Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por título
A mostrar 1 - 20 de 140
Resultados por página
Opções de ordenação
Item À procura da identidade de Heinz : um modelo de compreensão da motivação moral(2011) Ferreira, António Jorge Saraiva; Aguiar, Maria Stela, orient.As teorias psicológicas da moralidade dividem-se na conceptualização da motivação moral, o tema desta dissertação. Os modelos construtivistas, apoiados na epistemologia genética, privilegiam a cognição como factor determinante mas, as teorias que enfatizam o funcionamento individual admitem que as emoções e a identidade interferem na tendência de cada pessoa agir moralmente. Particularmente apoiados na segunda perspectiva, testámos um modelo preditor da motivação moral com três variáveis, identidade, identidade moral e integridade, todas avaliadas por medidas psicométricas, em duas amostras. A primeira era composta por 320 estudantes do 12º ano de uma escola do concelho de Lisboa, com idades compreendidas entre 18 e 20 anos (M=18,22; Dp=0,49), 108 masculinos e 194 femininos e a segunda era composta por 174 sujeitos, estudantes finalistas de cursos profissionais de uma escola do concelho de Lisboa frequentada por alunos provenientes de ambientes sociais caracterizados pelo stresse sócio-económico e familiar, e até, em bastantes casos, que já tinham participado em actos ilegais relacionados com furto, vandalismo, tráfico de drogas, e agressões, com idades compreendidas entre 18 e 22 anos (M=18,98; Dp=1,075), 104 masculinos e 70 femininos. A primeira amostra foi considerada normativa e a segunda de risco psicossocial. Para avaliar a motivação moral foi construída uma medida que incluiu dois aspectos: a consciência moral, relativa à avaliação objectiva e subjectiva que os indivíduos fazem das situações morais que através de processos de análise de conteúdo foi distinguida em três categorias exclusivas: não transgressão, transgressão relativizada e transgressão; e a autoatribuição de emoções que indica a probabilidade objectiva dos indivíduos cometerem acções morais. Foi verificada a existência de diferenças individuais em ambas as medidas da motivação moral e, também, a existência de diferenças na atribuição de emoções em função da consciência moral: os sujeitos da categoria transgressão apresentaram atribuições mais negativas do que os sujeitos de transgressão relativizada e estes, por sua vez, apresentaram atribuições mais negativas que os sujeitos da categoria não transgressão. Estes resultados confirmam o papel da identidade na motivação moral. A análise da predição confirmou que a integridade, a identidade e a identidade moral, em ordem decrescente de capacidade explicativa, constituem factores preditores tanto da consciência moral como da auto-atribuição de emoções.Item À raiz do problema do pensamento reflexivo : a aprendizagem experiencial colaborativa de KOLB em estudantes de marketing(2022) Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.As intervenções pedagógicas experienciais oferecem a possibilidade de desenvolverem abordagens à aprendizagem profundas através de oportunidades de experimentação, embora grupos de estudantes sejam menos permeáveis a este tipo de abordagem. Estas intervenções carecem de caraterísticas importantes a serem valorizadas por educadores de marketing. Deste modo, o objetivo do estudo pretendeu identificar os fatores que ajudam a compreender a razão pela qual alguns educandos, após uma intervenção pedagógica, no âmbito de uma unidade curricular específica, desenvolvem uma abordagem à aprendizagem profunda e outros superficial, bem como, identificar as estratégias que melhor se adequam a cada perfil de estudante. Para tal, recorreu-se a uma intervenção pedagógica de natureza quasi-experimental, com metodologia mista. Como resultados principais aponta-se para que, perante um mesmo contexto, a resposta dos estudantes em termos de abordagens à aprendizagem pode ser descrita como: estudantes que reforçam a abordagem profunda inicial, estudantes que mantém o nível de abordagem profunda inicial e outros que mudam de uma ênfase na abordagem profunda para uma mais próxima de superficial. O resultado da investigação sugere a inclusão de atividades pedagógicas e uma didática integradora de diferentes motivações e estratégias iniciais, conducentes a uma possível adoção de abordagens profundas, uma vez que revelou diferenças estatísticas significativas na diferença nos scores da abordagem profunda/superficial e o nível experiencial percecionado e a diferença no score da abordagem profunda/superficial. Ao se ter identificado três perfis de estudantes com graus diferentes de permeabilização a uma intervenção pedagógica, sugere-se, assim, estratégias de intervenção distintas e concomitantes que permitam integrar as motivações e estratégias respetivas dos três grupos conducentes, possivelmente, à adoção de abordagens descritas como profundas, em detrimento das superficiais. A relevância/originalidade desta investigação resulta da metodologia mista a qual contribui com sugestões de atividades pedagógicas, a viva-voz, que permitem uma maior integração de estudantes com perfis distintos.Item Abandono escolar em Moçambique : políticas educativas, cultura local e práticas escolares(2016) Mucopela, Virgílio Mairosse; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente estudo tem como objetivo entender o fenómeno do abandono escolar na sociedade makua no distrito de Malema - Moçambique, em locais não urbanizados e com cultura local marcante. O estudo é de âmbito provincial, com destaque para o caso do distrito de Malema, teve uma perspectiva de pesquisa qualitativa e interpretativa, embora tenha incorporado alguma análise quantitativa a partir das estatísticas oficiais do sector de educação e dos dados do questionário aplicado aos alunos. