Mestrado em Turismo
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Item Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência(2018) Damous, Amaranta Aldora da Cruz; Dias, Álvaro Lopes, orient.O presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência por turistas brasileiros, através de um estudo embasado nas teorias das motivações e os fatores ‘push’ e ‘pull’, na influência das experiências proporcionadas e como a autenticidade das atividades turísticas é percebida e pode contribuir na motivação e decisão de compra do consumidor viajante. Para esta dissertação foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório baseada na revisão da literatura e diversos estudos que pudessem auxiliar na abordagem aos conceitos das variáveis Motivação, Experiência e Autenticidade, suas dimensões e vinculações ao turismo. Numa segunda etapa, fez-se necessário uma análise quantitativa, através de um questionário online elaborado com questões relacionadas aos motivos de viajar, aos atributos do destino, a importância das experiências e como a autenticidade é percebida pelos viajantes. Os resultados apontam que as experiências vividas em um destino turístico possuem uma grande influência na decisão de compra, pois estas experiências estão ligadas ao desejo interno do indivíduo e devem proporcionar lembranças boas e inesquecíveis daquele local, e indicam que a experiência autêntica é importante porque proporciona novos conhecimentos e pode estimular a curiosidade para aprender coisas novas, e a busca por novidade é uma das principias motivações quando a questão é viajar para turismo.Item A animação turística no contexto do turismo de natureza: contributo para a criação de uma empresa de animação turística no concelho de Sintra(2011) Pereira, Ângela Sofia Mendes; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O turismo entendido como fenómeno social justifica que sejam realizados estudos, tendo em linha de conta que as suas práticas, em especial as relacionadas com o usufruto da natureza, assumem importância e aceitação por parte das populações tendo em conta o seu bem-estar físico e social. O desenvolvimento do turismo deve pautar-se por príncipios de sustentabilidade, fruição e preservação da natureza, funcionando como uma atractividade turística na linha das “Boas práticas”. A presente investigação visa, entre outros objectivos, problematizar o turismo de natureza na óptica do desenvolvimento do turismo, tendo por base a criação de uma empresa de animação turística que poderá operar, em especial, no Concelho de Sintra, cujo “core business” será a animação, nas dimensões turística, social, cultural e desportiva. A metodologia adoptada prevê a análise de documentos de cariz científico e outros de manifesto interesse, a aplicação de inquéritos por questionário e a entrevista. O estudo acenta nos pressupostos que sustentam uma investigação de cariz descritivo, tendo como método uma investigação-acção que verte para um estudo de caso, pelo que não se prevê a generalização de resultados.Item Competividad del turismo en Cartagena de Indias Colombia(2016) Blanco, Diana Pilar Nova; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Este estudo apresenta uma análise da competitividade e internacionalização da cidadede Cartagena como destino turístico e do mercado, tentando dar resposta à pergunta ¿Quais são as estratégias que se devem estabelecer para uma correção dos problemas relacionados com o Turismo em Cartagena para fazê-lo mais competitivo no mercado internacional? Desta forma pretende estabelecer estratégias para os problemas, conhecer os principais competidores com o objectivo de melhorar o produto turístico. Neste trabalho vai utilizar-se uma abordagem metodológica teórica, apoiada na investigação documental, que levará a um nível de exploração porque o propósito é destacar os aspectos das problemáticas apresentadas no sector turístico e encontrar os pontos chave para elaborar estratégias. Será descritivoe analítico para ganhar um diagnóstico do sector utilizando a matriz SWOT com a qual vamos elaborar estratégias para o futuro, utilizando questionários para saber o grau de satisfação e as inconformidades.Item Condicionantes da performance do comércio eletrónico : uma aplicação na área das agências de viagens(2017) Cardoso, Edulany de Carvalho; Dias, Álvaro Lopes, orient.Cada vez mais, a Internet tem vindo a revolucionar o mundo, transformando a distância em algo quase que inexistente, permitindo que se desenvolvam várias formas de comercializar diferente do que até então se conhecia. Esta meio de comunicação tem impulsionado a sociedade atual a se tornar mais informada e mais exigente, desenvolvendo assim o marketing digital e o comércio eletrónico. Nos últimos anos a sociedade sofreu transformações nunca antes imaginada. A explosão