Mestrado em Gestão
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Item O aeroporto Francisco Sá Carneiro e a sua relação com o turismo na região norte de Portugal(2019) Barros, Helena Isabel Coelho de; Monteiro, Hugo Alonso Vilares, orient.O Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o turismo na região Norte de Portugal têm crescido de forma muito significativa nos últimos anos. Esta dissertação apresenta um estudo da relação entre o número de passageiros que circulam no aeroporto e as dormidas na região. O estudo é baseado numa análise de regressão linear simples. Como resultado, propõe-se uma forma de prever as dormidas, conhecido o número de passageiros.Item Análise da tendência de adoção dos veículos elétrico em Portugal : o papel dos atributos instrumentais e simbólicos(2021) Nascimento, Verônica Nunes Avelar; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O objetivo do presente estudo é compreender de que forma a percepção dos portugueses sobre os atributos dos veículos elétricos, pode afetar a intenção de adoção de um VE nas suas próximas aquisições. Com a necessidade dos fabricantes de automóveis em cumprir as novas metas de redução de emissão do CO2, as empresas estão a investir nas suas fábricas para se adaptar a um aumento de VEs a médio prazo, e com isso há a expectativa dos fabricantes de automóveis de que os altos investimentos feitos terão retorno o quanto antes. Tal fato, faz com que os estudos sobre o comportamento do consumidor nesse setor se tornem cada vez mais importantes. Os dados são obtidos a partir de um inquérito nacional on-line a potenciais adotantes de VE em Portugal. Os resultados indicam que os atributos instrumentais e simbólicos são importantes, porém inconclusivos para garantir a sua relevância na decisão de adotar um VE. Também é possível concluir que, para os elementos que compõe a amostra, as pessoas que acreditam que uma autoidentidade pró-ambiental se ajusta à sua autoimagem têm mais probabilidade de ter percepções positivas dos atributos de VE. A partir do trabalho de Skippon et al. (2013), usando uma escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre os atributos instrumentais e simbólicos dos veículos elétricos, além da identidade pró-ambiental dos entrevistados e a intenção de adoção dos mesmos por parte do consumidor em Portugal.Item Aplicação de redes neuronais à previsão de preços de ações(2020) Sousa, Virgínia Maria Ferreira de; Monteiro, Hugo Alonso Vilares, orient.Ter a capacidade de prever o preço de um determinado título é sem dúvida um grande desafio, quer pela complexidade, quer pela volatilidade implícita dos mercados financeiros. Trata-se de um tema de grande interesse para investigadores e para os agentes dos mercados, pois a eficácia da previsão traduz-se em ganhos monetários avultados. Esta dissertação tem como objetivo demonstrar a aplicação de redes neuronais à previsão de preços de ações. Foram escolhidos dois títulos financeiros, designadamente a Apple e a Microsoft. A escolha inicial das variáveis preditoras compreende as mais utilizadas e referenciadas nos trabalhos científicos publicados sobre este tema. Esta dissertação demonstra a importância de uma seleção cuidada de algumas dessas variáveis para um bom desempenho das redes neuronais.Item A aplicação do Balanced Scorecard nas pequenas e médias empresas(2012) Sousa, Sara Fernanda Lucas; Leite, Gabriela Marques, orient.; Santos, Carlos Machado Santos, orient.O processo de tomada de decisão é uma das fases mais importantes da gestão, pois é através da decisão que se define o futuro de uma organização. Este processo tem de estar devidamente fundamentado antes da sua implementação, com informação precisa e oportuna. Os tradicionais sistemas de informação, por sofrerem de algumas insuficiências, não se mostraram à altura do desafio que se exige. Deste modo, o Balanced Scorecard surge como uma solução exequível, pois apresenta-se como um instrumento de controlo de gestão que serve de apoio à implementação e controlo duma estratégia previamente definida, baseada na formulação de objetivos, iniciativas, metas e indicadores, distribuídos por quatro perspetivas, a financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e desenvolvimento, relacionadas entre si por relações de causa e efeito. Neste trabalho foi desenvolvido o Balanced Scorecard para uma pequena empresa, a Vidraria Barbosa, com base na informação disponibilizada pela mesma e a interação