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: Quais as causas do Abandono Escolar dos alunos e das alunas do EP2 no distrito de Malema - província de Nampula? O estudo inquiriu um total de 143 sujeitos, entre os entrevistados e os que reponderam o questionário, sendo de diferentes categorias socioprofissionais. Figuram entre os sujeitos - diretores e funcionários de educação de níveis provincial, distrital e escolar; professores, pais e encarregados de educação, líderes comunitários e alunos do EP2 das escolas abrangidas pelo território palco do estudo. Do ponto de vista teórico-conceitual, o abandono escolar no Ensino Primário foi analisado com fundamento nas teorias Socioinstitucional, do Handicap sociocultural e dos Dotes individuais entendido por nós como adequadas para a compreensão do fenómeno em estudo. Em geral, as principais conclusões do estudo consideram que a falta de escolas do EPC em muitas localidades do distrito de Malema é a causa principal da não conclusão do ensino obrigatório nas zonas rurais, mencionada pelos pais encarregados de educação e líderes comunitários entrevistados. No que diz respeito às práticas escolares, concluiu-se que o método do ensino centrado no aluno é praticado de forma deficiente. No capítulo da cultura local da sociedade macua, concluiu-se que a questão do abandono escolar nas zonas rurais do distrito de Malema não tem nada a ver com o sistema matrilinear dessa sociedade. O fenómeno dos casamentos prematuros apresenta-se inscrito na sociedade moçambicana de forma profunda e deveras generalizada, cuja mitigação e eliminação exige do Estado uma intervenção forte e generalizada, tendo em consideração os fatores que propiciam a sua efetivação.Item Alquimia do conhecimento: a construção do conhecimento curricular em Portugal (1970-2009)(2015) Estrela, Elsa Maria Bacala; Teodoro, António, orient.O nosso problema de investigação assenta no pressuposto de que a construção do conhecimento curricular em Portugal entre 1970 e 2009 é enformada por processos com diferentes referentes ideológicos, eventualmente teóricos e práticos, e apresenta uma forte influência dos contextos económico, político, cultural e social de cada ciclo político, nomeadamente no que concerne às dimensões de equidade e igualdade no conhecimento curricular, bem como à sua pertinência e relevância, com repercussões ao nível da cultura curricular construída. Neste contexto, desenvolvemos uma investigação que nos conduziu à identificação das principais tendências curriculares desenhadas nas diferentes reformas educativas, através da análise dos quatro ciclos políticos em que encontramos os marcos legislativos curriculares centrais, procurando, sobretudo, responder a três questões: Que conhecimento curricular tem sido construído e o que faz parte desse conhecimento? Quem participou nessa construção e como construiu esse conhecimento? Que processos têm sido usados na construção do conhecimento curricular? Assim, a ênfase do estudo recai sobre três tipos de conhecimento: o conhecimento da política, o conhecimento curricular e o conhecimento profissional. A nossa hipótese de partida prende-se com a reconfiguração do conhecimento curricular, acelerando o esgotamento da gramática da escola e, consequentemente, do currículo, nas suas formas escolares assumidas, uma vez que parecem verificar-se contradições entre as lógicas e racionalidades sociais, visíveis nas exigências da avaliação das agências internacionais, e as lógicas e racionalidades de organização do currículo. Esta hipótese de trabalho foi desdobrada em três hipóteses que considerámos em termos operacionais, a saber: i) as políticas curriculares não são nacionais, antes decorrem de agendas transnacionais; ii) as mudanças em políticas curriculares devem ser estudadas de acordo com ciclos longos de mudança, nos quais as forças de mudança desempenham papéis diferenciados; iii) a prática das orientações curriculares fixadas apresenta uma estreita relação com as histórias de vida dos seus atores, não sendo possível dissociar a história de vida de cada um da medida de política curricular em desenvolvimento. Recorremos à proposta de Ball (1994) para analisar três contextos em cada ciclo de políticas e adotámos o conceito de cosmopolitismo metodológico (Beck, 2005, Dale & Robertson, 2008) que nos permitiu uma abordagem em que o nível de análise não se situou no Estado, mas em novos espaços e noutros níveis. Assumimos que as políticas curriculares nacionais são espaços de refração (Goodson, 2010) de políticas educativas regionais e globais. O método de triangulação que construímos foi completado com o modelo de análise biográfica, através do qual foram desenvolvidas histórias de vida dos professores, com base no relato subjetivo da sua vida profissional e pessoal, ao qual foi justaposto a genealogia de contextos, que incluiu o estudo de três escolas onde os professores trabalharam. Identificámos diferentes processos de mudança, bem como os seus efeitos no trabalho e vida dos professores. Por outro lado, concluímos acerca da necessidade do alinhamento entre forças de mudança externas e internas para que se operem transformações no currículo. O imperativo do abandono do paradigma da uniformidade é igualmente fundamental, uma vez que o currículo tem sofrido alterações no seu design e na sua forma, embora o seu conteúdo e a sua organização se mantenham inalterados, não promovendo respostas eficientes às demandas sociais, económicas e políticas.Item O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitectónica no Ensino Básico : um estudo de caso : o concelho de Guimarães(2009) Sousa, Gracinda da Cruz Machado de; Carvalho, Margarida Alice Ferreira Pinto Santos, orient.Para que o sucesso educativo se verifique, a escola tem de ajustar a sua prática educativa a todos os alunos, incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais (NEE). Portugal dispõe de legislação que assegura o direito à educação e à igualdade de oportunidades, consignados na Constituição da República Portuguesa (artigos 71º, 73º e 74º), em consonância com a Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Lei de Bases do Sistema Educativo (artigos 2º, 7º, 17º e 18º). O nosso país subscreveu também a Declaração de Salamanca, a qual reuniu, em 1994, o consenso de noventa e dois governos e de vinte e cinco organizações internacionais, reafirmando