das novas tecnologias, o aparecimento das redes sociais em grande escala, obrigaram as empresas a repensar a sua maneira de fazer negócio. Para sobreviverem, as empresas tiveram de ver a Internet como uma oportunidade de negócio, tentando manter-se mais perto dos seus consumidores e dando mais conforto e rapidez com os serviços online. As empresas turísticas têm de estar diariamente presente no mundo digital, uma vez que este meio veio criar para o consumidor uma fonte de informação muito grande, facilitando a escolha do seu destino turístico e possibilitando ao mesmo a compra da sua viagem e a criação do seu próprio pacote turístico de uma forma muito independente, exigindo sempre o produto ideal. O consumidor por estar mais informado, tende a procurar sempre o melhor produto/serviço ao custo mais baixo possível. Para conseguirem manter-se, estas empresas tiveram de apostar no marketing, criando estratégias com o objetivo de satisfazer as necessidades dos seus consumidores. Atualmente a Internet constituí a maior plataforma comercial. A presente dissertação demonstra quais os fatores que condicionam o comércio eletrónico nos nossos dias, sendo que muitas vezes, a presença no mundo virtual não é sinónimo de vendas.Item Contributo do enoturismo para o desenvolvimento de regiões do interior: o caso da rota dos vinhos do alentejo(2009) Pina, António José da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A actividade vitivinícola e a sua relação com o turismo, as motivações, as características e os comportamentos dos consumidores do enoturismo são relevantes para a criação de valor. Alguns investigadores determinaram segmentos de mercado do enoturismo através de estudos efectuados a partir da oferta. Estes segmentos mostraram-se também válidos para a Rota de Vinhos do Alentejo, tendo sido determinados pela análise de “Clusters”. A dimensão e a importância económica do enoturismo nesta região tem uma expressão significativa, pelo que se considera determinante fazer introduzir uma outra dinâmica à actividade assente em processos e critérios de planeamento e de imagem de marca. Estes processos colocarão a Região de Vinhos do Alentejo ao nível das principais regiões vitivinícolas mundiais.Item O contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável na Ilha da Boavista(2013) Luz, Nélida do Rosário da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente trabalho tem por objetivo o estudo da problemática do contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável. O estudo desenvolveu-se em três fases. Na primeira, através de pesquisa e revisão bibliográfica sobre o conceito do desenvolvimento sustentável. A segunda assentou num trabalho de investigação realizado em dois aspetos: primeira onde se faz a caraterização do destino turístico da ilha de Boavista; a segunda, onde se analisa através de dados disponíveis o turismo em Cabo Verde e na ilha de Boavista. Na terceira fase do estudo, desenvolveu-se um modelo com o intuito do contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável.Item Os custos de desempenho ocultos no dia-a-dia de um restaurante(2009) Santos, Pedro Alexandre Pinto Soares da Silva; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.O desafio era mostrar aquilo que poucos vêem e ninguém mede, mas que pode ajudar a resolver muitos problemas no sector da restauração. Assim, o objectivo é identificar, analisar e mensurar os custos de desempenho ocultos no dia-a-dia de um restaurante. A síntese bibliográfica reflecte a pesquisa efectuada, visando um método que nos ajudasse a medir concretamente os disfuncionamentos que ocorrem nos desempenhos diários dos empregados de mesa de um restaurante. Descobrimos a abordagem socioeconómica de Henri Savall e o seu método de avaliação dos custos de desempenho ocultos. Explicitamos de seguida este método de Savall e apresentamos uma síntese da história do restaurante, com o intuito de mostrar que, desde o seu nascimento, o restaurante é muito mais do que um local onde vamos comer. Feito este caminho, apresentamos o restaurante de luxo que escolhemos e onde aplicámos o método de avaliação dos custos de desempenho ocultos com algumas alterações, pois originalmente este método foi desenvolvido e aplicado ao sector da Indústria. Terminamos com a explicação da forma como aplicámos o método e os respectivos resultados encontrados. Concluímos que a aplicação do método escolhido revela informações preciosas para a gestão e para a tomada de decisão e enfatiza a importância do trabalho efectuado pelos empregados de mesa no seu dia-a-dia.Item Definição de uma rota do cacau e do café em São Tomé e Príncipe(2020) Prazeres, Felizarda Monforte dos; Dias, Álvaro Lopes, orient.Nos últimos anos tem-se verificado um crescimento contínuo da atividade turística, associado ao aprofundamento