com os seus administradores e colaboradores. De modo a fundamentar esta aplicação, foi feito um enquadramento teórico do Balanced Scorecard, e também das Pequenas e Médias empresas sendo o objeto de estudo constituído por uma PME. O modelo desenvolvido partiu dos objetivos e indicadores, estabelecidos conjuntamente com a administração da empresa e através do auxílio dos seus relatórios de gestão anuais. Depois esses objetivos foram distribuídos pelas quatro perspetivas sugeridas por Kaplan e Norton (1992) e entre elas estabeleceram-se relações de causa e efeito. Para testar a validade do modelo do Balanced Scorecard, foi simulada a sua aplicação à empresa Vidraria Barbosa, apresentada a análise de resultados até à data e sugestão de medidas/ plano de ação para aplicação futura do BSC. Neste contexto, este estudo permitiu constatar que a estratégia da Vidraria Barbosa beneficiaria com a aplicação do BSC visto poder auxiliar na sua melhor definição, assim como as ações que poderão efetuar para a prossecução dos objetivos pretendidos. A não concretização de algumas dessas metas deveu-se a fatores alheios à empresa. Uma análise de tendência comprova uma evolução positiva na generalidade dos indicadores, com algumas exceções dependentes de fatores extrínsecos, como a atual crise económica.Item Brand equity: o caso da marca Açores(2019) Ponte, Daniela Carvalho; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A criação de valor e a força da marca são extremamente importantes para a diferenciação e a valorização das empresas. Face à atualidade da marca Açores e ao crescimento que a mesma tem verificado desde a sua criação, esta investigação, por meio de uma análise quantitativa, procura analisar os aspetos essenciais do Brand Equity na marca Açores. Tendo por base o modelo de Brand Equity proposto por Aaker, através de questionário, pretende-se verificar se existe Brand Equity na marca Açores pelas dimensões lealdade à marca, qualidade percebida, reconhecimento da marca e associações à marca. O estudo teve por base uma amostra por conveniência que era constituída por indivíduos de nacionalidade portuguesa e de nacionalidade estrangeira. Os resultados obtidos na investigação sugerem que a marca Açores é reconhecida pelos consumidores e associada, essencialmente, à natureza, aos produtos regionais e à experiência global. A marca Açores é reconhecida mesmo antes do selo de origem e os consumidores afirmam a qualidade, a confiabilidade e a funcionalidade dos bens/serviços desta marca, conduzindo à fidelidade e ao consumo recorrente desta marca. Pela facilidade de reconhecimento, pela identificação, pela superação das expetativas e pela satisfação do consumidor é possível afirmar que a marca Açores tem impacto a nível nacional e internacional. Consequentemente, verifica-se a existência de Brand Equity na marca Açores e o seu sucesso, sendo este estudo um ponto de partida para outros estudos relacionados com a temática.Item Clima organizacional - influência dos fatores internos na motivação dos colaboradores numa PME no sul do Brasil : estudo de caso(2021) Zimmer, Cristiane Maria; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.Este estudo teve como objetivo analisar a influência do clima no nível de motivação dos colaboradores dentro de uma empresa familiar de pequeno porte no estado do Rio Grande do Sul, na cidade Barão. O clima organizacional é um fenómeno vasto e complexo que possui fatores internos e externos de influência. O presente estudo realizou a coleta de dados por meio de um inquérito qualitativo, para identificar quais fatores do Clima organizacional podem afetar a motivação dos colaboradores. Primeiramente, revisou-se a bibliografia existente acerca do clima, cultura organizacional e motivação, verificando o que é conhecido sobre a conexão entre estes tópicos. No âmbito empírico, foi aplicado um inquérito a 10 colaboradores da empresa estudada, com o objetivo de perceber como é o clima dentro da empresa, de acordo com a concordância dos participantes. Usou-se como técnica a entrevista semiestruturada, cujas questões abertas foram inspiradas e tiveram como base de indagação o estudo de Bispo (2006), de cariz quantitativo. O clima organizacional é algo sensível e precisa ser analisado constantemente. Comparou-se a perceção de outros autores sobre aspetos que geram um clima negativo e positivo, e listou os principais fatores internos que devem ser analisados para o diagnóstico