Mestrado em Estudos Cinematográficos
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Item A adaptação televisiva como extensão da voz do autor(2022) Doranti, Filipe de Carvalho; Cachapa, Possidónio, orient.Tomando como objeto principal de análise a série televisiva American Gods, adaptada de romance homônimo escrito por Neil Gaiman, a presente pesquisa tem como finalidade constatar a presença da Voz do Autor na obra audiovisual resultante deste processo de adaptação. Além disso, considerando a longevidade de um projeto no formato seriado, será motivo de atenção, também, os efeitos ocasionados nesse elemento, decorrentes das possíveis variações estéticas ocorridas nas transições entre temporadas. E, para que se verifique a hipótese de que uma adaptação televisiva pode ser considerada uma extensão da voz do autor original, a prática analítica buscará examinar, em minucias, tanto as características do texto narrativo apresentado em obras literárias de Neil Gaiman, quanto daquele que se observa nas três temporadas do seriado, lançadas de 2017 a 2021. Dessa maneira, acredita-se, será possível confrontar, para além do conteúdo que constitui o enredo, a forma como é contada essa mesma história em diferentes meios por diferentes equipes de escrita e, assim, constatar se é possível que algo que remeta a essência dessa forma original de se contar a história seja mantido, mesmo que sofrendo as modificações inerentes ao processo de adaptação e, em caso de confirmação, quais são as condições para que isso ocorra.Item Am i a producer?(2018) Melero., Laura Solé; Grabner, Marta Cidraes Vaz de Sousa, orient.Este projeto consiste na definição de uma metodologia para descobrir se uma pessoa tem a capacidade de ser um produtor. Como vamos fazer isso? Vamos dividir o projeto em três partes diferentes para responder às questões que queremos revelar sobre a figura do produtor. Para começar, vamos conhecer alguns produtores para assim conhecer melhor a figura do produtor nos seus diferentes campos. De modo a conhecer esses produtores, nós entrevistámo-los com vista a determinar quais as características que eles acham que um produtor deve ter. Com estas palavras-chave, vamos fazer um teste em que a pessoa que participa na metodologia pontuará cada tópico e, em seguida, um obteremos uma pontuação, se esse valor for superior a 2.5, essa pessoa vai cumprir as características que o produtor acha que cada um deles tem que ter. O próximo passo para obter nossas respostas é gravar um projeto audiovisual e dividilo em duas partes, uma em estilo televisivo e a outra em estilo cinemático. Desta forma, nós vamos experimentar os dois ramos e saberemos as diferenças de cada um. Assim que terminar a avaliação seremos avaliados pela nossa equipa nas diferentes etapas que temos planeadas e no resultado final. Então, dependendo dos resultados, vamos saber que tipo de produtor são: de estratégia ou de execução, e no campo que se encaixa melhor: televisão ou cinema.Item Argumento e dossier de produção “KM 27”(2011) Saloio, Ana Rita Antas; Gil, Inês, orient.Márcia, Vasco, Débora e Rui vão passar férias a uma quinta alentejana. Movidos pelos ciúmes e pela curiosidade, os quatro amigos vêem-se presos nas mãos de uma família psicopata. Um segredo bem guardado por décadas é desvendado, transformando as férias numa luta pela sobrevivência.Item Argumento “Viver o Jogo” e o seu desenvolvimento(2013) Ferreira, David Renato Cunha; Gil, Inês, orient.Influenciado por ter descoberto o gosto pela escrita e pelo meu género de filmes preferido ser os de acção, propus-me a elaborar como Tese de Mestrado um argumento cinematográfico para um filme de acção e um relatório com o processo de escrever um argumento cinematográfico. Depois de pesquisar sobre o assunto e usando praticamente como base os métodos de Syd Field elaborei um relatório com os vários processos de como escrever um argumento. Neste processo podemos constatar a criação de personagens, de uma cena, de uma sequência, assim como o nascimento do assunto a desenvolver num argumento. Desse relatório consta também a metodologia que usei para escrever o meu argumento “Viver o Jogo”.Item Aspectos documentais da mise en scène do filme – Aguarde! Por Favor(2010) Cravidão, Tiago Delgado; Cordeiro, Edmundo, orient.Este trabalho reflecte sobre a definição de cinema documental a partir da experiência de montagem do filme – Aguarde! Por favor. Parte assim do ponto de vista do montador para, com as suas ferramentas discursivas, reactualizar aquela discussão em torno das ideias de homeostasia, escala e resistência.Item A casa encantada(2014) Alves, Júlio Manuel Lopes; Miranda, José Bragança de, orient.A