ECEO - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECEO - Dissertações de Mestrado por título
A mostrar 1 - 20 de 380
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Abordagem do internet marketing aliada ao comportamento do consumidor em Moçambique(2014) Mazivila, Gisela Elisa Paula; Gaspar, Fernando, orient.A presente dissertação procura compreender o grau de aceitação dos consumidores na comunidade moçambicana em relação à recente abordagem da internet nos meios de comunicação. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em avaliar o impacto do internet marketing no comportamento dos consumidores, assumindo como ponto de partida e suporte, estudos já realizados e aplicados em Portugal. Divagando sobre a problemática foi traçada a seguinte questão de partida para a investigação em curso: De que forma o aparecimento do internet marketing veio afetar o comportamento do consumidor atual em Moçambique? O uso da internet está a crescer rapidamente em todo mundo, assumindo deste modo um papel primordial no quotidiano dos consumidores e como consequência tem impulsionado a alteração dos seus padrões de consumo. O mesmo comportamento dos consumidores tem vindo a modificar a forma como o indivíduo vê a compra de bens e serviços, podendo dizer-se que o consumidor atual passou claramente a assumir as suas próprias escolhas, segundo as suas reais necessidades. Assente nesta tendência do meio digital, surge-nos um novo tipo de consumidor, mais autónomo, inteligente, exigente e informado, o consumidor 2.0. Como conclusão deste estudo, aplicado à realidade moçambicana, iremos constatar que apesar da crescente utilização deste novo método de comunicação o país e a população em geral ainda não estão preparados para esta nova abordagem do marketing.Item Absenteísmo no setor de nutrição em um hospital público de Belém - Pará, ano-2009(2011) Ozela, Ciléa Maria dos Santos; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O Setor de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, não se caracteriza como atrativo para a mão-de-obra, um dos indicadores para esse fato são os altos índices de absenteísmo. Desta forma, objetivou-se caracterizar o índice de absenteísmo em trabalhadores deste setor de uma instituição Hospitalar pública em Belém-PA no ano de 2009. A amostra foi composta por 63 funcionários. A coleta de dados foi realizada através pesquisa em documentos fornecidos pela instituição. Os dados foram analisados no Software Excel 2007 pertencente ao pacote Office 2007 da Microsoft. O estudo mostrou os elevados índices de absenteísmo no ano em questão principalmente nos meses de julho (9,7%) e setembro (8,9%), sendo que a maioria dos funcionários faltosos é do sexo feminino (81%) e o turno onde estas ausências são mais freqüentes corresponde ao turno da manhã (64,96%). Dentre os vários motivos de faltas, o maior percentual está relacionado à licença saúde. A taxa de absenteísmo mostrou-se como uma relação parcialmente completa, mas que permite uma referência para a intervenção tanto no aspecto preventivo de sua inserção quanto para reparar uma condição já instalada, fazendo-se necessário o desenvolvimento de estudos qualitativos e quantitativos sensíveis às diversas possibilidades de explicação.Item A actuação do enfermeiro como gestor na unidade de terapia intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas-Santarém-Pará-Brasil : um estudo de caso(2013) Miranda, Mónica Karla Vojta; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Estudo descritivo que teve como objetivo avaliar a atuação do enfermeiro como gestor da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Pena – HRBA, o qual obteve o selo de Acreditado em Nível 1 em 2012. Para a obtenção dos dados utilizou-se um questionário elaborado com 10 perguntas subjetivas e aplicado aos enfermeiros gerentes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva e CTI do HRBA. Verificou-se nesse estudo que são indivíduos na faixa etária de 25 a 45 anos, com predominância do gênero feminino, com especialização em áreas diversas da enfermagem. Na atuação no setor de gerência, os enfermeiros estabelecem prioridades, direcionando sua equipe para os atendimentos assistenciais complexos aos pacientes, ficando o trabalho burocrático para ser realizado por último. Os entraves relatados são a insatisfação e o desgaste no exercício da função de gerente da unidade devido ao excesso de funcionários sem experiência em UTI, falta de autonomia, dupla jornada de trabalho, excesso de burocracia entre outras situações que se tornam motivos de estresse. Concluiu-se