do clima organizacional. Segundo o autor, é o que pode ser correspondido dentro do cenário atual das organizações e pode ser aplicado em todos os tipos de empresa. Dentre os fatores internos, foram destacados alguns aspectos que possuem frequência maior de resposta, que podem gerar insatisfação ou satisfação. De forma geral, o estudo identificou que a empresa possui um clima organizacional satisfatório, apresentando resultados positivos na maioria das questões aplicadas com os entrevistados. Entretanto, é relevante o aperfeiçoamento em alguns aspetos discutidos. Este estudo, de cariz exploratório e não preditivo ou probabilístico, possibilitou obter conhecimento sobre o clima organizacional de uma empresa na região sul do Brasil e seus possíveis fatores de influência, perceber a importância destas ferramentas na sua motivação, sugerir melhorias à organização, identificar a importância atribuída aos fatores climáticos, e validar o modelo proposto neste estudo.Item Comportamento de consumidor de vinho e denominação de origem: um estudo relativo a três regiões demarcadas(2018) Soares, Ricardo Miguel dos Santos; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Sendo o vinho um produto caraterizado por vários atributos, intrínsecos e extrínsecos, a região de origem está na mente do consumidor aquando da sua decisão de compra do produto. Cada vez mais se acredita que a utilização das denominações de origem como marcas se transformou numa nova estratégia de marketing, que é uma mais-valia para o setor agroalimentar. Assim sendo, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar a perceção do consumidor sobre a influência da denominação de origem, no seu comportamento enquanto consumidor, relativamente às regiões do Douro, Dão e Alentejo. Para a realização desta investigação recorremos a uma metodologia de abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, com um forte quadro de teor exploratório. Os resultados do estudo sugerem-nos a concluir que a origem geográfica do vinho é um fator que afeta a decisão do consumidor. Ainda de referir que os atributos sabor, qualidade, preço, são, por esta ordem os atributos mais valorizados.Item Consumer innovativeness: estudo do perfil do consumidor de vinho(2022) Espínola, Fábio Miguel Sousa; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Este estudo visa perceber o perfil do consumidor de vinho português, bem como os fatores influenciadores da frequência de consumo. Pretendeu-se sobretudo perceber se o consumidor de vinho português está apto para a inovação neste mercado e se essa inovação influenciará o processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores. Importa para a condução teórica desta investigação compreender o perfil do consumidor de vinho. Assim, e de forma a alcançar o objetivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de innovativenes e comportamento do consumidor de vinho. Tratando-se de uma pesquisa de natureza quantitativa recorreu-se ao inquérito por questionário para a de recolha de dados. Verificou-se que os consumidores dão uma maior preferência aos atributos intrínsecos, em destaque o “sabor”, “tipo de vinho” e “aroma” ao invés dos atributos extrínsecos, pelo que assim sendo, para a inovação ter alguma influência no processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores terá que ocorrer neste tipo de atributos. Palavras-chave: innovativeness; vinho; comportamento do consumidorItem A Crise na República Helénica em 2012 : contributos para a sua compreensão(2015) Leiras, João Manuel Esteves; Santos, Maria José, orient.A presente Tese de Mestrado tem como principal objetivo contribuir para a compreensão da crise na República Helénica (RH), mais especificamente, os seus antecedentes, a sua caraterização macroeconómica e de finanças públicas, o seu enquadramento na União Económica e Monetária (UEM) e as principais consequências na mesma, principalmente, nos países da Europa do Sul e da Irlanda, bem como no seio da União Europeia (UE) e da UEM. Durante um período de doze anos, 2000 a 2011, na RH, os indicadores macroeconómicos, mais especificamente, o consumo privado cresceu a uma taxa real anual de +1,3 % enquanto, paralelamente, o rendimento disponível decresceu a uma taxa real anual de -0,58%. O investimento diminuiu, o desemprego aumentou, foi necessário mais despesa pública, tendo a receita pública diminuido, simultaneamente e, como consequência, o saldo orçamental em percentagem