Mestrado em Gestão de Empresas
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por título
A mostrar 1 - 20 de 208
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Abordagem do internet marketing aliada ao comportamento do consumidor em Moçambique(2014) Mazivila, Gisela Elisa Paula; Gaspar, Fernando, orient.A presente dissertação procura compreender o grau de aceitação dos consumidores na comunidade moçambicana em relação à recente abordagem da internet nos meios de comunicação. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em avaliar o impacto do internet marketing no comportamento dos consumidores, assumindo como ponto de partida e suporte, estudos já realizados e aplicados em Portugal. Divagando sobre a problemática foi traçada a seguinte questão de partida para a investigação em curso: De que forma o aparecimento do internet marketing veio afetar o comportamento do consumidor atual em Moçambique? O uso da internet está a crescer rapidamente em todo mundo, assumindo deste modo um papel primordial no quotidiano dos consumidores e como consequência tem impulsionado a alteração dos seus padrões de consumo. O mesmo comportamento dos consumidores tem vindo a modificar a forma como o indivíduo vê a compra de bens e serviços, podendo dizer-se que o consumidor atual passou claramente a assumir as suas próprias escolhas, segundo as suas reais necessidades. Assente nesta tendência do meio digital, surge-nos um novo tipo de consumidor, mais autónomo, inteligente, exigente e informado, o consumidor 2.0. Como conclusão deste estudo, aplicado à realidade moçambicana, iremos constatar que apesar da crescente utilização deste novo método de comunicação o país e a população em geral ainda não estão preparados para esta nova abordagem do marketing.Item Absenteísmo no setor de nutrição em um hospital público de Belém - Pará, ano-2009(2011) Ozela, Ciléa Maria dos Santos; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O Setor de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, não se caracteriza como atrativo para a mão-de-obra, um dos indicadores para esse fato são os altos índices de absenteísmo. Desta forma, objetivou-se caracterizar o índice de absenteísmo em trabalhadores deste setor de uma instituição Hospitalar pública em Belém-PA no ano de 2009. A amostra foi composta por 63 funcionários. A coleta de dados foi realizada através pesquisa em documentos fornecidos pela instituição. Os dados foram analisados no Software Excel 2007 pertencente ao pacote Office 2007 da Microsoft. O estudo mostrou os elevados índices de absenteísmo no ano em questão principalmente nos meses de julho (9,7%) e setembro (8,9%), sendo que a maioria dos funcionários faltosos é do sexo feminino (81%) e o turno onde estas ausências são mais freqüentes corresponde ao turno da manhã (64,96%). Dentre os vários motivos de faltas, o maior percentual está relacionado à licença saúde. A taxa de absenteísmo mostrou-se como uma relação parcialmente completa, mas que permite uma referência para a intervenção tanto no aspecto preventivo de sua inserção quanto para reparar uma condição já instalada, fazendo-se necessário o desenvolvimento de estudos qualitativos e quantitativos sensíveis às diversas possibilidades de explicação.Item A actuação do enfermeiro como gestor na unidade de terapia intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas-Santarém-Pará-Brasil : um estudo de caso(2013) Miranda, Mónica Karla Vojta; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Estudo descritivo que teve como objetivo avaliar a atuação do enfermeiro como gestor da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Pena – HRBA, o qual obteve o selo de Acreditado em Nível 1 em 2012. Para a obtenção dos dados utilizou-se um questionário elaborado com 10 perguntas subjetivas e aplicado aos enfermeiros gerentes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva e CTI do HRBA. Verificou-se nesse estudo que são indivíduos na faixa etária de 25 a 45 anos, com predominância do gênero feminino, com especialização em áreas diversas da enfermagem. Na atuação no setor de gerência, os enfermeiros estabelecem prioridades, direcionando sua equipe para os atendimentos assistenciais complexos aos pacientes, ficando o trabalho burocrático para ser realizado por último. Os entraves relatados são a insatisfação e o desgaste no exercício da função de gerente da unidade devido ao excesso de funcionários sem experiência em UTI, falta de autonomia, dupla jornada de trabalho, excesso de burocracia entre outras situações que se tornam motivos de estresse. Concluiu-se que a atuação do enfermeiro como gerente se respalda na função assistencial ao paciente através de cuidados diretos e indiretos e na organização dos trabalhos