que a atuação do enfermeiro como gerente se respalda na função assistencial ao paciente através de cuidados diretos e indiretos e na organização dos trabalhos burocráticos na Unidade de Terapia Intensiva.Item Alterações normativas e impactos estruturais em empresas de auditoria externa no contexto de Pandemia da Covid-19(2024) Lins, Gustavo Quintella Marreiro; Borralho, João Miguel C., orient.O presente trabalho tem como finalidade compreender os efeitos oriundos da pandemia de Covid-19 sobre a estrutura das firmas de auditorias, sobre as alterações que impactam as auditorias e, por fim, mapear as publicações produzidas acerca do futuro da atividade de auditoria externa, verificando as expectativas geradas por meio das informações obtidas junto a inquéritos a profissionais Conclui-se que as empresas de auditoria estavam preparadas para continuarem realizando seus trabalhos em um ambiente majoritariamente remoto; Não foram sentidos grandes impactos na estrutura organizacional ou financeira das grandes empresas; houve a implantação de novos procedimentos frente a crise de Covid-19; e foram acionados mecanismos de crise na salvaguarda dos profissionais e dos ativos destas empresas. A experiência do trabalho remoto da auditoria durante a pandemia impulsionou a transformação digital na auditoria financeira. Palavras-chave: Auditoria digital; Covid-19; Estrutura Organizacional; Impactos EstruturaisItem Análise à volatilidade do mercado da arte(2012) Ferreira, Telmo Emanuel Mendes Silva de Santos; Rosário, Carlos Eduardo Capelo Ramos do, orient.Um olhar breve para a história financeira internacional denota que, em períodos de crise ou até mesmo de depressão das principais economias mundiais, os investidores tendem a proteger os seus investimentos, muito para além dos usuais activos financeiros, como o caso das acções, obrigações, entre outros. A principal razão para tal é que, em termos empíricos, verifica-se que estes activos referidos apresentam uma elevada volatilidade, especialmente em momentos de grande turbulência nos mercados financeiros, em virtude da incerteza quanto ao futuro das economias mundiais. Assim sendo, a presente investigação realiza uma análise em torno da previsão de volatilidade dos activos associados a arte e, assim, pretende comparar com a volatilidade existente em torno dos índices ou mercados financeiros. Para tal, serão adoptados os modelos de heterocedasticidade condicional, com a finalidade de previsão de volatilidade marginal ou incondicional. A análise efectuada baseou-se na comparação da volatilidade marginal dos índices S&P 500 e DJ Euro Stoxx 50, representativos dos activos financeiros, face à volatilidade marginal das principais empresas (Christie´s e Sotheby´s) e do principal índice de arte (ArtPrice Global Index), representativos dos activos associados à arte. Os resultados evidenciam uma diferença significativa entre as volatilidades marginais ou incondicionais previstas, resultando numa menor volatilidade prevista incondicional dos activos de arte face aos activos financeiros.Item Uma análise ao processo de Certificação de Operadores Aéreos em Angola: um estudo empírico(2021) Alves, João Manuel Bravo; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de Mestrado é um estudo que tem como finalidade analisar, compreender e exemplificar o processo de certificação de um operador aéreo (COA) em Angola, por intermédio da inquirição dos diplomas legais usados na matéria e a sua conformidade com as recomendações e normas da ICAO. Para execução da mesma foi usada a metodologia qualitativa para atingir os objetivos definido, através da inquirição dos diplomas disponíveis e entrevistas realizadas a personalidades que já estiveram em contacto com o processo foi possível identificar que a AC-12-001B é o principal diploma usado na matéria e se encontra em conformidade com as recomendações internacionais. A indagação também tem como objetivo ser um estudo auxiliar para os profissionais, estudantes e empresários que desempenham ou tenham intenção de desempenhar funções na aérea aeronáutica visto que o mesmo estudo se demonstra capaz de descrever a complexidade documental e operacional aquando do pedido de emissão de um COA. Com o culminar do trabalho conseguiu-se atingir os objetivos da investigação propostas onde é possível verificar que na matéria de certificação Angola cumpre os preceitos internacionais registados nos Doc da ICAO 9626 e 8335 e de legislação interna o decreto lei 217/16, os NTA e a AC-12-001B.Item Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal(2023) Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.Item