o direito à educação para todos. A construção da escola inclusiva passa pela responsabilização da escola por todos os alunos, na perspectiva de educação para todos, exigindo a sua concretização novas estratégias e resposta a novos desafios. Há que alterar práticas para atender à diversidade. Assim, as escolas precisam de estar arquitectonicamente adaptadas às necessidades dos alunos que utilizam a cadeira de rodas como forma de mobilidade, respeitando o direito à diferença e possibilitando, em igualdade de oportunidades, o sucesso escolar e educativo. Levar à prática as medidas previstas na lei portuguesa e implementar, em cada escola, a inclusão do aluno com mobilidade condicionada, implica equipar as escolas com adaptações, meios e recursos educativos facilitadores do seu processo ensino/aprendizagem. A constatação do que efectivamente acontece no terreno educativo no que concerne aos alunos com deficiência motora que usam a cadeira de rodas para se movimentarem assume toda a centralidade da nossa investigação, que tem o cariz de um estudo de caso. Incide sobre a compreensão mais aprofundada de como se processa o acesso arquitectónico nas escolas do Ensino Básico da Zona Norte e mais concretamente do Concelho de Guimarães. Recolhemos dados através de questionários dirigidos aos professores de apoio educativo e coordenadores de escola; ouvimos os alunos com deficiência motora pronunciar-se sobre as dificuldades que sentiam; observámos o seu quotidiano escolar e, finalmente, escutámos as entidades locais, através de uma entrevista realizada à Vereadora da Cultura do Concelho de Guimarães. Os resultados obtidos serão, como foi acordado, divulgados aos intervenientes com responsabilidades directas no campo da educação que se prontificaram a partilhar connosco a sua informação e saber, no sentido de os sensibilizar para a necessidade de rever o aspecto das acessibilidades arquitectónicas nas instituições educativas que servem o seu concelho, pois, como verificámos, muito há ainda a fazer para que o Ensino Básico, universal e obrigatório, se traduza numa igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativo para os alunos que utilizam a cadeira de rodas para se movimentarem no espaço escolar.Item Análise da velocidade na corrida de aproximacão na disciplina de salto com vara(2024) Pinto, Pedro Daniel Nunes Silva Onofre; Faculdade de Educação Física e DesportoA disciplina de Salto com Vara (ScV) ´e, geralmente, considerada a disciplina mais complexa e espetacular do Atletismo, sendo fundamental para o seu sucesso a relação que se estabelece entre o atleta e a vara. Entre os fatores determinantes para uma elevada performance desportiva, a velocidade parece desempenhar um papel decisivo. Esta tese tem como objetivo central a compreensão do papel da velocidade no desempenho do ScV, sendo desenvolvido em três estudos complementares. Revisão Sistemática - The velocity in the Pole Vault event: a sistematic review O primeiro passo consistiu na realização de uma revisão sistemática da literatura, sobre o comportamento da velocidade do ScV na fase da corrida de aproximação (CA), com saltadores de elite masculina e feminina em ambiente de treino e competição. Através do protocolo PRISMA, foram utilizadas as bases de dados SPORTDiscus, PubMed e ISI Web of Science, realizando-se uma pesquisa de artigos publicados até janeiro de 2020. Selecionaram-se artigos, utilizando como critérios de inclusão, as palavras-chave: Pole Vault; Velocity; Speed. Dos 62 estudos encontrados, apenas 21 foram considerados para revisão, tendo sido subdivididos em dois grupos: 12 artigos científicos (realizados em ambiente de treino e competição, de atletas de elite) e 9 relatórios científicos (realizados em grandes competições internacionais). Independentemente das metodologias aplica das nos artigos selecionados, os valores de velocidade obtidos mostraram-se consistentes. Valores maiores de velocidade influenciaram outros parâmetros relacionados com o sucesso do salto, nomeadamente a escolha de varas maiores e mais rígidas, bem como a execução da chamada mais afastada do encaixe. Atletas medalhados obtiveram valores de velocidades médias superiores aos dos restantes atletas finalistas. Este estudo permitiu reforçar a ideia de que valores elevados de velocidade constituem um parâmetro fundamental para o sucesso do salto. 1º Estudo - The influence of the maximum velocity changes during a training season on full approach runs in the pole vault event Este estudo longitodinal teve como objetivos (1) interpretar a velocidade máxima lançada e a velocidade na corrida de aproximação do atleta ao longo de duas ´épocas desportivas; (2) identificar a associação que se estabelece entre ambas e (3) estabelecer a relação entre estas e o desempenho desportivo, na prova de ScV. Durante 25 sessões de treino (três macrociclos) foram recolhidos dados referentes a 150 corridas de cada um dos dois atletas de elite que participaram neste estudo. Avaliou-se a velocidade m´axima de uma CA sem o salto, denominada tarefa 1 (T1), e a velocidade máxima obtida num teste máximo de velocidade de 20m lançados sem vara - tarefa 2 (T2). Concluiu-se existir uma correlação entre T1 e T2, com significância estatística (Atleta 1 = R2 = 0.801, = < 0.001; Atleta 2 = R2 = 0.602; = 0.001). Foi identificado um comportamento semelhante entre as tarefas T1 e T2 (com 97.53% para o Atleta 1 e 97.88% para o Atleta 2 da variância total). Verificou-se a existência de concordância entre as oscilações na velocidade máxima e as oscilações nas velocidades obtidas na CA. Neste estudo longitudinal, existe relação entre T1 e T2 para estes dois atletas. Um aumento de velocidade máxima traduziu-se, sempre, numa maior velocidade na CA. 2º Estudo - Pole vault performance analysis using kinematic and technical parameters in training - a longitudinal study O desempenho desportivo no evento de ScV resulta da combinação dos diferentes parâmetros físicos, técnicos e psicológicos. Assim, procurou-se nestes estudo determinar quais os parâmetros cinemáticos e técnicos que mais afetam o