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Item 2007-2026 Global market forecast : Airbus(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Airbus; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesItem Abordagem do internet marketing aliada ao comportamento do consumidor em Moçambique(2014) Mazivila, Gisela Elisa Paula; Gaspar, Fernando, orient.A presente dissertação procura compreender o grau de aceitação dos consumidores na comunidade moçambicana em relação à recente abordagem da internet nos meios de comunicação. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em avaliar o impacto do internet marketing no comportamento dos consumidores, assumindo como ponto de partida e suporte, estudos já realizados e aplicados em Portugal. Divagando sobre a problemática foi traçada a seguinte questão de partida para a investigação em curso: De que forma o aparecimento do internet marketing veio afetar o comportamento do consumidor atual em Moçambique? O uso da internet está a crescer rapidamente em todo mundo, assumindo deste modo um papel primordial no quotidiano dos consumidores e como consequência tem impulsionado a alteração dos seus padrões de consumo. O mesmo comportamento dos consumidores tem vindo a modificar a forma como o indivíduo vê a compra de bens e serviços, podendo dizer-se que o consumidor atual passou claramente a assumir as suas próprias escolhas, segundo as suas reais necessidades. Assente nesta tendência do meio digital, surge-nos um novo tipo de consumidor, mais autónomo, inteligente, exigente e informado, o consumidor 2.0. Como conclusão deste estudo, aplicado à realidade moçambicana, iremos constatar que apesar da crescente utilização deste novo método de comunicação o país e a população em geral ainda não estão preparados para esta nova abordagem do marketing.Item Absenteísmo no setor de nutrição em um hospital público de Belém - Pará, ano-2009(2011) Ozela, Ciléa Maria dos Santos; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O Setor de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, não se caracteriza como atrativo para a mão-de-obra, um dos indicadores para esse fato são os altos índices de absenteísmo. Desta forma, objetivou-se caracterizar o índice de absenteísmo em trabalhadores deste setor de uma instituição Hospitalar pública em Belém-PA no ano de 2009. A amostra foi composta por 63 funcionários. A coleta de dados foi realizada através pesquisa em documentos fornecidos pela instituição. Os dados foram analisados no Software Excel 2007 pertencente ao pacote Office 2007 da Microsoft. O estudo mostrou os elevados índices de absenteísmo no ano em questão principalmente nos meses de julho (9,7%) e setembro (8,9%), sendo que a maioria dos funcionários faltosos é do sexo feminino (81%) e o turno onde estas ausências são mais freqüentes corresponde ao turno da manhã (64,96%). Dentre os vários motivos de faltas, o maior percentual está relacionado à licença saúde. A taxa de absenteísmo mostrou-se como uma relação parcialmente completa, mas que permite uma referência para a intervenção tanto no aspecto preventivo de sua inserção quanto para reparar uma condição já instalada, fazendo-se necessário o desenvolvimento de estudos qualitativos e quantitativos sensíveis às diversas possibilidades de explicação.Item Achieving open skies(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Williams, George; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesTypes of Air Transport Trading Agreements: - Bilateral - "Open Skies" - Plurilateral - MultilateralItem A actuação do enfermeiro como gestor na unidade de terapia intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas-Santarém-Pará-Brasil : um estudo de caso(2013) Miranda, Mónica Karla Vojta; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Estudo descritivo que teve como objetivo avaliar a atuação do enfermeiro como gestor da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Pena – HRBA, o qual obteve o selo de Acreditado em Nível 1 em 2012. Para a obtenção dos dados utilizou-se um questionário elaborado com 10 perguntas subjetivas e aplicado aos enfermeiros gerentes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva e CTI do HRBA. Verificou-se nesse estudo que são indivíduos na faixa etária de 25 a 45 anos, com predominância do gênero feminino, com especialização em áreas diversas da enfermagem. Na atuação no setor de gerência, os enfermeiros estabelecem prioridades, direcionando sua equipe para os atendimentos assistenciais complexos aos pacientes, ficando o trabalho burocrático para ser realizado por último. Os entraves relatados são a insatisfação e o desgaste no exercício da função de