do PIB ficou incomportavelmente deficitário. O Estado Grego teve que recorrer ao endividamento, culminando numa espiral que originou o pedido de auxílio internacional ao Banco Central Europeu (BCE), à UE e ao FMI. O problema em análise prende-se em compreender como foi possível a Grécia atingir uma dívida pública que atualmente já perfaz cerca de 170% do PIB do país e, quais serão as principais formas de evolução e consequências no contexto da UEM e da UE. Para esse efeito, foi aplicado um questionário online e foram inquiridos especialistas de Economia e Finanças Públicas da Europa do Sul e Central. Os resultados provam que existem dois grupos distintos de experts que se distinguem, não apenas pelas suas caraterísticas socio-económicas e geográficas, mas também pelas atitudes e conhecimentos referentes à origem, à gestão, à importância relativa que atribuem às diferentes regras orçamentais e às soluções potenciais bem como ao futuro da Grécia no seio da UEM. De igual forma, os resultados da quantificação prospetiva efetuada para a correção dos desequilíbrios como o saldo orçamental e dívida pública, em percentagem do PIB, a RH necessita de um período nunca inferior a cinquenta anos para voltar a recuperar a independência e a soberania nacionais.Item O empreendedorismo e a inovação na saúde, factores potenciadores de novos projetos(2012) Carneiro, Victor Sá; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.O objetivo geral deste trabalho é investigar o empreendedorismo e a inovação, assim como a forma como estes instrumentos se têm ligado, ou podem vir a ligar-se, à atividade da saúde potenciando novos projetos empresariais inovadores com elevados níveis de competitividade e rentabilidade, numa lógica de criação de um modelo que sintetize estes instrumentos e os potencie para resultados noutros projetos empresariais. No seu desenvolvimento, pretende-se compreender e melhorar a influência positiva que o empreendedorismo e a inovação têm na área da saúde e compreender a influência destes instrumentos como fatores potenciadores de novos projetos contribuindo para a regeneração dos tecidos empresariais, quer ao nível da criação de novas empresas inovadoras, quer ao nível da modernização, reposicionamento ou reorientação de empresas existentes. O objetivo específico desta investigação sobre empreendedorismo e inovação na saúde, como fatores potenciadores de novos projetos, pode evidenciar sinais de êxito mais evidentes, que permita tirar ilações da importância das sinergias entre empreendedorismo e inovação, nas suas várias vertentes da saúde, que alavanquem novas oportunidades para projetos empresariais, sustentáveis e com forte probabilidade de sucesso, muitos deles já identificados, mas ainda não desenvolvidos quer por potenciais empreendedores ou investidores.Item Endomarketing como estratégia de gestão de recursos humanos na lógica do cliente interno: estudo de caso na administração de condomínios(2018) Teixeira, Sara Sofia Leite; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.Nas sociedades ocidentais hodiernas de consumo - onde o ser e o parecer se confundem - e nas organizações contemporâneas, de matriz tecnológica mas com raízes pós-industriais e configurações pós-modernas, os consumidores demonstram um comportamento aquisitivo depurado, mesmo em realidades semiperiféricas como a sociedade portuguesa. Segundo a teoria Lipovetskiana, vivemos na 'era do vazio', caracterizada pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas, e por uma cultura aberta que incorpora a personalização dos processos de socialização e coexistência dos antagonismos - violência e convívio, modernismo e 'retro', ambientalismo e consumo desenfreado. A capacidade de as organizações prestadoras de serviços se ajustarem as exigências do mercado acarreta que estas estejam em contato direto com os clientes. Neste sentido, as empresas carecem de um plano que as auxilie e permita a adequação ao seu público-externo (atuando numa lógica de cliente interno), atraves de estratégias de endomarketing baseadas na sua motivação, formação, valorização e acompanhamento. Esta dissertação analisa a perceção que os funcionários de uma empresa prestadora de serviços na Administração de Condomínios (estudo de caso) têm, relativamente a adoção de ferramentas de endomarketing. Almeja-se a compreensão das variáveis que estão na ge'nese desta técnica e que mais influenciam ocomportamento aquisitivo dos indivíduos. Efetuou-se