ECEO - Revistas Científicas
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Item 2007-2026 Global market forecast : Airbus(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) AirbusItem Achieving open skies(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Williams, GeorgeTypes of Air Transport Trading Agreements: - Bilateral - "Open Skies" - Plurilateral - MultilateralItem Actualidade do papel da cultura organizacional em banca(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Carvalho, Mário JorgeÀ medida que nos afastamos temporalmente das crises financeiras e bancária das duas primeiras décadas do seculo XXI, aparenta terá havido muito mais do que problemas de desregulamentação, “subprime” e alavancagem do sistema bancário internacional. Hoje e confrontados com a morosidade do processo de “saneamento financeiro” dos NPL’s na banca, há a sensação de que as sequelas estruturantes e então quase invisíveis são actualmente muito mais difíceis de ser ultrapassadas do que a crise financeira em si. Porquê? Por duas razões essenciais: Em primeiro lugar porque esses aspectos estruturantes eram e são intangíveis, quase se diria a desenvolverem-se num “enquadramento subreal” à vida corrente das corporações. Depois e em consequência disso mesmo, a sua percepção imediata é mais difícil quando a decisão corporativa se foca na ultrapassagem dos estragos como única forma operacional de recuperar a identidade corporativa.Item Africa aviation growth : Boeing(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Santos, João MiguelItem Air cargo economics(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Morrell, PeterItem Air traffic rights : the path to multilateralism(Edições Lusófonas, 2008) Williams, GeorgeItem Airline distribution(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Mason, KeithDistribution - Factors affecting distribution strategy • Airlines drive to reduce costs - Distribution has been around 20% of operating costs • Airlines wishing to have more direct contact with their clients • Technology has provided the possibility of a direct channel between the airline and its customers • Disintermediation - as airlines doubt the ability of agents to influence customers’ choice • GDSs fees • Large corporates are more professional in the way they purchase travel productsItem Airline industry problems and prospects(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Morrell, PeterPresentation Outline -The elements of the jig-saw puzzle -Trends in financial results -Industry charcateristics and problems -Major constraints -Trends in load factors -Financing? -Traffic growth prospects -Productivity is the key -The environmental challenge -Summary of main pointsItem Airline marketing: an overview(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Mason, KeithOutline • Definition of Marketing • Realities of the Market Place • Realities of Airline Market • Marketing Strategies • The ChallengesItem Airport business issues(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Pagliari, RomanoContents • Overview of the airport business • Economic characteristics • Airport business segments • Airport revenues • Airport costs • ConclusionsItem Análise de erros resultantes da interlíngua de brasileiros aprendizes de espanhol como idioma estrangeiro/L2(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Atanaka, Alessandra HaroO ensino contemporâneo de línguas estrangeiras tem como característica fundamental a diversidade de abordagens e métodos que busca contribuir para a elaboração de programas que traçam formas, cada vez mais eficientes, de ensinar o estudante. Desde uma perspectiva histórica, cada uma das abordagens e métodos vigentes em cada época (e suas evoluções e transformações), estão intimamente relacionadas ao tipo de competência linguística que os estudantes necessitam, com uma ênfase maior ora no desenvolvimento da competência escrita, ora na competência linguística oral. Assim sendo, diante dos significativos avanços que vem alcançando a Linguística Aplicada (LA) no ensino de línguas estrangeiras, esta pesquisa tem como propósito produzir considerações que ajudem a identificar e tratar o erro no processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (LE), além de servir de consulta e estímulo aos profissionais e estudantes de LE, para que continuem buscando soluções para a prática de ensino de espanhol/LE nas salas de aula.Item Análise do cluster do calçado em Portugal: competitividade e internacionalização(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria Correia; Espírito Santo, Rodrigo doEste artigo pretende analisar uma das áreas de actividade económica mais competitivas de Portugal: o cluster do calçado. Embora ao longo dos últimos anos a economia portuguesa tenha sido afectada por diversas perturbações económicas, a indústria do calçado conseguiu manter-se como uma actividade competitiva e resiliente que apostou na inovação e no aprimoramento de processos e política de comunicação eficaz como estratégia principal de sobrevivência num mercado caracterizado pela enorme competitividade e exigência. Neste contexto, este artigo tem como principal objectivo analisar criticamente a evolução deste sector e verificar os principais desafios. Em termos metodológicos, foram feitas duas entrevistas em profundidade aos responsáveis pelo APUCCAPS além de uma análise qualitativa com base nos documentos disponíveis. Verificou-se que o cluster do calçado se depara com desafios significativos, mas independentemente desse facto, tem-se modernizado e adaptado a novas conjunturas com bastante sucesso.Item Autenticidade e inovação: factores de renovação dos destinos turísticos maduros(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Cunha, LicínioOs destinos turísticos maduros caracterizam-se pela redução da sua capacidade para garantir satisfação aos consumidores, declínio das taxas de crescimento dos fluxos turísticos, degradação da imagem e perda de competitividade. Nesta fase necessitam de proceder à sua renovação ou rejuvenescimento através de novos factores de competitividade. Entre eles incluem-se a