gerente da unidade devido ao excesso de funcionários sem experiência em UTI, falta de autonomia, dupla jornada de trabalho, excesso de burocracia entre outras situações que se tornam motivos de estresse. Concluiu-se que a atuação do enfermeiro como gerente se respalda na função assistencial ao paciente através de cuidados diretos e indiretos e na organização dos trabalhos burocráticos na Unidade de Terapia Intensiva.Item Actualidade do papel da cultura organizacional em banca(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Carvalho, Mário Jorge; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesÀ medida que nos afastamos temporalmente das crises financeiras e bancária das duas primeiras décadas do seculo XXI, aparenta terá havido muito mais do que problemas de desregulamentação, “subprime” e alavancagem do sistema bancário internacional. Hoje e confrontados com a morosidade do processo de “saneamento financeiro” dos NPL’s na banca, há a sensação de que as sequelas estruturantes e então quase invisíveis são actualmente muito mais difíceis de ser ultrapassadas do que a crise financeira em si. Porquê? Por duas razões essenciais: Em primeiro lugar porque esses aspectos estruturantes eram e são intangíveis, quase se diria a desenvolverem-se num “enquadramento subreal” à vida corrente das corporações. Depois e em consequência disso mesmo, a sua percepção imediata é mais difícil quando a decisão corporativa se foca na ultrapassagem dos estragos como única forma operacional de recuperar a identidade corporativa.Item Africa aviation growth : Boeing(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Santos, João Miguel; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesItem Air cargo economics(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Morrell, Peter; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesItem Air traffic rights : the path to multilateralism(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Williams, George; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesItem Airline distribution(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Mason, Keith; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesDistribution - Factors affecting distribution strategy • Airlines drive to reduce costs - Distribution has been around 20% of operating costs • Airlines wishing to have more direct contact with their clients • Technology has provided the possibility of a direct channel between the airline and its customers • Disintermediation - as airlines doubt the ability of agents to influence customers’ choice • GDSs fees • Large corporates are more professional in the way they purchase travel productsItem Airline industry problems and prospects(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Morrell, Peter; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesPresentation Outline -The elements of the jig-saw puzzle -Trends in financial results -Industry charcateristics and problems -Major constraints -Trends in load factors -Financing? -Traffic growth prospects -Productivity is the key -The environmental challenge -Summary of main pointsItem Airline marketing: an overview(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Mason, Keith; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesOutline • Definition of Marketing • Realities of the Market Place • Realities of Airline Market • Marketing Strategies • The ChallengesItem Airport business issues(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Pagliari, Romano; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesContents • Overview of the airport business • Economic characteristics • Airport business segments • Airport revenues • Airport costs • ConclusionsItem Alterações normativas e impactos estruturais em empresas de auditoria externa no contexto de Pandemia da Covid-19(2024) Lins, Gustavo Quintella Marreiro; Borralho, João Miguel C., orient.O presente trabalho tem como finalidade compreender os efeitos oriundos da pandemia de Covid-19 sobre a estrutura das firmas de auditorias, sobre as alterações que impactam as auditorias e, por fim, mapear as publicações produzidas acerca do futuro da atividade de auditoria externa, verificando as expectativas geradas por meio das informações obtidas junto a inquéritos a profissionais Conclui-se que as empresas de auditoria estavam preparadas para continuarem realizando seus trabalhos em um ambiente majoritariamente remoto; Não foram sentidos grandes impactos na estrutura organizacional ou financeira das grandes empresas; houve a implantação de novos procedimentos frente a crise de Covid-19; e foram acionados mecanismos de crise na salvaguarda dos profissionais