uma investigação de natureza qualitativa, exploratória e não probabilística, baseada na análise categorial e de conteúdo de entrevistas efetuadas a 10 colaboradores da empresa em estudo (que correspondem a 62,5% da totalidade do universo dos colaboradores), tentando compaginar-se as vivências e testemunhos dos indivíduos com a literatura. Destaca-se, pelos resultados alcançados, a confirmação do pressuposto teórico-metodológico que indicia que o endomarketing se afigura como uma ferramenta preponderante na prestação de um serviço com maior grau de qualidade e que, paralelamente, tanto os colaboradores como a organização, obtêm ganhos significativos com a sua implementação.Item Endomarketing, motivação e cultura nacional : um estudo em uma empresa portuguesa de e-commerce(2019) Backes, Amanda Jéssica; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.Este estudo analisa como o endomarketing é utilizado em uma empresa portuguesa de pequeno porte, da área de e-commerce de soluções integradas para banho, e verifica sua relação com a motivação laboral de seus colaboradores. Além disso, propõe-se um modelo de associação entre teorias de motivação laboral, endomarketing e cultura nacional, que foi avaliado em um pré-teste com os participantes deste estudo. Primeiramente, revisou-se a bibliografia existente acerca dos temas endomarketing, motivação e cultura, verificando o que é conhecido sobre a conexão entre eles. No âmbito empírico, foram aplicados inquéritos a colaboradores da empresa estudada, com o objetivo de perceber como o endomarketing é utilizado pela organização, de acordo com a concordância dos participantes, verificar a percepção dos funcionários sobre a importância destas ferramentas na sua motivação laboral, apontar sugestões de melhorias ao programa de endomarketing da organização, identificar a importância atribuída a cada uma das dez motivações laborais, e validar o modelo proposto neste estudo, que associa estes três tópicos. Trata-se, portanto, de um estudo quantitativo, seguindo o paradigma positivista e usando-se a metodologia de survey. Os resultados foram analisados através da ferramenta MATLAB 2019 e expostos em gráficos, relativos a cada dimensão do endomarketing, conforme a matriz de importância e desempenho de Slack e Lewis (2009). Concluiu-se que a empresa PTX aplica ações de endomarketing e que seus colaboradores atribuem às variáveis apresentadas uma grande importância para a sua motivação laboral, apesar de não estarem satisfeitos com o quadro atual relativo a alguns destes atributos. A dimensão Custo é a que demanda maior urgência e atenção da empresa, visto que todas as variáveis avaliadas foram enquadradas abaixo da linha de desempenho mínimo, seguida pelas dimensões Companhia e Coordenação. Os atributos da dimensão Comunicação foram os que obtiveram os melhores resultados, estando todos na zona adequada. Ao analisar-se os resultados obtidos, não se atingiu uma conclusão clara que confirme a associação entre os atributos do endomarketing, os tipos de motivação laboral e a cultura nacional conforme o modelo sugerido.Item Estratégia de desenvolvimento de agências de viagens para São Tomé e Príncipe e gestão de pacotes turísticos(2015) Medeiros, Miryem Machado; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.As ilhas de São Tomé e do Príncipe possuem caraterísticas especiais enquanto destino turístico no conjunto das ilhas tropicais paradisíacas. Grande parte das ilhas tropicais encontram-se saturadas em termos de construção imobiliária, poluição e com turismo de massa. Assim, as ilhas tropicais de São Tomé e Príncipe são, possivelmente, as últimas ilhas do género isentas desses inoportunos. Devido a ineficiência da divulgação de são Tomé e Príncipe como destino turístico, esta investigação tem como objetivo, criar uma estratégia de desenvolvimento de agência de viagens para o arquipélago, estratégia essa, que vá ao encontro das necessidades da região e de todos os potenciais consumidores turísticos. A beleza e a riqueza natural são alguns dos muitos pontos fortes que poderão alavancar o crescimento e desenvolvimento do turismo de São Tomé e Príncipe. Desta forma, os recursos naturais devem ser explorados, através da criação de meios e políticas para divulgação do turismo de São Tomé e Príncipe, como por exemplo, visitas guiadas à flora e fauna e visitas antigas as antigas roças com objetivo de dar vivacidade às riqueza patrimonial, promover