burocráticos na Unidade de Terapia Intensiva.Item Análise à volatilidade do mercado da arte(2012) Ferreira, Telmo Emanuel Mendes Silva de Santos; Rosário, Carlos Eduardo Capelo Ramos do, orient.Um olhar breve para a história financeira internacional denota que, em períodos de crise ou até mesmo de depressão das principais economias mundiais, os investidores tendem a proteger os seus investimentos, muito para além dos usuais activos financeiros, como o caso das acções, obrigações, entre outros. A principal razão para tal é que, em termos empíricos, verifica-se que estes activos referidos apresentam uma elevada volatilidade, especialmente em momentos de grande turbulência nos mercados financeiros, em virtude da incerteza quanto ao futuro das economias mundiais. Assim sendo, a presente investigação realiza uma análise em torno da previsão de volatilidade dos activos associados a arte e, assim, pretende comparar com a volatilidade existente em torno dos índices ou mercados financeiros. Para tal, serão adoptados os modelos de heterocedasticidade condicional, com a finalidade de previsão de volatilidade marginal ou incondicional. A análise efectuada baseou-se na comparação da volatilidade marginal dos índices S&P 500 e DJ Euro Stoxx 50, representativos dos activos financeiros, face à volatilidade marginal das principais empresas (Christie´s e Sotheby´s) e do principal índice de arte (ArtPrice Global Index), representativos dos activos associados à arte. Os resultados evidenciam uma diferença significativa entre as volatilidades marginais ou incondicionais previstas, resultando numa menor volatilidade prevista incondicional dos activos de arte face aos activos financeiros.Item Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal(2023) Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.Item Análise da educação empreendedora no processo de formação de novos empreendedores em uma instituição de ensino superior de Brasília, Brasil(2020) Santos, Mirizete de Jesus dos; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.A educação empreendedora é um tema abordado de forma recorrente, em que se destacam a importância socioeconômica, financeira, a geração de oportunidades e riqueza e sua conexão ao comportamento pessoal. Essa pesquisa teve como objetivo identificar se as ferramentas utilizadas por Instituições de Ensino Superior – IES no processo de formação dos alunos de Administração e Gestão de Recursos Humanos estimulam seus egressos a se tornarem empreendedores. O referencial teórico baseia-se em conceitos sobre temas: empreendedorismo, empreendedor e educação empreendedora. A metodologia da pesquisa ocorreu por meio de dados descritivos obtidos em levantamento de campo e por uma abordagem qualitativa na análise dos resultados. Aplicou-se questionário em uma amostra total de 116 alunos dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos de uma Instituições de Ensino Superior na cidade de Taguatinga, Distrito Federal. Na análise dos dados, identificou-se a forma de entendimento dos participantes sobre o conceito de empreendedorismo e a percepção dos acadêmicos sobre o seu desenvolvimento empreendedor com o auxílio da Instituições de Ensino Superior; a forma com que eles percebem as atitudes empreendedoras da Instituições de Ensino Superior e a forma com que a Instituições de Ensino Superior apresenta suas ações pertinentes ao tema. Concluiu-se que a educação empreendedora é uma importante estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Identificou-se que, na Instituições de Ensino Superior estudada, a promoção da cultura empreendedora é percebida pela maioria dos participantes, o que leva a um forte estímulo ao empreendedorismo após a conclusão dos cursos. Verificou-se que o tema da pesquisa é compreendido e potencializa o conhecimento de si mesmo como uma forma de comportamento empreendedor.Item Análise da eficiência do setor bancário cabo-verdiano e os seus determinantes(2022) Santos, Tiago da Conceição Vasconcelos dos; Soares, Eduardo Luís de Campos, orient.Esta dissertação tem como objetivo principal avaliar a evolução da eficiência do sector bancário Cabo-verdiano e identificar seus determinantes. A partir da questão de investigação: Qual o nível de eficiência técnica do setor bancário de Cabo Verde e quais são os determinantes da eficiência dos bancos comerciais que operam nesse setor?, desenvolveu-se 4 hipóteses, testadas, recorrendo a técnica não paramétrica Data Envelopment Analysis, orientada para input utilizando os modelos CCR e BCC. Para estimar a eficiência técnica, a eficiência técnica total foi dividida em eficiência técnica pura e escala, numa segunda fase identificou-se os seus determinantes. A análise desenvolve-se em três abordagens: intermediação, produção