e dos ativos destas empresas. A experiência do trabalho remoto da auditoria durante a pandemia impulsionou a transformação digital na auditoria financeira. Palavras-chave: Auditoria digital; Covid-19; Estrutura Organizacional; Impactos EstruturaisItem Análise à volatilidade do mercado da arte(2012) Ferreira, Telmo Emanuel Mendes Silva de Santos; Rosário, Carlos Eduardo Capelo Ramos do, orient.Um olhar breve para a história financeira internacional denota que, em períodos de crise ou até mesmo de depressão das principais economias mundiais, os investidores tendem a proteger os seus investimentos, muito para além dos usuais activos financeiros, como o caso das acções, obrigações, entre outros. A principal razão para tal é que, em termos empíricos, verifica-se que estes activos referidos apresentam uma elevada volatilidade, especialmente em momentos de grande turbulência nos mercados financeiros, em virtude da incerteza quanto ao futuro das economias mundiais. Assim sendo, a presente investigação realiza uma análise em torno da previsão de volatilidade dos activos associados a arte e, assim, pretende comparar com a volatilidade existente em torno dos índices ou mercados financeiros. Para tal, serão adoptados os modelos de heterocedasticidade condicional, com a finalidade de previsão de volatilidade marginal ou incondicional. A análise efectuada baseou-se na comparação da volatilidade marginal dos índices S&P 500 e DJ Euro Stoxx 50, representativos dos activos financeiros, face à volatilidade marginal das principais empresas (Christie´s e Sotheby´s) e do principal índice de arte (ArtPrice Global Index), representativos dos activos associados à arte. Os resultados evidenciam uma diferença significativa entre as volatilidades marginais ou incondicionais previstas, resultando numa menor volatilidade prevista incondicional dos activos de arte face aos activos financeiros.Item Uma análise ao processo de Certificação de Operadores Aéreos em Angola: um estudo empírico(2021) Alves, João Manuel Bravo; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de Mestrado é um estudo que tem como finalidade analisar, compreender e exemplificar o processo de certificação de um operador aéreo (COA) em Angola, por intermédio da inquirição dos diplomas legais usados na matéria e a sua conformidade com as recomendações e normas da ICAO. Para execução da mesma foi usada a metodologia qualitativa para atingir os objetivos definido, através da inquirição dos diplomas disponíveis e entrevistas realizadas a personalidades que já estiveram em contacto com o processo foi possível identificar que a AC-12-001B é o principal diploma usado na matéria e se encontra em conformidade com as recomendações internacionais. A indagação também tem como objetivo ser um estudo auxiliar para os profissionais, estudantes e empresários que desempenham ou tenham intenção de desempenhar funções na aérea aeronáutica visto que o mesmo estudo se demonstra capaz de descrever a complexidade documental e operacional aquando do pedido de emissão de um COA. Com o culminar do trabalho conseguiu-se atingir os objetivos da investigação propostas onde é possível verificar que na matéria de certificação Angola cumpre os preceitos internacionais registados nos Doc da ICAO 9626 e 8335 e de legislação interna o decreto lei 217/16, os NTA e a AC-12-001B.Item Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal(2023) Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.Item A análise aos relatórios integrados nas empresas portuguesas(2020) Carvalho, Violante Manuela Salvador; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A evolução dos relatórios de Sustentabilidade é uma realidade já reconhecida pelas organizações, como de extrema relevância para a sobrevivência e competitividade a médio e longo prazo. A presente dissertação visa relatar a análise dos relatórios integrados desenvolvidos pelo global reporting initiative (GRI), bem como, pelo internacional integrated reporting council (IIRC), tendo como objetivo auxiliar as organizações na elaboração dos seus relatórios e facilitar a sua interação com os «stakeholders», através da padronização dos conteúdos, e na divulgação da sua performance de forma mais objetiva e transparente possível. O presente trabalho é de natureza exploratória e tem como base uma análise onde mostra que o relato integrado é influenciado por diferentes fatores: responsabilidade social corporativa; relato ambiental e desenvolvimento sustentável; o relato económico, indo ao encontro das necessidades de informação dos investidores. As empresas divulgam este tipo de informações de forma voluntária, tornando-o num relatório integrado onde