e à diversidade da oferta turística, tornando-a numa das atividades económicas que maior crescimento apresenta a nível mundial. Este fenómeno também se verifica em São Tomé e Príncipe, registando os valores mais altos de sempre no que se refere à procura turística, passando a ser uma das prioridades do atual governo que tem adotado estratégias para o turismo Santomense, ajustadas às especificidades do território e às necessidades de todos os stakeholders envolvidos. O presente projeto para obtenção do grau de mestre tem como objetivo evidenciar uma abordagem para a diversificação da oferta turística Santomense através da criação de uma rota do Cacau e do Café, recorrendo ao restauro das infraestruturas coloniais existentes. Os resultados sugerem que a ideia é relevante e de importância significativa para a diversificação do turismo Santomense. Contudo, tendo em conta o valor associado à implementação do projeto é necessária a participação de diversos stakeholders nomeadamente o estado, setores privados, fundos internacionais, agências de viagens, entre outros.Item Desenvolvimento de escala: medir a responsabilidade turística(2019) Aldana, Inês Amaral Aires Oviedo; Dias, Álvaro Lopes, orient.Até ao início do presente ano de 2020, deparámo-nos com valores históricos no fluxo turístico a nível global, desde a democratização do turismo. Impreterivelmente, as viagens turísticas têm vindo a contribuir para o uso excessivo dos recursos do planeta. É imprescindível tomar consciência das nossas ações e sermos responsáveis ao contribuir com uma atitude consciente, em especial os que viajam. O aparecimento de segmentos de turismo fica definido pelas necessidades do mercado, e, poderá também ele ser a chave para o crescimento do futuro dos destinos. Nesta investigação trata-se o turismo responsável e como a responsabilidade do turista pode ser medida. Para tal, realizou-se tratamentos estatísticos em softwares como o IBM SPSS para a análise fatorial exploratória e o Smart PLS para a análise fatorial confirmatória. Estes estudos metodológicos contribuem para o desenvolvimento de uma escala de medição da responsabilidade do turista. A compreensão das dimensões de responsabilidade cívica e de responsabilidade filantrópica permitem conhecer como o turista pode atuar de forma responsável nos destinos sem comprometer a pegada ecológica no planeta.Item O desporto e a segurança ao serviço da atividade turística: o caso de Albufeira(2014) Serra, Alexandra de Noronha Figueiredo; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.Com a presente investigação pretende-se saber em que medida o desporto e a segurança ao serviço da atividade turística, poderão ser uma mais-valia no destino turístico do Algarve, em particular em Albufeira. Para alcançar o objetivo proposto, foi efetuada uma revisão da literatura, tendo como preocupação realizar um exame profundo, sistemático e crítico das publicações pertinentes que se reportam ao objeto de estudo. Assim, entre outras reflexões, relacionaram-se conceitos e refletiu-se sobre a gestão da qualidade, assim como a importância do papel da gestão e do planeamento para o desenvolvimento de um destino turístico. Para tal, a recolha de dados teve como instrumentos a análise documental de fontes credíveis, académicas e documentos oficiais, assim como a aplicação de inquéritos por questionários, quer do lado da oferta, quer do lado da procura, envolvendo turistas e excursionistas do dia. Quanto aos resultados, de uma amostra aleatória constituída por 63 inquiridos, com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos, que viajam com a família, com motivações relacionadas com o descanso e o lazer, inferem-se conclusões que se relacionam com o facto de se considerar que a Albufeira foi considerada um destino turístico recorrente, sendo a viagem adquirida através da internet e a estada num hotel, com a permanência de uma semana. O desporto e a segurança foram considerados como elementos diferenciadores de Albufeira como destino turístico, salientando-se o "Segurança do Destino" como o fator mais relevante.Item O ecoturismo como valorização do território : contributos para o aumento da oferta turística existente na comunidade Intermunicipal do médio Tejo(2012) Antunes, Andreia Patrícia Miguel; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O Ecoturismo está a assumir um papel cada vez mais marcante tanto como produto complementar, como produto turístico central que utiliza a natureza de forma sustentada como o palco das suas realizações. Este produto promove uma nova forma de lazer turístico em que os visitantes se deslocam com o intuito de apreciar a natureza no seu estado mais puro e ausentar-se da rotina do quotidiano, muitas vezes através da prática de desportos de natureza. O Ecoturismo alia as componentes