Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI por assunto "ALUNOS"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A biblioteca escolar e o seu papel dinamizador na promoção da leitura (estudo de caso)(2012) Bernardo, Maria Alexandra Vieira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.O presente trabalho enquadra-se no âmbito dos estudos sobre a problemática da promoção da leitura, dando especial atenção ao papel que a biblioteca escolar poderá desempenhar junto dos alunos para que estes adquiram o gosto pela leitura. Relativamente ao enquadramento teórico, são focados aspectos relacionados com o ato de ler e a sua importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o papel que a biblioteca escolar deve assumir enquanto mediadora de saberes e da sua importância junto dos alunos, pois, as atividades que são propostas, relacionadas com a promoção da leitura devem de ir ao encontro dos gostos dos alunos para que estes sintam prazer e não encarem os livros como uma obrigação. No que diz respeito à investigação-ação desenvolveu-se um projeto de promoção da leitura, onde a biblioteca escolar assume um papel principal; foram dinamizadas atividades como, sessões de leitura, encontro com escritores, contadores de histórias e concursos literários. Este projeto, foi aplicado a duas turmas do 4º ano existentes na escola básica do 1º ciclo da Conquinha, Torres Vedras. A escolha destes alunos deve-se ao facto de os mesmos pertencerem a uma turma enquadrada num ano de transição, ou seja, estão a completar um ciclo e a iniciar uma nova etapa, por isso, este projeto, teve como objetivo, revelar aos alunos o quanto as leituras podem contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Para que tal acontecesse, o trabalho colaborativo entre professores, pais e a biblioteca escolar foi essencial, na medida em que permitiu unir esforços para que o trabalho da promoção da leitura se desenvolvesse. Ir ao encontro dos interesses e motivações dos alunos esteve na base da elaboração do projeto «Gosto de Ler!». A biblioteca escolar procurou o envolvimento dos alunos, estimulou-os a colaborar e a perceber que podiam atuar e envolver-se ativamente nas atividades propostas. A análise dos dados recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, grelhas de observação, relatórios e principalmente através do questionário inicial, permitiram uma reflexão sobre os hábitos de leitura dos alunos e perceber quais os seus gostos e o que é que os motivava para o prazer da leitura. O projeto «Gosto de Ler», foi elaborado a partir da análise dos resultados do respetivo questionário. O projeto teve como finalidade que os alunos adquirissem o gosto pela leitura e soubessem escolher que tipo de livros se adequava mais ao seu perfil.Item O Liceu Nacional de Oeiras: 1952-1969 : marcas e vivências da instituição escolar: estudo de Caso(2013) Carvalho, Maria Teresa Braga Teixeira Mocho de; Brás, José Gregório Viegas, orient.Este estudo propõe-se apresentar uma abordagem do Liceu de Oeiras, instituição educativa que imprimiu marcas indeléveis na sua população escolar e em todo o seu contexto geográfico e social. A identificação destas marcas é o nosso objetivo geral. Para tal procurou-se conhecer as várias análises históricas e conjunturais nacionais relativas ao ensino liceal, os contextos na origem do nascimento do Liceu de Oeiras e quais as transformações que sofreu durante o período em estudo; que professores o constituíram e que princípios e valores transmitiram aos alunos; qual a evolução da população escolar e que resultados escolares atingiram; que tipo de liderança foi exercido pelo reitor e que interações e características de cultura de escola se identificam. Para desenvolver a pesquisa recorreu-se à metodologia de estudo de caso, na linha do modelo das teorias sociais, analisando as dimensões formais e informais, colocando em confronto o sistema administrativo de organização e exercício dos poderes no interior do liceu, com os testemunhos orais relativos às interações dos atores intervenientes desse processo. Para a recolha de informação recorreu-se à análise documental dos elementos em arquivo na escola, no Ministério da Educação e de imprensa da época. Em paralelo realizou-se uma abordagem qualitativa, tendo-se procedido ao registo e análise de testemunhos que obedeceram a entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis alunos, uma professora e uma funcionária administrativa. A comparação e análise dos dados permitiu identificar as vivências e realidades percecionadas, práticas e valores adotados no Liceu de Oeiras que lhe angariaram um ideário de qualidade. Este estudo deixa ainda em aberto campos de aprofundamento e aponta para abordagem de áreas que podem conduzir ao melhor conhecimento histórico da realidade recente do ensino em Portugal.