desempenho do ScV. Através de um estudo longitudinal com dois atletas de elite, foram avaliados 464 saltos (155 da atleta feminina e 309 do atleta masculino) em treino. Utilizando-se um sistema de Lidar a “laser”, obtiveram-se os dados cinemáticos relativos a cada desempenho, aos quais se associaram os respetivos dados técnicos (altura da pega, flexibilidade da vara, número de passadas da CA). Na observação das diferentes categorias de sucesso, o atleta M teve uma maior percentagem de saltos ”Fail”nas corridas com 18 passos de CA (33.3%), tendo o atleta F realizado 55.5% de saltos ”Fail”com 14 passos de CA. Verificou-se uma maior percentagem de saltos ”Clear the bar”nas corridas de 8 passos de CA para o atleta M (38.9%) e nas corridas com 12 passos de CA para a atleta F (16.0%). O estudo permitiu verificar que o comprimento da CA tem influência no sucesso do salto, com diferente impacto entre os atletas. Verificou-se a existência de outros parâmetros que influenciam o sucesso do salto, como a altura da pega e o comprimento da vara utilizados. Na categoria de ”Clear the bar”verificou-se que, para saltos superiores a 90% do SB, os parâmetros com maior correlação com o sucesso foram: atleta M (Grip; size of the pole; v max; vmed16−11m; vmed11−6m) e para atleta F (Grip; flex of the pole; dis vmax). 3º Estudo - Non-linear and linear methods to analyze pole vault run-up in successful and unsuccessful jumps Este estudo teve como objetivo analisar a corrida de aproximação do salto com vara utilizando métodos não-lineares e lineares, determinando a existência ou não de uma relação entre diferentes parâmetros identificados na corrida do salto com vara e o desempenho desportivo. Foram analisados 215 saltos de um único atleta de elite do sexo masculino, com 28 anos de idade, que teve representação internacional pelo seu país. A análise fractal usando CoDim, entropia de amostragem (SampEn) e CV foi utilizada para medir variações na velocidade da fase de aproximação e relacioná-la com o desempenho desportivo do atleta durante o salto. A análise linear incluiu o parâmetro ∆vmale, que mede a variação de velocidade nos últimos 10 metros da aproximação. Nenhuma evidência significativa foi encontrada para SampEn, mas CoDim mostrou um efeito significativo em 8nStp e 18nStp para saltos bem-sucedidos, e CV mostrou evidência significativa em 12, 14, 16 e 18 passos. Embora os métodos usados neste estudo forneçam informações relevantes para treinadores, apenas pequenas diferenças em séries temporais foram identificadas usando métodos não-lineares. O parâmetro CV foi capaz de mostrar diferenças entre saltos com comprimentos de aproximação variados, e valores mais altos do parâmetro ∆vmale indicaram um maior efeito no sucesso do salto. Palavra chave: Salto com vara, velocidade, corrida de aproximação, desempenho.Item Análise de necessidades de formação de professores de língua portuguesa no ensino secundário geral em Timor-Leste(2018) Ximenes, Lucio; Pinto, Paulo Feitor, orient.Timor-Leste adotou a língua portuguesa como língua oficial e de ensino. A formação de professores de língua portuguesa do Ensino Secundário Geral é por isso fundamental para a qualidade do sistema educativo timorense. Além de assegurar o domínio das competências comunicativas, compreensão oral, expressão oral, compreensão escrita e expressão escrita, pretende-se que a formação de professores promova a melhoria dos métodos de ensino, do uso dos materiais didáticos e da comunicação entre professor e alunos. A presente investigação procurou identificar conhecer as necessidades de formação dos professores de língua portuguesa do Ensino Secundário Geral de Timor- Leste, dado o desconhecimento que existe neste campo. Para tal, foram realizados questionários em Dili, Baucau e Bobonaro, a professores do Ensino Secundário Geral, formandos de um curso do INFORDEPE (N=374) e entrevistas aos respetivos professores formadores de língua portuguesa (N=10). A dupla abordagem de análise quantitativa e qualitativa dos dados permitiu concluir que é ainda muito reduzido o uso da língua portuguesa no dia a dia dos professores e que persistem dificuldades nos vários domínios da língua, mas sobretudo ao nível da escrita e da gramática. A frequência da formação em língua portuguesa representou para os professores timorenses melhorias significativas nos vários domínios da língua, bem como ao nível das práticas e dos métodos de ensino. A pertinência deste estudo reside no seu contributo para a identificação das necessidades de formação em língua portuguesa e para a avaliação de impacto de formação realizada numa ótica de desenvolvimento e melhoria contínua da prática docente dos professores do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste.Item Aprender a cuidar em enfermagem: do diálogo reflexivo aos significados : perspectiva do estudante da licenciatura(2011) Fernandes, Henriqueta Ilda Verganista Martins; Figueiredo, Maria do Céu Aguiar Barbieri de, orient.Este estudo tem como tema central a „vivência de aprender a cuidar sendo cuidado‟ na formação inicial em enfermagem. A conjugação, sistemática e contínua, de estratégias baseadas no princípio da realidade e da relação dialógica enquadram a pertinência de compreender o fenómeno da vivência de aprender a cuidar. Um dispositivo pedagógico inovador, fundamentado no Teoria Humanista de Enfermagem de Paterson & Zderad, foi desenvolvido nos anos lectivos 2005/2006 e 2006/2007 desde a teoria à prática clínica, na Unidade Curricular Enfermagem Pediátrica, em que participaram 86 estudantes do 3º ano. O estudo de investigação, com uma abordagem qualitativa, foi elaborado a partir da participação de 12 sujeitos paradigmáticos oriundos das três comunidades de aprender, que realizaram reflexões individuais, diários de aprendizagem e portefólios, instrumentos nos quais registaram as descrições significativas. Estas foram submetidas a análise qualitativa, com os critérios propostos pelo Método Fenomenológico conjugados com os de Van Manen, que nos permitiu identificar e relacionar semelhanças e idiossincrasias nas comunidades de