Mestrado em Ciência das Religiões
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Item A agenda 2030 e o assistencialismo das Instituições Particulares De Solidariedade Social - o caso do Grupo Espírita Batuíra em Portugal - análise das práticas de assistencialismo das IPSS e das ASS em articulação com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU(2021) Martinho, Solange Aparecida; Franco, José Eduardo, orient.Realizar um Estágio numa instituição religiosa de cariz espírita kardecista, foi um desafio que teve início nas leituras realizadas acerca da proposta dessa doutrina durante as disciplinas do curso de Mestrado em Ciência das Religiões, onde a investigadora pôde ter contato com as ideias do codificador da doutrina, Allan Kardec através de trabalhos científicos. Surgiu a partir daí, duas reflexões durante essas leituras: a primeira, diz respeito às propostas da doutrina enquanto visionária da transformação para “um mundo melhor” baseados na moral e nas boas práticas de caridade aos mais necessitados, sendo que esta “caridade”, não se restringe, segundo os seus adeptos, às necessidades de ordem material, mas sim, ela deve ir além disso, ou seja, ultrapassar este lugar no ser humano e seguir para o não-lugar que cada um traz em si, aquele não-lugar que é o oculto, que é particularmente invisível em cada um. Por outro lado, ainda que de modo equidistante do espaço religioso, temos os pressupostos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas que preconiza também uma mudança no mundo através da participação de todos os seres humanos enquanto cidadãos que convivem no mesmo espaço terrestre, convidando-os a esta “transformação” interna e externa, que é expressa materialmente no documento: “Transformar o Nosso Mundo: a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis”. O objetivo deste estudo foi descrever, analisar, compreender e interpretar as atividades das Instituições Espíritas Kardecistas elegidas na amostra em articulação com os ODS. É uma investigação de estudo de caso, qualitativa, apresentada em forma de Relatório tendo como fonte direta três Instituições Particulares de Solidariedade Social com origem no Brasil, e extensão em Portugal: a Associação Frei Fabiano de Cristo, o Grupo Espírita Batuíra e a Verdade e Luz Editora e Distribuidora Espírita, filiadas na Federação Espírita Portuguesa, bem como enquadradas na Lei de Base da Economia Social e Solidária do Terceiro Setor da Economia. O resultado deste trabalho foi a verificação de que a filantropia da proposta Espírita em articulação com as suas atividades contribui de forma significativa com os Cinco P´s da Agenda 2030.Item Os ‘Anawim’ de deus : “os pobres de espírito” no Novo Testamento e sua influência na teologia da Madre Teresa de Calcutá(2023) Andrade, Maria Dolores Santos de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Boscaglia, FabrizioEsta dissertação propõe investigar os ‘Anawim’ de Deus, ou ‘os pobres de espírito’, com especial enfoque no Novo Testamento, temática que é frequentemente equivocada como referindo-se exclusivamente aos pobres economicamente. A análise evidencia que Jesus, ao personificar o verdadeiro ‘anaw’ dos ‘anawim’, clarifica esta distinção e amplia a compreensão do termo, elevando-o a uma característica essencial para a entrada no reino dos céus. Além disso, Jesus ensina e incentiva os seus discípulos na prática do amor e da caridade, em obediência aos seus mandamentos. Estudar a trajetória dos ‘anawim’ de Deus, os seus desafios e conquistas, confirma que o ensino e o exemplo de Jesus Cristo projetam uma imagem de simplicidade e despojamento. Os discípulos foram co-participantes do trabalho desenvolvido por Jesus aos pobres e deram seguimento aos seus ensinamentos.O apóstolo Paulo, cuja vida foi transformada ao tornar-se um ‘anawim’, enfatiza em várias das suas epístolas a importância do cuidado para com os pobres. Este estudo explora também as influências dos ‘anawim’ de Deus na teologia de Madre Teresa de Calcutá. Reconhecida internacionalmente como a mãe dos pobres, Madre Teresa, através da sua fé e trabalho social, fundou a organização Missionárias da Caridade em Calcutá. Através desta organização e de inúmeros voluntários, tem prestado assistência a pobres e enfermos em diversos países, influenciando e ajudando muitas pessoas, independentemente da religião, raça ou classe social. Esta dissertação, portanto, busca não apenas elucidar a verdadeira essência dos ‘anawim’, mas também demonstrar o impacto duradouro dos seus princípios na prática da caridade cristã ao longo da história, com particular ênfase na vida e obra de figuras influentes como os apóstolo, Paulo, Dorcas e Madre Teresa de Calcutá. Palavras- chaves: Anawim de Deus, pobres de espírito, Novo Testamento, madreItem Arte no Candomblé: uma leitura feminina das obras de Neves e Sousa(2022) Martins, Natasha Ferreira; Pinto, Paulo Mendes, orient.Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre a performance ritual do Candomblé a partir das experiências corporais de mulheres que integram a religião. Como fio condutor da narrativa elaborada, foram usadas obras do artista e etnografista português Neves e Sousa, consideradas aqui como iconografias históricas. Para o Candomblé, a arte é o meio por onde as memórias são passadas, sendo também, a chave essencial de todo ritual para atrair e manifestar o sagrado, que nesta cosmovisão, são reconhecidos como Orixás. Entre todos os elementos artísticos que compõem o Candomblé, tais como dança, teatro, música, ornamentária, vestimenta, gastronomia e outros, o destaque está no corpo, pois é ele quem manipula os saberes e recebe seus deuses. Assim, sendo esta uma religião tradicionalmente matrifocal, percebeu-se na literatura a necessidade de abordar as experiências corporais e místicas, que partissem de olhares propriamente femininos. A proposta levantada não almeja concluir, mas sim abrir espaços para reflexões sobre como no universo de terreiro, arte e religião mesclam-se e desenvolvem-se junto dos movimentos sociopolíticos brasileiros ao longo do tempo. Performance Ritual, Candomblé, Arte, Feminino, CorporalidadeItem O atual papel da mulher na Igreja Evangélica em Portugal : o caso da II igreja Batista do Barreiro e da igreja O Renovo(2023) Oliveira, Raquel Maria Nunes Rodrigues de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; RIBEIRO, LIDICE MEYER PINTOO presente trabalho tem por objetivo, investigar o atual papel das mulheres na igreja Evangélica em Portugal, e a forma como ela foi e continua a ser tratada historicamente, bem como a importância de inseri-la como sujeito da observação. A pesquisa não só observa o papel atual da mulher na igreja evangélica em Portugal, mas também, visa promover um debate mais interno na observação e prática real, pois muito do que é aparente não corresponde à vivência das intituladas ‘liberdades’ e ‘direitos’ conquistados. Para tal, procurou-se responder a três questões cruciais. 1. Em que ministérios pode a mulher ser envolvida. 2. Que papéis podem as mulheres assumir na família e na sociedade. 3. Quais, se há algumas, as posições de autoridade que as mulheres podem desempenhar na igreja. A hipótese apresentada é que a despeito do impacto social do feminismo nas últimas décadas que provocou um aumento da presença feminina no espaço público a igreja manteve a mulher aquém das posições de liderança e autoridade governativa fora dos padrões assumidos pelo caráter de liderança no período do Novo Testamento. O papel do homem, na igreja, ainda continua a prevalecer e a impor-se com um tom de dominância patriarcal, apesar de alguns avanços. Utilizam-se textos, pesquisas e análises que procuram evidenciar a trajetória e função da mulher em diferentes tempos, particularmente, na igreja evangélica, descrevendo o seu papel principal, o trabalho e as transformações que são necessárias para que a igreja comece a tratar a mulher sob um novo olhar. Faz-se também uma pequena referência ao pensamento de alguns estudiosos sobre o papel da mulher, a sua influência, e a sua importância, na busca pela tão almejada igualdade. Apresenta ainda, reflexões sobre o papel da mulher em diversos períodos e segmentos da igreja. Como estudo de caso, examinou-se a II igreja Batista do Barreiro e da igreja de O Renovo através de inquéritos aos pastores principais das igrejas, que esclarecem as suas posições a respeito do papel atual da mulher na igreja. Os resultados são interessantes pois, se de um lado observamos um manter a mulher num condicionamento tradicional com a continuidade da masculinização, sempre sustentado por uma exegese bíblica condicionada e até faltosa, pelo outro lado existe uma liberalização, mas que na prática não se traduz numa totalidade. Há evidências bíblicas e históricas de que, não só a igreja primitiva de Atos dos Apóstolos, como também as posteriores comunidades cristãs, não só sofreram a influência feminina como estiveram a cargo de mulheres. Priscila, Lídia, Febe ou Junia são alguns exemplos de mulheres, dentre outras, que estiveram ‘na frente’. Elas não estiveram retidas no diaconato, diakonos1, feminino (que alguns líderes advogam como um grande avanço na liberdade da mulher na igreja) mas exerceram papéis de liderança, pregação, governo e expansão, sendo uma delas a muito discutida Junia, Iounian, (que todas as traduções mais antigas consideram apenas como feminina), tendo exercido o apostolado cujo ofício não era restrito aos Doze iniciais, como não o foi o apóstolo Paulo. Na atualidade, embora haja uma pretensiosa preocupação no discurso oficial da Igreja, no que respeita à dignificação da mulher em geral, no contexto dos valores cristãos, o problema reside na prática. Ao observar-se, a forma como esses valores têm sido aplicados