FEFD - Dissertações de Mestrado
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Item Actividade física, desporto e lazer na adolescência(2011) China, Maria do Carmo Alves; Madeira, Raquel Maria Santos Barreto Sajara, orient.Os estilos de vida pessoais evoluíram notavelmente com o passar dos anos como consequência das mudanças verificadas nas sociedades modernas. As condições da vida urbana, os horários das actividades escolares, a televisão, os videojogos e a Internet estão a potenciar um maior sedentarismo dos adolescentes (Redondo, Gross, Moreno & García-Fuentes, 2010), que usam cada vez menos as suas potencialidades físicas, embora se saiba que os indivíduos que praticam regularmente uma actividade física percepcionam ter um estado de saúde mais positivo (Mota & Duarte, 1999). Nesta perspectiva, o interesse em conceitos como actividade física, estilo de vida, qualidade de vida, promoção da saúde, têm vindo a adquirir uma relevância crescente para a determinação das variáveis que contribuem para a melhoria do bem-estar dos indivíduos, por meio do incremento do nível de actividade física habitual. Porque sabemos que a promoção da actividade física na infância e na adolescência significa o estabelecimento de uma base sólida para a redução do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida (Lazzoli et al.,1998), e porque são reconhecidos os efeitos benéficos da actividade física na saúde, (bem-estar físico, social e psicológico) (Diniz,1998), pretende-se, com o presente trabalho, analisar os estilos de vida dos adolescentes dos 8º e 9º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner Andresen ao nível da actividade física, prática desportiva e ocupação de tempos livres, relacionando-os com os padrões sustentados nos estudos da HBSC/OMS (Health Behaviour in School-aged Children/Organização Mundial de Saúde), ou mais concretamente com os dados do Relatório preliminar do estudo HBSC 2006 - “A Saúde dos Adolescentes Portugueses - Hoje e em 8 Anos”, levado a cabo pela ASS (Aventura Social e Saúde).Item Adesão sustentada a exercício físico em health clubs(2022) Silva, Diogo Gabriel Resende; Pereira, Hugo Carlos Fernandes Vieira, orient.Objetivo: Esta dissertação teve dois objetivos: 1) rever e sintetizar a literatura existente relacionada com os determinantes demográficos, psicológicos e comportamentais, e perceber de que forma podem estes influenciar a adesão sustentada à pratica de exercício físico em contexto de health club; 2) realizar um estudo observacional que concretize um levantamento e análise dos dados sobre a adesão sustentada à prática de exercício físico em health club, bem como a identificação dos motivos de abandono em 2019 e 2020. Método: Foi realizada uma revisão sistemática rápida incluindo artigos quantitativos, publicados entre 2010 e 2021, com população adulta, ensaios clínicos e revisões publicadas em revistas científicas com revisão por pares e escritos em português, inglês e espanhol, e indexado na pubmed. Para o estudo observacional foi desenvolvido um questionário através do Google Forms, para avaliar aspectos quantitativos da adesão ao exercício físico, como por exemplo, a frequência média mensal, média de idades dos participantes e os principais motivos de abandono dos praticantes isto nos anos de 2019 e 2020. De seguida foram enviados para uma lista de contactos com cerca de 900 health clubs. Resultados: Na revisão sistemática rápida foram encontrados 461 artigos através da pesquisa por palavra-chave e adicionados dois, de pesquisa manual. Destes, 7 estudos foram incluídos nesta revisão, totalizando uma amostra de 1051 participantes. Um estudo era longitudinal prospetivo, um estudo transversal, dois estudos eram ensaios clínicos controlados e com amostra aleatória e, três ensaios clínicos não controlados. As variáveis estado civil, idade, situação profissional, raça/etnia, educação, género e paternidade foram identificadas como determinantes demográficos, as variáveis motivação, noção de saúde e bem-estar como determinantes psicológicos e as variáveis hábitos, comportamento passado e intenção foram identificadas como determinantes comportamentais. No estudo observacional foram obtidas 21 respostas, que representam 169 health clubs e cerca de 112 912 praticantes de exercício físico. O motivo de abandono mais vezes identificado em 2019 foi a falta de tempo, já em 2020 foi a pandemia por COVID-19. O número de novas inscrições e o número praticantes/sócios ativos reduziu do ano de 2019 para 2020 e o número de abandonos aumentou em igual período. Conclusões: Com base na pesquisa e no estudo levado a cabo, os nosso dados sugerem que os determinantes, motivação, noção de saúde e bem estar, e ainda, a intenção, hábitos e comportamento passado predizerem a adesão sustentada a prática de exercício físico em contexto de health club. Os motivos de abandono mais comuns no ano de 2019 e 2020, foram a mudança de morada de residência, situação profissional, motivos pessoais e financeiros, falta de tempo e ainda a inexistente frequência ao health club. Foi observado um decréscimo em todos os dados apresentados, à exceção do número de abandonos e taxa de abandono aos 6 meses, no entanto, são todos dados negativos para a adesão sustentada ao exercício físico. Palavras-chave: Adesão Sustentada, Exercício Físico, Determinantes, Motivos de Abandono, Health ClubsItem Amora Futebol Clube sub - 15 época desportiva 2016/2017(2017) Soares, Fernando Roseta; Proença, Jorge, orient.Este trabalho foi efetuado na equipa A de Iniciados (Sub15) do Amora Futebol Clube, a longo da época desportiva 2016/2017, no contexto de futebol de formação na 1ª Divisão Distrital de Setúbal como competição oficial. Tem como objetivo a descrição, análise e reflexão do processo de treino e da competição pela equipa técnica durante o período pré-competitivo e o período competitivo. A época teve início a 30 de agosto de 2016 e terminou a 7 de maio de 2017, num total de 11 mesociclos, 36 