Revista Lusófona de Ciência das Religiões Ano XII, nº 18/19 (2013)
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Item 1492 : implicações e impacto sobre o reino português : reflexões para um «estado da arte»(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Pinto, Paulo MendesA partir de um estudo de François Soyer, é nosso objectivo fazer um “estado da arte” sobre a expulsão dos judeus dos reinos de Castela e Aragão, especialmente no que respeita às principais implicações para com o reino Português. Iremos olhar para alguns dos aspectos mais significativos, tentando entender o contexto histórico, centrando a nossa atenção nas negociações entre algumas famílias judias e o monarca Português. No final, de forma comparativa, mostramos os diferentes valores indicados pelos vários autores e historiadores para este grande migração, bem como os valores,os pagamentos então necessários para as portagens.Item António Vieira, nosso contemporâneo : depoimento por ocasião do início da publicação da Obra Completa(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Marques, Viriato SoromenhoItem O conceito de justiça social no profeta Amós : uma leitura teológica cristã(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Catarino, FernandoO artigo fala-nos do Profeta amós, um profeta pouco estudado mas com uma mensagem profundamente atual no contexto de crise que atualmente aflige Portugal. uma mensagem que ganha atualidade e que é dona de uma pertinência e assertividade arrebatadoras. A doutrina de Amós, será, mais tarde, recuperada pelo próprio Jesus Cristo.Item O conceito de símbolo em Tillich e Jung(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Portela, Bruno de O. S. PortelaO presente estudo tem o intuito de investigar o conceito de símbolo nas considerações teológicas de Paul Tillich e na Psicologia analítica de Carl Gustav Jung, colocando em evidencia as consagradas obras nas quais esses autores fazem referência ao tema. Assim, é importante delimitar algumas distinções, como os conceitos de sinal e símbolo e sua relação com os tipos de pensamento dirigido e fantasia. Outro fator importante de ser observado consiste na característica do símbolo como parte fundamental da comunicação com as esferas transcendentes e numinosas. Deste modo, objetiva-se colocar em evidência as principais ideias dos autores, estabelecendo os possíveis paralelos entre a teologia, psicologia e a ligação destes com a religião.Item A construção do lugar académico dos estudos sobre esoterismo : a saída de uma quarentena(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Mateus, GabrielDuring the last two decades we have witnessed the growth of a new field of knowledge after long periods of an «epistemological quarantine». According to Antoine Faivre, Western Esoteric can be defined as a «pattern of thought» with its roots in different forms of Greek philosophy, particularly Gnosticism, Hermeticism and Neoplatonism. Throughout the 20th century, the knowledge of these currents, particularly in the form they took during the Renaissance, has evolved to the point of being today and a well-defined discipline with academic curriculum. There are actually several universities with teaching and research programs in the field of Western Esotericism. This article seeks to give an overview of the state of the art of Western esotericism as an emerging academic discipline.Item Crenças angelológicas no Cristianismo primitivo : reflexões à luz do livro : I Enoque(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Guimarães, Filipe de OliveiraO livro pseudo epígrafe de I Enoque é de importância ímpar quando se busca a compreensão da epistemologia do cristianismo na sua história primitiva. O escrito, diferente da compreensão popular do mito diluviano, descreve o dilúvio como um acontecimento gerado pela corrupção de seres angelicais, seres humanos e dos descendentes homo-angelicais conhecidos como Nephilins. A pesquisa buscou trazer a tona algumas crenças cristãs acerca dos primórdios da humanidade que foram esquecidas na história por vários séculos. Este descortinar é importante na medida em que dilata o arcabouço da compreensão das crenças cristãs na história, ampliando o conhecimento da mentalidade do cristã em seu primórdio, que é fruto da hermenêuticade seus líderes em diálogo com o livro de I Enoque.Item Cultural interactions in ancient christianities : theoretical and methodological issues(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Barroso, André LuísEste artigo pretende ser uma abordagem metodológica viável para a pesquisa histórica do cristianismo primitivo em geral, e interações culturais na história do cristianismo , na costa norte-africano, em particular. O tema deste artigo não é para reflectir ou discutir as comunidades cristãs sócio-históricas , ou judaico-cristã em Alexandria e/ou o Egito, porque esta é parte