há uma falta de maior empenho em fazer com que a mulher aceda a instâncias tanto de gestão como de governação. Nestes espaços a presença feminina é restrita senão ausente. A liderança feminina… está ligada a um homem – ser pensante, racional – para direcionar a mulher – dotada de sentimentalismo e emoções – à liderança. As linhas sugerem um princípio de divisão entre masculino – ativo – e feminino – passivo – e, por conseguinte, uma hierarquia fundamentada na divisão de género (Neto, 2016:101). A mulher é mantida no ‘seu lugar’ tradicional e retida no que não deveria de ser. Observa-se a continuidade da masculinização, que é defendida por muitos, acerrimamente, sustentando essa posição com passagens bíblicas fora de contexto e numa exegese bíblica totalmente distorcida, como no caso de 1 Timóteo 2:122 ou 1 Coríntios 14:33-353, advogando que a Bíblia realmente proíbe papéis de liderança e, logo, governo na igreja. Palavras chave: História. Igreja Evangélica. Papel atual das mulheresItem O Caminho de Abraão como contributo para a paz entre judeus, cristãos e muçulmanos(2019) Moura, Francisco Nunes de; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho tem como objetivo apresentar um Relatório do Projeto “O Caminho de Abraão” como Contributo para a Paz entre Judeus, Cristãos e Muçulmanos, desenvolvido pelo autor, a partir de um trabalho prévio no terreno, de organização de duas peregrinações ecuménicas à Terra Santa, em 1995 e em 2005. Procurando sistematizar e tornar acessível ao público, sem perder o rigor e a profundidade histórica e antropológica, o projeto visa criar no futuro uma trilha de peregrinação ao Médio Oriente e ao Egito, seguindo os passos do profeta Abraão e do seu clã, pai na Fé para judeus, cristãos e muçulmanos, portanto, enquanto figura que une os três monoteísmos. Além do objetivo comercial, esta rota tem como principal finalidade dar um pequeno contributo, para o caminho da conciliação e pacificação do Médio Oriente, ao fortalecer pontes entre as culturas e as religiões abraâmicas, e fomentando o próprio desenvolvimento económico dessas regiões. Entre outros aspetos, o projeto materializa-se num roteiro descritivo dos locais que a tradição judaica acredita ter sido o itinerário percorrido há cerca de 3 800 anos pelo clã do Patriarca Abraão. Procurando fazer jus à classificação do Turismo como a “Indústria da Paz” este trabalho apresenta uma valiosa auscultação aos líderes religiosos sobre a pertinência da peregrinação, através de um questionário. O interesse demonstrado pelos representantes constitui uma garantia de viabilidade do projeto, a partir do momento em que esteja estabelecida a paz no Médio Oriente.Item Complexo mítico da nova identidade portuguesa de matriz republicana: refundação de Portugal/reconversão mítica(2013) Freitas, Rogério Alves de; Ferreira, Nuno Estêvão, orient.O mito da República e do novo cidadão republicano em Portugal foi um projeto que assentou na ideia de identidade, tendo para tal urdido uma reconstituição da história e da tradição portuguesa. Tal desiderato surgiu muito na linha do que fora a República em França mas, sobretudo, de um modo subjacente, na linha dos mitos primordiais, ritualizados na forma utópica de uma República ideal. A nova identidade portuguesa, de matriz republicana, foi engenhosamente elaborada por um conjunto de intelectuais e políticos irmanados e convencidos da cientificidade do projeto que resultaria na transformação de uma sociedade portuguesa decadente. A identidade impôs-se na memória, nos afetos, na educação, nos tempos, nos espaços, nos ritos… a identidade confundiu-se, no fundo, com o regime que, já antes de o ser, se assumiu como herdeiro do passado glorioso e mitificado e, ao mesmo tempo, representante direto do presente e do futuro promissor de Portugal. O ideal republicano gerou no seio da sociedade uma identidade que se consubstanciou nas ritualidades cívicas.Item Os conflitos da liberdade religiosa em Angola na perspetiva dos direitos humanos : estudo de caso paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola(2023) Jorge, Edson Maria Sebastião; Lino, Brissos, orient.Procurámos debruçar-nos sobre os conflitos de liberdade religiosa em Angola na perspectiva dos direitos humanos. Para isso elaborámos um estudo de caso na Paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola.Em termos comparativos comprovou-se ao longo do trabalho que apenas 84 confissões religiosas estão reconhecidas pelo Estado, privilegiando as relações bilaterais apenas com as confissões religiosas reconhecidas juridicamente.Deste modo foram deixadas de fora cerca de 2.000 confissões religiosas, que permanecem ilegais mas existemsem reconhecimento oficial. Terão que aguardar pela obtenção do reconhecimento jurídico, caso cada uma delas consiga recolher as 60 mil assinaturas dos fiéis exigidas, sendo essa a principal razão dos conflitos