e rentabilidade, e cinco modelos com diferentes combinações input/output. A amostra inclui dados dos relatórios e contas anuais dos bancos no período 2007 - 2020. Os resultados obtidos, sugerem que o nível de eficiência técnica do setor bancário Cabo-Verdiano em geral, é médio, existindo margem para melhoria na otimização dos recursos utilizados. Conclui-se também que os determinantes que influenciam a eficiência dos bancos são a dimensão, a antiguidade e a estrutura de propriedade de capital. Com relação a concorrência do setor os dados obtidos não evidenciam a existência de uma relação direta com a eficiência.Item Análise da gestão carcerária no Presídio Estadual Metropolitano de Marituba-Pará, a partir da Lei de Execução Penal e a realidade do carcére(2015) Barros, Liliane da Silva; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo aborda a Política Criminal, o Sistema Penal e sua realidade, fazendo uma análise da gestão carcerária a partir do objeto pesquisado Presídio Metropolitano Estadual I – PEM I, procurou-se falar de forma abrangente sobre a problemática do Sistema Penitenciário como “universidade do crime”. Os defensores da perspectiva da recuperação argumentam que é possível, pela negação dos pressupostos de que ela é uma escola do sofrimento, desmontar a “Universidade do Crime” e construir as bases de um modelo penitenciário voltado para a reconstrução moral dos seus internos. Estes, a seu modo, são também vítimas de processos sociais perversos que antes da condenação, os incapacitam ao convívio social. Procurou-se observar se o PEM I está de acordo com que preconiza a Lei de execuções Penais n 7. 210/84. Para tanto foram realizados visitas afim de, coletar dados de gestão. Ao final, é exposta a metodologia utilizada na construção do trabalho, bem como a minha vivência no Presídio Estadual Metropolitano I, durante o período de pesquisa, enfatizando a interatividade com os técnicos da instituição e as entrevistas realizadas com os internos. São expostos, também, as tabelas e suas respectivas análises, que retratam os dados coletados na pesquisa. Concluindo, é colocada a impressão pessoal do que foi vivenciado no local da pesquisa e o apontamento de possíveis melhorias para adequação da Lei de Execução na objeto pesquisado.Item Análise da incidência da formação especializada nos técnicos da hotelaria(2023) Morais, Ricardo José Morais; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Este trabalho estuda a forma como a indústria hoteleira tem vindo a gerir a evolução tecnológica no corrente processo de desenvolvimento das empresas de turismo. Pretende-se assim perceber que áreas têm sentido maior desenvolvimento ao nível da inovação tecnológica e de que forma os colaboradores têm sido atualizados de forma a corresponderem às exigências que estas alterações geram. Deste modo o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a corrente evolução tecnológica tem afetado os trabalhadores da indústria hoteleira através da análise da forma como as iniciativas de formação influem na preparação e utilização de ferramentas digitais com que trabalham regularmente. Para o estudo contribuíram 83 trabalhadores da indústria hoteleira da região de Lisboa através de resposta a um questionário elaborado para o objetivo em estudo. Os dados provenientes da amostra foram tratados em duas formas, por analise estatística simples, com recurso a gráficos para melhor demonstrar os mesmos e por analise estatística mediante o sistema GRETL para analise dos dados relativos às hipóteses levantadas. Finda a analise de resultados foi possível perceber que existe de facto uma relação entre o grau de dificuldade na utilização de ferramentas digitais face ao número de formações recebidas e à área em que cada pessoa trabalha. Por outro lado, não foram encontrada relação entre a faixa etária dos trabalhadores face à dificuldade sentida em operar ferramentas digitais ou ao número de formações que lhes são disponibilizadas. Por fim não foi também encontrada relação entre o grau de dificuldade sentido na utilização de ferramentas digitais face ao número de ferramentas usadas pelos inquiridos.Item Análise da literacia financeira no setor bancário angolano(2017) Vita, Emanuel Ventura; Alves, Paulo Fernando de Sousa Pereira, orient.A ANZ Bank (2011), definiu a Literacia Financeira como a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões eficazes em relação à utilização e gestão do dinheiro. Este é um conceito amplo que incorpora uma compreensão da economia e como as decisões dos clientes são afetadas pelas condições económico-financeiras circunstanciais. Este tema tem ganho cada vez mais enfâse no mundo face a sua importância e é um imput que nos ajuda a modelar a necessidade de sermos