integrante da pesquisa que venho desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em História na universidade de Campinas (São Paulo - Brasil ) sob a orientação do prof . Dr. André Leonardo Chevitarese. O que eu quero aqui é apresentar um arcabouço teórico e metodológico adequado para a construção do conhecimento em história antiga e História das Religiões, onde a pesquisa acumulada em diversas áreas podem ser usados para reconstruir o ambiente sócio- cultural e histórico da região, costa norte-africana(Egito e Alexandria), bem como o desenvolvimento de comunidades judaico-cristãs nos dois primeiros séculos da nossa era.Item Os deuses, os reis e a estatuária real no império neo-assírio(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Monte, Marcel L. Paiva do; Groppo, LuísAs estátuas reais assírias são um exemplo da primazia da imagem régia. O alto investimento material e artístico a elas alocado servia para construir a representação do rei como único referente. Exerciam uma função liminar no discurso político-ideológico pois, referindo-se a seres humanos, muitas ocupavam, contudo, espaços sacralizados no interior dos templos. a sua função e contexto distinguiam-nas de outras expressões discursivas do poder, como os grandes conjuntos de relevos palacianos ou as estelas.Item A dinâmica positiva da secularidade como fundamento ético-religioso da ordem social que visa o bem comum e a felicidade privada(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Dimas, SamuelAo dinamismo negativo da secularização opõe-se o dinamismo positivo da secularidade, enquanto movimento social de separação entre o poder temporal e político e o poder espiritual e religioso. A tolerância religiosa e política da democracia ocidental desenvolve-se neste princípio evangélico judaico-cristão. Um princípio que foi esquecido no império da Cristandade e que foi corrompido pela revolução das luzes,mas que foi recuperado na ordem social contemporânea dos estados de Direito. A fundamentação ética da ordem política democrática atual assenta nesta ideia de que as religiões são concretizações históricas e relativas da universal e absoluta verdade divina.Item Em busca do touro Ápis pelos caminhos da mitologia do antigo Egipto(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Sales, José das CandeiasOs antigos egípcios acreditavam que o touro poderoso representava a personalidade do próprio faraó. O touro estava, de facto, intimamente associado ao estado faraónico desde o início da história egípcia. Na mitologia egípcia, de todos os touros sagrados o que maior projecção alcançou, como deus agrário da fecundidade, da vegetação renascida e da ressurreição, foi, seguramente, o touro Ápis, associado em Mênfis aos deuses Ptah e Osíris. Na sua condição de touro ágil, vigoroso e viril, Ápis era um intermediário consistente entre o mundo dos vivos e o dos mortos, além de ser um propiciador de fertilidade e renascimento quando associado ao deus-sol.Item «Em Roma sê romano» : o Candomblé como adaptação criativa e hibridismo, nas origens e no séc. XXI : Bahia, Lisboa e Berlim(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Dias, João FerreiraO presente trabalho visa abordar a fundação do Candomblé, a partir do comércio transatlântico de escravos (do Golfo da Guiné para o brasil), nos séc. XVIII e XIX, e na posterior diáspora, com os casos português e alemão, reconhecendo que tais permissas operam em função da resposta a estímulos exteriores (processos de alteridade),pelo que a acomodação e a adaptação serão tratadas a partir das noções de ‘adaptação criativa’ (Taylor e Lee, s.d.) e ‘hibridismo’ (Burke, 2003; Bernd, 2004). Ao mesmo tempo, importa observar tal ‘adaptação criativa’ em termos de saudosismo e referenciais imaginários em relação a África e brasil, lugares percebidos como ‘lares imaginados’ (Howe, 1999). Considera-se que a presente reflexão se constitui da maior importância em função da transnacionalização das religiões africanas e afrodescendentes a meio dos movimentos migratórios. Tal processo não reproduz apenas mecanismos de adaptação mas também novas realidades, i. e., os agentes religiosos são também agentes de transformação social. Transnacionalização, adaptação criativa, hibridismo e mudança social, são conceitos em análise, em referência à Bahia, Lisboa e Berlim.Item O empreendedorismo educativo dos Jesuítas(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Santos, FernandaA partir de um conceito de empreendedorismo, os autores José Eduardo Franco e Maria Isabel Morán Cabanas destrinçam o percurso educativo percorrido pela Companhia de Jesus desde a sua fundação, no século XVI, à sua extinção, no século XVIII. Numa abordagem sistemática, os autores apresentam a história da Companhia desde a sua criação até à sua consolidação, e posterior decadência, formatada numa visão antijesuítica, que visava denegrir a Ordem, e