Mestrado em Gestão Aeronáutica
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Item Uma análise ao processo de Certificação de Operadores Aéreos em Angola: um estudo empírico(2021) Alves, João Manuel Bravo; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de Mestrado é um estudo que tem como finalidade analisar, compreender e exemplificar o processo de certificação de um operador aéreo (COA) em Angola, por intermédio da inquirição dos diplomas legais usados na matéria e a sua conformidade com as recomendações e normas da ICAO. Para execução da mesma foi usada a metodologia qualitativa para atingir os objetivos definido, através da inquirição dos diplomas disponíveis e entrevistas realizadas a personalidades que já estiveram em contacto com o processo foi possível identificar que a AC-12-001B é o principal diploma usado na matéria e se encontra em conformidade com as recomendações internacionais. A indagação também tem como objetivo ser um estudo auxiliar para os profissionais, estudantes e empresários que desempenham ou tenham intenção de desempenhar funções na aérea aeronáutica visto que o mesmo estudo se demonstra capaz de descrever a complexidade documental e operacional aquando do pedido de emissão de um COA. Com o culminar do trabalho conseguiu-se atingir os objetivos da investigação propostas onde é possível verificar que na matéria de certificação Angola cumpre os preceitos internacionais registados nos Doc da ICAO 9626 e 8335 e de legislação interna o decreto lei 217/16, os NTA e a AC-12-001B.Item Análise comparativa do modelo de negócio das companhias aéreas legacy vs low-cost : um estudo empírico aplicado à TAP Air Portugal e Easyjet(2019) Rocha, Diogo João Pereira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo analisar o modelo de negócio das companhias aéreas legacy e low-cost, desde as várias componentes que compõem a estrutura base das mesmas (gestão das aeronaves, tripulações, etc.), até às principais vertentes que regem o setor do transporte aéreo internacional (procura, oferta, concorrência, entre outros), aplicando como principal fonte de dados e informação, os resultados auferidos pela TAP Air Portugal e easyJet. Em termos da metodologia implementada, esta baseia-se essencialmente na aplicação de entrevistas (a dois profissionais do setor aeronáutico) e questionários (dando a conhecer a importância dada a certos fatores de escolha ao voar em determinada companhia aérea, do ponto de vista do passageiro comum), complementando a investigação com a utilização de ferramentas como o Estudo de Caso, a Análise Estatística e a Análise das Hipóteses Concorrentes. Relativamente à sua planificação, esta dissertação encontra-se delineada em oito capítulos, em que o primeiro se encontra dedicado à parte introdutória da mesma, do segundo ao quinto capítulo, é feita a revisão do estado da arte abordando tópicos relacionados com a gestão e estrutura de uma companhia aérea, a diferença entre os dois modelos de negócio abordados, a análise da regulação económica no transporte aéreo, entre outros. Os últimos três capítulos, abordam a metodologia de investigação utilizada, a análise dos dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente. Após a resolução do estudo, os principais resultados obtidos reiteram um possível equilíbrio (e até uma aproximação) entre os dois modelos de negócio abordados, num futuro próximo, sendo que a probabilidade de sucesso de determinada companhia aérea encontra-se bastante associada à capacidade da mesma em fornecer um serviço que possua o maior benefício em termos de qualidade vs preço, para o passageiro, mantendo os padrões de segurança o mais alto possível.Item Atual percepção da cultura de segurança : um caso de estudo no aeroporto Humberto Delgado(2018) Ribeiro, Joana Rita Gonçalves; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A globalização e liberalização dos mercados, assim como, a conjuntura económica mundial e as questões de segurança, são as grandes preocupações do transporte aéreo comercial. Deste modo, considera-se pertinente que seja averiguado se no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, os diferentes intervenientes nas variadas atividades do aeroporto estão sensibilizados para esta problemática e tem presente no seu dia a dia uma cultura de segurança. Ou seja, se os colaboradores das áreas operacionais, restauração e comércio tem conhecimento desta problemática, o que é que ela envolve e se o aeroporto é capaz de dar resposta em situações relacionadas com a segurança da aviação. Para tal foi preciso averiguar se a formação fornecida aos diversos intervenientes encontra-se adequada e se, as perceções comuns e convicções destes e dos colaboradores do nível da gestão superior estão em sintonia. Uma fragilidade num destes parâmetros pode ser um indicador determinante do estado atual deste problema e contribuir para a necessidade de ações de