o artesanato típico da região e de certas formas cultura presentes nas ilhas.Item Estudo de políticas de mobilidade urbana. Caso de estudo no Estado do Espírito Santo, Brasil(2016) Lemke, Huarley Pratte; Amaral, António Manuel Pereira da Silva, orient.O estudo dos transportes tem um especial impacto no estilo e qualidade de vida das populações. O propósito deste trabalho foca-se na identificação dos diferentes fatores e indicadores que condicionam a mobilidade urbana, de forma a apontar políticas de gestão mais orientadas e eficientes para a população. Avaliou-se o sistema de transporte público e privado do Estado do Espírito Santo (ES), sob o ponto de vista da satisfação do utilizador. Desta forma, mediram-se os indicadores de satisfação, explorando alguns modos de transporte, através dos atributos: de conforto, qualidade, segurança e custo. Após submissão do inquérito e escolha dos dados foi possível, após aplicação das ferramentas estatísticas convenientes, observar importantes caracterísitcas e identificar possíveis causas para alguns dos problemas de mobilidade identificados. A utilidade do estudo é inegável como suporte à formulação de novas políticas de mobilidade, que permitam, por um lado, melhorar o nível de satisfação dos utilizadores, e por outro, dotar as autoriedades competentes das condições necessárias para definir novas políticas de mobilidade para que promovam a melhoria da eficiência do sistema de transportes do Estado ES.Item Fator humano nas organizações : o impacto da felicidade na produtividade, motivação e satisfação do cliente – um estudo de caso na empresa Costa Verde(2018) Lino, Constância Chipimo; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.Nos últimos anos, verifica-se que existe, por parte das empresas, um aumento das preocupações relacionadas com a felicidade no trabalho. De facto existem cada vez mais estudos que comprovam que este ativo intangível é fundamental para o sucesso da Organização, tornando-se um fator distintivo para aumentar a competitividade da mesma. Neste contexto, pretendeu-se com este estudo analisar as implicações da felicidade no valor da empresa e no indivíduo. Para tal, foram formuladas e testadas algumas hipóteses que relacionam a felicidade no trabalho com diferentes variáveis, nomeadamente a produtividade, motivação e satisfação do cliente. Cento e cinquenta e quatro colaboradores com idade compreendida entre os 18 e os 55 anos da empresa Costa Verde, responderam o inquérito sobre como a felicidade influencia na produtividade e motivação no ambiente do trabalho. Os resultados obtidos demostraram que a felicidade no trabalho influencia positivamente a produtividade e a motivação dos colaboradores. Contudo, não encontramos nenhuma relação entre a felicidade dos colaboradores e a satisfação clientes. De um modo geral esses resultados sugerem que a empresa deve apostar em medidas estratégicas como a promoção de condições para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, aumentando assim, os níveis de satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. Investir neste tipo de estratégia resultará em maiores vantagens competitivas pra a empresa Costa Verde.Item Fatores de satisfação e fidelização no processo de compra online – um estudo de caso na Universidade Lusófona do Porto(2015) Fonseca, José Luís Correia; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.O Comércio Electrónico (CE) move, anualmente, biliões de euros em toda a Europa, fazendo deste continente o mais rentável do mundo. Apesar de Portugal ser ainda um país emergente nesta nova forma de negociar, prevê-se um crescimento gradativo no volume de negócios neste mercado que chegue a representar 2,5% do PIB em 2017. Em 2008 a crise financeira que se fez sentir um pouco por todo mundo levou a um sério abrandamento da economia global, no entanto, esta desaceleração não foi tão acentuada no CE, onde o volume de negócios chegou mesmo a crescer entre 2007 e 2009. As razões estão relacionadas com a diminuição dos custos e ao aumento da eficiência das empresas proporcionados por este mercado que permitiu também o alcance de novos mercados, até mesmo, os mais remotos. Por diminuir os custos e aumentar a produtividade das empresas através da redução da rotação de clientes e todos os custos que ela implica, da redução da incerteza e das reclamações assegurando o crescimento dos negócios, é imperativo que as empresas online tomem uma atitude proactiva