posteriormente derrubá-la. Não apresentando novidades aos mais recentes estudos da Companhia de Jesus, objeto de debates historiográficos das mais variadas frentes, ressalta-se, nesta obra, a publicação de um importante documento intitulado información en la causa de los estudios de Portugal /informação sobre a causa dos estudos no reino de Portugal (representação dos Jesuítas Portugueses ao rei de Espanha), que contrapõe toda uma argumentação contra os estudos preconizados pelos inacianos. Confronto e capacidade empreendedora foram palavras de ordem na história da Companhia, que constantemente se debateu com opositores, graças ao acúmulo de riquezas e ao capital econômico gerado, para sustentar os seus colégios.Item Experiência mística ou loucura? : uma distinção sociocultural?(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Assis, Denise deEm 1989, o psicanalista indiano Sudhir Kakar, enquanto preparava um ciclo de conferências para a universidade de Chicago, ao comentar incidentalmente sobre seu trabalho a respeito do grande místico Ramakrishna, chamou a atenção da filósofa francesa Catherine Clément, ao descrever seus sintomas. O livro de Pierre Janet (De l’angoisseà l’extase), que Catherine tinha em sua biblioteca, narrava a história da “louca” Madeleine, paciente de Janet por vinte anos, que apresentava fenômenos muito semelhantes aos do mestre indiano: êxtases, sintomas orgânicos e hábitos místicos. Havia apenas uma única diferença e que se constituía como viga mestra entre ambos:enquanto o místico vivia em Calcutá, a doente francesa foi hospitalizada durante longos anos no hospital da Salpetrière, por delírio místico. Este artigo é baseado no livro A louca e o santo e tem por objetivo demonstrar o quanto a cultura influencia no diagnóstico com base em fenômenos relacionados a estados alterados de consciência.Item As fontes dos messianismos na literatura luso brasileira(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gomes, Antônio Máspoli de AraújoO messianismo tem sido estudado no Brasil a partir da variável econômica sem considerar as fontes literárias e religiosas. À semelhança de Maria Isaura Pereira de Queiroz, Rui Facó explica as origens dos movimentos messiânicos brasileiros considerando apenas a variável econômica e as condições sociais dos seus adeptos. Esta pesquisa partiu da premissa de que a variável econômica, embora relevante por si só, não seja suficiente para explicar a complexidade desses movimentos que têm suas raízes na alma religiosa e mítica, e na literatura do povo português e brasileiro. A partir dessas contribuições, esta pesquisa analisou as fontes dos messianismos na literatura lusobrasileira e traçou a sua árvore genealógica, mormente, no Brasil. a pesquisa sugere que grande parte das fontes dos messianismos encontra-se na literatura religiosa luso-brasileira! A estrutura complexa do messianismo amplia o espaço caudal de fontes onde se devem buscar suas origens. No Brasil e em Portugal, o manancial de fontes messiânicas é igualmente imenso: o Judaísmo antigo, no Velho Testamento; o Cristianismo Primitivo, no Novo testamento; o Mito indígena, na terra sem Males; o Catolicismo ultramontano; as contribuições de Joaquim de Fiore e de Gonçaloanes, o Bandarra; o Sebastianismo; o sonho escatológico do Padre Antônio Vieira;o catolicismo popular da Missão abreviada; a obra piedosa do Padre Ibiapina; etc.Item Francisco de Holanda e a teoria da arte pós-conciliar(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Lousa, TeresaFrancisco de Holanda é um artista e teórico de arte português que viveu num período difícil de definir, entre o Renascimento e o Maneirismo, marcado por inúmeras contradições e mudanças que se reflectirão na sua obra artística e teórica. As consequências do Concílio de Trento deixarão a sua marca na produção artística em geral e na obra de Francisco de Holanda em particular, sobretudo na fase mais madura e tardia da sua actividade, pautada por valores contemplativos, ascéticos e religiosos.Item Freud, Jung e a religião : embates e diálogos entre ciência e religião nos clássicos da psicanálise(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Rodrigues, Marcel Henrique; Groppo, Luís AntónioO artigo analisa o debate ciência e religião no interior da psicanálise, destacando algumas obras de Freud e Jung, grandes clássicos do pensamento psicanalítico. A investigação que deu origem ao texto tinha como objetivo o estudo da história deste debate no início da psicanálise, ponderando sobre as teorias dos dois citados estudiosos. A pesquisa se fundamentou em um levantamento bibliográfico das obras de Freud e Jung, bem como de comentadores, como Peter Gay e Michael Palmer. Destaca-se a relação entre a concepção sobre a religião de cada autor, Freud e Jung, com suas histórias de vida e experiências na comunidade científica anteriores à psicanálise. Freud, apesar