de liberdade religiosa em Angola, mas como se compreende é muito difícil uma nova confissão religiosa alcançar este número. Palavras-chave: Conflito, Culto, Liberdade, Religião.Item O contributo da igreja local para a construção de relações sociais eficazes : o caso da Paróquia Emanuel, em Cabinda(2024) Nzinuno, Elias Buya Di; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Lino, José Manuel BrissosA igreja, enquanto comunidade de fé, pode e deve ser um espaço vocacionado para a promoção da harmonia conjugal, sendo a sua falta um dos grandes problemas da sociedade contemporânea. A família reveste-se de uma enorme importância na tradição africana, portanto, os líderes religiosos do continente interessam-se em encontrar estratégias para ajudar a consolidar as relações conjugais e familiares. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a situação específica da família cristã angolana, particularmente em Cabinda, de forma que as igrejas locais possam cumprir a sua função, no sentido de encontrarem instrumentos de acção prática, que vão ao encontro das necessidades actuais e ajudem a promover relações eficazes. Palavras-chave: Aconselhamento, Família, HarmoniaItem A deterioração da liberdade religiosa em Angola entre 2002 e 2019(2023) Barros, Pedro Songo; Lino, Brissos, orient.Este estudo sobre a deterioração da liberdade religiosa em Angola, aborda a pro-blemática que ocorre em torno do tema referente aos acontecimentos que se estendem desde ano 2002 até ao primeiro semestre de 2019, por serem períodos marcantes. Em 2002, foi assinalado o memorando de paz possibilitando cada cidadão ser possuidor da liberdade de expressão em diferentes campos de actuação no contexto social. Após a in-dependência, em 1975 até à data existem 84 igrejas legalizadas, ao passo que ainda veri-fica-se mais de 2.000 confissões ilegais, fruto de inúmeras políticas burocráticas existen-tes no processo de legalização das congregações. O Estado, um número elevado de fiéis e outras recomendações viabilizando deste modo com que haja aumento gradual do in-cumprimento legal por parte das igrejas. No ano 2004, havia sido criada Lei que permitia o reconhecimento oficial de novas igrejas, aumentando consequentemente a multiplica-ção de seitas religiosas. A dissertação em estudo serve de instrumento-base, para que o Governo se preocupe atentamente sob a importância da proliferação das igrejas no quoti-diano angolano. Nomeadamente a convivência pacífica entre práticas, crenças espirituais e denominações religiosas independentemente da origem social e étnica, condena práticas erradas recorrentes dentro das novas e antigas confissões religiosas, casos como acusar crianças as práticas de feitiçaria e outra acção reprovável assenta no uso da fé como ne-gócio para o enriquecimento pessoal. Palavras-chave: Religião, Deterioração, Proliferação, Liberdade, Seitas.Item A evolução da catequese muçulmana em Portugal(2021) Ismael, Rachid Daud; Pinto, Paulo Mendes, orient.A história do nosso Mundo e das nossas sociedades conheceram, no passado, momentos e épocas de uma profunda mudança. Atualmente, o rápido desenvolvimento e disseminação da informação levou a que a sociedade vivesse numa crescente ansiedade, assim como contribuiu para que as pessoas procurassem a felicidade em bens materiais. Este fenómeno é descrito como o hiperconsumismo. É notório um enorme pendor para o digital baseado no materialismo e que apesar de acalentar um contentamento imediato, apenas proporciona uma satisfação momentânea que se traduz num sucesso intrínseco e unicamente conexo a conceitos económicos. Por outro lado, existe uma corrente que procura não comprar a felicidade em sentido puramente económico, mas em adquiri-la de uma forma natural e duradoura, que permita alcançar o verdadeiro sentido de ‘ser feliz’. O presente trabalho destrinça e caracteriza a forma como a Comunidade Muçulmana Portuguesa encarou este fenómeno emergente no seu seio, recorrendo para tal à adoção de uma alternativa baseada na aprendizagem e instrução da vertente ‘espiritual’. Vertente esta imbuída desde a infância e ao longo de toda a vida, que proporcionasse com isso, uma forma real e verdadeira de sentir a felicidade. Nesse sentido, a adaptação dos ensinamentos dados pela formação religiosa muçulmana, que no presente trabalho será designada com o termo de ‘Catequese Muçulmana’, à realidade atual revelou ser uma importante ferramenta cuja relevância demonstrou ter desempenhado um papel fulcral na procura de soluções que alimentassem a alma e o espírito visando uma satisfação e felicidade profundas e duradouras.Item A fatalidade do diálogo Estado-Religião : registos identificados em vários dos contextos históricos da Monarquia e da República Portuguesa, da Modernidade ao Tratado de Lisboa(2010) Oliveira, Rui António Costa; Pinto, Paulo Mendes, orient.Neste trabalho, propomo-nos elencar os