A análise aos relatórios integrados nas empresas portuguesas(2020) Carvalho, Violante Manuela Salvador; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A evolução dos relatórios de Sustentabilidade é uma realidade já reconhecida pelas organizações, como de extrema relevância para a sobrevivência e competitividade a médio e longo prazo. A presente dissertação visa relatar a análise dos relatórios integrados desenvolvidos pelo global reporting initiative (GRI), bem como, pelo internacional integrated reporting council (IIRC), tendo como objetivo auxiliar as organizações na elaboração dos seus relatórios e facilitar a sua interação com os «stakeholders», através da padronização dos conteúdos, e na divulgação da sua performance de forma mais objetiva e transparente possível. O presente trabalho é de natureza exploratória e tem como base uma análise onde mostra que o relato integrado é influenciado por diferentes fatores: responsabilidade social corporativa; relato ambiental e desenvolvimento sustentável; o relato económico, indo ao encontro das necessidades de informação dos investidores. As empresas divulgam este tipo de informações de forma voluntária, tornando-o num relatório integrado onde consta informação financeira e não financeira. Concluiu-se com este estudo, que nem todas as empresas fazem a mesma abordagem aos indicadores, visto que ainda existem algumas falhas na divulgação de informação. Se por um lado as empresas apresentam informações de aspetos de gestão mais relevantes, com um maior controlo na divulgação da sua visão, missão e estratégia de negócio, por outro lado na parte ambiental e social encontram-se mais diminutos os indicadores divulgados.Item Análise comparativa do modelo de negócio das companhias aéreas legacy vs low-cost : um estudo empírico aplicado à TAP Air Portugal e Easyjet(2019) Rocha, Diogo João Pereira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo analisar o modelo de negócio das companhias aéreas legacy e low-cost, desde as várias componentes que compõem a estrutura base das mesmas (gestão das aeronaves, tripulações, etc.), até às principais vertentes que regem o setor do transporte aéreo internacional (procura, oferta, concorrência, entre outros), aplicando como principal fonte de dados e informação, os resultados auferidos pela TAP Air Portugal e easyJet. Em termos da metodologia implementada, esta baseia-se essencialmente na aplicação de entrevistas (a dois profissionais do setor aeronáutico) e questionários (dando a conhecer a importância dada a certos fatores de escolha ao voar em determinada companhia aérea, do ponto de vista do passageiro comum), complementando a investigação com a utilização de ferramentas como o Estudo de Caso, a Análise Estatística e a Análise das Hipóteses Concorrentes. Relativamente à sua planificação, esta dissertação encontra-se delineada em oito capítulos, em que o primeiro se encontra dedicado à parte introdutória da mesma, do segundo ao quinto capítulo, é feita a revisão do estado da arte abordando tópicos relacionados com a gestão e estrutura de uma companhia aérea, a diferença entre os dois modelos de negócio abordados, a análise da regulação económica no transporte aéreo, entre outros. Os últimos três capítulos, abordam a metodologia de investigação utilizada, a análise dos dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente. Após a resolução do estudo, os principais resultados obtidos reiteram um possível equilíbrio (e até uma aproximação) entre os dois modelos de negócio abordados, num futuro próximo, sendo que a probabilidade de sucesso de determinada companhia aérea encontra-se bastante associada à capacidade da mesma em fornecer um serviço que possua o maior benefício em termos de qualidade vs preço, para o passageiro, mantendo os padrões de segurança o mais alto possível.Item Análise da educação empreendedora no processo de formação de novos empreendedores em uma instituição de ensino superior de Brasília, Brasil(2020) Santos, Mirizete de Jesus dos; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.A educação empreendedora é um tema abordado de forma recorrente, em que se destacam a importância socioeconômica, financeira, a geração de oportunidades e riqueza e sua conexão ao comportamento pessoal. Essa pesquisa teve como objetivo identificar se as ferramentas utilizadas por Instituições de Ensino Superior – IES no processo de formação dos alunos de Administração e Gestão de Recursos Humanos estimulam seus egressos a se tornarem empreendedores. O referencial teórico baseia-se em conceitos