aprender. Emergiram treze temas: tempo; lugar; consciência do outro; autoconhecimento; auto-realização; reciprocidade; abertura; responsabilidade; respeito; confiança interpessoal; ligação; competência no cuidar e compreensão do aprender. Concluímos que um dispositivo pedagógico fundamentado nesta teoria promove o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante quando conjugada com as estratégias seleccionadas e potencia o acto de cuidar sensível. A congruência, sistematização e continuidade de uma matriz pedagógica construtivista e humanista (re)coloca a centralidade no ser humano, levando-nos a recomendar a sua implementação no ensino de enfermagem.Item Aprender a decidir em tempos de escola: a formação superior e a aprendizagem da tomada de decisão no processo de cuidados(2015) Marques, Maria de Fátima Mendes; Teodoro, António, orient.Este trabalho teve como objectivo identificar e caracterizar como o currículo do Curso de Licenciatura em Enfermagem promove o desenvolvimento das competências da tomada de decisão e quais as estratégias pedagógicas usadas para a sua aprendizagem, reforçando as competências dos estudantes e a capacidade para prestar cuidados de qualidade aos utentes. Para poder compreender o efeito que a formação superior provocou na aprendizagem da competência de tomada de decisão, analisou-se a forma como um novo currículo foi construído e vivenciado pelos formadores de enfermagem (docentes de enfermagem, enfermeiros orientadores), a articulação com as suas concepções de tomada de decisão, as estratégias desenvolvidas na formação desta competência e a perspectiva dos estudantes sobre a forma como tomavam decisões. Os resultados do estudo sugerem uma concepção de educação crítico-reflexiva, num discurso nem sempre linear e com algumas áreas menos homogéneas. Se o currículo parece centrado na promoção da aprendizagem do pensamento crítico, e embora se referenciem princípios de mudança curricular, quer pelos conceitos de currículo, quer pela participação dos docentes na elaboração do currículo, na prática a estrutura parece apostar na continuidade com laivos de inovação. As concepções dos formadores e as estratégias de ensino sugerem uma adequação com o currículo, fomentando o pensamento crítico, o incidir na aprendizagem por problemas e na reflexão, evidenciando-se uma conceptualização da tomada de decisão que os estudantes parecem demonstrar ter. Estes aspectos pouco nítidos da aprendizagem da tomada de decisão no processo de cuidados sugerem algumas situações dilemáticas que emergem entre a articulação da norma e da acção, como uma escolha difícil entre o ideal e o real.Item Aprendizagem de valores profissionais no curso de licenciatura em enfermagem(2013) Ribeiro, Isilda Maria Oliveira Carvalho; Carvalho, António Luís, orient.Este estudo salienta a importância da Aprendizagem de Valores Profissionais no Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). Realizamos um estudo etnográfico com abordagem multimétodo com a finalidade de identificar valores profissionais reconhecidos na prática de Enfermagem pelos docentes, tutores e estudantes do CLE na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e identificar o modelo de aprendizagem mais adequado. Recorremos aos atores centrais deste processo e a diversificadas estratégias de colheita de dados: questionários, escala de valores de Rokeach, observação participante, entrevistas, análise de diários de aprendizagem e focus group. Emergiram seis domínios de análise que nos permitiram compreender a importância das experiências significativas, a influência do papel do tutor e os valores envolvidos na aprendizagem de valores profissionais. Concluímos que os cinco valores, reconhecidos e hierarquizados pelos estudantes e pelos professores como os mais importantes, são a “responsabilidade”, a “competência”, o “respeito”, a “dignidade” e a “autonomia”. Identificamos a existências de vários modelos de ensino e aprendizagem de valores, a importância do papel do tutor e terminamos com a proposta de novos valores a propor ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros para serem incluídos no Código Deontológico: a “humildade”, a “maturidade”, a “autonomia” e a “equidade”.Item As artes marciais & desportos de combate no contexto do ensino na educação física escolar : efeitos da práxis pedagógica na concepção de estudantes(2022) Mariano, Eder Rodrigo; Monteiro, Luís Fernandes, orient.Os estudos sobre o ensino das Artes Marciais e Desportos de Combate (AM&DC) no contexto da Educação Física escolar são escassos, no Brasil. A literatura científica alvitra várias pistas e propostas para a abordagem das AM&DC, mas carecem as investigações sobre a temática em diferentes períodos escolares e com objetivos distintos, que envolvam a intervenção pedagógica e os seus efeitos. Com o objetivo de colmatar esta lacuna, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, no âmbito da Educação, procurando revelar o efeito das práxis pedagógicas das AM&DC na opinião e perceções dos estudantes do ensino secundário. Em termos metodológicos, foram realizados 6 encontros semanais, com uma aula teórica e prática subsequentes, com a duração de 50 minutos cada. Foram contempladas nesta análise 13 modalidades de AM&DC: Judô, Jiu-Jitsu, Sumô, Huka-Huka, Greco-Romana; Boxe, Capoeira, Karatê, Muay-Thai e Taekwondo; Esgrima (Espada, Sabre, Florete). A população-alvo da pesquisa abrangeu 150 alunos do ensino secundário, distribuídos em 5 turmas. Para ingressar na pesquisa os alunos teriam que apresentar o consentimento e serem autorizados pelos pais e responderem ao inquérito por questionário aplicado no início e no final do estudo. Só foram incluídos no estudo os alunos que participaram, no mínimo, em 8 (75%) aulas. Para análise dos conteúdos das respostas adotou-se a análise categorial de Bardin, a codificação e planificação dos dados recorrendo ao ‘Statistical Packaged for the Social Sciences’ (SPSS). Na análise estatística dos dados teve-se em conta o teste não paramétrico de Wilcoxon. Com a definição de um Modelo de Análise Desagregado, adotou