microciclos e 107 unidades de treino (UT), fazendo um total de 7.401 minutos de treino. A nível de minutos de competição foram despendidos um total de 2.379 minutos, divididos entre 26 jogos oficiais e 15 jogos particulares. Segundo a taxonomia de Castelo (2009) as percentagens de métodos de treino de MPG foram 19% no PPC e 25% no PC, os MEPG foram de 24% no PPC e 28% no PC, os valores predominantes em ambos os períodos foram os MEP com 57% no PPC e 47% no PC. Em ambos os períodos pode ser visto que, os MEP são os métodos predominantes em comparação com os outros apresentados, valores são explicáveis através ao foco da equipa técnica ser, desde o início, ao modelo de jogo e a organização defensiva/ofensiva. O estudo, apresentado no capítulo 7 do presente trabalho, pretende revelar a influência das situações fixas de jogo, seguidamente abreviadas por SFJ, no jogo de futebol. O objetivo do estudo é analisar e avaliar a influência que as SFJ têm no resultado final, no escalão de sub15, nos diferentes contextos (jogos oficiais e jogos particulares). A maior percentagem de golos marcados por SFJ foi através de cantos, seguido dos livres indiretos, ou seja, com cruzamentos para a área, tendo por base os mesmos movimentos que os cantos.Item An epidemiological profile of crossfit participants in Portugal(2017) Soares, Miguel Ribeiro Anes dos Ramos; Ruivo, Rodrigo, orient.Objective: CrossFit is a conditioning training program that has been rising worldwide, throughout the recent years. Despite CrossFit-based workouts having demonstrated considerable fitness gains, limited evidence is available concerning the injury incidence of CrossFit practice. The aim of this review was to characterize the epidemiological profile of CrossFit participants and to identify the rate of injury and the most commonly injured body parts among these athletes. Methods: Electronic databases were consulted (PubMed, PEDro, Medline, Proquest and Science Direct) and the following search terms were chosen to identify the published articles: “CrossFit epidemiology”, “CrossFit injury” and “CrossFit injuries”. Inclusion criteria included full-text articles published in English, regarding the injury incidence/rate and injured body parts of recreative or professional CrossFit participants. Articles published in the last ten years (2008-2017) were selected. Results: 8 articles were included in this review. The main findings indicate that the injury rate of CrossFit ranges from 1.94 to 3.1 injuries per 1000 training hours and that the most commonly injured body parts in CrossFit are the shoulder and the spine/lower back. Conclusion: CrossFit is comparable to other forms of sports or physical activities, regarding injury rates. Some strategies could be adopted in order to reduce the occurrence of injuries, such as the supervison of a qualified CrossFit coach. More scientific research is needed to validate the results showed in these reviewed articles.Item Análise da associação entre a experiência profissional, perceção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais utilizados pelos personal trainers(2014) Marreiros, Filipe Gabriel Dias; Palmeira, António Labisa, orient.Objetivo O objetivo do estudo foi analisar a associação entre variáveis antecedentes (anos experiência, formação académica e perceção da motivação dos clientes) e a utilização das estratégias motivacionais, em personal trainers. Inicialmente fizemos uma revisão sistemática de literatura e seguidamente um estudo transversal. Método Numa primeira fase, foi conduzida uma pesquisa eletrónica estruturada, em duas bases de dados distintas, de acordo com o modelo PI[C]OS referenciado e recomendado nas guidelines do PRISMA. Numa segunda fase, no estudo transversal foram estudados 111 personal trainer através de questionários. Resultados A revisão sistemática de literatura teve como principais resultados que quer as pressões de cima, tais como a pressão no trabalho e padrões de desempenho, quer as pressões vindas de baixo, que neste caso são a perceção da motivação dos alunos ou atletas, vão influenciar o professor ao nível das suas necessidades psicológicas, afetando a sua autodeterminação, que vai por sua vez afetar indiretamente as suas estratégias motivacionais para com os alunos. Em relação ao estudo transversal, não existiram diferenças significativas na utilização de estratégias motivacionais entre os personal trainers licenciados e não licenciados, apenas houve associações significativas entre a utilização das estratégias motivacionais e a perceção que têm da motivação dos seus clientes, por parte dos personal trainers com mais anos de experiência. Conclusão As estratégias motivacionais de apoio dos profissionais estão associadas à perceção da motivação autónoma dos alunos/atletas. Os personal trainers com mais anos de experiência poderão ter uma maior sintonia na utilização das estratégias motivacionais em função da motivação percecionada em relação ao seu cliente.Item Análise da associação entre a perda de peso e a actividade física actual, no acompanhamento de adultos obesos mórbidos após cirurgia bariátrica(2011) Falcato, Liliana Alexandra Dias; Palmeira, António Labisa, orient.Em Portugal 0,6% dos adultos são obesos mórbidos. Como a cirurgia bariátrica tem vindo a ganhar popularidade no tratamento desta população, o objectivo principal do presente trabalho é analisar a associação entre a perda de peso e os hábitos de actividade física em adultos obesos mórbidos submetidos a cirurgia bariátrica. Como objectivo secundário estudámos a associação entre os hábitos de actividade física actuais e a maximização da perda de peso, bem como, a sua associação à capacidade aeróbia, nesta população. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais, a primeira uma revisão sistemática da literatura que sumarizou os efeitos da actividade física e/ou exercício físico após cirurgia bariátrica como parte de uma abordagem multidisciplinar. Este estudo permitiu constatar impactos benéficos sobre variáveis antropométricas e da composição corporal, níveis de actividade física/exercício físico, aptidão física, aptidão física funcional, qualidade de vida e marcadores bioquímicos após cirurgia bariátrica. A segunda parte, um estudo experimental onde participaram 75 obesos mórbidos submetidos a cirurgia bariátrica com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Os sujeitos responderam a um questionário sobre hábitos de actividade física, que analisou os hábitos de actividade física e a sua associação à aptidão cardiorrespiratória e à maximização da perda de peso nesta população. Verificou-se uma associação positiva entre a perda de peso e actividade física. Observou-se, ainda, que os participantes que relataram maior intensidade e mais tempo dispendido em actividade física/exercício físico apresentaram um aumento no consumo máximo de oxigénio no pós-operatório. Propõe-se, portanto, que a actividade física/exercício físico seja uma parte essencial de um programa de acompanhamento após cirurgia bariátrica.Item Análise da associação entre a satisfação e a frustração das necessidades psicológicas básicas no trabalho e as estratégias motivacionais utilizadas por profissionais de exercício físico(2014) Simões, Ana Sofia Fialho; Palmeira, António Labisa, orient.A satisfação e frustração dos profissionais de saúde parece influenciar a sua capacidade de trabalho e as respetivas estratégias motivacionais por eles utilizadas. Contudo, é uma temática na qual existem poucos estudos e as amostras são reduzidas ou com indivíduos de várias profissões. A presente dissertação pretendeu analisar a associação entre a satisfação e a frustração das necessidades psicológicas básicas (NPB) no trabalho e as estratégias motivacionais utilizadas por profissionais de exercício físico. Em primeira instância foi realizada uma revisão sistemática de literatura para analisar a literatura publicada sobre a satisfação e frustração no trabalho das necessidades psicológicas básicas em profissionais de exercício físico. Posteriormente foi realizado um estudo observacional transversal para analisar a associação entre a satisfação e a frustração e as estratégias motivacionais utilizadas no local de trabalho (n=174 profissionais). Os resultados indicaram que na satisfação das necessidades psicológicas básicas, existe um conjunto de fatores externos que promovem o bem-estar psicológico e o sentimento de autonomia, promovendo o sentimento de satisfação e prazer no trabalho e aumento da autoestima. Já a frustração pode conduzir à exaustão emocional, risco de esgotamento, preocupações com a imagem corporal e transtornos alimentares. Relativamente às estratégias motivacionais pode-se verificar uma associação positiva entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a perceção de apoio. Os homens, se satisfeitos nas NPB, utilizam estratégias motivacionais de suporte, mas se ficam frustrados nas NPB ficam mais predispostos a utilizar estratégias motivacionais de controlo. Nas mulheres, apenas a satisfação de competência conduz à adoção de estratégias motivacionais de suporte mas a frustração mas parece não levar a estratégias motivacionais de controlo.Item Análise da associação entre o tipo de motivação dos profissionais de exercício físico, a percepção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais(2014) Braga, Bernardo Dionísio; Palmeira, António Labisa, orient.Objetivo O nosso estudo teve como primeiro objetivo analisar a literatura existente sobre a associação entre as estratégias motivacionais dos profissionais de exercício físico e os tipos de motivação dos praticantes. Numa segunda fase, o objetivo foi analisar a associação entre o tipo de motivação dos profissionais de exercício físico, a perceção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais utilizadas. Método Num primeiro momento foi realizada uma revisão sistemática de literatura através de uma pesquisa eletrónica estruturada, em duas bases de dados distintas, de acordo com a abordagem do modelo PI[C]O referenciada e aconselhada pelas guidelines do PRISMA. Numa segunda fase, no estudo transversal, foram analisadas as respostas a questionários de 163 profissionais de exercício físico no que respeita a diversos aspetos que envolvem motivação com o seu trabalho. Resultados Na RSL, a pesquisa conduziu à análise de 6 artigos, em que verificámos que a satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) predizem positivamente uma motivação autodeterminada, que o suporte de autonomia irá resultar num envolvimento mais duradouro com o treino e que profissionais que obriguem os praticantes a alcançar um determinado objetivo, não irão atingir os mesmo resultados que os anteriores. No estudo observacional, é possível verificar uma relação positiva na maioria das variáveis relacionadas com o tipo de motivação dos profissionais, a perceção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais aplicadas. Discussão Na RSL, podemos afirmar que uma motivação autodeterminada é positivamente predita pela satisfação das NPB. No estudo observacional, os nossos resultados mostram ser concordantes com a literatura existente, em que as estratégias motivacionais são preditas pela perceção da motivação dos clientes e pelo tipo de motivação dos profissionais de exercício físico.Item Análise da associação entre problemas relacionados com o joelho por osteoartrite e dor neuropática com os níveis de atividade física e a motivação para a prática de atividade física em adultos em manutenção da perda de peso(2021) Costa, Sandra Paula Franco; Palmeira, António Labisa, orient.Objetivo – Esta dissertação tem como objetivos a realização de uma Revisão rápida e Sistemática de Literatura, que por sua vez tem por objetivo analisar a relação entre factores motivacionais e barreiras para a prática de atividade física e os níveis de atividade física em adultos com dor no joelho por osteoartrite, e a realização de um estudo