sobre temas: empreendedorismo, empreendedor e educação empreendedora. A metodologia da pesquisa ocorreu por meio de dados descritivos obtidos em levantamento de campo e por uma abordagem qualitativa na análise dos resultados. Aplicou-se questionário em uma amostra total de 116 alunos dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos de uma Instituições de Ensino Superior na cidade de Taguatinga, Distrito Federal. Na análise dos dados, identificou-se a forma de entendimento dos participantes sobre o conceito de empreendedorismo e a percepção dos acadêmicos sobre o seu desenvolvimento empreendedor com o auxílio da Instituições de Ensino Superior; a forma com que eles percebem as atitudes empreendedoras da Instituições de Ensino Superior e a forma com que a Instituições de Ensino Superior apresenta suas ações pertinentes ao tema. Concluiu-se que a educação empreendedora é uma importante estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Identificou-se que, na Instituições de Ensino Superior estudada, a promoção da cultura empreendedora é percebida pela maioria dos participantes, o que leva a um forte estímulo ao empreendedorismo após a conclusão dos cursos. Verificou-se que o tema da pesquisa é compreendido e potencializa o conhecimento de si mesmo como uma forma de comportamento empreendedor.Item Análise da eficiência do setor bancário cabo-verdiano e os seus determinantes(2022) Santos, Tiago da Conceição Vasconcelos dos; Soares, Eduardo Luís de Campos, orient.Esta dissertação tem como objetivo principal avaliar a evolução da eficiência do sector bancário Cabo-verdiano e identificar seus determinantes. A partir da questão de investigação: Qual o nível de eficiência técnica do setor bancário de Cabo Verde e quais são os determinantes da eficiência dos bancos comerciais que operam nesse setor?, desenvolveu-se 4 hipóteses, testadas, recorrendo a técnica não paramétrica Data Envelopment Analysis, orientada para input utilizando os modelos CCR e BCC. Para estimar a eficiência técnica, a eficiência técnica total foi dividida em eficiência técnica pura e escala, numa segunda fase identificou-se os seus determinantes. A análise desenvolve-se em três abordagens: intermediação, produção e rentabilidade, e cinco modelos com diferentes combinações input/output. A amostra inclui dados dos relatórios e contas anuais dos bancos no período 2007 - 2020. Os resultados obtidos, sugerem que o nível de eficiência técnica do setor bancário Cabo-Verdiano em geral, é médio, existindo margem para melhoria na otimização dos recursos utilizados. Conclui-se também que os determinantes que influenciam a eficiência dos bancos são a dimensão, a antiguidade e a estrutura de propriedade de capital. Com relação a concorrência do setor os dados obtidos não evidenciam a existência de uma relação direta com a eficiência.Item Análise da gestão carcerária no Presídio Estadual Metropolitano de Marituba-Pará, a partir da Lei de Execução Penal e a realidade do carcére(2015) Barros, Liliane da Silva; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo aborda a Política Criminal, o Sistema Penal e sua realidade, fazendo uma análise da gestão carcerária a partir do objeto pesquisado Presídio Metropolitano Estadual I – PEM I, procurou-se falar de forma abrangente sobre a problemática do Sistema Penitenciário como “universidade do crime”. Os defensores da perspectiva da recuperação argumentam que é possível, pela negação dos pressupostos de que ela é uma escola do sofrimento, desmontar a “Universidade do Crime” e construir as bases de um modelo penitenciário voltado para a reconstrução moral dos seus internos. Estes, a seu modo, são também vítimas de processos sociais perversos que antes da condenação, os incapacitam ao convívio social. Procurou-se observar se o PEM I está de acordo com que preconiza a Lei de execuções Penais n 7. 210/84. Para tanto foram realizados visitas afim de, coletar dados de gestão. Ao final, é exposta a metodologia utilizada na construção do trabalho, bem como a minha vivência no Presídio Estadual Metropolitano I, durante o período de pesquisa, enfatizando a interatividade com os técnicos da instituição e as entrevistas realizadas com os internos. São expostos, também, as tabelas e suas respectivas análises, que retratam os dados coletados na pesquisa. Concluindo, é colocada a impressão pessoal do que foi vivenciado no local da pesquisa e o apontamento de possíveis melhorias para adequação da Lei de Execução na objeto pesquisado.Item Análise da implementação e uso do balanced scorecard(2016) Pontes, Márcia Jurema Guimarães de