relativamente aos fatores que influenciam os comportamentos de satisfação e fidelidade online. É por isso necessário o desenvolvimento de estratégias capazes de proporcionar uma satisfação e fidelidade sustentada dos clientes. Num mercado em crescimento, cada vez mais competitivo, onde a oferta dos mesmos produtos é uma realidade e estes são cada vez mais parecidos, a empresa deve apostar numa estratégia de diferenciação, precisando de identificar quais os fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor online e que conduzem à sua satisfação e fidelização. Através de um estudo desenvolvido na Universidade Lusófona do Porto, pretendeuse determinar o tipo de influência que cada um dos fatores que foram identificados na literatura, exerce na conquista da satisfação e da fidelidade dos clientes online. Os resultados permitiram determinar que elementos como a confiança no website, a existência de um sistema de pagamento conveniente, a capacidade do serviço responder às solicitações dos clientes com rapidez e eficácia, o design, funcionalidades do website e a segurança e privacidade proporcionada afetam de forma direta e significativa a satisfação dos clientes online. Por outro lado, fatores como a satisfação, preferência do cliente por uma determinada marca/produto e os custos implícitos à mudança de fornecedor influenciam de forma direta e significativa a fidelidade dos clientes que compram no CE. Em relação às reclamações, foi possível concluir que apenas o elemento referente à resolução do problema com rapidez contribui de forma positiva e significativa para a formação de um comportamento de fidelidade online.Item Gestão de outsourcing de catering na Santa Casa da Misericórdia do Porto: um novo modelo(2017) Vieira, Giselia Ana; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.As organizações gerem recursos, muitas vezes, à margem do core business, os quais podem escassear, ser dispendiosos e tomar muito tempo, o que as faz desviar das suas funções principais. Nesse sentido, e com vista à eficácia e eficiência, tem-se tornado uma prática corrente, em algumas organizações, adotar estratégias que lhes permitam facilitar processos e gerir recursos, de modo económico. Esta investigação foca-se no outsourcing de catering para públicos especializados, em contexto de Serviço Social. Nesse âmbito, procura-se responder a uma questão principal: Será recomendável a Santa Casa da Misericórdia do Porto manter a gestão do outsourcing de catering para público especializado? Desta questão derivaram duas: 1 - Quais são as vantagens, as desvantagens e os riscos associados ao outsourcing?; 2 - O outsourcing de catering cumpre um serviço alimentar de qualidade e satisfatório para o consumidor e cliente?. Na realização do estudo empírico, a recolha de informação e dados contou com pesquisa documental e bibliográfica, administração de questionários e entrevistas. A parte teórica centra-se na gestão do outsourcing de catering especializado, focando o caso da Santa Casa da Misericórdia do Porto. São explicados os métodos e procedimentos adotados no trabalho de campo, e apresentados os resultados da administração dos inquéritos por questionário e entrevista. Por fim, os objetivos da investigação são verificados, as hipóteses são sujeitas a confirmação, e a questão principal da investigação e derivadas são respondidas. Concluiu-se que é recomendável a Santa Casa da Misericórdia do Porto manter a gestão do atual modelo de catering especializado, pois cumpre as Normas de Qualidade e Segurança Alimentar, e em relação ao anterior modelo de catering indiferenciado, satisfaz melhor o consumidor, e apresenta vantagens superiores às desvantagens e riscos, nomeadamente, ao nível da gestão, redução de custos, e libertação de pessoal para se dedicar ao core business da organização.Item A gestão do risco nas empresas : comparação das práticas de gestão do risco, no setor da construção em Portugal e no Reino Unido(2012) Sousa, Maria da Conceição Gonçalves Ferreira Vaz; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.O risco faz parte do dia a dia das organizações e atualmente mais do que nunca deve ser gerido de uma forma consciente. As organizações como forma de transparência na divulgação da informação para os investidores e outras partes interessadas, devem expor as suas políticas de risco e a forma como pretendem alcançar os objetivos que se propõem numa ótica de continuidade e sustentabilidade. Os mercados