educados financeiramente para fazer face a variações dos resultados nas tomadas de decisões. Sendo assim, a escolha deste tema deve-se à escassez sobre a matéria de Literacia Financeira no setor bancário angolano, visto que até aos dias de hoje, apenas houve um guia de Literacia Financeira criado pelo Banco Privado Atlântico e um programa de educação financeira criado pelo Banco Nacional de Angola. E tendo em conta o crescimento do setor bancário em Angola, verifica-se cada vez mais a necessidade de ajudar os consumidores a tomarem decisões financeiras mais sensatas e promover assim a transparência e a eficácia dos mercados financeiros, visto que a realização deste estudo poderá assim contribuir para o preenchimento da lacuna de Literacia Financeira na banca angolana. Deste modo, a pergunta de partida para esse estudo prende-se em saber qual o nível de Literacia Financeira dos clientes do setor bancário Angolano? E para responder a essa questão, elaborou-se um questionário com 47 questões destinadas a todos os possíveis clientes do setor bancário angolano, a qual foi possível recolher 206 amostras para analisar os seus níveis de Literacia Financeira com base nos produtos e serviços detidos e os disponibilizados pela banca, bem como nos seus conhecimentos sobre todas as outras componentes de Literacia Financeira. Os resultados obtidos indicam que o índice de Literacia Financeira dos clientes do setor bancário angolano é fraco, havendo assim um longo caminho a percorrer para que essa situação seja revertida.Item Análise da parceria público-privada no terceiro setor por meio de recursos oriundos de renúncia fiscal no sistema único de saúde no Brasil(2021) Neves, Gabriela Furtado; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.O Brasil está inserido num contexto de restrições financeiras e orçamentárias que tem reflexos importantes na prestação de serviços públicos na área da saúde. Essa situação faz com que Instituições filantrópicas procurem soluções para se manterem ativas e apresentando resultados à sociedade. Uma das saídas encontradas é o estabelecimento de parcerias com o poder público, de modo a aproveitarem os benefícios financeiros originados de renúncia fiscal no contexto de programas governamentais. Fundamentando o trabalho de pesquisa foi realizado um levantamento de dados através da metodologia survey, compreendendo os períodos de 2012 a 2017, envolvendo 52 (cinquenta e duas) instituições com projetos em execução nos programas PRONAS/PCD e PRONON, entrevistas com 02 (dois) profissionais do Ministério da Saúde envolvidos com os Programas e 01 (um) colaborador de uma Instituição com projetos em execução pelo Programa PRONON. Do trabalho de pesquisa foi possível concluir que 75% das instituições que responderam ao questionário prestam serviços ao SUS no Brasil e nessas, 85% dos profissionais que avaliaram os Programas consideraram a parceria (Ministério da Saúde e Terceiro Setor) com alto índice de satisfação, mostrando que a renúncia fiscal como financiadora de Parcerias público-privadas é uma alternativa viável para gerar ações de saúde para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e para capacitar o pessoal especializado da área de saúde.Item Análise da propensão empreendedora e criação de uma empresa inovadora em construção civil: estudo de caso N2build(2016) Guterres, Sebastião David Marques Aparício; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.O presente trabalho de investigação tem como objetivo análise da propensão empreendedora em construção civil e na análise de uma empresa específica no mercado empresarial português, a N2Build, no âmbito dos temas principais do trabalho, o Empreendedorismo e a Inovação. Neste trabalho, para além de uma revisão teórica pertinente, foi feita também uma caraterização do estado geral do Empreendedorismo e Inovação em Portugal por forma a concluir acerca da atratividade do mercado português para a fixação de empresas tecnológicas no ramo da Engenharia Civil, da propensão empreendedora em alunos do Ensino Superior na área da Engenharia Civil e do processo de Empreendedorismo e Inovação da N2Build. Do ponto de vista metodológico, será feita uma revisão teórica por forma a definir concretamente Empreendedorismo e Inovação, caraterizando sucintamente o seu estado em Portugal. Neste contexto, através de uma amostra de 80 questionários, será analisada a propensão empreendedora de alunos do Ensino Superior na área da Engenharia Civil. Por fim, será analisada uma empresa N2Build, através de entrevistas estandardizadas à estrutura da empresa e a relatório e contas por forma a caraterizar as suas principais inovações e posicionamento no mercado. De acordo com os questionários analisados os resultados foram, 59% dos inquiridos consideram o mercado português um mercado atrativo para a implementação de novas empresas tecnológicas no setor da construção civil. 