de sua família, que cultivava algumas tradições culturais judaicas, trouxe à psicanálise sua formação universitária em tempos de cientificismo avesso à religião. Jung, cujo pai era pastor protestante, foi muito marcado por experiências algo místicas de alguns de seus pacientes. A teoria do Complexo de édipo de Freud explica sua concepção de religião como momento menor da humanização, como expõe em«totem e tabu». Jung constrói sua teoria da individuação e do inconsciente coletivo,considerando a religiosidade e seu simbolismo como possíveis caminhos para a evolução dos sujeitos.Item Os «Funcionários de Deus» : a vocação religiosa a partir da Psicologia profunda de Eugen Drewermann(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Almeida, Tatiene Ciribelli SantosA igreja Católica Apostólica Romana entende a vocação para a vida religiosa (como no caso de padres, freiras, irmãos consagrados) como um chamado específico somente para alguns homens e mulheres especiais. Esta vocação é fundamentada pela existênciade três votos obrigatórios: a pobreza, a obediência e a castidade. Aqueles que são chamados para esta função são compreendidos como especiais a partir de Deus. Porém, Eugen Drewermann, em sua obra Funcionários de Deus, problematiza este modelo ideal. A partir da Psicologia Profunda, ele busca entender os motivos psicológicos inconscientes que levam um jovem a buscar como opção de vida a vocação religiosa. Partindo das constatações feitas pelo autor, o objetivo desta pesquisa é analisar algumas questões, como os motivos que levam um jovem a buscar como ideal de vida a opção pelo sacerdócio na Igreja Católica, quais aspectos psicológicos interferem nesta escolha, como se sente quem se julga chamado, verificar o seu entendimento a respeito dos três conselhos evangélicos e discutir as propostas feitas à Igreja Católica para que os conflitos vivenciados pelos «eleitos» sejam minimizados.Item Fundamentalismo protestante e pentecostalismo : distanciamento e proximidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Carvalho, Osiel Lourenço deEnquanto os fundamentalistas consideravam os dogmas a base do cristianismo, os pentecostais não se preocupavam com doutrinas. Para eles a essência cristã estaria além da dogmática, pois o encontro com Deus seria intermediado não pelo texto bíblico, mas sim pela experiência com o Espírito Santo; além disso, não se explicaria a realidade pelos conceitos e pela razão. Para os pentecostais “O espírito intercede pornós com gemidos inexprimíveis”, desse modo Deus excedia a linguagem racional. O presente artigo pretende descrever a origem do fundamentalismo e do pentecostalismo, de modo a estabelecer as possíveis relações entre esses dois movimentos. A metodologia empregada consistiu em pesquisa bibliográfica a respeito do tema. Algumas de nossas conclusões são de que no início do século XX fundamentalismo protestante e pentecostalismo possuíam mais distanciamentos do que proximidades.Item Identidade e alteridade em Teixeira de Pascoaes : leitura estético-metafísica da figura do Santo como estrangeiro(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Carvalho, SofiaA presente análise estético-metafísica do pensamento de Teixeira Pascoaes, figura incontornável da cultura portuguesa, parte de uma dialéctica de precipitações entre as categorias de identidade e alteridade que não se dissocia de uma cartografia do estrangeiro. A figura do santo recusa a (in)existência pessoal e difunde, no excesso de um processo de saída de si, a admiração do mundo e da alteridade, não como espectador,mas como categoria criativa de todos os existir. O santo propulsiona a tensão plástico-cósmica entre temporal/intemporal e integração/desintegração, numa hierarquia ontocosmogónica que se fundamenta numa metafísica amorosa do procurar(se). Trata-se de uma escatologia do desmascarar ontológico do eu e do absolutamente Outro, o tornar-se estrangeiro nos aspectos plurais de libertação e reclusão.Item Igreja Evangélica Assembleia de Deus : movimento, continuidade e mudanças(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Meneses, Jonatas SilvaO presente artigo realça a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e os seus diversos ministérios no interior do campo religioso brasileiro, considerando as principais mudanças ocorridas ao longo dos seus cem anos de existência. As capitais mutações aqui focadas foram as seguintes: mudanças em relação ao uso e evidência dos dons carismáticos; mudanças nos usos e costumes, antes recatados e excludentes, mas que, nas duas últimas décadas, têm se modificado em total adequação aos modelos da modernidade;mudanças nas práticas políticas no universo da prática partidária, agora bem mais flexível. Conclui-se, nesse artigo, pela importância da instituição e a permanente adequação das suas práticas aos princípios da modernidade na sociedade brasileira.