Revistas Científicas
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Revistas Científicas por título
A mostrar 1 - 20 de 177
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aconselhamento e clínica em psicologia(Edições Universitárias Lusófonas, 2001) Moita, Victor; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem A África na era da globalização: os desafios do desenvolvimento a longo prazo(Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Roque, Fátima Moura; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Algumas implicações económicas do euro(Edições Universitárias Lusófonas, 1999) Fernandes, Abel Costa; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Análise dos componentes do conflito com o papel de género(Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Faria, Miguel Nuno Pereira Silva; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Análise experimental do comportamento simbólico: I. Linguagem e cognição animal(Edições Universitárias Lusófonas, 2001) Bentes, José A.; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Anatomia do grupo - turma(Edições Universitárias Lusófonas, 2000) Brás, José Gregório Viegas; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Anos 70 distribuição e exibição de cinema europeu em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 1999) Costa, Jorge Paixão da; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Antero de Quental e Max Weber : duas perspectivas sobre o papel dos valores culturais no desenvolvimento económico-social(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Filipe, Rafael Gomes; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem O antropoceno: os desafios da mudança global(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Morais, João M. F.; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Aplicação do european customer satisfaction índex (ecsi) ao sector das águas(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Soares, Adelino M. Silva; Vaz, Ana Sofia; Coelho, Pedro Simões; Esteves, Susana Pereira; Centro Universitário Lusófona - LisboaA Satisfação do cliente e a sua avaliação fazem parte integrante das preocupações dos gestores, sendo cada vez mais comum realizarem-se inquéritos juntos dos consumidores de modo a aferir a sua Satisfação. O Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSIPortugal) é um sistema de medida da qualidade dos produtos e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da Satisfação do cliente. A Satisfação dos clientes pode ser medida utilizando duas abordagens distintas, a tradicional e a estrutural. A metodologia utilizada no ECSI-Portugal segue a abordagem estrutural, baseada em modelos de equações simultâneas e variáveis latentes (SEM). A metodologia adotada neste projeto integra as seguintes etapas: – Realização de um inquérito junto dos clientes de cada entidade estudada; – Especificação e estimação de um modelo de Satisfação do cliente adequado a essas entidades; – Agregação dos resultados obtidos ao nível do setor e produção de informação sobre o conjunto da economia portuguesa. Pretende-se aplicar estes índices ao setor das águas de modo a que as entidades gestoras obtenham, entre outros benefícios, informação de gestão para atuarem em prol dos seus clientes, permitindo simultaneamente a criação de uma plataforma de validação dos resultados obtidos através de indicadores de desempenho.Item Aprender a lidar com as dificuldades emocionais, o centro de aconselhamento para estudantes(Edições Universitárias Lusófonas, 2001) Baptista, Américo; Pereira, Ana; Carvalho, Marina Alexandra Diogo; Lory, Fátima; Santos, Rita; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem The art of translation(Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Johnson, Samuel; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem A arte da tradução (tradução de José Manuel Lopes)(Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Johnson, Samuel; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Artes, Cultura e Comunicação: os novos paradigmas da repressão(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Pequeno, António Branquinho; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem «Às portas da lei»(?): reflexos do diálogo divergente entre West e Posner sobre as possíveis leituras de Kafka na perspetivação do homem perante o Direito(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Gaudêncio, Ana Margarida Simões; Centro Universitário Lusófona - LisboaConsiderando duas diferentes perspetivas acerca da relevância do Movimento Law and Literature na sua configuração Law in Literature, a de Robin WEST e a de