se as dimensões educacional, cultural, social e motora para discussão das respostas. Em termos de resultados, verificou-se que houve um efeito positivo na opinião e percepção dos alunos sobre o significado e a finalidade das AM&DC na Educação Física. Para esse efeito, registou-se a eficácia das aulas na mudança de perspectiva discente no que diz respeito aos aspectos educacionais e culturais, reconhecidos como fundamentais na sua formação pessoal. Devido às práticas de AM&DC os alunos revelaram o impacto positivo na promoção das relações sociais, no combate ao preconceito de género e à exclusão. Conlui-se, no aspecto das capacidades físicas que o efeito da práxis pedagógica resultou em melhorias no tempo de reação e na aprendizagem de novos movimentos, segundo a perceção dos alunos.Item Atitudes educacionais face à inclusão dos alunos com perturbação do espetro do autismo(2020) Lopes, Maria Teresa Vieira; Carvalho, António Luís, orient.Esta investigação apresenta um estudo no domínio das “Atitudes Educacionais face à Inclusão dos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)”, tendo por pano de fundo o quadro legal e as respostas educativas que têm sido adotadas face aos desafios da educação inclusiva e do seu papel na luta contra a exclusão social. A educação de crianças e jovens com PEA foi, durante muito tempo, uma temática residual no contexto das grandes questões do sistema educativo. Considerando as teorias atuais sobre a educação é imprescindível que a escola tenha como princípio uma orientação inclusiva e se enquadre no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais. Nesta perspetiva, o Programa do XXI Governo Constitucional estabelece como uma das prioridades da ação governativa a aposta numa escola inclusiva onde todos e cada um dos alunos possa encontrar respostas que possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão. Esta investigação mostra-se pertinente para a proposta de um programa de intervenção promotor de atitudes educacionais face à inclusão dos alunos com PEA, na perspetiva de uma ‘Escola Para Todos’, com análoga possibilidade de acesso. Tendo em conta a natureza do problema a investigar, as caraterísticas e objetivos da nossa investigação, assim como o tipo de informação que se pretende obter, optamos por uma investigação cuja intervenção metodológica tem um carater misto, porque integra instrumentos, quer de natureza quantitativa, como o questionário que inclui a escala AFI, sobre as “Atitudes Educacionais face à Inclusão dos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo” (aplicados a professores), quer de natureza qualitativa, complementado com um instrumento qualitativo como o focus group. A investigação evidencia que em média as atitudes dos professores são positivas face à inclusão, no entanto aferimos que os professores apesar de concordarem com a inclusão destes alunos, não se sentem capacitados e precisam de formação especializada para que a inclusão seja uma realidade eficaz e plena. Este estudo mostra ser imprescindível a necessidade de implementação de um programa de capacitação para professores, de forma a adotar um mecanismo potenciador de atitudes educacionais face à inclusão dos alunos com PEA.Item As autarquias e a educação. Centro e periferia na construção das políticas educativas (1998-2008)(2010) Baixinho, António; Teodoro, António, orient.Com o actual quadro de descentralização de atribuições e competências da administração central para as autarquias locais, na área da educação, os municípios passam a investir cada vez mais na acção educativa ao liderarem e planearem políticas educativas locais mais ou menos explícitas, e, nalguns casos, tentando superar carências que o sistema educativo apresenta. Esta pesquisa tem como problemática compreender o papel do Estado na (re)configuração das políticas de educação, quando a tendência para a mudança, de um Estado-educador para um Estado-regulador, tem por pressuposto o discurso neoliberal de que com ‗menos‘ Estado mas maior accountability se obtêm melhores resultados. Este processo origina uma redefinição no papel e funções do Estado no plano social e económico, provocando constrangimentos e conflitos de poder no que respeita ao seu controlo político, com a redistribuição de poderes entre o Estado e a comunidade, entre o central e o local. É neste contexto de mudança que a presente investigação, que se situa no âmbito da análise das políticas educativas, procura averiguar como e com que meios as autarquias locais concretizam as suas competências na área da educação. A estratégia de investigação concentra-se em uma metodologia qualitativa, com a utilização de um estudo exploratório, em três municípios da Região de Lisboa e Vale do Tejo. As actuais políticas educativas derivam da nova visão na gestão da coisa pública – res publica –, como resultado da nova concepção para o próprio Estado, e dos processos de elaboração das decisões político-educativas. Nesta perspectiva, a descentralização passa a ser um instrumento do poder local que favorece o aumento da autoridade democrática dos actores. Todavia, a governação – governance – supõe uma dinâmica de negociação, até mesmo de regulação entre o Estado, a região, o local, a escola e o mercado, feita para atender à construção do interesse geral, que já não é totalmente definido pelo Estado, mas construído em conjunto com as diversas forças políticas, económicas, educativas e sociais. O estudo permitiu evidenciar que a descentralização é posta em causa pelo Estado central, quando este ‗recentraliza‘ decisões e condiciona o poder local, com o fecho da maioria das escolas do primeiro ciclo e a verticalização dos agrupamentos escolares. Por sua vez, algumas políticas educativas como a ‗Escola a Tempo Inteiro‘ fomentam a desregulação dos vínculos laborais, forçando os municípios a aumentar os seus meios técnicos e humanos e a construírem novas infra-estruturas educativas. As políticas educativas passaram a ser concebidas segundo uma matriz híbrida, que visam a municipalização da educação – do pré-escolar e de todo o ensino básico –, por um