observacional transversal que tem por objetivo efetuar a análise da associação entre problemas relacionados com o joelho por osteoartrite e dor neuropática com os níveis de atividade física e a motivação para a prática de atividade física em adultos em manutenção da perda de peso. Método – Para a realização da Revisão rápida e Sistemática de Literatura foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed, b-On e Google Académico. Foram considerados critérios de inclusão e de exclusão, que através de um processo de triagem permitiram incluir nesta revisão cinco estudos elegíveis, que incluíram no total 1986 participantes. Para a obtenção de dados e consequente realização do estudo observacional transversal foi efetuada uma análise secundária dos dados do estudo controlado randomizado Navigating to a Healthy Weight (NoHoW). Estes dados foram auto-reportados em quatro questionários validados para português e recolhidos pelos investigadores do estudo NoHoW, aos 18 meses. No estudo observacional transversal, prepararam-se os dados e obteve-se uma amostra (n = 961), dos quais 67.95% eram mulheres, a idade média foi de 45.90 anos (dp 11.49) e o IMC inicial médio foi de 29.06 kg/m² (dp 4.95). Resultados – Na Revisão rápida e Sistemática de Literatura, a dor no joelho foi uma barreira significativamente associada à atividade física (AF) moderada a vigorosa adequada (que cumpre as recomendações para a prática de AF), como também a falta de motivação, medo de cair ou medo de lesões. A prática de AF foi maior nos indivíduos com motivação. Foram encontradas associações estatisticamente significativas entre a redução da dor, melhorias na função física e na rigidez com a prática de AF e com a adesão à AF. Factores motivacionais, para aderir e permanecer a praticar AF foram: querer melhorar a função física, aliviar a dor ou artrite e desfrutar do exercício. No estudo observacional transversal verificou-se que ter maior intensidade de dor no joelho foi preditiva de menos AF vigorosa e menos tempo a caminhar. Possuir mais motivação controlada foi preditiva de menos tempo a caminhar e mais tempo sentado/a. Em contrapartida, ter melhor função física nas atividades da vida diária foi preditiva de mais tempo a caminhar. Possuir mais motivação autónoma foi preditiva de mais AF vigorosa e de menos tempo sentado/a. Conclusões – A Revisão rápida e Sistemática de Literatura e o estudo observacional transversal obtiveram resultados concordantes. A dor no joelho (intensidade) e a falta de motivação (motivação controlada) foram factores que levaram à diminuição dos níveis de AF. Ter motivação (motivação autónoma) foi um factor que levou ao aumento dos níveis de AF.Item Análise da mobilidade articular através do hurdle step : análise biomecânica vs. pontuação do functional movement screen(2022) Bhudarally, Maria de Fonseca Félix; Aleixo, Pedro Miguel Rosmaninho, orient.Objetivos Este trabalho teve dois objetivos: 1º) realizar uma revisão sistemática sobre a capacidade do Functional Movement Screen (FMS) em avaliar a mobilidade articular e a estabilidade; 2º) conduzir um estudo observacional transversal que avalie a relação entre as pontuações obtidas no Hurdle Step e parâmetros biomecânicos associados à mobilidade articular neste teste. Métodos A revisão sistemática foi realizada segundo as indicações PRISMA, e a pesquisa das fontes de evidência foi realizada no dia 9 de janeiro de 2022 nas bases de dados eletrónicas MEDLINE Complete, CINAHL Complete, e SportDiscus. No estudo observacional participaram 25 estudantes (21 homens) da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, com idades de 22,1 ± 1,8 anos. Análises tridimensionais do movimento, realizadas durante a execução do Hurdle Step, permitiram a recolha dos parâmetros biomecânicos associados à mobilidade articular. Foram também recolhidos vídeos destas execuções, no plano frontal e sagital, os quais permitiram, a posteriori, a obtenção das pontuações no referido teste. Resultados Na revisão sistemática foram encontrados resultados contraditórios no que toca à capacidade do FMS avaliar a mobilidade articular e a estabilidade, i.e., 29 dos artigos incluídos indicaram que o FMS tem capacidade para avaliar estes parâmetros e 18 artigos indicaram que o FMS não tem essa capacidade. Os resultados do estudo observacional mostraram que não existem diferenças significativas entre as pontuações de 2 e de 3 pontos relativamente à mobilidade articular das articulações anca, joelho e tornozelo. Objetivos Este trabalho teve dois objetivos: 1º) realizar uma revisão sistemática sobre a capacidade do Functional Movement Screen (FMS) em avaliar a mobilidade articular e a estabilidade; 2º) conduzir um estudo observacional transversal que avalie a relação entre as pontuações obtidas no Hurdle Step e parâmetros biomecânicos associados à mobilidade articular neste teste. Métodos A revisão sistemática foi realizada segundo as indicações PRISMA, e a pesquisa das fontes de evidência foi realizada no dia 9 de janeiro de 2022 nas bases de dados eletrónicas MEDLINE Complete, CINAHL Complete, e SportDiscus. No estudo observacional participaram 25 estudantes (21 homens) da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, com idades de 22,1 ± 1,8 anos. Análises tridimensionais do movimento, realizadas durante a execução do Hurdle Step, permitiram a recolha dos parâmetros biomecânicos associados à mobilidade articular. Foram também recolhidos vídeos destas execuções, no plano frontal e sagital, os quais permitiram, a posteriori, a obtenção das pontuações no referido teste. Resultados Na revisão sistemática foram encontrados resultados contraditórios no que toca à capacidade do FMS avaliar a mobilidade articular e a estabilidade, i.e., 29 dos artigos incluídos indicaram que o FMS tem capacidade para avaliar estes parâmetros e 18 artigos indicaram que o FMS não tem essa capacidade. Os resultados do estudo observacional mostraram que não existem diferenças significativas