupamento de Escolas. Pretende-se compreender a forma como os docentes do Agrupamento percecionam a liderança protagonizada pelo Diretor, bem como o modo como essa mesma liderança influencia o clima e cultura organizacional. A liderança, a par da cultura e clima organizacionais, são consideradas chaves no processo de mudança organizacional. Nesse sentido, a nossa pergunta de partida coloca a ênfase no papel da liderança, na medida em que é ao líder que são atribuídas responsabilidades de promoção da mudança e renovação nas organizações. Com o objetivo de atingir os resultados desejados, o líder necessita de investir no seu estilo de gestão. Toda esta mudança concetual tem sido de lenta implementação pois, apesar de alguns discursos políticos inovadores e de algumas iniciativas legislativas, nomeadamente os regimes de autonomia, administração e gestão propostos pelos últimos normativos, Dec. Lei n.º 115-A/98 e Dec. Lei n.º 75/2008, o sistema educativo continua a ser dominado por um paradigma de centralização do poder na tomada de decisões. Nesta investigação, apresentamos um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas do concelho de Paredes, em 2012-2013. Utilizou-se uma metodologia de abordagem quantitativa para a recolha de dados. O instrumento de recolha de dados selecionado foi uma adaptação do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), da autoria de Bernard Bass e Bruce Avolio. Foram distribuídos 123 inquéritos por questionário (população total inquirida), tendo um retorno de 108 inquéritos, sendo que destes, 12 deles não apresentavam consistência de dados. Restaram, assim, 96 inquéritos por questionário válidos para estudo. Os resultados da nossa investigação mostram que os professores apresentam diferentes perceções, dependendo estas do nível de ensino lecionado, do tempo de permanência no agrupamento, do desempenho de cargos e do local (escola sede ou escolas satélites) de trabalho.