Sousa; Capelo, Carlos, orient.O Balanced Scorecard (BSC) surgiu nos anos 90, a partir de pesquisas académicas, e apareceu como uma nova tecnologia de gestão que rapidamente foi difundida e passou a ser utilizada por uma extensa gama de organizações. O BSC é uma ferramenta de gestão que traduz a missão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve como base para um sistema de gestão estratégica. O objetivo do presente trabalho consiste em desenvolver um estudo sobre as dificuldades e limitações no processo de implementação e uso do BSC. Este estudo pretende responder as 2 questões de investigação que são: quais as principais dificuldades e limitações na implementação e utilização do BSC? E quais as medidas aplicadas para mitigar essas dificuldades e limitações? A metodologia aplicada é indutiva, com propósito exploratório e de natureza qualitativa, e seguiu uma estratégia da meta análise na qual se procedeu a uma análise dos resultados de 43 estudos de casos que apresentaram dificuldades e limitações na implementação e utilização do BSC em organizações. Os resultados do presente estudo mostraram várias dificuldades que foram agrupadas em 8 categorias sendo elas, a Cultura Organizacional, Motivação, Formação e Conhecimento, Comunicação, Indicadores e Metas, Alinhamento Estratégico, Recursos Limitados e por último, Envolvimento e Experiência dos participantes. As categorias Indicadores e Metas, Formação e Conhecimento, e Comunicação apresentaram maior frequência de dificuldades. Para superar as tais dificuldades e limitações as empresas apresentaram soluções para as colmatar, como, Formação dos funcionários, melhoria de comunicação entre os gestores e funcionários, reuniões frequentes, precisou de uma consultoria externa e alteração de planos estratégicos, e com isso, as empresas obtiveram resultados e bom desenvolvimento.Item Análise da incidência da formação especializada nos técnicos da hotelaria(2023) Morais, Ricardo José Morais; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Este trabalho estuda a forma como a indústria hoteleira tem vindo a gerir a evolução tecnológica no corrente processo de desenvolvimento das empresas de turismo. Pretende-se assim perceber que áreas têm sentido maior desenvolvimento ao nível da inovação tecnológica e de que forma os colaboradores têm sido atualizados de forma a corresponderem às exigências que estas alterações geram. Deste modo o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a corrente evolução tecnológica tem afetado os trabalhadores da indústria hoteleira através da análise da forma como as iniciativas de formação influem na preparação e utilização de ferramentas digitais com que trabalham regularmente. Para o estudo contribuíram 83 trabalhadores da indústria hoteleira da região de Lisboa através de resposta a um questionário elaborado para o objetivo em estudo. Os dados provenientes da amostra foram tratados em duas formas, por analise estatística simples, com recurso a gráficos para melhor demonstrar os mesmos e por analise estatística mediante o sistema GRETL para analise dos dados relativos às hipóteses levantadas. Finda a analise de resultados foi possível perceber que existe de facto uma relação entre o grau de dificuldade na utilização de ferramentas digitais face ao número de formações recebidas e à área em que cada pessoa trabalha. Por outro lado, não foram encontrada relação entre a faixa etária dos trabalhadores face à dificuldade sentida em operar ferramentas digitais ou ao número de formações que lhes são disponibilizadas. Por fim não foi também encontrada relação entre o grau de dificuldade sentido na utilização de ferramentas digitais face ao número de ferramentas usadas pelos inquiridos.Item Análise da literacia financeira no setor bancário angolano(2017) Vita, Emanuel Ventura; Alves, Paulo Fernando de Sousa Pereira, orient.A ANZ Bank (2011), definiu a Literacia Financeira como a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões eficazes em relação à utilização e gestão do dinheiro. Este é um conceito amplo que incorpora uma compreensão da economia e como as decisões dos clientes são afetadas pelas condições económico-financeiras circunstanciais. Este tema tem ganho cada vez mais enfâse no mundo face a sua importância e é um imput que nos ajuda a modelar a necessidade de sermos educados financeiramente para fazer face a variações dos resultados nas tomadas de decisões. Sendo assim, a escolha deste tema deve-se à escassez sobre a matéria de Literacia Financeira no setor bancário angolano, visto que até aos dias de hoje, apenas houve um guia