entre as pontuações de 2 e de 3 pontos relativamente à mobilidade articular das articulações anca, joelho e tornozelo. Objetivos Este trabalho teve dois objetivos: 1º) realizar uma revisão sistemática sobre a capacidade do Functional Movement Screen (FMS) em avaliar a mobilidade articular e a estabilidade; 2º) conduzir um estudo observacional transversal que avalie a relação entre as pontuações obtidas no Hurdle Step e parâmetros biomecânicos associados à mobilidade articular neste teste. Métodos A revisão sistemática foi realizada segundo as indicações PRISMA, e a pesquisa das fontes de evidência foi realizada no dia 9 de janeiro de 2022 nas bases de dados eletrónicas MEDLINE Complete, CINAHL Complete, e SportDiscus. No estudo observacional participaram 25 estudantes (21 homens) da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, com idades de 22,1 ± 1,8 anos. Análises tridimensionais do movimento, realizadas durante a execução do Hurdle Step, permitiram a recolha dos parâmetros biomecânicos associados à mobilidade articular. Foram também recolhidos vídeos destas execuções, no plano frontal e sagital, os quais permitiram, a posteriori, a obtenção das pontuações no referido teste. Resultados Na revisão sistemática foram encontrados resultados contraditórios no que toca à capacidade do FMS avaliar a mobilidade articular e a estabilidade, i.e., 29 dos artigos incluídos indicaram que o FMS tem capacidade para avaliar estes parâmetros e 18 artigos indicaram que o FMS não tem essa capacidade. Os resultados do estudo observacional mostraram que não existem diferenças significativas entre as pontuações de 2 e de 3 pontos relativamente à mobilidade articular das articulações anca, joelho e tornozelo. Conclusões O FMS pode não ter capacidade para avaliar a mobilidade articular e a estabilidade. O Hurdle Step não apresentou a capacidade de diferenciar participantes com pontuações diferentes relativamente à mobilidade articular, i.e., não apresentou validade discriminanteItem Análise da qualidade motivacional e engagement em aulas de grupo : treino de resistência muscular e treino de corpo e mente(2019) Andrade, Ana Filipa de Jesus; Teixeira, Diogo dos Santos, orient.Objetivo. O presente trabalho teve como propósito analisar a qualidade da motivação, o envolvimento e bem-estar no contexto de aulas de grupo, especificamente em aulas de resistência muscular e aulas de corpo e mente. Métodos. Primeiramente foi realizada uma revisão sistemática de literatura com base em estudos observacionais e RCT, sobre as necessidades psicológicas básicas, os motivos e motivações para a prática de aulas de grupo em indivíduos adultos (idades entre os 18 e 65 anos) de ambos os sexos e sem patologias diagnosticadas. A pesquisa foi realizada entre Janeiro e Maio de 2018 nas bases de dados PubMed, PsycINFO, e devido à escassez de literatura sobre esta temática realizou-se também pesquisa manual. A pesquisa de artigos teve como referência o modelo PICO de acordo com as recomendações PRISMA. Secundariamente foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 60 participantes (43.13±10.42 anos) num health club em Lisboa. A qualidade da motivação, o envolvimento e o bem-estar foram avaliados através de questionários. Utilizaram-se testes T e correlações de Pearson para realizar as análises estatísticas. Realizaram-se análises de normalidade no início do tratamento estatístico, recorrendo ao teste de Shapiro-Wilk. De forma a poder-se avaliar o efeito mediador entre as variáveis independentes: motivação autodeterminada (variáveis compósitas: regulação identificada, regulação integrada e regulação intrínseca) e não autodeterminada (variáveis compósitas: regulação externa, regulação introjectada e amotivação); como mediadores as componentes do envolvimento (comportamental, próativo, cognitivo e emotivo) e como variável dependente a resposta emocional (bem-estar psicológico, mal-estar psicológico e fadiga), realizaram-se também mediações múltiplas utilizando o PROCESS V.3.1. Resultados. Na revisão sistemática de literatura foram incluídos nove artigos, dos quais quatro estudos observacionais e cinco estudos RCT. Todos os artigos selecionados tinham como outcomes a qualidade motivacional, motivos e/ou necessidade psicológicas básicas em praticantes de aulas de grupo. Os resultados foram ao encontro do expectável segundo a teoria da autodeterminação onde se verificou que a qualidade da motivação regula o comportamento, assim como a satisfação das necessidades psicológicas básicas leva a comportamentos motivados de forma mais intrínseca e que as variáveis contextuais são importantes para criar um ambiente favorável à prática. Foram encontradas associações positivas entre a satisfação das necessidades psicológicas e motivações mais autodeterminadas e mencionado o divertimento, gosto e prazer no exercício (motivos e natureza mais intrínseca) para a prática de aulas de grupo. No segundo estudo a qualidade motivacional, embora sem valores significativos, foi em média ligeiramente melhor em aulas de treino de corpo e mente em comparação com aulas de treino de resistência muscular, refutando a primeira hipótese de estudo em que se esperava uma melhor qualidade motivacional em aulas de corpo e mente. A promoção de bem-estar psicológico foi maior em aulas de resistência muscular, refutando a segunda hipótese. Verificou-se também que a dimensão emotiva do envolvimento mediava a relação entre a motivação e o bem-estar em praticantes de aulas de grupo. Conclusão. Verificou-se que motivações mais autodeterminadas dominam a razão pelas quais os praticantes de aulas de grupo procuram este tipo de atividades para se exercitarem. Quando satisfeitas as NPB a motivação intrínseca aumenta e o gosto pelo exercício, competência, diversão e o “sentir-me bem” são motivos que se destacam para dar continuidade à prática. A qualidade motivacional apresentou valores não significativos entre modalidades, contudo no que diz respeito ao bem estar psicológico as aulas de treino de resistência apresentaram valores mais elevados do que nas aulas de corpo e mente. O envolvimento é uma variável que deve de ser mais aprofundada de futuro uma vez que pode ser um meio para a promoção de bem-estar psicológico e maior adesão à prática, em especial a dimensão emotiva.Item Análise da resposta afetiva dos praticantes de treino de força em health clubs(2020) Bengui, Sumbo Dinis Kundi; Teixeira, Diogo dos Santos, orient.Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação de medidas contextuais e situacionais de valência afetiva durante sessões de treino de força em praticantes recreativos em ginásios e health clubs. Métodos: A principio foi elaborada uma revisão sistemática com base em estudos experimentais e não experimentais sobre a evidência disponível sobre a resposta afetiva em praticantes de treino de força, adultos com idade entre >18 e <64 anos, praticantes de treino de força por mais de três vezes por semana, com mais de seis meses de prática. Para a revisão sistemática, foram consultados estudos publicados entre janeiro de 1998 e outubro de 2018, disponíveis nas seguintes bases de pesquisa: SportDiscus e PubMed. Alguns artigos foram encontrados manualmente. A pesquisa orientou-se pelo modelo PICO, de acordo com a norma PRISMA. Numa segunda fase, foi realizado um estudo observacional transversal com uma amostra de 43 participantes, num health club em Lisboa. Variáveis como a valência afetiva foram avaliadas através de um questionário. Realizou-se uma análise descritiva para comparar as médias das variáveis. Fez-se também o Teste T de amostra emparelhada para verificar a diferença entre os momentos das variáveis. Utilizou-se a correlação bivariável de Person para a associação entre o parâmetro de bem-estar psicológico e afeto em todos os momentos da FAS e da FS. Para verificar a possível relação entre as variáveis, utilizou-se o nível de significância correspondente a p<0.05, para diferenças significativas. Resultados: na revisão sistemática foram encontrados 61 estudos relevantes. Destes, oito foram incluídos na revisão: sete experimentais e um observacional transversal, fazendo um total de 254 participantes, em que 70% são do género masculino com uma média de idade entre 20 e 25 anos. Na maior parte dos resultados, o treino de força realizado de forma moderada promoveu uma resposta afetiva positiva e uma ótima ativação percebida. No segundo estudo, em que se analisa o estado afetivo (valência afetiva, perceção de ativação e estado emocional) durante uma sessão de treino de força, os resultados da hipótese n.º 1 estão de acordo com as evidências. Constatou-se que, durante e após o treino de força, houve uma associação positiva com parâmetros de valência afetiva e níveis de ativação. Verificou-se também melhoria do estado emocional do início ao final da sessão do treino de força. Conclusão: Na maior parte dos resultados, o treino de força realizado de forma moderada e autosselecionada promoveu uma resposta afetiva positiva e uma ótima ativação percebida. Durante e após o treino de força existe uma associação positiva com parâmetros de valência afetiva e níveis de ativação. A nível da melhoria no estado emocional do início ao final do treino de força, houve um aumento no valor do bem-estar psicológico no início para o final do treino e verificou-se valor significativo. O mesmo ocorreu em relação ao afeto positivo no início e no final do treino de força. Houve aumento significativo no valor médio, bem como diferenças significativas.Item Análise das diferenças de acções de jogo de cooperação em Voleibol entre grupo de nível e mistos(2013) Barbosa, Catarina Maria Pereira da Costa de Pessanha; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.O nosso estudo tem como objectivo compreender de que forma a oportunidade para aprender e, portanto, a participação dos alunos nas tarefas, é influenciada pela composição de grupos, dependendo se o grupo for «misto» - equipa de alunos de diferentes níveis - ou «de nível» - alunos do mesmo nível - nas aulas de Educação Física. Foram observados jogos de cooperação 2+2 em Voleibol de duas turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, de modo a identificar as variações de padrão de jogo. Em cada turma, realizaram-se três séries de seis jogos, variando, em cada série, a composição das equipas, consoante o nível dos alunos. Os resultados indicam que os grupos mistos proporcionam um maior número de contactos com a bola, realizados com maior sucesso. Para os alunos mais fracos este tipo de jogos permite aumentar o número de oportunidades para aprender, potencializa o seu nível de desempenho e permite a participação em contextos de aprendizagem mais aproximados à dinâmica do jogo. Em contrapartida, os jogos de nível mostram menos contactos com a bola e menor sucesso nas acções. Assim, concluí-se que a composição dos grupos afecta directamente tanto as oportunidades de participar activamente no jogo como também o sucesso das suas acções.Item Análise das funções e competências de um diretor técnico de fitness : relatório de estágio(2020) Fialho, Cátia Alexandra Mendes; Palmeira, António Labisa, orient.O mercado do Fitness é um mercado em constante expansão em Portugal. A adoção de cada vez mais pessoas por um estilo de vida saudável e a consciencialização nos consumidores que é importante adotar práticas e atitudes que fomentam o bem-estar faz com que para além de ser um mercado em constante crescimento, revela ainda um potencial muito interessante para o futuro. Atualmente, a atividade física e a sua regularidade passaram a ser encarados como uma questão de saúde, sendo que a prova disso é a nova lei, criada em 2019, quer permite que as despesas de ginásios e PT’s passassem a ser dedutíveis em IRS, o que por si só já afirma o quão impactante pode ser o ginásio e o profissional de exercício físico no bem estar dos indivíduos. Devido a isto, os ginásios necessitaram de se adaptar