FCAATI - Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCAATI - Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação por assunto "APLICAÇÕES MULTIMÉDIA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item MOOV : proposta de uma aplicação que visa otimizar a comunicação de uma empresa de transporte de mercadorias(2022) Couto, Ana Margarida de Sousa; Sousa, Andreia Pinto de, orient.A comunicação organizacional é considerada um dos pilares do desenvolvimento de Organizações. Quando não lhe é atribuída a devida importância, deparamo-nos com altas taxas de insucesso. Para o seu próprio desenvolvimento, as Organizações, procuram estar a par da evolução e por isso a investigação debruça-se sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) em ambiente organizacional. Hoje é possível comunicar em qualquer canto do mundo para o extremo oposto, em segundos. A informação gera-se e espalha-se muito rapidamente, fruto dos avanços tecnológicos, o que representa progressos na comunicação individual e na comunicação em grupo. A presente investigação desenvolve o estudo e desenho de uma aplicação focada na comunicação interna de uma empresa de transportes de mercadorias. A decisão de optar pelo formato de aplicação teve como base a possibilidade de reunir informação, ser adequada às necessidades e contexto profissional do utilizador: praticidade de acesso e contexto de uso. Esta foi uma das soluções encontradas para integrar os trabalhadores deste setor, uma vez que reportam alguma insatisfação perante a profissão. Neste sentido desenvolveu-se a “MOOV “, uma aplicação que visa otimizar a comunicação entre Gestores e Motoristas. A metodologia presente consiste no desenho centrado no utilizador (DCU). Reúne métodos qualitativos e quantitativos para perceber as necessidades que o utilizador deseja de ver cumpridas num produto útil, utilizável e desejável. Os resultados obtidos nesta investigação indicam que o caminho para a satisfação e envolvimento dos colaboradores, pode passar por um produto interativo como a “MOOV”, uma vez que este permite estabelecer uma comunicação mediada e direta entre Gestores e Motoristas. Permite-lhes também ter uma maior autonomia e salvaguarda do trabalho feito.