Richard POSNER, especificamente confrontando as suas divergentes leituras de Franz KAFKA, o presente artigo propõe uma leitura crítica das consequências das correspondentemente conflituantes compreensões antropológicas para os problemas do sentido do direito e da posição do homem perante o direito.Item Avaliação crítica da CPLP - O projeto, seus mecaniismos e viabilidade política(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Mourão, Fernando Augusto Albuquerque; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem O banho e a higiene doméstica em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Conceição, Luís F. P.; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Barragens de Portugal: de Vilarinho da Furna à Aldeia da Luz, com passagem pelo Douro Internacional(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Antunes, Manuel de Azevedo; Duarte, Lucinda Coutinho; Reino, João Pedro; Centro Universitário Lusófona - LisboaO grande impulso para o sector eléctrico em Portugal surgiu nos anos de 1940, com a definição das linhas mestras da electrificação do país. Foi neste âmbito que, a partir da década de 1950, se realizou a construção de grandes empreendimentos hidro e termo eléctricos, nomeadamente em Vilarinho da Furna, Picote, Miranda do Douro, Bemposta e, finalmente, em Alqueva, com a submersão da aldeia da Luz. Vilarinho da Furna era uma das últimas e mais típicas aldeias comunitárias da Europa. Até que a construção de uma barragem pôs termo à sua existência, no princípio dos anos setenta. Mas parte do seu património, constituído pelas componentes histórico-cultural e socio-económica, conseguiu sobreviver. É esse património que os seus antigos habitantes, apesar de dispersos pelas partidas do mundo, se propõem salvaguardar e valorizar. Ao contrário do que aconteceu em Vilarinho, em substituição da velha aldeia da Luz, submersa pela Barragem de Alqueva, foi construída uma nova povoação. Mas a readaptação ao novo espaço envolvente, bem como a manutenção ou perda de uma identidade colectiva dos habitantes da Luz, reveste-se de grande impacto, na medida em que se tratou de uma imposição do Estado. Por sua vez, o caso do Douro Internacional é uma situação sui generis. Até certo ponto é a antítese de Vilarinho da Furna e da aldeia da Luz. A construção das barragens de Picote, Miranda do Douro e Bemposta não implicou a submersão de nenhuma aldeia. Por isso não envolveu a sua relocalização e também não teve impactos directos sobre as comunidades. Como apoio à construção destas barragens, foi edificado um conjunto de equipamentos colectivos. Actualmente, parte deste património está votado ao abandono. Nos bairros dos operários, as casas ou foram recentemente vendidas a forasteiros ou estão ocupadas por antigos funcionários, agora reformados. Da análise dos casos referidos, parece que o desenvolvimento baseado na construção de barragens, nos últimos cinquenta anos, é uma miragem para as populações afectadas.Item Canto/Contracanto: a paródia(Edições Universitárias Lusófonas, 2002) Rodrigues, Selma Calasans; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Características do trabalho, variáveis sócio-demográficas como determinantes da satisfação no trabalho na marinha portuguesa(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Cordeiro, Susana; Pereira, Fernanda; Centro Universitário Lusófona - LisboaEste trabalho estuda a relação entre, por um lado, as características do trabalho e as variáveis sócio-demográficas e, por outro lado, a satisfação no trabalho, num grupo de oficiais, sargentos e praças pertencentes à Marinha Portuguesa. Para a mensuração das variáveis utilizou-se uma adaptação do questionário Job Diagnostic Survey (Hackman & Oldhan, 1980) e o questionário Job Satisfaction Survey (Spector,1985), para as características do trabalho e para a satisfação no trabalho, respectivamente. As hipóteses procuram estudar as associações existentes nas variáveis em estudo, bem como a existência de diferenças estatisticamente significativas, no que diz respeito às variáveis satisfação no trabalho e antiguidade na instituição. Da análise efectuada aos dados obtidos, recorrendo a estatística multivariada, designadamente correlações e análise de variância, conclui-se existir uma associação positiva estatisticamente significativa entre as características do trabalho e satisfação no trabalho, verificando-se a mesma relação para as variáveis satisfação no trabalho e categoria. Na análise da associação entre as variáveis satisfação no trabalho, idade e antiguidade na instituição os resultados demonstram que o grau de associação não é estatisticamente significativo.