Casa Encantada é um filme que nasce da procura, da espontaneidade, do contraste, da colaboração, e desenvolve-se a partir de uma reflexão pessoal sobre a montagem e a minha visão sobre o cinema, as influências das diferentes formas de ver cinema e a minha forma de fazer cinema. Este documento está dividido em dois blocos temáticos. O primeiro expõe de modo panorâmico e sintético as influências das diferentes correntes cinematográficas na minha forma de fazer cinema, para passar depois a contextualizar os meus projetos dentro do panorama cinematográfico do Séc. XXI. O segundo descreve os elementos-chave do projeto A Casa Encantada, centrando-me numa nova metodologia de trabalho que denominei metodologia Loop. O procedimento de trabalho usado na elaboração deste documento foi o seguinte: em primeiro lugar, escrevi os conceitos e os temas que englobam este filme – Cinema, democratização das ferramentas, cinema de autor, realismo social, cinema de massas, Hollywood, formalismo, festivais, digitalização, mass media, felicidade, infância, realidade, recordações, objetos, resistência – e que, de forma direta ou indireta, também marcaram os meus anteriores trabalhos. Estes temas foram discutidos com o professor José Bragança de Miranda, que escolheu uma variada bibliografia sobre estes conceitos e temas que abordámos nos nossos encontros. Esses encontros e o intercâmbio de opiniões e visões serviram também para estabelecer e delimitar os objetivos deste trabalho que em breve exporemos. Durante o período de leitura, investigação e reconstrução dos meus conhecimentos sobre estes conceitos, fui consciente, por um lado, das influências das diferentes correntes cinematográficas e, por outro, da relevância da minha nova forma de montagem, a que chamei sistema loop e que assenta, não só numa determinada forma de editar o material captado, como também em materiais periféricos como a fotografia, a interação com quem faz parte do Júlio Alves. A Casa Encantada. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Departamento de Estudos Cinematográficos. 7 projeto e ainda com o meu caderno de notas. Daí os dois blocos temáticos mencionados no parágrafo anterior. A Casa Encantada é um projeto que nasceu no contexto desta tese mas que ainda não terminou. Continua em processo enquanto escrevo este documento. Mas a reflexão e a análise que aqui se expõem servem para refletir os seguintes objetivos: – Sintetizar as diferentes formas de fazer cinema ao longo da história do cinema – Estabelecer relações entre as diferentes correntes cinematográficas e A Casa Encantada – Analisar o contexto do Cinema na era audiovisual – Reflectir sobre o papel do realizador no panorama cinematográfico atual – Estabelecer os elementos-chave de A Casa Encantada – Definir a relevância dos elementos-chave em A Casa Encantada – Descrever o processo da metodologia Loop. Assim, descritos a origem e a forma de escrever o projecto, passaremos às duas partes temáticas desta tese.Item Chechens in Germany : the conflict between integration and assimilation(2021) Malinowski, Igor;Islamists, terrorists, bandits. Chechens worldwide are associated with their very negative reputation. But very little is known about this small ethnic group whose culture has a long ancient history. As long as their cultural heritage goes back, their war-torn history is also an elementary part of their identity. Since round about 400 years there have been various armed conflicts and wars between Russia and Chechnya. After the collapse of Soviet Union in 1991 Chechnya declared itself as the independent state “Chechen Republic Of Ichkeria”. This resulted in two Chechen wars, the first one endured from 1994-1996 with the Chechens defeating the Russian troops. The second Chechen war took place between 1999 and 2009 and was declared as an anti-terror campaign. Afterwards a pro-Russian government has been established with Ramzan Kadyrov1 who is frequently accused by NGOs, journalists and human rights activists of massive human right abuses, arbitrariness, corruption and an exaggerated personal cult. Reasons for more than 300.000 refugees living in Europe coming along the last 25 years. Diverse studies have been developed to understand the political situation between Chechnya and Russia, but barely any studies deal with the new living conditions in the countries of their new residence, nor how their integration works in combination with their Adats (characteristic way of living/honor code). Through this research I am giving an overview of Chechen behavior rules called Adat, what difficulties they face between integrating in order to start a new life and maintaining their