vários «instrumentos políticos» de que se têm socorrido, de uma forma geral, o Poder instituído, e, de uma forma particular, o Estado Português, para a regulação das relações de carácter religioso dos cidadãos, entre si – nas suas várias expressões confessionais – e entre estes e o Estado – na diversidade dos canais institucionais de comunicação e de interacção. O enfoque é o da realidade nacional portuguesa, desde a Modernidade (de uma forma pontualizada) e o período que decorre da promulgação da Constituição Portuguesa de 1976 até à assinatura do Tratado de Lisboa, em 13 de Dezembro de 2007, que criou a União Europeia, e que entrou em vigor em 1 de Dezembro de 2009. Identificam-se, neste caso, os passos, os instrumentos legislativos e os organismos estatais, expressamente criados para o estabelecimento de normais condições de convivência social nos domínios do religioso, não perdendo de vista a tensão imposta pela questão interpelante (aparentemente paradoxal) dirigida ao Estado secular – neste caso, o Português –, que se caracteriza pela sua pretensa independência e separação total das instituições religiosas, e se vê inevitavelmente obrigado a legislar sobre matéria do âmbito religioso, a fim de regular os espaços de diálogo e de inter-relação, entre esses dois universos: o da crença e o da laicidade.Item O fenómeno religioso em A Cor da Romã : elementos para construção de uma identidade arménia(2022) Bogossian, Gabriel Gouvêa; Pinto, Paulo Mendes, orient.Tomando como linha de pensamento a análise do fenómeno religioso dentro da jornada do povo arménio, este trabalho visa apontar alguns dos elementos formulados ao longo dos séculos, instrumentos de construção de identidade e alicerce indissociável da cultura nacional, enquanto veículos unificadores. Indicar caminhos para efetivação do diálogo inter-religioso faz-se também presente, no sentido de utilizar exemplos do contexto pertencente ao coletivo arménio, para observar como os símbolos e identidade integram a ecologia dos povos. A fim de maior compreensão, será traçada uma linha do tempo histórica, com os acontecimentos geopolíticos que moldaram a forma de viver da região do sul do Cáucaso, percebendo como a vida no verdadeiro centro do mundo é marcada pela busca de preservação identitária, à medida que sobrevive e valoriza a troca, seja por expansão ou pressão. Seguidamente, o estudo se aprofundará nos mitos originários e lendas nacionais que definem a identidade arménia, ao passo que se indicarão antigas divindades pré-cristãs, tão presentes até os dias de hoje, tal e qual os procedimentos de conversão ao cristianismo e o papel da Igreja Apostólica Arménia na vida cultural e social. Por fim, debruçando na obra de Sergei Paradjanov, A Cor da Romã, serão analisadas as similaridades entre o diretor e o herói de sua obra, o trovador arménio Sayat Nova, como refletores da vida transcaucasiana e a vivência de antigos ciclos do passado com o novo, na eternização dos símbolos e seus significados. Serão, portanto, apontados, elementos específicos presentes no longa-metragem que exemplifiquem detalhes característicos da identidade religiosa nacional arménia, com o objetivo de conseguir definir a multiplicidade singular da armenidade.Item A história do Mormonismo em Portugal(2022) Moreira, Joaquim Jorge Oliveira; Lino, Brissos, orient.Este trabalho académico tem o objetivo de desenvolver o conhecimento sobre a jornada d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, seus princípios e doutrinas. Além de uma introdução em relação à sua posição religiosa a nível mundial, a dissertação instruirá sobre o seu início em Portugal, o seu crescimento e a sua influência religiosa no país que tem surpreendido académicos, religiosos, políticos, jornalistas, sociólogos e investigadores na área das ciências das religiões. A transição política ocorrida após o 25 de Abril de 1974 abriu as portas para o progresso da liberdade religiosa em Portugal. Durante o processo, alguns membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dos Estados Unidos da América, que residiam em Portugal, exerceram alguma influência junto do governo português nesse processo legislativo, para auxiliar a aprovação da liberdade religiosa, de forma a criar um país aberto, um país livre. Todos os processos para fazer crescer a religião da Igreja de Jesus Cristo e a liberdade para todas as outras religiões foram seguidos, e com o auxílio do Ministro da Justiça, foi incentivada a abertura de Portugal a uma nova religião e fé. No decorrer da investigação, é surpreendente constatar como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se tornou a segunda igreja cristã mais proeminente em Portugal, sendo que além de ser uma igreja recente em comparação a outras mais entranhadas na história de Portugal, existia uma aversão à restrição do sacerdócio aos negros, à polémica doutrina da poligamia e