melhoria. Após análise dos resultados obtidos é possível afirmar-se que existe cultura de segurança no aeroporto Humberto Delgado, no entanto, existiram algumas fragilidades na recolha de informação que deveriam futuramente ser analisadas de modo a obter resultados mais consistentes e contribuir para a necessidade de medidas mitigadoras nesta temática.Item A avaliação da satisfação do passageiro sobre a utilização do self check-in no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa : um estudo empírico(2018) Duarte, João Carlos; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O presente trabalho consiste na Avaliação da Satisfação do Passageiro sobre a utilização do Self check-in, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tratando-se de um estudo empírico; tendo como objetivo fundamental aferir sobre o grau de satisfação e/ou de insatisfação dos passageiros quanto à utilização do Self Check-in-kiosk no processo de embarque. De modo a dar respostas às questões de investigação, e alcançar os objetivos preconizados deste projeto, foi efetuada uma entrevista ao Gestor de Segurança da ANA –Aeroportos de Portugal, S.A., e foram aplicados inquéritos/questionários junto dos passageiros, para além da análise e observação documental realizado para o estudo de caso qualitativo. Ao constatar-se nos últimos tempos uma crescente evolução em matéria de inovação de novas tecnologias na aviação, é expetável e denota-se que com ela a natureza e tipificação dos aeroportos sofreram alterações. Dos resultados obtidos podemos constatar a satisfação do passageiro e, a real importância do Self check-in para a melhoria da gestão operacional aeroportuária no AHDL. Hoje, já é possível os aeroportos oferecerem aos clientes diversas alternativas para realizar o Check-in, isto é, através de Self Service Check-in: por meio de quiosques de autoatendimento, web check-in, mobil check-in e Self baggage Check-in (bag drop-off). Cada vez mais os passageiros aderem a estes serviços. As companhias aéreas e os aeroportos vêem nas novas tecnologias grandes oportunidades para diminuir as despesas e máximizar os lucros, proporcionando aos clientes serviços de qualidade e eficiência na gestão operacionalItem O binómio novas tecnologias e segurança aeroportuária na melhoria das experiências dos passageiros : um estudo empírico aplicado ao aeroporto Humberto Delgado(2021) Moreira, Diana Alexandra da Veiga; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O setor do transporte aéreo durante estes últimos anos tem crescido de uma forma gradual e cada vez mais rápido. Os aeroportos e as novas companhias aéreas enfrentam cada vez mais novos desafios dos quais serão necessários planos estratégicos para antecipar os riscos, sendo que o mercado é imprevisível e está sempre a mudar. Atualmente a tecnologia faz parte da nossa vida quotidiana, no entanto o impacto da tecnologia na indústria da aviação é notável e está mudando o conceito tradicional sobre os procedimentos das companhias aéreas (por exemplo, check-in, portões de embarque, certas facilidades no espaço aeroportuário), enquanto alguns aeroportos e companhias aéreas estão interessados em melhorar um negócio inteligente para entender a necessidade do cliente e também envolve os passageiros / clientes para esses processos de inovação. Contudo o principal objetivo deste trabalho de investigação visa compreender as novas perspetivas de como um passageiro poderá experienciar as novas tendências tecnológicas nos aeroportos sem qualquer tipo de barreiras e como estas poderão ser benéficas ao utilizarem diferentes tecnologias para obter uma melhor experiência a partir que chegam ao aeroporto até ao embarque, por outro lado, como o aeroporto no que diz respeito ao seu sistema de segurança pode se adaptar a estas novas tecnologias? Sendo assim, o estudo em si engloba certas ferramentas metodológicas tais como entrevista, questionário e estudo de caso. Os resultados esperados no desenvolvimento desta investigação, consistem principalmente em identificar as principais variáveis ou fatores que estão relacionadas com a satisfação dos passageiros relativamente aos novos sistemas tecnológicos existentes no Aeroporto Humberto Delgado. Seguidamente, analisar qualificar e quantificar a avaliação dos inquiridos e opinião dos entrevistados, perceber qual será a visão do aeroporto nos próximos anos, ou seja, quais as novas tendências tecnológicas que irão emergir e modificar a visão dos aeroportos. Em suma, o desenvolvimento desta dissertação acresce valor no mundo académico lusófono, tem um contributo para comunidade científica, principalmente na área da Aeronáutica, sendo uma temática atual e que principalmente irá dar mais valia na tomada de decisão dos utilizadores.Item Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal(2019) Saiundo, Dinara Apolinaria Fernandes; Ferreira, Pedro Nuno Pacheco, orient.A existência de