ecológica, ambiental e turística e, visa integrar a experiência turística com a protecção dos recursos naturais e construídos, a valorização económica e a participação da população local, constituindo um meio privilegiado para a sustentabilidade do território. O presente estudo permite contribuir para a valorização da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo por via do aumento da oferta turística, tendo por base o Ecoturismo.Item O empreendedor criativo em locais costeiros e não costeiros: uma análise comparativa sobre o contexto da descentralização de destinos turísticos(2020) Leão, Maria de Fátima RamosCom o crescente aumento do turismo no mundo e Portugal tendo o maior crescimento turístico da Europa, cada vez mais se discute a questão da descentralização do turismo nos destinos turísticos, para que não haja uma massificação e a perda do valor cultural e histórico destes. Em contrapartida novos segmentos no setor turístico estão aparecendo, como o turismo criativo e juntamente, o empreendedor criativo. Estes segmentos tem sido uma ferramenta importante para preservar o patrimônio histórico, trazendo um turismo saudável, gerando crescimento e valor para a cidade. O foco desta tese de mestrado é colocar o olhar nos empreendedores criativos nas zonas costeiras e não costeira e perceber a performance destas localidades em relação ao empreendedorismo criativo e a descentralização do turismo na cidade de Lisboa.Item As estratégias de comunicação na web : o caso da Associação da Rota da Bairrada e os seus associados vitivinícolas(2017) Crespo, João Maria Azevedo Coutinho Magalhães; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Pretende-se com a elaboração desta dissertação de mestrado, compreender qual a estratégia da Associação da Rota da Bairrada e dos seus associados vitivinícolas em termos de desenvolvimento tecnológico relacionado com a área do enoturismo. Foi feito um estágio na Associação da Rota da Bairrada, a fim de suportar o trabalho na investigação e na elaboração de uma tabela de comparação das caraterísticas do site e estratégias de comunicação na WEB dos mesmos de modo a percecionar as melhorias que podem vir a ser feitas. Após a análise, serão sugeridas estratégias para melhorar a comunicação na WEB. Como hipótese de estudo, vimos as possibilidades de hipótese de estudo as melhorias na WEB través de uma análise dos sites.Item Estratégias de turismo sustentável em Portugal : o caso das aldeias do xisto(2012) Rodrigues, Ana Dalila Torres Aires; Mangorrinha, Jorge, orient.A criação de Estratégias de Desenvolvimento Sustentável no Turismo é essencial para que o Destino Turístico seja único e genuíno. Os adeptos do Turismo Rural e Turismo de Natureza são ainda mais exigentes relativamente às infra-estruturas locais, aos recursos naturais e culturais dos destinos turísticos, bem como a sua autenticidade. A população local tem um papel fulcral no desenvolvimento dos projectos turísticos do seu território e por este motivo a Estratégia escolhida deverá ser adaptada à realidade local e respeitar sobretudo o património cultural e natural, bem como as tradições existentes, não esquecendo o desenvolvimento económico e social da região. Será abordado o projecto das Aldeias do Xisto para compreender se será possível criar uma matriz estratégica de desenvolvimento sustentável para o Turismo Rural Português.Item Eventos e sua influência no valor do destino: uma análise em diversas medidas de valor(2019) Oliveira, André Filipe Pereira Nelas; Dias, Álvaro Lopes, orient.Os eventos são e continuarão a ser um elemento inseparavelmente ligado à promoção turística, dado que a relação entre eventos e turismo é intensa e os efeitos gerados são recíprocos (Vieira, 2015). O estudo da influência dos eventos nos destinos onde se realizam tem ganho força no decorrer dos anos, na investigação do turismo, dada a importância destes na promoção, posicionamento e moldar da imagem do destino. Indo de encontro à crescente evolução da relação entre turismo e eventos, o presente estudo tem como objetivo perceber a influência de um evento – RFM SOMNII – no valor do destino – Figueira da Foz –, analisando diversas medidas de valor, como: a sustentabilidade, a imagem e valor do destino, a comunidade local, o valor gerado para os negócios de atividades turísticas e os benefícios económicos para a região. A metodologia adotada para atingir o objetivo proposto, teve como base uma metodologia mista, com uma investigação quantitativa, através de um questionário aplicado a visitantes do evento e a residentes do município da Figueira da Foz e com uma investigação qualitativa, na forma de entrevistas semiestruturadas realizadas a proprietários de negócios locais ligados à atividade turística. O questionário teve como objetivo entender a perceção dos inquiridos acerca