globais com grande complexidade e forte concorrência levam a que as empresas se afirmem pela sua capacidade de organização. No setor da construção a dispersão geográfica das obras e a correspondente dispersão dos ativos de produção, os concursos públicos e a apresentação de preço assumem especial relevância em termos de análise de risco. Atualmente na matéria da gestão do risco existem várias recomendações ao nível do governo das sociedades e vários modelos que servem de guião para as empresas implementarem na sua gestão do risco. A estrutura conceptual mais atual e considerada o ‘state of the art’ na matéria de gestão do risco é a ISO 31000 Risk management – Principles and Guidelines. Esta norma pretende definir princípios que permitam a cada organização desenvolver um modelo feito à medida, ajustado aos seus processos e alinhado com a sua estratégia.Item Gestão empresarial e análise económico-financeira: estudo setorial da hotelaria com restauração em Portugal(2019) Ribeiro, João Filipe Monteiro; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Normalmente são realizados e publicados estudos globais relativos aos grandes setores de atividade económica, contudo esses dados poderão ser insuficientes para suportar estratégias de crescimento e sustentabilidade de empresas com uma atividade específica, podendo por outro lado não ser suficientemente claros para que a equipa de gestão possa segmentar os indicadores onde deve focar a sua atenção. Com indicadores comparativos de gestão de empresas do seu universo de negócio, ou subsetor, os gestores podem perceber o posicionamento das suas empresas face à concorrência direta. Neste trabalho, analisam-se os principais indicadores de gestão das empresas do sector da Hotelaria com restauração no ano 2016 premiadas pelo IAPMEI com “Estatuto PME Líder”. A opção pela análise de um núcleo restrito de empresas, teve em conta a similaridade entre elas: em primeiro lugar são empresas com excelente performance no seu setor de atividade, permitindo uma comparação entre elas, em segundo, poderão servir de referência para as restantes empresas desse sector. Os resultados da análise são muito interessantes; salienta-se o facto de, nas empresas estudadas, a rentabilidade das empresas ser proporcional ao seu volume de negócios, assistindo-se a um grande crescimento do EBITDA quando o volume de negócios ultrapassa os quatro milhões de euros.Item A gestão estratégica em atividades desportivas(2017) Mota, Sérgio Renato Lopes da; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.O objetivo principal do presente trabalho é a análise da gestão estratégica em atividades desportivas. Para tal utilizou-se uma metodologia qualitativa de índole bibliográfica com a aplicação de um conjunto de artigos e obras de renome científico para a análise do tema. Colocou-se como objetivos específicos: determinar o objetivo de implementação da gestão estratégica nas atividades desportivas; identificar quais os elementos principais da gestão estratégica nas atividades desportivas; identificar numa das modalidades, o futebol, qual o papel da gestão estratégica. Atualmente, o desporto passou a ser um serviço indispensável para o dia-a-dia das populações e por essa razão, exigiu cada vez mais dos seus promotores. As organizações desportivas tradicionais deram lugar a novas dinâmicas, em que se exige cada vez mais performance semelhantes às prestadas nos setores empresariais. O desporto é um produto e um serviço social, isto porque, é frequentemente comercializado numa comunidade de pessoas. O marketing do desporto necessita de identificar as características mais proeminentes que atraem os espetadores, os participantes. É por isso, importante compreender como os consumidores se identificam com o desporto para comercializá-lo de forma mais eficaz. Muitas vezes, os consumidores apresentam uma perceção subjetiva do marketing do desporto porque o associam às equipas e atletas com quem mais se identificam. Ao longo dos últimos 20 anos, surgiu uma nova tendência no desporto que observou uma mudança do investimento no desporto e bem-estar. Os resultados de estudo determinaram que o sucesso do desporto está dependente de três importantes fatores, a organização, a gestão e a administração. Destes três fatores, a gestão é a mais importante, pois inclui o planeamento e a programação, a formulação de políticas e atividades de coordenação.
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