à origem da sua base como igreja, que seria os Estados Unidos da América. Sendo a Igreja Católica Apostólica Romana a religião cristã mais representativa em Portugal, sempre se cogitou que as igrejas Evangélicas tinham mais preponderância para crescer e vincar no país devido à totalidade dos seus fiéis. Constato que no conjunto das igrejas que compõem a Aliança Evangélica, é uma realidade que o seu peso social no país é substancial, mas na separação individual de cada confissão religiosa, é uma realidade factual que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é a segunda igreja cristã com maior número de fiéis, sendo um total de 40.941 membros. Como resultado do que foi mencionado acima, este trabalho reflete uma investigação profunda de como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias surgiu, se estabeleceu, organizou, cresceu, e solidificou como instituição religiosa no mundo, mas especialmente em Portugal, apesar das suas doutrinas e tradições religiosas cujas crenças opunham a visão tradicional de certos conceitos em relação à Trindade e às escrituras, ainda mais sendo algumas delas antagónicas à cultura e credos existentes no país. Este trabalho académico vai refletir também sobre as tradições religiosas, culturais e socias que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias importou para o país e para os seus membros; privilegiando a diversidade dos membros, a sua integração social, uma instrução para suplementar uma mudança comportamental dos seus membros no que diz respeito à moralidade, ética e fé. E que, desse modo, ambicionavam amparar os membros da Igreja. Uma das novidades que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias introduziu no país foi uma teologia singular, comparada com as outras crenças cristãs existentes em Portugal. Entre outras diferenças, a igreja incorporou outras formas de pensar sobre a Fé em Jesus Cristo, a doutrina da Criação, a expiação de Cristo, a ressurreição, um conceito sobre a doutrina da Graça, bem como uma compreensão mais ampla do plano de salvação, onde podemos perceber de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos depois de morrermos. Além da explicação da doutrina e procedimentos, analisarei como as doutrinas se diferenciam de outras religiões cristãs no país. Sendo elas o cristianismo católico, ortodoxo oriental, protestante e evangélico. Sem dúvida que todas as religiões abraâmicas têm verdades, práticas, rituais e ordenações comuns em relação às suas crenças, mas é notório que este estudo vai também incidir no conhecimento, nas diferenças da exegese do texto sagrado e dar a conhecer a estrutura organizacional da própria igreja, que a leva a ser uma das instituições no mundo mais respeitáveis no que concerne ao trabalho humanitário e serviço ao próximo. Concluirei o trabalho ao elaborar como a reflexão da sua ideologia está presente num crescimento sustentado e constante através de um esforço missionário e um desejo de fazer uma diferença positiva no país.Item Humbaba (Huwawa), o terrível : o mito e o simbolismo por trás da figura mitológica(2022) Claro, Ana Sofia Lopes de Sousa; Pinto, Paulo Mendes, orient.Desafiámo-nos a trabalhar Humbaba (Huwawa), um terrível monstro mitológico, presente na Epopeia de Gilgameš (Tabuinhas II-V). O que se pretende com esta dissertação é analisar e compreender, a densidade simbólica em torno da importante figura mítica de Humbaba (Huwawa) da mitologia suméria. Os académicos conhecem no melhor pela sua presença na Epopeia de Gilgameš. Humbaba (Huwawa) um monstro terrível, um gigante, mas com o estatuto de guardião de um espaço sagrado. Quem é Humbaba, quem o criou, qual a sua função, qual a sua intenção e qual a sua representação. Pretendemos compreender, o porquê da necessidade de desafiar este monstro, resultando na sua morte, e perceber o respetivo resultado dessa morte, ou seja, o que ela realmente pode significar. Pretendemos compreender a relação, entre a morte de Humbaba, com a Revolução Neolítica (ou com o homo faber e a necessidade do domínio da natureza e da agricultura, como pano de fundo). Abordaremos a importância deste trio: Humbaba, Gilgameš e Enkidu, de forma a perceber, todo o enredo desde a relação Gilgameš e Enkidu, passando pelo desejo de se deslocarem à Floresta dos Cedros, o plano arriscado de aniquilação do guardião desse espaço sagrado, e o resultado desse encontro, assim como as suas consequências. Isto porque não falamos de uma floresta qualquer, e não falamos de um gigante, um monstro guardião qualquer. Humbaba (Huwawa) seria muito mais que isso, foi criado por um deus supremo, Enlil, tornando-o absolutamente legítimo de existir, e com um propósito. O que realmente morre, após esta ação dramática cometida pelo “Pastor de Uruk” e o seu companheiro Enkidu? Qual a dimensão dessa luta entre o herói (semi-deus), o homem selvagem (entretanto civilizado