IMULP - Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer IMULP - Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto por assunto "CITIZENSHIP"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Mediação de Conflitos : um exercício de cidadania(Sociedade Portuguesa das Ciêncas da Educação, 2014) Costa, Elisabete Pinto da; Teles, Renata; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaImporta cuidar das competências interpessoais e cívicas que permitem ao indivíduo conquistar uma participação na vida social e, consequentemente, promover uma sã convivência cidadã. Tais competências adquirem-se em distintos contextos, com especial relevo na Escola, a primeira comunidade formal em que os indivíduos convivem, aprendem a conviver e se deparam com as mais diversas dificuldades, manifestadas muitas vezes em conflitos. Neste contexto, a mediação de conflitos surge como uma metodologia impulsionadora da cidadania, porquanto desperta nos indivíduos o cidadão, um ator capaz de agir na realidade que o rodeia.Item Mediação de conflitos: um exercício de cidadania pelos jovens(2014) Costa, Elisabete Pinto da; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaNos moldes da filosofia moral e política, os conceitos de cidadão e de cidadania expõem uma forma ideal de viver em sociedade, assumindo-se com um modelo de ser sujeito social, que promove uma determinada forma de sociabilidade a construir (Sacristán, 2002). A cidadania é um marco da Escola, enquanto comunidade educativa. A esta corresponde um papel preponderante na promoção de uma “convivência cidadã” (Juste, 2007). Daí o alarme quando os problemas de conflitualidade, de indisciplina ou de violência aí ocorrem. A mediação na Escola incorpora uma conceção mais ampla que a mera solução pontual de conflitos. Ao apostar na valorização do conflito e na sua reapropriação pelos indivíduos (Pinto da Costa, Almeida & Melo, 2009), numa lógica de socialização dos mesmos (Correia & Caramelo, 2010), a mediação proporciona ao nível interpessoal oportunidade de aprendizagem e crescimento (Jares, 2006; Torrego, 2006) e ao nível social um sentido para o viver em conjunto. Este estudo exploratório insere-se num trabalho de investigação mais amplo sobre projetos de mediação de conflitos em contexto escolar e pretende-se especificamente compreender a atuação e o reconhecimento de um grupo de jovens mediadores no exercício da “convivência cidadã”.