consta informação financeira e não financeira. Concluiu-se com este estudo, que nem todas as empresas fazem a mesma abordagem aos indicadores, visto que ainda existem algumas falhas na divulgação de informação. Se por um lado as empresas apresentam informações de aspetos de gestão mais relevantes, com um maior controlo na divulgação da sua visão, missão e estratégia de negócio, por outro lado na parte ambiental e social encontram-se mais diminutos os indicadores divulgados.Item Análise comparativa do modelo de negócio das companhias aéreas legacy vs low-cost : um estudo empírico aplicado à TAP Air Portugal e Easyjet(2019) Rocha, Diogo João Pereira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo analisar o modelo de negócio das companhias aéreas legacy e low-cost, desde as várias componentes que compõem a estrutura base das mesmas (gestão das aeronaves, tripulações, etc.), até às principais vertentes que regem o setor do transporte aéreo internacional (procura, oferta, concorrência, entre outros), aplicando como principal fonte de dados e informação, os resultados auferidos pela TAP Air Portugal e easyJet. Em termos da metodologia implementada, esta baseia-se essencialmente na aplicação de entrevistas (a dois profissionais do setor aeronáutico) e questionários (dando a conhecer a importância dada a certos fatores de escolha ao voar em determinada companhia aérea, do ponto de vista do passageiro comum), complementando a investigação com a utilização de ferramentas como o Estudo de Caso, a Análise Estatística e a Análise das Hipóteses Concorrentes. Relativamente à sua planificação, esta dissertação encontra-se delineada em oito capítulos, em que o primeiro se encontra dedicado à parte introdutória da mesma, do segundo ao quinto capítulo, é feita a revisão do estado da arte abordando tópicos relacionados com a gestão e estrutura de uma companhia aérea, a diferença entre os dois modelos de negócio abordados, a análise da regulação económica no transporte aéreo, entre outros. Os últimos três capítulos, abordam a metodologia de investigação utilizada, a análise dos dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente. Após a resolução do estudo, os principais resultados obtidos reiteram um possível equilíbrio (e até uma aproximação) entre os dois modelos de negócio abordados, num futuro próximo, sendo que a probabilidade de sucesso de determinada companhia aérea encontra-se bastante associada à capacidade da mesma em fornecer um serviço que possua o maior benefício em termos de qualidade vs preço, para o passageiro, mantendo os padrões de segurança o mais alto possível.Item Análise da educação empreendedora no processo de formação de novos empreendedores em uma instituição de ensino superior de Brasília, Brasil(2020) Santos, Mirizete de Jesus dos; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.A educação empreendedora é um tema abordado de forma recorrente, em que se destacam a importância socioeconômica, financeira, a geração de oportunidades e riqueza e sua conexão ao comportamento pessoal. Essa pesquisa teve como objetivo identificar se as ferramentas utilizadas por Instituições de Ensino Superior – IES no processo de formação dos alunos de Administração e Gestão de Recursos Humanos estimulam seus egressos a se tornarem empreendedores. O referencial teórico baseia-se em conceitos sobre temas: empreendedorismo, empreendedor e educação empreendedora. A metodologia da pesquisa ocorreu por meio de dados descritivos obtidos em levantamento de campo e por uma abordagem qualitativa na análise dos resultados. Aplicou-se questionário em uma amostra total de 116 alunos dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos de uma Instituições de Ensino Superior na cidade de Taguatinga, Distrito Federal. Na análise dos dados, identificou-se a forma de entendimento dos participantes sobre o conceito de empreendedorismo e a percepção dos acadêmicos sobre o seu desenvolvimento empreendedor com o auxílio da Instituições de Ensino Superior; a forma com que eles percebem as atitudes empreendedoras da Instituições de Ensino Superior e a forma com que a Instituições de Ensino Superior apresenta suas ações pertinentes ao tema. Concluiu-se que a educação empreendedora é uma importante estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Identificou-se que, na Instituições de Ensino Superior estudada, a promoção da cultura empreendedora é percebida pela maioria dos participantes, o que leva a um forte estímulo ao empreendedorismo após a conclusão dos cursos. Verificou-se que o tema da pesquisa é compreendido e potencializa o conhecimento de si mesmo como uma forma de comportamento empreendedor.