e criar soluções, quer do ponto de vista de atividades quer também do ponto de vista de modelos de adesão para um público que é cada vez maior e mais eclético. A concorrência é cada vez maior e mais agressiva, sendo um mercado que combate muito com preço e qualidade de atendimento no que toca à fidelização do consumidor. A qualidade, quer técnica quer pessoal, de cada um dos colaboradores de um ginásio, o número de atividades e variedade de aulas, bem como a organização de um ginásio são alguns dos pontos cruciais no momento de decisão do consumidor quando elege o ginásio de rotina. Tendo isso em conta, conseguimos facilmente perceber a importância do papel de um Diretor Técnico no sucesso de uma cadeia de ginásios. Este, deve ser capaz de gerir uma operação capaz de oferecer uma gama de aulas e atividades, acessíveis ao consumidor nas horas de maior interesse, mas acima de tudo, criar uma equipa de profissionais que consiga executar aquilo que é o plano para o estabelecimento, monitorizando sempre toda a operação. Dessa forma, mais do que um Diretor Técnico é efetivamente um diretor de pessoas, que gere pessoas que executam cada uma a sua tarefa, tendo como a sua principal função, mantê-las motivadas e envolvidas fomentando sempre o espírito de equipa em prol de um bem comum, o membro do ginásio. Neste contexto, é importante avaliar e perceber o porquê do burnout nos técnicos de exercício físico, as suas fases e como o podemos evitar, bem como podemos criar uma cultura de engagement entre toda a equipa, sendo que iremos analisar como é que o Diretor Técnico pode ter uma influência em todas estas variáveis..Este relatório é constituído por quatro partes, a Revisão Sistemática da Literatura sobre o burnout e o engagement em técnicos de exercício físico, a participação na recolha dos dados para dois estudos qualitativos realizados em situação de pandemia sobre o mesmo tema - recorrendo aos líderes dessas equipas, diretores técnicos especialistas em atividades de grupo e treino personalizado, o relatório da empresa e das atividades realizadas na mesma-, e por fim, o produto final onde são aprofundados os conhecimentos acerca da intervenção do DT. O estágio foi realizado na empresa Fitness Hut, líder do mercado no setor low-cost, e teve uma maior pertinência na intervenção do Diretor Técnico nos clubes, o produto final desta tese tem especial incidência nas tarefas do DT.Item Análise de Ensino de Educação Física no 1º ciclo, comparando Professores generalistas e especialistas(2011) Dias, Valter André Raposo; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Este estudo teve como objectivo analisar se a área de formação do professor que lecciona Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico – professores licenciados em Educação Física e Desporto, designados por professores especialistas e professores licenciados em Educação Básica, denominados por professores generalistas – interfere com o número de alunos em empenhamento motor. Assim, foram filmadas oito aulas, duas por cada professor, em duas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, situadas na freguesia de Sacavém. A amostra foi constituída por quatro professores (dois licenciados em Educação Básica e dois licenciados em Educação Física e Desporto) e por 36 alunos pertencentes a duas turmas do 4.º ano. Como sistema de observação foi utilizado o Planned Activity Check, de Siedentop. A realização do estudo em questão permitiu concluir que a média de alunos em empenhamento motor por minuto foi maior nas aulas de Actividade Física e Desportiva, leccionadas pelos professores especialistas.Item Análise do bloqueio directo em basquetbol de alto rendimento(2012) Nunes, Hermilo André Pereira; Palmeira, António Labisa, orient.Item Análise do cumprimento dos programas nacionais de educação física em escolas de ensino secundário: reflexões e consequências(2012) Ribeirinha, Carlos Rui Dias; Veiga, Ana Leça da, orient.A avaliação assume-se como um elemento fundamental na prática pedagógica das Escolas, e de cada profissional de Educação, estabelecendo pontos-chave de orientação do processo, e de regulação do mesmo, através da definição de objetivos para a aprendizagem dos alunos. A importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem é irrefutável e consiste no processo de determinação da extensão com que os objetivos educacionais se realizam (Tyler, 1973, citado por Pacheco, 1998). Esta lógica de quantificação e certificação de objetivos impôs-se na prática pedagógica e transformou-se num estandarte fundamental de comunicação com o exterior (Pacheco, 1995 citado por Pacheco, 1998). Consequência desta reflexão provém uma questão. Sendo a avaliação um processo intrinsecamente subjetivo (Pacheco 1998), como podemos torná-lo credível? Segundo Figari (1996, citado por Pacheco, 1998), é possível através da prática de construção de um referente que irá orientar o processo de ensino-aprendizagem. Considerando como ponto de referência as orientações prescritas nos PNEF revisão (2001), este estudo centrou-se na análise dos critérios de avaliação relativos ao ensino Secundário, de todas as escolas (14) pertencentes à rede de estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo objetivos específicos na sua análise e seguidamente verificar, por simulação, as possíveis consequências e discrepâncias de notas dos alunos entre as diversas escolas. A análise dos critérios de avaliação mostrou que 42,86% realizam a avaliação com base em 4 áreas de avaliação havendo assim, muitas das vezes, uma duplicação de valores; 71,43% das escolas não cumpre com o processo de avaliação proposto pelos PNEF revisão (2001), assumindo antes um cálculo de nota por percentagens o que conduz a uma exponenciação da nota de EF e uma deturpação da sua real finalidade; Utilizando os critérios de avaliação simulou-se a avaliação de 30 alunos de uma das escolas, verificando-se que discrepância podia chegar aos 9 valores para o mesmo aluno. Segundo