Afreudite : Revista Lusófona de Psicanálise Pura e Aplicada
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Afreudite : Revista Lusófona de Psicanálise Pura e Aplicada por título
A mostrar 1 - 20 de 80
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A actualidade de Lacan(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Martinho, José; Escola de Psicologia e Ciências da VidaEsta conferência expõe o percurso e o ensino de Lacan nas suas datas e conceitos mais marcantes. Finalmente, mostra que a actualidade de Lacan torna inactual a ideia tradicional do que é a Psicanálise, sobretudo relativamente à abordagem do sintoma.Item Adenda : algumas notas de releitura(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaItem O Afreudisíaco Lacan na Galáxia de Lalíngua (Freud, Lacan a Escritura)(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Campos, Haroldo de; Escola de Psicologia e Ciências da VidaItem Algumas propostas e regras para a Direção do Espírito no estabelecimento de uma relação entre psicanálise e cultura(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Martinho, José; Escola de Psicologia e Ciências da VidaArtigo que visa colocar as bases de uma verdadeira relação entre a Psicanálise e a Cultura.Item Angústia em cena(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Barros, Fernanda Otoni; Escola de Psicologia e Ciências da VidaEste trabalho refere-se ao Relatório sobre a angústia apresentado na XI Jornada da EBP-MG. «Os destinos da angustia». Foi elaborado a partir de discussões e ontribuições sobre o tema, com a participação de Ana Maria Costa da Silva Lopes, Débora Carla Marques de Castro, Ilka Franco Ferrari, Júnia Lara, Luciana Silviano Brandão Lopes, Ludmilla Feres de Faria, Luis Flávio Couto e Silva, Maria José Gontijo Salum.Item «Bate-se numa criança» : o processo do fantasma(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Crespo, Noêmia Santos; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA partir de uma perspectiva teórica freudo-lacaniana, O Processo, de Franz Kafka é lido como se fosse o texto de um sonho. A cena de espancamento que ocupa um capítulo inteiro do livro de Kafka é comentada à luz do artigo “Bate-se numa Criança”, de Freud.Item Cartel de leitura do seminàrio de J.Lacan les non-dupes errent(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaPretende-se aqui dar conta do trabalho efetuado em 2011-2012 pelo Cartel de leitura. O desafio consistia em ler o Seminário de Lacan Les non dupes errent o mais possível ao pé da letra. Este é um Seminário onde problemática paterna (nome/nomes do pai) entronca com a questão do Real; uma palavra-chave no trajeto de Lacan - em particular na última fase do seu ensino – em ligação com o Simbólico e o Imaginário.Item Centro e periferia(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaPretende-se questionar, neste artigo, a relação entre a literatura e a psicanálise e explorar a conexão entre a palavra a escrita, num mundo cada vez mais confuso do ponto de vista topológico. We intend, with this article, to question the relation between the literature and the psychoanalysis and explore the connection between talking and writing, in a world which is more and more confused topologically.Item Contribuições Pedagógicas para o Ensino da Psicanálise Contribuições Psicanalíticas para a Prática Psicopedagógica.(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Inglez, Vasco; Escola de Psicologia e Ciências da VidaSeguindo ideia de João dos Santos que a psicanálise pode inspirar o educador, o autor indica a importância que têm a transferência e a relação de objecto na relação pedagógica.Item Culpabilidade e seus fundamentos empíricos(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Fabricius, Dirk; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA primeira parte do artigo mostra que o princípio da culpabilidade se encontra hoje numa condição precária, mas também que um indivíduo só pode viver como cidadão num Estado democrático de Direito. A segunda parte, central, mostra o que a Psicanálise e a Psicologia Cognitiva têm a dizer sobre o desenvolvimento da capacidade tanto de compreensão do injusto e da autodeterminação. A terceira parte aborda as consequências político--criminais.Item Uma declaração de amor(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaLê-se o Banquete de Platão como um diálogo sobre o amor e duas funções da boca: a pulsional (comer) e a verbal (falar)Item O desejo na poesia de John Donne(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Hylèn, Pia; Escola de Psicologia e Ciências da VidaJacques Lacan menciona que o uso, a transmissão e a função da palavra «desejo» são bem ilustrados pelo poeta metafísico John Donne na natureza de suas criações poéticas. Diferentes séculos produziram diferentes leituras do poema Ecstasy de John Donne, mas o que distingue é que a sua linguagem poética não apela diretamente aos sentidos, mas à relação fundamental do sujeito com o significante.Item Dizer e Ditos(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Martinho, José; Escola de Psicologia e Ciências da VidaConferência de «orientação lacaniana» que estuda as relações do Livro com o Divã, juntamente com as do Ocidente com o Oriente. Ela desemboca na necessidade de uma circulação entre as realidades, bem como de uma aproximação da liquidez do que é sólido.Item Do pai à letra(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaPretende-se mostrar a estreita ligação entre pai e sintoma, recorrendo, para tal, a Freud, Lacan, Saramago, entre outros.Item Um efeito de poesia (na minha análise)(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaO autor fala de algumas das relações entre Poesia e Psicanálise que estabeleceu no exercício de uma e na prática de outra enquanto analisando.Item Une énigme lacanienne et sa solution ou comment «bâtir en France une nouvelle Athènes»(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Vergetis, Demitris; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA data da emergência do «Discurso da Universidade» em Lacan introduz uma pontuação cronológica que parece carecer de plausibilidade, já que cerca de 350 anos separam o que se ensina na antiga Atenas da construção medieval da Universidade. Este artigo explica o que leva Lacan a dar as suas datas.Item Entre o codificado e o estatuído: O menor, a criança e o adolescente(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Silva, Cyro Marcos da; Escola de Psicologia e Ciências da VidaUm «Código de Menores» vigorou no Brasil desde o início dos anos 80 (Lei 6697 de 10 de outubro de 1979, entrando em vigor 120 dias da data da publicação). Na década seguinte, aperece um novo ordenamento, qualificado «Estatuto da Criança e do Adolescente». Este artigo trata das incidências que a mudança de significantes vão trazer ao direcionamento das questões e à actividade judiciária.Item A escola e as famílias modernas(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaEsta intervenção propõe-se apresentar as relações da escola da actualidade com as famílias dos alunos, com todas as dificuldades e desafios que estas relações implicam. Seguem-se a exposição de dois casos, dois alunos inseridos no Âmbito do projecto Novas Oportunidades.Item Ética e orientação lacaniana(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Martinho, José; Escola de Psicologia e Ciências da VidaArtigo que conjuga a reflexão sobre a Ética da Psicanálise efetuada no Seminário da Antena do Campo Freudiano – Centro de Estudos de Psicanálise, em 2011-2012, com a apresentação feita em Bienos-Aires, por Jacques-Alain Miller, do tema - «A Desordem do real» - para o IX Congresso da Associação Mundial de Psicanálise.Item Exercício da poesia e experiência de analisando: da pedra caco-de-espelho ao Prometeu(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Machado, Everton; Escola de Psicologia e Ciências da VidaPode uma psicanálise produzir um efeito de poesia? É o que tento explorar neste texto a partir de uma caso singular: o meu.