own identity, which has been exposed to repression, war and the fight for surviving for the last four centuries. But also how the actual “Being Chechen Like” identity changes along the process of integration far away from their homeland.Item Cinema e realidade(2018) Silva, Nuno André Mourisco Ferreira da; Miranda, José Bragança de, orient.A modernidade, com o advento da fotografia, traz consigo um novo paradigma em relação à obra de arte. A esfera intocável do objecto artístico desmembra-se numa era em que tudo está em movimento, onde a representação da realidade na película ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. A câmara de filmar, segundo processo mecânico de impressão do real na película, desvela um mundo diferente daquele que vemos a olho nu. As imagens não têm mais significado, apresentam-se como objectos na sua forma pura e cabe ao cineasta encontrar uma maneira de lhes voltar a dar significado. O cinema, na sua tentativa de construir uma realidade verosímil, começou por permitir ao espectador uma experiência de hipnose onde ele participaria em tempo real no filme através da excitação das suas funções sensório-motoras. Contudo, com a chegada de meados dos anos quarenta, numa Europa devastada pela guerra, vemos surgir um outro paradigma através de uma nova representação do mundo. Este tipo de representação vem criar situações puras onde a realidade e imaginação se entrecruzam. A imagem-tempo está ao nível do pensamento, da nossa construção cognitiva ao observar uma acção nas suas várias camadas de significação.Item Cor : a definição do cinema como arte(2018) Hipólito, João Guilherme Furtado; Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.Esta Dissertação pretende colocar em perspectiva a influência da descoberta, e consequente processo evolutivo da cor, como o elemento polarizador que ajudaria a elevar o estatuto artístico do filme nos primeiros anos do filme, até cerca de 1935. O que se tenta demonstrar aqui é a existência de um desejo histórico pela cor, que viria a desenvolver-se em inúmeros tipos de discurso sobre a mesma e que viriam a influenciar a criação/desenvolvimento da indústria cinematográfica, bem como a noção do objecto fílmico artístico. Esta obra acaba por se dividir em duas componentes. Uma que analisa a invenção dos processos técnicos de cor e seu impacto nos anos consequentes, e uma outra que pretende analisar os discursos formalistas do filme, de forma a perceber o impacto da presença da cor nos primeiros espectadores e potencialidades ou defeitos que os mesmos lhe associaram.Item Do cinema à narrativa seriada : um estudo da transposição do filme Psycho para a série Bates Motel(2021) Dias, Vinicius de Oliveira; Cachapa, Possidónio, orient.O caminho que percorremos na condução desse trabalho foi o de uma estrada árdua e desafiadora: com suas curvas perigosas, vias de mão dupla e o compromisso por parte do condutor de tentar fazer as melhores escolhas, ainda que algumas mais arriscadas. A proposta de investigação é analisar a transposição do filme Psycho - realizado em 1960 por Alfred Hitchcock - para a série Bates Motel, lançada em 2013 pela Universal Television. Primeiro, apresentamos o contexto cinematográfico e televisivo, de forma geral, para depois trazer à tona os principais debates em torno do conceito de ‘adaptação’, passando tanto pela questão da fidelidade à ‘obra original’ quanto pelas ideias de ‘intertextualidade’ e ‘transtextualidade’. Como nossa análise está calcada nos cinco elementos básicos da ‘narrativa’, também mostramos a visão de referenciados teóricos sobre esse amplo conceito. Num segundo momento, nos dedicamos a explicitar a metodologia de investigação escolhida e a efetivamente estudar a transposição do filme para a série. Mas tendo em conta que os Estudos em Adaptação estão num movimento de ebulição constante, não é nosso intuito formular dogmas. Nosso objetivo é encontrar possíveis respostas para as questões colocadas e, especialmente, contribuir para a área de conhecimento formulando novos enunciados.Item Do cinema ao segredo(2019) Viana, Gonçalo Alves; Damásio, Manuel José, orient.Todas as narrativas cinematográficas propôem-se a desvendar algo novo, a contar uma história que nunca foi contada, ou a retratá-la de uma forma diferente. No fundo, todas elas consistem numa passagem de informação do ecrã para o espectador. Algumas dessas histórias englobam ainda uma busca, uma procura no seu interior, um mistério que não é desvendado à partida. Estas narrativas trazem-nos segredos. E como é contada uma história com um segredo? Deve este ser desvendado imediatamente? Ou pode tornar-se parte formal do próprio conto? Como