de Literacia Financeira criado pelo Banco Privado Atlântico e um programa de educação financeira criado pelo Banco Nacional de Angola. E tendo em conta o crescimento do setor bancário em Angola, verifica-se cada vez mais a necessidade de ajudar os consumidores a tomarem decisões financeiras mais sensatas e promover assim a transparência e a eficácia dos mercados financeiros, visto que a realização deste estudo poderá assim contribuir para o preenchimento da lacuna de Literacia Financeira na banca angolana. Deste modo, a pergunta de partida para esse estudo prende-se em saber qual o nível de Literacia Financeira dos clientes do setor bancário Angolano? E para responder a essa questão, elaborou-se um questionário com 47 questões destinadas a todos os possíveis clientes do setor bancário angolano, a qual foi possível recolher 206 amostras para analisar os seus níveis de Literacia Financeira com base nos produtos e serviços detidos e os disponibilizados pela banca, bem como nos seus conhecimentos sobre todas as outras componentes de Literacia Financeira. Os resultados obtidos indicam que o índice de Literacia Financeira dos clientes do setor bancário angolano é fraco, havendo assim um longo caminho a percorrer para que essa situação seja revertida.Item Análise da parceria público-privada no terceiro setor por meio de recursos oriundos de renúncia fiscal no sistema único de saúde no Brasil(2021) Neves, Gabriela Furtado; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.O Brasil está inserido num contexto de restrições financeiras e orçamentárias que tem reflexos importantes na prestação de serviços públicos na área da saúde. Essa situação faz com que Instituições filantrópicas procurem soluções para se manterem ativas e apresentando resultados à sociedade. Uma das saídas encontradas é o estabelecimento de parcerias com o poder público, de modo a aproveitarem os benefícios financeiros originados de renúncia fiscal no contexto de programas governamentais. Fundamentando o trabalho de pesquisa foi realizado um levantamento de dados através da metodologia survey, compreendendo os períodos de 2012 a 2017, envolvendo 52 (cinquenta e duas) instituições com projetos em execução nos programas PRONAS/PCD e PRONON, entrevistas com 02 (dois) profissionais do Ministério da Saúde envolvidos com os Programas e 01 (um) colaborador de uma Instituição com projetos em execução pelo Programa PRONON. Do trabalho de pesquisa foi possível concluir que 75% das instituições que responderam ao questionário prestam serviços ao SUS no Brasil e nessas, 85% dos profissionais que avaliaram os Programas consideraram a parceria (Ministério da Saúde e Terceiro Setor) com alto índice de satisfação, mostrando que a renúncia fiscal como financiadora de Parcerias público-privadas é uma alternativa viável para gerar ações de saúde para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e para capacitar o pessoal especializado da área de saúde.Item Análise da propensão empreendedora e criação de uma empresa inovadora em construção civil: estudo de caso N2build(2016) Guterres, Sebastião David Marques Aparício; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.O presente trabalho de investigação tem como objetivo análise da propensão empreendedora em construção civil e na análise de uma empresa específica no mercado empresarial português, a N2Build, no âmbito dos temas principais do trabalho, o Empreendedorismo e a Inovação. Neste trabalho, para além de uma revisão teórica pertinente, foi feita também uma caraterização do estado geral do Empreendedorismo e Inovação em Portugal por forma a concluir acerca da atratividade do mercado português para a fixação de empresas tecnológicas no ramo da Engenharia Civil, da propensão empreendedora em alunos do Ensino Superior na área da Engenharia Civil e do processo de Empreendedorismo e Inovação da N2Build. Do ponto de vista metodológico, será feita uma revisão teórica por forma a definir concretamente Empreendedorismo e Inovação, caraterizando sucintamente o seu estado em Portugal. Neste contexto, através de uma amostra de 80 questionários, será analisada a propensão empreendedora de alunos do Ensino Superior na área da Engenharia Civil. Por fim, será analisada uma empresa N2Build, através de entrevistas estandardizadas à estrutura da empresa e a relatório e contas por forma a caraterizar as suas principais inovações e posicionamento no mercado. De acordo com os questionários analisados os resultados foram, 59% dos inquiridos consideram o mercado português um mercado atrativo para a implementação de novas empresas tecnológicas no setor da construção civil. 