dos impactos do evento nas diversas medidas de valor referidas e resultou numa amostra de 154 inquéritos válidos, enquanto a entrevista, aplicada a três empresários, pretendeu estudar a influência do evento nos negócios turísticos locais. Após terem sido analisados os dados, verificou-se que, à exceção da comunidade local, o RFM SOMNII surte uma influência positiva nas restantes medidas de valor. As conclusões retiradas deste estudo podem fornecer um modelo para uma avaliação estratégica integrante das três forças – evento, destino e comunidade local.Item Evolução e perspectivas das necessidades de formação turística e hoteleira na Região do Alentejo(2011) Revés, Paulo Fernando Nobre da Costa Vargas; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Num mundo cada vez mais global, com alterações constantes nos comportamentos dos consumidores, de novos e emergentes destinos e criativas formas de exploração turística, a diferenciação turística irá fazer-se cada vez mais pela qualidade dos serviços prestados. Essa qualidade terá que passar inevitavelmente pelos seus recursos humanos, e neste domínio o papel da formação profissional na sua qualificação será preponderante. As empresas necessitam ao nível das profissões operacionais, que as pessoas possuam mais competências de adaptação à constante mudança, mais capacidade prospetiva, mais comportamento inovador. Contudo estas não se revelam muito atrativas para as novas gerações, não permitindo uma relação perfeita entre trabalho e usufruto da vida, reconhecimento social e retorno salarial. A recente expansão da formação no turismo e na hotelaria, leva a questionar a sustentabilidade desta progressão em termos de empregabilidade no país ou na região, existindo opiniões quanto à necessidade de ocorrerem mudanças profundas na lógica do sistema de formação profissional. Os vários organismos oficiais que tutelam esta matéria, têm funcionado com notória descoordenação, duplicando atividades e consumindo recursos tão escassos na atual conjuntura. Neste contexto, pretende-se compreender a atual situação da oferta formativa em turismo e hotelaria na histórica região do Alentejo, quer no ensino superior quer no ensino técnico-profissional e aferir a sua adequação ao objetivo de formar os futuros profissionais para o mercado de trabalho na região e no país analisando o desenvolvimento das diversas políticas de formação do sector. A partir desta análise e tendo em consideração as perspetivas de crescimento turístico regional e as necessidades das empresas perspetivam-se as necessidades de oferta e de procura de formação de recursos humanos na região.Item Execução e exploração de uma unidade de Turismo em espaço rural na modalidade de casas de campo(2011) Silva, Carlos Alberto Perlucho da; Neves, Joana Maria de Oliveira, orient.O turismo rural é um sector económico e social em pleno crescimento, o que justifica que um número cada vez maior de operadores, (nomeadamente promotores e investidores) comecem a interessar-se por este. No entanto, as organizações e as prestações do turismo rural sofrem de fraquezas crónicas, em matéria de definição da produção e de concretização da distribuição, ou seja, a forma como estas colocam os seus produtos no mercado é insuficiente. É conveniente, portanto, reflectir sobre o assunto e contribuir, mesmo que de uma forma modesta, para a alteração desta paisagem díspar para melhor responder às necessidades de desenvolvimento do mundo rural. Na maior parte dos casos o turismo rural reduz-se ao agro-turismo (acolhimento turístico nas explorações agrícolas), englobando o turismo verde, com locais tranquilos e alternativos ligados ao campo. Pretende-se que o turismo rural exista, se desenvolva, agrade, para que se distinga do turismo de massas. É por tudo isto que os citadinos cada vez mais ávidos de particularidades procuram o campo, a natureza e a ruralidade que são locais seguros e tranquilizadores. Neste contexto, surgem novas unidades de turismo em espaço rural e actividades de complementaridade, como a Unidade Casa da Fonte Velha, objecto do presente projecto, contribuindo para o reforço da oferta turística local e regional, assim como para um desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho onde se insere.Item Football 4all: the potential role of it on connecting locals and visitors in football games(2022) Shhadah, Bushra; Bakas, Fiona Eva, orient.Nowadays, the use of smart phones for social interactions is more common than ever. With globalization and the economic growth, there was never so many people traveling for study and work. In a world on the path of becoming more and more digital, smart technology as IT apps developed have a central part on our daily life. Replacing face-to-face communication, with more hours of work and less hours of leisure, apps and