Lourenço (2001) a inexistência de NRSEF para a excelência faz com que não seja possível, com base nos PNEF revisão (2001) calcular uma nota superior a 10 valores. Esta lacuna “abre portas” para uma definição díspar dos critérios de avaliação e uma consequente comparação de notas em EF de escola para escola.Item Análise do deep squat em praticantes de crossfit : análise biomecânica vs critérios do functional movement screen(2021) Oliveira, Sidnei Ramalho; Aleixo, Pedro Miguel Rosmaninho, orient.Objetivo O objetivo deste trabalho foi conduzir uma revisão sistemática sobre a prevalência e taxa de lesão no CrossFit e um estudo que relacionasse, em praticantes de CrossFit, a pontuação obtida no Deep Squat (Functional Movement Screen) e parâmetros biomecânicos associados à estabilidade e mobilidade articular durante a realização desse teste. Métodos A revisão sistemática seguiu as diretrizes do PRISMA, no dia 07 de janeiro de 2019, nas bases de dados PubMed, SPORTDiscus, Scielo e Cochrane Central. Foram selecionados 6 praticantes de CrossFit do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos. A recolha de vídeos com as execuções destes praticantes do Deep Squat, permitiram a atribuição das pontuações de acordo com os critérios do Functional Movement Screen. Análises tridimensionais do movimento permitiram a recolha dos parâmetros biomecânicos relacionados com a estabilidade e mobilidade articular. Resultados Nos estudos analisados na revisão sistemática, as taxas de lesão variaram entre 0,7 e 3,3 lesões/1000 horas de treino, enquanto a prevalência variou entre 19,4% e 73,5%. A região do corpo em que ocorreram mais lesões foram os ombros, seguido da zona lombar e joelhos. Da comparação entre os sujeitos com mesma pontuação no Deep Squat, foram verificadas diferenças em algumas variáveis associadas à mobilidade articular e estabilidade global. Da comparação entre grupos com diferentes pontuações no Deep Squat (1, 2 e 3), verificou-se que algumas variáveis associadas à mobilidade articular e estabilidade global não apresentavam diferenças. Conclusão As taxas de lesão no CrossFit são similares a modalidades desportivas de contacto. Os dados obtidos apontam para alguma dificuldade do FMS em avaliar objetivamente a estabilidade e a mobilidade articular no teste do Deep Squat.Item Análise do momento de transição defesa-ataque em função do tempo, localização e resultado do jogo: uma comparação entre culturas futebolísticas(2014) Falcão, Hugo Alexandre Gomes; Castelo, Jorge, orient.O trabalho investigacional em foco analisa o momento da transição defesa-ataque em diferentes culturas futebolísticas, evidenciando o tema das transições de fase (transição defesa-ataque), mais propriamente as variáveis que caracterizam a recuperação da posse e a subsequente acção, englobando um contexto situacional, um resultado momentâneo de jogo e o tempo de jogo. A observação e análise do jogo de Futebol desafia no treinador, uma postura crítica em relação às configurações inerentes da organização dinâmica da equipa, isto determina a constante evolução e aperfeiçoamento da sua filosofia, conseguindo posteriormente transferibilidade para o processo de treino e competição. O objectivo de analisar as transições defesa-ataque em diferentes países (Espanha, Inglaterra e Itália) deve-se não só à qualidade das equipas, treinadores e jogadores, mas também à eficácia de aproveitar a desorganização instantânea da equipa adversária, quando esta perde a posse de bola. Os resultados obtidos permitem compreender a realidade competitiva, a descoberta ou não de diferenças no momento de transição defesa-ataque, e por fim, a capacidade de cada equipa em manter ou alterar as suas directrizes em diferentes contextos situacionais e resultados momentâneos de jogo. Conclusão, a observação da transição defesa-ataque revela a essência da forma como as equipas desenvolvem o processo defensivo e direccionalidade das suas acções.Item Análise do perfil da intensidade do esforço e do dispêndio energético : high Intensity interval training (hiit) versus high intensity power traning (hipt)(2017) Santos, Mário; Madeira, Raquel Maria Santos Barreto Sajara, orient.Objetivo: A presente dissertação de mestrado teve como objetivo principal estudar as diferenças entre o High Intensity Power Training (HIPT) e o High Intensity Interval Training (HIIT) a respeito da frequência cardíaca (FC), dispêndio energético (DE) e escala de perceção de esforço (RPE). Método: Efetuou-se uma revisão sistemática de literatura (RSL) com o objetivo de examinar o que a ciência apresenta sobre os dois protocolos. À posteriori realizou-se um estudo observacional onde os participantes realizaram uma sessão de cada tipo de protocolo de treino, com o objetivo de perceber se existiriam diferenças entre as variáveis: FC, DE e RPE. A amostra foi constituída por 20 participantes saudáveis (H: 11; M: 9) com experiência em treino de alta intensidade, com um Vo2máx médio de 40,1 ml kg-1 min-1. Resultados: Os resultados do estudo observacional foram ao encontro da RSL na variável FCméd, em que o HIPT apresentava valores superiores significativos ao HIIT, 89,4 ± 5,7% e 85,4 ± 5,9%, respetivamente. Mas ao nível do DE/min, 14,5 ± 3,1kcal/min versus 14,0 ± 4,6kcal/min, e da RPE, 8,8 ± 0,6 versus 8,6 ± 0,6, apesar dos valores de HIPT serem superiores, não são valores estatisticamente significativos. De salientar que não foi encontrado nenhum artigo da RSL que compara os dois métodos com a mesma população. No método de HIPT os valores vão ao encontro da RSL em todas as variáveis e em HIIT também. De acrescentar que em HIIT conseguiram resultados idênticos utilizando exercícios com o peso de corpo e barra livre. Conclusões: Os dois métodos são uma alternativa para se conseguir um elevado DE/min e valores elevados de FC, tanto média como máxima (HIPT: 97,4 HIIT: 96,9 ± 4,5%), em apenas 12 minutos de exercício (HIPT) e 20 minutos intervalados (HIIT), com o mesmo tempo de exercício.