parte integrante do estudo central teórico, serão aprofundadas diferentes representações do segredo em diversas histórias. Como é trabalhado este aspecto fulcral de cada filme, em que nível é colocado o espectador e quando ou a que ritmo decide o realizador desvendar a informação oculta. Tratando-se de um estudo algo específico, são poucas as fontes onde podesse basear esta tese e a metodologia aplicada. Renira Gambarato, estudiosa brasileira, douturada em Design de Informação, lançou em 2010 um artigo sobre a metodologia para análise de filme, tendo em conta os objectos. Adaptando o segredo a um “objecto” do filme, esta foi a metodologia usada. Compreende-se que o segredo é uma parte integrante do filme que pode ser representada de várias formas e originar diferentes interpretações na audiência. Enquanto o segredo revelado proporciona a espectativa de confronto entre personagens; a suspeita do segredo constrói uma tensão até à sua descoberta; e um segredo surpreendente origina um choque dramático e uma mudança drástica na compreensão da história. São estas pequenas variáveis que proponho analisar e, consequentemente, aplicar numa curta-metragem produzida e aliada a esta tese teórica, intitulada Qualquer um pinta.Item "Doente mas... nem tanto", longa metragem de ficção(2017) Alho, Teresa Cristina Lopes Antunes; Cachapa, Possidónio, orient.Este projecto tem como intenção o desenvolvimento de um guião para uma longa metragem, segundo a estrutura narrativa clássica. Tentei, com este guião, que estivessem presentes todos os «ingredientes» da estrutura narrativa clássica (estrutura em três actos; personagens, estando bem definido o protagonista, sua motivação e antagonista; progressão dramática com respectivo climax e conclusão). Ao trabalhar há vários anos com pessoas invisuais e também com pessoas com algum problema mental ou cognitivo, deparei-me com histórias de abandono a vários níveis, apercebendo-me do quanto isso afecta toda a vida do individuo. A história que apresento é, além de um trabalho ficcional puro, uma tentativa de passar uma «mensagem» positiva a quem passa por problemas semelhantes. Este trabalho é a primeira versão desse guião, havendo, certamente, ainda muito para alterar. Para além do guião, acrescento dois pequenos capítulos. Num deles, falo um pouco sobre a estrutura narrativa clássica e situo o meu guião no género/tom, e um outro onde faço uma pequena comparação com outro filme onde o protagonista, embora bastante diferente do meu, tem por base a falta de afecto, o que origina alguns comportamentos semelhantes. Em anexo, acrescento a caracterização das personagens e respectiva sinopse. Por último, espero que este meu trabalho contribua para ajudar, a quem de uma maneira ou de outra vive, situações semelhantes às vividas pelas personagens, possibilitando um olhar diferente. Termino com uma citação de Sílvia Marques (2003) “Porém, se treinarmos os nossos sentidos e intelecto, perceberemos que o cinema vai muito além da catarse, do entretenimento, da informação. O cinema educa, conscientiza, sensibiliza, faz-nos pensar e sentir, faz nos reavaliar conceitos, reorganizar estruturas. Este processo é lento, porém, profundo. Por meio de filmes diversos, aprendemos sobre variadas culturas e também sobre aquilo que existe de mais subjacente na alma humana.”Item Dos processos criativos as influências das artes plásticas no cinema(2022) Oliveira, Thiago Maceno de; Miranda, José Bragança de, orient.Este trabalho investiga as influências da pintura no cinema. Para isso, durante o processo de ela boração desse trabalho até o seu final, incluindo a curta metragem documentário que abrange esse projeto, propusemos repensar a relação entre o cinema e a pintura, ressaltando o meio cinemato gráfico como acrescentador e transformador dessa outra arte. É essa idéia que tentaremos resgatar nesse trabalho, buscando uma reflexão que propõem por meio do cinema e de seu poder estético, oferecer uma visão do artista e do tempo pictórico. A sua metodologia empírica envolveu a reali zação de uma curta-metragem documental durante o período da investigação, intitulado: Merege (2021). Essa obra também serve como uma espécie de conclusão prática, uma ação com efeito concreto ou, poderíamos dizer: um produto das discussões que nos propusemos a fazer aqui. A curta-metragem também representa uma parte relevante dessa investigação, na medida em que é através dela que se coloca em prática as hipóteses que veremos a seguir e segundo a qual o cine ma desempenha um papel transformador na obra pictórica. Também buscamos nesse estudo, atra vés de um trabalho empírico, contribuir através da análise de dois filmes: O Sol do Marmeleiro (1992), de Víctor Erice e O mistério de Picasso de Henri-Georges Clouzot (1956), que constitu em, a nosso ver, exemplos significativos da relevância que a pintura pode adquirir nos filmes. Pois ambos apresentam de uma forma concreta o que acontece quando essas duas artes se tocam. Justamente porquê essa capacidade cinematográfica é potencializada a favor da criação de um novo ser estético, de uma obra que revela essa ligação íntima entre o tempo pictórico e o espaço cinematográfico. A partir dessa ligação entre esses dois estudos, a dissertação e a curta, avança remos para a intenção de pensar a representação da pintura no cinema. Por propormos discutir essa relação estética entre o cinema e a pintura, teríamos então que partir desse aspeto. Daí então, o porquê da parte literária dessa tese se iniciar por uma discussão sobre o cinema como forma de arte.Item Escrita, produção e realização de “Secreto LX” e a narrativa dramática de final feliz(2020) Orlando, Patrick; Cachapa, Possidónio, orient.Na sequência do aprofundamento da websérie “Secreto” e da construção de uma temporada especial intitulada de “Secreto LX”, serão analisados os conceitos de websérie e o porquê do crescimento da temática LGBT independente para a plataforma do YouTube, como também a justificativa que esse trabalho traz da narrativa de um guião dramático com final feliz. A ideia inicial de um argumento que consiste em finais felizes para os diferentes dramas apresentados é justificada através da prática de um guião que defende e aborda de forma natural os conflitos que personagens LGBT´s enfrentam diante de toda sua luta perante as conquistas dos seus direitos.Item A experiência em relação à obra de arte(2012) Brás, Luís Campos; Miranda, José Bragança de, orient.Esta tese pretende fazer a ligação entre o momento da idealização e da conclusão de uma obra de arte. O que se tenta demonstrar é que a experiência é transformadora de tudo o que tem a ver com a criação e, portanto, tudo o que a criação implica sofre transformações sobre transformações até ganhar uma vida autónoma à do criador. No culminar do processo criativo passam a existir duas componentes da obra. A própria obra, na sua fisicalidade, e a experiência da sua realização. Estes dois fatores da criação são complementares, mas valem por si e são completamente independentes. Apresenta-se como anexo da tese excertos da obra sobre a qual ela mais incide, o filme Quadro Branco, cuja elaboração foi feita sempre a par deste documento. Por esse facto, na introdução e fundamentação teórica que se apresenta, os aspetos teóricos são observados em relação ao cinema, mas muito particularmente em relação a este filme. O que se conclui é que a experiência é de uma significação tão importante quanto a obra. E que a todas as questões que poderemos formular, o criador já não pode responder pela sua criação, apenas por ele mesmo e pela sua experiência passada.Item O fenómeno da gentrificação no guião cinematográfico "Terramoto"(2019) Pinto, Pedro Guilherme de Pontes Galliez; Cachapa, Possidónio, orient.O presente trabalho de dissertação desenvolve uma experiência prática no âmbito da construção narrativa cinematográfica. Como produto final é apresentado um projeto de longa-metragem de ficção, com todo o design da história desenvolvido e uma versão inicial do guião do longa. Em termos teóricos, apresenta uma pesquisa ampla sobre um processo sociocultural presente atualmente em Portugal, mais especificamente, na cidade de Lisboa. Estabelece uma reflexão sobre a integralização das temáticas da habitação, imigração e turismo na cidade. Esferas amplamente discutidas atualmente pelos principais meios de comunicação, órgãos públicos e movimentos sociais em Portugal. O desenvolvimento, as personagens e a construção narrativa deste projeto, e claro, do guião do longa-metragem, estão baseados numa realidade atual e presente na cidade e na sociedade no momento da conclusão desta referida tese de mestrado. E o projeto em si estará acompanhado de uma observação empírica, fundamentada em pesquisas teóricas e referenciais estéticonarrativos. Assim, pretende estabelecer um olhar pessoal, criativo e artístico sobre uma das possíveis realidades de Lisboa, uma capital cosmopolita, que alia a História com a contemporaneidade. E essa realidade é apresentada em forma de ficção, para estimular o aprofundamento da reflexão e da discussão sobre a complexa relação entre as temáticas da habitação, da imigração e da gentrificação nas grandes cidades do Mundo.Item Forma(s) de expressão(2019) Batista, Claudia Sofia Mendes; Grabner, Marta Cidraes Vaz de Sousa, orient.O presente relatório