autenticidade transformada, em factor de atracção (push-factor), e a inovação. Neste trabalho identificam-se as várias correntes relativas à análise da autenticidade e as categorias de inovação no processo de renovação dos destinos, concluindo que ambas fazem parte de um processo contínuo que deve constituir uma centralidade das políticas turísticas.Item Avaliação do potencial turístico(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Cunha, LicínioAs potencialidades de desenvolvimento turístico de uma localidade são função dos recursos mas o seu crescimento depende da capacidade de os valorizar e da criação de novos factores de atracção. Deste modo cada localidade ou cada recurso dispõe de um potencial que difere de outro em vários aspectos que necessitam de ser avaliados. Para o efeito torna-se necessário, em primeiro lugar, proceder à inventariação dos recursos e à sua classificação. Uma vez realizada esta inventariação pode proceder-se à avaliação do potencial turístico com o objectivo de estabelecer uma medida de valor que permita fundamentar as decisões relativas ao aproveitamento de certos territórios ou recursos. No presente estudo aborda-se o potencial turístico de uma zona, a avaliação das praias e a avaliação turística através da análise das preferências.Item A avaliação dos impactos da formação de utilização da metodologia return on investment: uma análise comparada(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Reis, Filipa Lopes dos; Santos, NeusaEste estudo descreve um conjunto de esforços empreendidos para desenvolver medidas de avaliação da formação. São discutidos os desafios metodológicos de cada um desses níveis de avaliação e apresentados exemplos de como os problemas de análise e mensuração têm sido resolvidos. É feito um levantamento teórico do estado da arte neste domínio e são descritos os modelos mais importantes e reconhecidos de avaliação dos impactos da formação. Faz-se uma reflexão sobre a matriz metodológica da avaliação da formação e discutem-se as condições para a implementação da metodologia ROI. Os dados foram obtidos, através da aplicação de um inquérito online efetuado aos profissionais da área da formação e da gestão dos recursos humanos, que mostram a situação real da avaliação dos impactos da formação nas organizações. Os resultados mostraram que, a motivação dos supervisores e dirigentes é o principal fator no sucesso de uma formação. E que o plano de formação resulta de um diagnóstico de necessidades de formação não estando alinhado com um sistema de avaliação de desempenho. Apesar do elevado interesse em torno da metodologia ROI, o modelo de kirkpatrick é o mais utilizado pelas empresas, devido ao custo associado à implementação da metodologia ROI.Item Avaliação dos sítios dos hotéis de 4 e 5 estrelas da cidade de Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2010-07) Filipe, P. G.; Nunes, R. M.; Costa, A. F. R.O uso da internet é cada vez mais comum. A inovação neste ramo da tecnologia é vertiginosa surgindo, dia após dia, novos componentes, com novas características. A internet teve o crescimento mais rápido da história e a sua taxa de penetração não se compara com a de qualquer outro meio de comunicação. Paralelamente a esta evolução ocorre a evolução dos mercados e o mercado turístico não é excepção, sendo o crescimento da importância do comércio electrónico através da internet, um dos factores dessa evolução. Também para a hotelaria os sítios são hoje em dia uma importante ferramenta de promoção e vendas. Neste artigo, elaborado no âmbito da unidade curricular de Gestão Hoteleira, do 1º Ciclo em Turismo, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é apresentada uma avaliação dos sítios dos hotéis de 4 e 5 estrelas, da cidade de Lisboa realizada através de um modelo de observação directa concebido pelos Autores. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de os hotéis estudados melhorarem a performance dos respectivos sítios de forma a melhor explorarem as potencialidades destes, enquanto uma ferramenta de marketing.Item Aviation and the environment(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Morrell, PeterAviation and the environment: outline - Aircraft noise - Aircraft engine emissions Local air quality Greenhouse gases and climate change - Airline, airport and manufacturer impactsItem Aviation solutions(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Willis, PaulItem Beyond skill mismatch. Why there are so many unfilled vacancies and simultaneously high unemployment rates?(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Santos, Miguel BaiãoThe traditional analysis of unfilled vacancies is grounded primarily in the interpretationof the Beveridge curve and mainly in the explanation of skills mismatch. However,it is easily verified that this is insufficient. In this text we try to collect, based on theavailable literature, a number of variables that can consolidate the comprehension ofthis phenomenon. We try to build a model that discriminates these explanatory variables(administrative issues, vacancy features, labour market and job seeker characteristics)in order to provide users and decision makers a set of decision-making aids,based on evidence criteria, to set reliable employment and training policies and not onpolitical-ideological fluctuations.Item Brand love relationship: a true love or a missing story?(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria CorreiaThis paper looks into the function of human style relationship facets when applied to brands through a brand love relationship. Methodologically, this investigation defined two groups of respondents (from a questionnaire applied to 224 respondents): those who self-reported a brand love relationship and those who did not. These groups were compared through a Likert questionnaire in order to find evidence of key human relationship facets that run along a brand love relationship, such as the self-ideal and positive psychology. Although, we did not find significant effects of the three key variables, the descriptive statistics showed higher averages where expected.