37% consideram o mercado português um mercado não atrativo e 4% não sabem/não responderam. 74% dos inquiridos tem vontade de no futuro criar uma empresa, motivados principalmente pela Realização pessoal/profissional com 74,07%, a Motivação económica com 51,85% e Desejo de independência com 48,15%.Item Análise da qualidade da gestão do atendimento no Programa Brasil Sorridente no Hospital Universitário João de Barros Barreto, na Cidade de Belém-Pa(2015) Sisnando, Andrêa Lisbôa; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo teve como objetivo geral analisar a qualidade da gestão do atendimento no Programa Brasil Sorridente, no Hospital Universitário João Barros Barreto (HJBB), na cidade de Belém-Pa. Adicionalmente, os objetivos específicos foram definir o perfil socioeconômico clientes dos atendidos; Estabelecer o grau de satisfação do atendimento; Analisar com gestor, colaboradores e usuários veem a gestão e verificar acessibilidade para o tratamento. A pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso, do tipo exploratório. A coletas dos dados se deu pela utilização de questionários auto-aplicativos. A amostra foi composta por usuários presentes na sala de espera e que tivessem sido atendidos a procedimentos clínicos ao menos uma vez, totalizando 100 usuários, 1 gestor e 12 dentistas que trabalham no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) - HJBB. As análises de dados foram tratadas estatisticamente através do Pacote Estatístico SPSS 19.0, e na analítica o teste do Qui-quadrado. Conclui-se que o estudo é de extrema importância para melhoria da gestão da qualidade de atendimento CEO – HJBB.Item Análise das práticas inovadoras inseridas nos processos gerenciais das empresas do município de Santarém-Pará através das ações do Sebrae(2014) Cebulisk, Osmar; Lima, Adalberto da Cruz, orient.Com a percepção sobre as práticas do cotidiano administrativo, questões sobre a maneira gerencial ganham destaque e atraem as atenções a partir do momento em que passam a ser utilizadas constantemente. Diante deste fato, percebe-se a ênfase em temas que dizem respeito à inovação, mostram-se como uma nova maneira de auferir destaque e competitividade no mercado empresarial. Assim, o presente trabalho vem apresentar o cenário de algumas empresas no município de Santarém–Pará, que atualmente se encontram desenvolvendo ações inovadoras em seus processos gerenciais, a partir de uma proposta específica do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, que propõem o acompanhamento às empresas sob uma visão estratégica a fim de promover o desenvolvimento empresarial local, voltado para a inovação. Através da visão de diferentes autores e da pesquisa de campo junto à 40 empresas atuantes no município, será possível compreender melhor este processo e seus reflexos diante da realidade da organização perante as necessidades e expectativas do mercado, assim como perceber de que maneira os resultados destas práticas inovadoras vêm refletindo no desenvolvimento das empresas.Item Análise de clima organizacional : um estudo com os militares do comando de fronteira Amapá(2012) Miranda, Erica Viviane Nogueira; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.As organizações militares são sistemas constituídos com a finalidade de operacionalizar suas forças armadas para atuarem contra ameaças à integridade política do país. Dentro deste contexto é essencial que se tenha recursos humanos altamente qualificados, treinados, motivados e bem equipados para a preservação dos interesses vitais de uma nação. Desta forma analisar o clima organizacional do Comando de Fronteira Amapá é de fundamental importância para verificar aspectos que possam ocasionar deficiências no processo gerencial, bem como potencializar aspectos motivacionais inerentes à gestão de pessoas O trabalho realizado utilizou a pesquisa bibliográfica, de campo e documental na qual possibilitou o estudo de forma sistematizada, permitindo analisar o clima organizacional no Comando de Fronteira Amapá. A pesquisa foi realizada em caráter exploratório na qual empregou-se técnicas como o questionário e entrevistas com os militares da organização, na qual oportunizou-se a visualização de fatos através de observações na corporação.A análise da estrutura organizacional é primordial para a obtenção de fatores que possam prejudicar o clima organizacional e conseqüentemente a motivação dos militares, propondo estratégias a fim de melhorar o desempenho organizacional.Item Análise do comportamento das actividades económicas por grupo segundo índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços entre 2009 e 2010(2012) Rocha, Manuel Fernando Pereira; Silva, Ana Lorga da, orient.Os indicadores económicos, evoluem de acordo com as actividades que se desenvolvem no país. Assim progridem ou regridem em função do desempenho dos sectores de actividade económica. Estes indicadores agrupam-se em secções diversas. Deste modo interessa, verificar de que forma essas actividades, que se agrupam em situações distintas, se assemelham ou não entre si. A classificação de variáveis e objectos semelhantes em grupos é uma importante actividade humana. Em todas as fases da vida, a classificação faz parte do processo de aprendizagem, principalmente, quando esta tem um peso enorme tal como quando uma criança aprende a distinguir o preto do branco, o pai da mãe. A classificação torna-se num processo do quotidiano onde no subconsciente estão a ser aplicadas ordenações consoante as situações com que nos deparamos constantemente. Em temas actuais, como a economia, gestão e marketing a classificação surge para a investigação de relações entre conjuntos de objectos ou variáveis. Isto poderá resultar, ou não, num resumo de dados sob a forma de grupo, de objectos ou variáveis semelhantes entre si (dentro do mesmo grupo) e dissemelhantes em relação a grupos distintos. Este trabalho tem como objectivo verificar de que forma as actividades económicas portuguesas são agrupadas entre si, mediante o estado da evolução económica nacional entre os anos de 2009 e 2010. Nesta análise são trabalhadas vinte e sete actividades económicas, agrupadas em sete secções ou ramos diferentes de forma a conseguir verificar como se comportam áreas que contêm produtos ou serviços totalmente distintos. Neste trabalho é utilizada a análise classificatória. Através deste método é estudado o nível de semelhança das actividades sob a representação de grupos. Nas diferentes áreas de actividades são estudados quatro índices: Volume de Negócios; Emprego; Remunerações e Horas trabalhadas.Item Análise do comportamento do consumidor ciclista na cidade de Goiânia-GO, Brasil : um estudo comparativo(2019) Oliveira, Sandro Rodrigues de; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.O ciclismo é, principalmente, uma atividade aeróbica, o que pode melhorar o nível geral de condicionamento físico, bem como o aumento da aptidão cardiovascular, aumento da força e flexibilidade muscular, melhor mobilidade articular, diminuição dos níveis de estresses, melhor postura e coordenção, preservação ou evitar doenças e redução da ansiedade e depressão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e identificar o perfil do consumidor ciclístico da cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil, bem como identificar na literatura, quais as características da prática de ciclismo, o perfil genérico do consumidor de bicicleta, os benefícios que induzem à prática do ciclismo, o processo de decisão de compra do consumidor e as influências da bicicleta relacionada aos ciclistas de Goiânia. O modelo proposto teve as seguintes dimensões: comportamental, ambiental e mercado. Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo e exploratório com base em fontes de uma pesquisa empírica realizada entre os meses de outubro e novembro de 2017. Foram utilizados dois instrumentos metodológicos; o primeiro foi um questionário aplicado a 306 respondentes, contendo 30 perguntas fechadas e abertas, por meio do aplicativo Google Forms, e o segundo um Roteiro de Entrevista Semiestruturada com a participação de 18 ciclistas. Os resultados a partir das duas abordagens, indicaram que o consumidor de bicicleta em sua maioria é de classe “C”, com renda entre 3 a 5 salários mínimos (23,2%), comunhão estável, disposto a comprar uma bicicleta pela funcionalidade, tendo a influência de amigos, possui curso de graduação e/ou pós-graduação, afirmaram não ter recebido direta influência da marca. Consideram que a pratica do esporte proporciona prazer de estar na natureza; melhoria do condicionamento físico/humor e evitar o estresse.Item Análise do ensino profissionalizante no Estado do Pará: um estudo socioeconômico da relação grau de ensino e empregabilidade(2015) Vasconcelos, Antonio Djalma Sousa; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este trabalho apresenta uma análise do ensino profissionalizante no Estado do Pará, especificamente a relação existente entre o grau de ensino do postulante ao cargo e a garantia de fixação no emprego. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica nos programas de governo especialmente os direcionado ao SENAI/Pa, órgão especializado e coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) sobre orientação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para qualificar e profissionalizar trabalhadores para inserção no mercado de trabalho. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e para as análises aplicou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo com o objetivo de interpretar e traçar o perfil deste profissional formado pelo programa. O resultado da pesquisa mostra a evolução do ensino profissionalizante ao longo dos anos à luz de reflexões da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Ministério da Educação e Cultura e a participação efetiva do SENAI na formação de profissionais em todo o Estado do Pará.Item Análise do perfil da cultura organizacional do Jornal Diário do Pará com foco na gestão de pessoas no município de Belém/PA(2015) Cerveira, Márcio Brito; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Nos últimos anos as mudanças nos métodos de trabalho nas organizações, tem sido pautadas pelas fortes tendências tecnológicas e pressões competitivas, que de certa forma vem obrigando as organizações a serem ainda mais eficientes, no que se diz respeito às estratégias de gestão. Atualmente é muito comum que as empresas se norteiem na qualidade dos serviços oferecidos a sua clientela, mas são através dos fatores subjetivos e das semelhanças internas que realmente é possível perceber a diferenças das demais organizações. A pesquisa visa analisar a cultura organizacional no Jornal Diario do Pará tendo como foco a Gestão com Pessoas e o modo como às lideranças estão contribuindo para a cultura, e o clima organizacional satisfatório na empresa. Entender o papel que a influencia da Cultura Organizacional propicia na produtividade, entendendo assim, que os elementos culturais de uma empresa são fatores significativos na vida do funcionário para que seja mantido o equilíbrio dentro do ambiente de trabalho e elevar nos seus liderados os mais altos níveis de satisfação e motivação. Trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica, do tipo qualitativa-quantitativa que procura analisar o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influenciam diretamente na sua motivação. Utilizam-se como parâmetros, indicadores o grau de satisfação dos colaboradores da empresa e observaram-se os aspectos de sua cultura, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Constatou-se na pesquisa a presença de ambientes e comportamentos organizacionais diferentes no convívio no interior do Jornal Diario do Pará, sendo percebido também, um ambiente gerencial mais liberto, aonde os funcionários sabem suas responsabilidades, não existindo a necessidade da ordem imediata de seu superior hierárquico para a realização de suas tarefas, existindo também características peculiares nas tomadas de decisões, comunicação e comportamento organizacional. A partir deste estudo pode-se dar inicio a um novo trabalho de investigação junto aos profissionais que desejem aprofundar seus conhecimentos através dos resultados e conclusões obtidas.Item Análise estratégica do setor da náutica de recreio: estudo de caso sobre o cluster potencial dos operadores marítimo-turísticos do concelho de Cascais(2015) Araújo, Ana Paula Martins; Rosário, Carlos Eduardo Capelo Ramos do, orient.As concentrações de empresas com a mesma atividade ou do mesmo setor designam-se por micro cluster ou cluster local, cluster industrial ou simplesmente cluster, cluster regional ou mega cluster e têm vindo a mostrar grande potencial devido ao pólo económico de construção de valor que representam. Nesta linha, foi realizado um estudo empírico, de natureza indutiva através de entrevistas a um conjunto de empresas com a mesma atividade no concelho de Cascais, representantes de um micro cluster potencial do setor da Náutica de Recreio, no objetivo de responder a questões relacionadas com a vantagem do pólo económico para o setor, expondo as caraterísticas, competências e fragilidades condicionantes do seu sucesso, no âmbito da análise estratégica. Foi realizado um questionário à procura no mercado nacional onde ficou demonstrado a pouca popularidade da entidade e a existência de segmento de mercado ainda por tratar. Na sequência do trabalho de investigação, foi necessário verificar os fatores determinantes para o desempenho estratégico associado às condições e meio envolvente, nomeadamente os recursos humanos, os recursos naturais, a procura, infraestruturas do local, e por se tratar de um ramo do Turismo Náutico, foram considerados os fatores ligados à motivação turística como p.e. o clima, a História e a cultura. Os resultados do projeto evidenciam a vantagem do micro cluster potencial e levam a concluir sobre a sua mais valia para o setor da Náutica de Recreio, tendo em conta a dinâmica económica promovida pela diversidade de interesses em sede de crescimento e desenvolvimento.