social media are being used to fulfill the necessity of social gathering. In this study, the aim isto highlight the importance of developing an app that can improve tourists’ experience in their destination and their interaction with locals in terms of social connection, happiness and well-being. By applying a survey to analyze the use of social media on informal gatherings to play soccer and its importance for social linking, combining with the Literature Review that was made, this study makes a significant contribution in terms of identifying the most significant features that an app to connect local and visitor football lovers, should have. This project enabled to use the competence acquired in the Master Degree study in Tourism of Universidade Lusófona, applying the concepts obtained with my experience as a student of a different country, who arrived as a visitor but, with social connectivity and experiences lived, started to feel and become as a true local, in Portugal. Keywords: locals; visitors; sport tourism; smart technology; well-being.Item A gestão turística face às novas tendências com aplicação nas áreas protegidas : estudo de caso no âmbito do Turismo de Natureza(2012) Pedroso, Raquel Ferreira; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.Actividade multidisciplinar, o Turismo não é alheio às mudanças constantes da sociedade, da política, da tecnologia, da cultura e da economia e finança, assistindo-se ao surgimento de novas tendências quer ao nível da Procura, quer ao nível da Oferta Turística. Entre as tendências mais significativas está a maior consciencialização ambiental e o novo paradigma da Sustentabilidade, verificando-se no Turismo a crescente relevância ou importância do «Turismo de Natureza» e o uso das Áreas Protegidas para o seu desenvolvimento, obrigando imperativamente uma nova forma de estar e agir por parte da Gestão Turística. Consciente que ambas as ciências – Turismo e Gestão – evoluíram a par da própria História das sociedades, assistiu-se ao aparecimento de modelos emergentes de gestão assentes, sobretudo, no conhecimento expresso na melhoria do desempenho, na criatividade, aprendizagem e transparência. Deste modo, a presente dissertação procura contribuir para um melhor conhecimento das tendências e da gestão turística face às mesmas por parte das organizações de Turismo de Natureza a operar em Áreas Protegidas. Para o efeito, foram consideradas, enquanto População-Alvo, as organizações que de acordo com a legislação portuguesa se inserem nas tipologias de Turismo no Espaço Rural, Casas da Natureza e Animação Ambiental a funcionar nos Departamentos de Gestão de Áreas Classificadas do Norte e Sul. Os resultados obtidos reflectem uma homogeneidade de respostas, concluindo-se que na sua generalidade, as organizações de Turismo de Natureza a operarem em Áreas Classificadas reconhecem a necessidade de adoptar ou adaptar-se a modelos emergentes de gestão, sobretudo na base da criação de «Experiências» e «Percepções», reconhecendo para isso o papel fundamental das Dimensões de Desempenho defendidas e apresentadas na presente dissertação como súmula das tendências e da evolução da gestão no Turismo: a Inovação, a Autenticidade, o Marketing e os Agentes de Mudança.Item A herança templária no turismo: o caso de Tomar(2012) Santos, José Manuel Faria Nunes dos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A Ordem do Templo foi introduzida na Península Ibérica com o intuito de contribuir para o fortalecimento do ideal e dos objetivos da Cruzada, constituindo, ainda, uma valiosa aliada no povoamento e exploração do espaço reconquistado, enquadrando civil e religiosamente as populações e participando ativamente na defesa das fronteiras do Condado Portucalense, e no que veio a constituir-se como Reino de Portugal. Com este trabalho, procura-se analisar um modelo de desenvolvimento turístico para a cidade de Tomar com base no legado histórico dos templários, uma vez que se constitui num dos seus conjuntos patrimoniais mais representativos ao nível europeu e onde a Ordem do Templo deu lugar à Ordem de Cristo, permitindo que os templários continuassem a sua vida e obra em Portugal na posse de todos os seus bens, contrariamente ao sucedido em quase todo o mundo católico. A metodologia utilizada neste estudo incluiu uma vasta recolha bibliográfica e a utilização da Internet, bem como a avaliação do potencial turístico no que respeita à inventariação e hierarquização dos recursos com base num trabalho de campo, onde foram efetuadas algumas entrevistas para recolha de elementos que permitissem, com rigor, tomar conhecimento das potencialidades que os recursos turísticos existentes poderão ter no aumento da permanência dos turistas que afluem à cidade de Tomar.
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