técnico explora métodos de análise através dos seus objetos e estruturas envolventes. Fora proposta a criação de um projeto de curta-metragem, juntamente com o relatório de estudo sobre os seus elementos fílmicos, com base no estudo e tratamento de informação. O objeto de estudo aborda o filme de curta-metragem “Éramos Assim”, como tese final do meu curso de Mestrado em Estudos Cinematográficos. Após uma análise pormenorizada dos elementos fílmicos, interpretando o seu simbolismo na sua contribuição e atribuição como ferramenta de análise no meio cinematográfico. As obras artísticas apresentadas sobre este documento incluem “Hills Like White Elephants”, de Ernest Hemingway, juntamente com a defesa da sua teoria de Iceberg; “The Dreamers” de Bernardo Bertolucci; o filme “Captain Fantastic” de Matt Ross e a pintura de Lucien Freud “Naked Man with Rat”. Apresento uma proposta de interpretação ao aplicar a metodologia de análise dos objetos, explorando o conceito de forma e formas defendido por Maria Irene Aparício no seu capítulo “Foma(s) – Das Matérias do Filme ao Espírito nas Formas”, em “Cinema Filosofia”, acrescentando a minha interpretação do mesmo sobre forma(s) de expressão, não só de objetos, mas do ambiente e partes do corpo como portadores de simbolismo ativamente responsáveis pelo desenlace consequente no filme.Item A geometria no quadro cinemático de Kurosawa : um estudo sobre forma e estilo(2017) Neto, Mário Granado Gonçalves; Viveiros, Paulo, orient.Partindo de uma premissa que considera a estética como um importante elemento narrativo do exercício cinematográfico, é possível destacar o cineasta Akira Kurosawa como um dos mais exímios realizadores a ativarem este traço estilístico em seu repertório cinemático. Suas obras são notórias, seja pela exuberância de suas imagens, seja pela capacidade de estímulos sensoriais exercidas no processo de recebimento do conteúdo dramático por parte do expectador. Percebe-se, no entanto, certa particularidade metodo lógica na cinematografia de Kurosawa, uma tendência a arranjar os elementos no quadro cinematográfico, de maneira que a disposição destes componentes remeta a construção de formas geométricas primárias, tais como: triângulos, quadrados e círculos. Estas for mas podem funcionar como simbolismos visuais para determinada situação do enredo, sugerindo o potencial narrativo deste aspecto fotográfico em seu cinema. Posto isso, pretende-se com a dada dissertação, investigar a hipótese da incidência de padrões geométricos presentes no processo de composição imagética dos filmes de Akira Kurosawa, através do experimento de observação e contagem de frequência, inten tando-se compreender de que modo esta técnica é utilizada como ferramenta narrativa.Item Guião cinematográfico Feliz aniversário(2019) Bento, Tiago Manuel de Melo; Viveiros, Paulo, orient.Trabalho de Projecto para Mestrado em Estudos Cinematográficos de que resultou um Guião Cinematográfico denominado Feliz Aniversário. Uma história de amor entre duas personagens que termina em virtude dos acontecimentos políticos em Portugal decorria o ano de 1975 durante o período que ficou denominado como “Verão Quente de 75.” A relação entre Cinema e História apresentando o cinema como uma fonte histórica que embora só recentemente seja assim considerado como tal, cada vez mais se afirma nesse sentido e a análise de alguns filmes de ficção criados sobre um fundo de história como o Couraçado de Potemkine e O Nascimento de uma Nação. Feliz Aniversário teve como base o estudo da imprensa regional e nacional da época, as comunicações telegráficas no seio da diplomacia norte-americana, a história familiar do seu autor e uma pesquisa bibliográfica relacionada com o tema. Surge como um contributo para a análise do período histórico que lhe serve de pano de fundo e aumenta o acervo cinematográfico português no que ao tema em destaque concerne.Item História e enredo : efeitos do tempo passado na construção de personagem no argumento "Powerless"(2023) Marques, Inês Isabel Nogueira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoOs três pilares da construção dramática da história, segundo Alexander Mackendrick, são o enredo, o tema e a personagem (Mackendrick, 2004: 44-45). É através da evolução da personagem que se torna possível encontrar o enredo e até o tema. Utilizando a personagem como intermédio, esta consegue não só ser fundamental para a criação destes, como também consegue atrair os elementos restantes necessários como o desenvolvimento e conclusão do enredo, o sentido da história, o mundo que está em volta e até as outras personagens.
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