por Šamhat) e o gigante guardião, legítimo e crucial no espaço sagrado que protegia?Item Identidades compostas por múltiplas pertenças religiosas : um estudo de caso na Igreja Batista do Pinheiro(2012) Rodrigues, Jeyson Messias; Calazans, José Carlos, orient.A partir de um estudo de caso entre os membros e congregados da Igreja Batista do Pinheiro, a presente pesquisa problematiza questões relacionadas à experiência da vivência simultânea de diversas crenças e práticas oriundas de diferentes tradições dentro de uma mesma identidade religiosa. Abordamos questões como a construção sócio-cultural das identidades; a imbricação da alteridade na formação do Si Mesmo; e a relação entre contemporaneidade, hibridismo cultural e sincretismo religioso. Considerando tais discussões, abordaremos o fenômeno das identidades religiosas inclusivas, a partir de uma perspectiva sociológica e da Ciência das Religiões, privilegiando, algumas teorias acerca do papel da religião na contemporaneidade, além e das possíveis causas e efeitos dessa orientação sincrética que vem crescentemente marcando o terreno das identidades religiosas. Trata-se de um esforço no sentido de atentar às vozes de alguns teóricos contemporâneos sobre o tema das identidades plurais, articulando-as aos dados obtidos em pesquisa de campo, a fim de entender como os sujeitos que vivenciam esse fenômeno articulam suas diferentes e às vezes divergentes identificações dentro de sua inclusiva identidade religiosa, e com o meio onde se inserem.Item A Igreja Evangélica Judaizante - Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus : – sob a ótica da doutrina dos apóstolos na igreja cristã primitiva do século I : estudo de caso(2021) Borges, Walter Souza; Lino, Brissos, orient.Com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus aos céus, narrado pelos evangelistas do Novo Testamento, após uma breve ausência de liderança, os apóstolos e discípulos escolheram Tiago (irmão de Jesus), Pedro e João para liderarem o movimento messiânico que nascera com Jesus. Os seguidores desse ministério de Jesus eram todos judeus e ficaram conhecidos como nazarenos ou o caminho. A princípio eles não tinham a pretensão de formarem uma nova religião, eram na verdade, um movimento judaico de renovação teológica do judaísmo, para tanto, seus primeiros seguidores observavam as leis mosaicas, a torá e as festas judaicas. Com a conversão de Paulo de Tarso e sua autodenominação de ser o apóstolo dos gentios, houve uma ruptura nos ensinamentos dessa ordem, expandindo-se e adaptando aos não judeus. A doutrina pregada por Paulo de Tarso em seu trabalho de evangelização pelo império romano levou com que esses novos adeptos de Jesus ficassem conhecidos como cristãos e se afastassem definitivamente da sua essência teológica inicial. Com a transformação do cristianismo em religião do império, os nazarenos remanescentes foram considerados hereges, tanto pelos judeus quanto pelos cristãos e no decorrer dos anos, desaperecem da história do cristianismo. No século XX, surgem movimentos evangélicos de retorno às raízes judaicas do cristinismo, fazendo com que o Judaísmo e Israel retornem-se ao centro dos acontecimentos escatológicos bíblicos. Os membros desses movimentos evangélicos se dizem judeus por adoção, através de Jesus, outros ainda se declararam descendentes sanguíneos dos judeus conhecidos como cristão-novos ou criptojudeus. Desse modo o trabalho apresentado, utilizando-se da metodologia qualitativa com uma abordagem de estudo de caso e com o objetivo principal de analisar a igreja judaizante: Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus da cidade de São José do Ribamar no Maranhão, sob um olhar da doutrina dos Apóstolos na Igreja Primitiva do séc. I. Buscou as variantes e as igualdades simétricas da filosofia, cultura e teologia que estavam perdidas ou escondidas de forma não intencional em documentos, nos ideais dos seus líderes e no dia-a-dia dos seus associados e membros.Item Igreja ou comunidade? : o caso da comunidade batista acreana(2023) Oliveira, Hildomar De Jesus Pinheiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Lino, José Manuel BrissosA Igreja Cristã, como um movimento humano, passou por profundas mudanças eclesiásticas, políticas, teológicas, doutrinárias e linguísticas, como um organismo que precisava reinventar-se ao longo da história. Considerando esse cenário de transformações, a Comunidade Batista Acreana insere-se no mercado religioso acreano como uma via alternativa em um mercado religioso marcado por matizes católica, protestante reformada, pentecostal e neopentecostal. Para justificar sua inserção religiosa, cultural e social no mercado religioso acreano, rompe com a nomenclatura histórica de se denominar uma igreja batista para ser uma Comunidade Batista Acreana. O modelo proposto foi o resultado de uma pesquisa histórica e comparativa dos