lado; e fomentam a situação de ‗quase-mercado‘ com a privatização de sectores e o financiamento de várias instituições – que fornecem serviços na área da educação –, por outro lado.Item Autoavaliação para a aprendizagem : um modelo para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico(2013) Soares, Margarida Maria Pereira; Carvalho, António Luís, orient.Este trabalho, resultante de um estudo sobre a autoavaliação para a aprendizagem, aborda a autoavaliação e a aprendizagem reguladas e os processos cognitivos como procedimentos determinantes para a melhoria das aprendizagens, fazendo o seu enquadramento legal no sistema educativo português. Perspetiva também o ato de ensinar e de aprender na escola à luz dos paradigmas pedagógicos existentes e das teorias que os sustentam, refletindo em torno da emergência de um novo paradigma pedagógico integrador da autoavaliação. A opção metodológica de investigação recaiu no estudo de caso, realizado, numa escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do concelho de Matosinhos, distrito do Porto, através de uma abordagem multimétodo distribuída pela observação participante, pela análise documental, por grupos de discussão e pela aplicação de questionários a alunos e a professores. Os resultados da análise e da interpretação dos dados obtidos, posteriormente combinados pela triangulação da informação, contribuíram para perspetivar um modelo de autoavaliação para as aprendizagens, alicerçado no «paradigma pedagógico da comunicação» (Trindade & Cosme, 2010) e numa prática de «avaliação formativa alternativa» (Fernandes, 2006), como processo capaz de reverter o insucesso académico e de promover a melhoria das aprendizagens.Item A avaliação autêntica em Educação Física : o problema dos jogos desportivos colectivos(2012) Henriques, João Jorge Comédias; Clímaco, Maria do Carmo, orient.No esforço de qualificação representado pelas avaliações alternativas, ganha destaque a avaliação autêntica como linha de melhoria do conceito e das práticas de avaliação. Alinhadas com novas perspectivas de ensino dos Jogos Desportivos Colectivos, surgiram formas de avaliação autêntica, alternativas aos testes de habilidades. Contudo, os instrumentos mais utilizados mantêm dificuldades metodológicas, faltando-lhes níveis de jogo que sirvam de referência para a avaliação. Como objectivo geral, este estudo pretende responder ao problema: Como produzir classificações válidas e fiáveis do domínio dos JDC a partir de provas de avaliação autênticas que usam níveis de jogo? O trabalho de campo consistiu em situações de classificação dos níveis de jogo e do desempenho dos jogadores, tendo os grupos experimentais uma instrução para essa classificação distinta do grupo de controlo. Os resultados revelam que o conhecimento dos níveis do programa e a sua utilização fez melhorar, significativamente, as classificações. O grupo que identificou o nível de jogo em primeiro lugar foi o que classificou melhor os jogadores. Nesta abordagem não foram necessários nem recursos especiais, nem muito tempo. Argumentamos em conclusão que, sendo a actividade de grupo a essência da própria matéria, esses resultados decorrem de ser mais correcto partir do grupo para o individual e do jogo para o jogador.Item Avaliação da política pública de tecnologia em educação no RN, Brasil(2023) Teixeira, Solange Sara Pontes; Franco, Dulce Maria, orient.A presente investigação tem como objetivo a análise das políticas públicas de tecnologia educacional, a partir do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), no período de 2007 a 2021 no Estado do Rio Grande do Norte. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste estudo seguiram uma abordagem qualitativa, tomando como base os princípios da abordagem do ciclo de políticas, policy cycle approach, formulada por Stephen Ball. A população do estudo foi composta pelos professores que realizaram cursos nos NTE ativos no Estado e pelas três coordenadoras que atuaram no ProInfo a nível local. Foi construído, validado e aplicado um inquérito por questionário para os professores e entrevistas às coordenadoras do programa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a interpretação destes foram organizados por meio do software MAXQDA 2022. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa, nas perspectivas dos participantes, é relevante para a inserção das tecnologias digitais na educação, embora não tenha alcançado plenamente os seus objetivos em relação ao uso das TDCI na Rede Pública Estadual de Ensino.Item A avaliação do desempenho docente em Portugal : contradições e paradoxos(2023) Guedes, Teresa Cristina Melo e; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente trabalho incide no modelo de avaliação do desempenho docente, regulado pelo DR 26/2012 de 21 de fevereiro, que introduziu entre outros aspetos, a componente da avaliação externa do desempenho, enfatizando o papel de um avaliador externo à escola. Procura estudar os efeitos deste modelo com base nas opiniões dos diretores de AE/ENA, dos diretores de CFAE e de avaliadores externos e saber qual o contributo para a melhoria: do desenvolvimento profissional dos docentes; das aprendizagens dos alunos e do funcionamento das Escolas. A metodologia utilizada foi de natureza mista, qualitativa e quantitativa e decorreu em quatro fases: na primeira fase, procedeu-se à pesquisa bibliográfica; na segunda fase, entrevistaram-se seis diretores de AE/ENA, cinco diretores de CFAE e cinco avaliadores externos. A partir dos dados recolhidos elaboraram-se três inquéritos por questionário, que se aplicaram, numa terceira fase, a 111 diretores de AE/ENA, 49 diretores de CFAE e 527 avaliadores externos. Na quarta fase, procedeu-se à análise, comparação e discussão dos dados recolhidos. Os dados apurados neste estudo não evidenciam que este modelo de avaliação tenha contribuído para a melhoria da qualidade do ensino, para o desenvolvimento profissional dos docentes ou para a melhoria do desenvolvimento organizacional das escolas. Paradoxalmente, verifica-se que não há qualquer relacionamento entre