37% consideram o mercado português um mercado não atrativo e 4% não sabem/não responderam. 74% dos inquiridos tem vontade de no futuro criar uma empresa, motivados principalmente pela Realização pessoal/profissional com 74,07%, a Motivação económica com 51,85% e Desejo de independência com 48,15%.Item Análise da qualidade da gestão do atendimento no Programa Brasil Sorridente no Hospital Universitário João de Barros Barreto, na Cidade de Belém-Pa(2015) Sisnando, Andrêa Lisbôa; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo teve como objetivo geral analisar a qualidade da gestão do atendimento no Programa Brasil Sorridente, no Hospital Universitário João Barros Barreto (HJBB), na cidade de Belém-Pa. Adicionalmente, os objetivos específicos foram definir o perfil socioeconômico clientes dos atendidos; Estabelecer o grau de satisfação do atendimento; Analisar com gestor, colaboradores e usuários veem a gestão e verificar acessibilidade para o tratamento. A pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso, do tipo exploratório. A coletas dos dados se deu pela utilização de questionários auto-aplicativos. A amostra foi composta por usuários presentes na sala de espera e que tivessem sido atendidos a procedimentos clínicos ao menos uma vez, totalizando 100 usuários, 1 gestor e 12 dentistas que trabalham no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) - HJBB. As análises de dados foram tratadas estatisticamente através do Pacote Estatístico SPSS 19.0, e na analítica o teste do Qui-quadrado. Conclui-se que o estudo é de extrema importância para melhoria da gestão da qualidade de atendimento CEO – HJBB.Item Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência(2018) Damous, Amaranta Aldora da Cruz; Dias, Álvaro Lopes, orient.O presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência por turistas brasileiros, através de um estudo embasado nas teorias das motivações e os fatores ‘push’ e ‘pull’, na influência das experiências proporcionadas e como a autenticidade das atividades turísticas é percebida e pode contribuir na motivação e decisão de compra do consumidor viajante. Para esta dissertação foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório baseada na revisão da literatura e diversos estudos que pudessem auxiliar na abordagem aos conceitos das variáveis Motivação, Experiência e Autenticidade, suas dimensões e vinculações ao turismo. Numa segunda etapa, fez-se necessário uma análise quantitativa, através de um questionário online elaborado com questões relacionadas aos motivos de viajar, aos atributos do destino, a importância das experiências e como a autenticidade é percebida pelos viajantes. Os resultados apontam que as experiências vividas em um destino turístico possuem uma grande influência na decisão de compra, pois estas experiências estão ligadas ao desejo interno do indivíduo e devem proporcionar lembranças boas e inesquecíveis daquele local, e indicam que a experiência autêntica é importante porque proporciona novos conhecimentos e pode estimular a curiosidade para aprender coisas novas, e a busca por novidade é uma das principias motivações quando a questão é viajar para turismo.Item Análise das práticas inovadoras inseridas nos processos gerenciais das empresas do município de Santarém-Pará através das ações do Sebrae(2014) Cebulisk, Osmar; Lima, Adalberto da Cruz, orient.Com a percepção sobre as práticas do cotidiano administrativo, questões sobre a maneira gerencial ganham destaque e atraem as atenções a partir do momento em que passam a ser utilizadas constantemente. Diante deste fato, percebe-se a ênfase em temas que dizem respeito à inovação, mostram-se como uma nova maneira de auferir destaque e competitividade no mercado empresarial. Assim, o presente trabalho vem apresentar o cenário de algumas empresas no município de Santarém–Pará, que atualmente se encontram desenvolvendo ações inovadoras em seus processos gerenciais, a partir de uma proposta específica do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, que propõem o acompanhamento às empresas sob uma visão estratégica a fim de promover o desenvolvimento empresarial local, voltado para a inovação. Através da visão de diferentes autores e da pesquisa de campo junto à 40 empresas atuantes no município, será possível compreender melhor este processo e seus reflexos diante da realidade da organização perante as necessidades e expectativas do mercado, assim como perceber de que maneira os resultados destas práticas inovadoras vêm refletindo no desenvolvimento das empresas.