padrões eclesiásticos que a Igreja Cristã desenvolveu e adaptou ao longo de sua história, justificando a não existência de uma única expressão de ser igreja. Por outro lado, o universo religioso na pós-modernidade é volátil, plural e não se apega aos paradigmas religiosos do passado. Tendo em vista estas considerações, a Comunidade Batista Acreana justifica sua inserção religiosa, cultural e social no mercado religioso acreano. Palavras-chaves: Igreja, Modelo, História, Comunidade, BatistaItem A importância da escola bíblica dominical na Igreja Assembleia de Deus para o bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão(2021) Silva, Jorge Murilo Barbosa da; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho parte da preocupação acerca da necessidade de uma orientação educacional religiosa, a importância da Escola Bíblica Dominical. Os resultados são obtidos a partir de uma pesquisa realizada através da coleta de dados na Escola Bíblica Dominical na Igreja Assembleia de Deus, localizada no bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão, Brasil, situada em uma comunidade rural. Na análise sistemática são apresentadas respostas à seguinte indagação: considerando a importância da fundamentação histórica para o entendimento dos objetivos atuais da Escola Bíblica Dominical e considerando a atuação no objeto de estudo, é possível afirmar que além de tudo que a EBD promove a função social de integração entre as pessoas da comunidade? Descreve-se a metodologia como sendo bibliográfica, descritiva, inferencial e qualitativa, visto que analisa, descreve e relata as características dos membros dessa igreja bem como de que forma essa influência e impacta a sociedade do bairro Nova República e adjacências. Em resultados, constata-se que a igreja atua com seus professores e isso gera um impacto direto na sociedade local. A problematização é respondida quando os dados mostram que é possível desempenhar o papel social através de todos os benefícios da EBD, além de promover a integração na área de estudo, com ênfase nos calendários festivos da comunidade.Item A importância da religião no processo de reinserção do detento à sociedade, contextualizando o município de Lagoa da Prata - MG. Brasil(2019) Oliveira, Valeria Rodrigues de Almeida; Lino, Brissos, orient.O sistema prisional do Brasil, que tem suas raízes em 1700, continua ao longo de mais de trezentos anos, devido a condições precárias, em muitos aspectos, incapaz de tratar o apenado com dignidade e respeito, vivendo o mesmo em condições desumanas no presídio. Embora a Lei de Execução Penal – LEP tenha instituído que a pena privativa de liberdade deva punir e recuperar o indivíduo percebe-se que diante dos elevados índices de violência e criminalidade presente no País, o sistema convencional não tem desempenhado bem sua função, no que diz respeito à humanização e recuperação do sujeito encarcerado, sua reinserção na sociedade é feita de forma inadequada. Em 1972 surge a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, um método alternativo, idealizado por Mário Ottoboni, através do qual o apenado tem seus direitos adquiridos, e sua reinserção ao convívio familiar, comunitário e fundamentado na Lei de Execução Penal e nos Direitos Humanos. Tem como um dos seus principais fundamentos a religião para recuperação do indivíduo. Procura tratar o detento como um ser humano portador de direitos e deveres, com o objetivo de reduzir a reincidência criminal, em busca da mobilização da população para minimizar a discriminação e o preconceito contra ex-presidiários.Item A importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra : o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria(2023) Santos, Conceição Domingos José dos; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho, tende de conhecer a importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra – o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria. O objectivo geral deste estudo é conhecer a importância da religião e das igrejas no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra, que serviu de base à análise na reconciliação e a preservação da Paz. Depois da guerra em Angola tudo indicava que a independência – em 11 de Novembro de 1975 – viria a produzir efeitos positivos como estabilidade social, paz e desenvolvimento. Para a elaboração da parte teórica, usou-se a metodologia bibliográfica, com recurso a obras estritamente ligadas ao ramo da religião e não só, com utilização do método descritivo. Em seguida, aplicámos um questionário de perguntas fechadas aos fiéis da paróquia, o que permitiu desenvolver uma análise de dados tanto qualitativa como quantitativa. A apresentação, discussão e análise dos resultados da investigação permitiu então algumas conclusões no estudo de caso na Paróquia Imaculado Coração de Maria.
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