os diversos intervenientes da avaliação dos docentes e o sigilo da avaliação levado ao extremo contribuiu para a opacidade do sistema. Este modelo revelou ser gerador de grandes arbitrariedades, funcionando como um instrumento ao serviço da regulação da progressão na carreira.Item A bioliteracia dos alunos do ensino secundário : as decisões políticas e as realidades reveladas(2014) Soeiro, Maria da Conceição Ferreira; Oliveira, Jorge, orient.Neste século, as grandes descobertas no campo da Biologia têm confrontado os cidadãos com questões que, pela sua natureza, exigem destes um grau de bioliteracia que os capacite a intervir e agir na sociedade. A Escola não pode ignorar a multiplicidade de problemas deste mundo globalizado, cabendo-lhe um papel acrescido de responsabilidade na promoção da bioliteracia dos jovens. Nesta tese, foi realizado um trabalho de investigação conducente à avaliação do grau de bioliteracia dos alunos do ensino secundário, nos anos de 2008-2009 e 2009-2010, cuja reforma vigente fora promulgada pelo XV Governo Constitucional, em 2004. Esta investigação foi realizada em três etapas distintas: 1) Análise documental e contatos com cientistas internacionais; 2) Questionário aos alunos do ensino secundário; e 3) A opinião dos alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitiram constatar diferenças significativas no nível geral de bioliteracia dos estudantes do ensino secundário consoante determinadas condições sociodemográficas. De um modo geral, podemos concluir pelos resultados obtidos que metodologias ativas, que vão ao encontro das principais premissas nas atuais políticas educativas, podem ter contribuído para os resultados globalmente satisfatórios na bioliteracia dos alunos em fase de conclusão do ensino secundário.Item Centros de recursos tecnológicos na Educação especial : um contributo para a sua avaliação(2012) Mota, Anabela de Jesus Ribeiro França; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.Na sociedade do conhecimento em que nos encontramos entendemos que todos os alunos devem ter acesso à informação e ao conhecimento, independentemente das suas capacidades e limitações. As novas tecnologias da informação e da comunicação constituem-se como uma mais-valia para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE), sendo os apoios tecnológicos uma das soluções existentes para minorar as suas limitações físicas e intelectuais, aumentando deste modo, a qualidade de vida, a participação na sociedade e integração profissional dos mesmos. Para incluir digitalmente estes alunos, o Ministério da Educação criou os Centros de Recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (CRTIC, 2007), no sentido de cumprir com o Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência (PAIPDI, 2006) e a reforma a Educação especial com a aplicação do decreto-lei n.º 3/08, de 7 de janeiro. Por conseguinte, decidimos investigar, após ter conhecimento da criação dos CRTIC para a Educação especial, realizando um estudo em cinco centros, a nível nacional, optando por uma investigação de natureza qualitativa, com entrevista, observação e pesquisa documental. O nosso principal objetivo foi verificar se estes centros disponibilizavam meios tecnológicos a todos os alunos com NEE, de acordo com os princípios da educação inclusiva ou se eram só para alguns. Após a análise dos dados recolhidos consideramos que existem algumas diferenças no cumprimento das normas orientadoras estipuladas pelo governo, no que diz respeito ao funcionamento e funções da equipa responsável, isto é, os responsáveis pelos centros incrementam a sua atividade essencialmente em duas vertentes: na avaliação dos alunos para adequação de tecnologias de apoio e acompanhamento/monitorização dos processos. Os docentes utilizadores dos centros disseram que os centros são úteis para a educação especial, no entanto, existe algum desconhecimento sobre os serviços prestados pelos mesmos.Item O círculo da escrita : o texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no ensino secundário(2011) Coimbra, Nazaré Trigo; Rodrigues, Sónia Valente, orient.O projeto que se apresenta tem por finalidade investigar processos de aperfeiçoamento da competência de escrita do texto argumentativo de alunos do Ensino Secundário. Considerou-se as contribuições convergentes das teorias e técnicas da psicologia cognitiva e de perspetivas sociais da linguagem. Em consequência, associou-se o modelo de revisão de Hayes e Flower (1983; 1980), e de Hayes, Flower, Schriver, Stratman e Carey (1987), ao modelo de análise do discurso de Bronckart (2004; 1996) e à proposta linguística de Adam (2006; 1992). A hipótese que sustenta a investigação é que a consciência (meta)linguística pode facilitar a revisão textual e o aperfeiçoamento da competência de escrita de textos argumentativos, em contexto de Oficina de Escrita. A investigação conjugou duas fases. Na fase intensiva do estudo de caso, os alunos do 11.º ano de Português de uma Escola do Porto progrediram, através de trabalho continuado em Oficina de Escrita. Após a experiência, mesmo alunos com dificuldades revelaram domínio de metalinguagem, mais consciência (meta)linguística na revisão e autorregulação da sua aprendizagem. Na fase extensiva, foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra probabilística de professores do Secundário, igualmente do Porto. Os docentes valorizaram os aspetos supracitados, bem como a leitura de textos argumentativos e o treino do conhecimento explícito da língua. Contudo, em triangulação, as respostas indiciam um ensino centrado no professor, pouco aberto a projetos de escrita, a novas tecnologias e à divulgação de textos à Escola e ao meio. Os resultados indicam que a competência de escrita de textos argumentativos é passível de aperfeiçoamento em Oficina de Escrita, através de interiorização do género textual e aprofundamento da competência (meta)linguística. No contexto do estudo, comprova-se a influência de um treino de escrita inserido em Projetos de Escola, tendo o aluno como sujeito da sua própria aprendizagem, em interação com o meio.