aves nas áreas próximas dos aeroportos tem sido vista como um risco constante à aeronavegabilidade pelo impacto das mesmas nas aeronaves, quando em procedimentos de aterragem e descolagem. A colisão de aves com aeronaves é vulgarmente denominada Bird Strike. Este trabalho propõe – se analisar as formas de prevenir, mitigar, combater o Bird Strike e mostrar as crescentes preocupações da indústria aeronáutica com a segurança, evidenciando a sua evolução e principais obstáculos nessa área. As aves podem causar problemas de segurança e financeiros, devido à possibilidade de colisão com aeronaves, pelo que a sua gestão é importante. Uma ferramenta essencial é a monitorização regular das aves para permitir uma gestão adequada de espécies. Pela literatura analisada, concluiu-se que os melhores métodos a implementar são os de gestão do habitat, continuando com certas práticas já usadas, analise controlo da altura da vegetação (utilização de relva artificial entres outras). Também se conclui que é necessário monitorizar e padronizar o registo de Bird Strike. Por fim, analisa - se o Bird Strike através de inquérito (entrevistas, questionário) para melhor se fazer a gestão e manter a segurança na aviação.Item Caraterização do perfil das ‘soft skills’ na área da aviação civil: um estudo de caso dos profissionais do setor da aviação civil com sede de trabalho no Aeroporto Internacional do Luxemburgo(2020) Sousa, Daniel Fernandes Ribeiro de; Rouco, José Carlos Dias, orient.A presente dissertação de mestrado tem como base a realização de um estudo académico com o objetivo de identificar e caraterizar as competências denominadas de ‘Soft Skills’ presentes nos profissionais da área da aviação civil com sede de trabalho no aeroporto internacional do Luxemburgo (ELLX). Para alcançar o objetivo definido anteriormente, este processo de investigação foi dividido em duas fases distintas, mas complementares. Na primeira fase e através de uma revisão de literatura qualitativa e da análise dos vários modelos conceptuais existentes, foi possível identificar um modelo de ‘Soft Skills’ composto por 15 competências-chave: Assertividade, Comunicação oral, Confiança, Consciência situacional, Flexibilidade e adaptabilidade, Gestão de tempo, Gestão da carga de trabalho, Gestão e resistência ao stress, Liderança, Pensamento crítico, Relações interpessoais, Capacidade de resolução de problemas, Responsabilidade, Capacidade de tomada de decisão e Trabalho de equipa. Na segunda fase e através da aplicação de um questionário desenvolvido exclusivamente para o efeito, foi possível validar este modelo de competências, assim como comprovar a sua principal caraterística: a sua transversalidade em todo o espectro do setor aeronáutico. Ou seja, este modelo conceptual é, uniformemente, aplicado a todos os profissionais, independentemente da sua idade, o seu género ou, até mesmo, a função que desempenham. Nos resultados obtidos, foi possível identificar que, de todas as competências em estudo, os profissionais demonstram, nos seus locais de trabalho, uma maior proficiência nas seguintes competências: Assertividade, Confiança, Flexibilidade e Adaptabilidade e, por fim, a Liderança.Item Caraterização probabilistica de encontro entre aeronaves para a final da pista 03 ao Aeroporto Humberto Delgado: método de alteração dinâmica da well clear area entre aeronaves tripuladas e não tripuladas abaixo dos 1000´(2019) Camacho, Fábio Nuno Dias; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A aviação moderna, devido às novas tendências tecnológicas nos serviços e na indústria aliada ao digitalismo, entrou numa fase de transmutação de mudança rápida, com o objetivo de permitir a integração de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo. A presente dissertação teve como objetivo caracterizar o local na camada a 150 m de altura (500´) e a 300 de altura (1000´) acima da superfície da pista 03 do Aeroporto Humberto Delgado, usando dados das trajetórias de aeronaves tripuladas, onde a probabilidade e o risco de um encontro com uma aeronave tripulada é maior, e a partir do qual a probabilidade de encontro horizontal reduz-se de forma acentuada até ser nula. O estudo efetuado não discrimina qualquer tipo de operação à pista, abrangendo as aproximações visuais e aquelas baseadas em rádio ajudas, desde que o operador tenha submetido um plano de voo para operar no Aeroporto Humberto Delgado. Os resultados demonstram que é possível identificar e caraterizar o local específico onde as aeronaves tripuladas cruzam os 300m e os 150m quando efetuam manobras de aterragem, bem como o local a ter em consideração para definir de forma simples uma Well Clear Area dinâmica de estado 0, 1 e 2, entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, com o objetivo de assegurar uma separação mínima entre essas aeronaves na final da aproximação para uma pista. O estudo permite que os operadores de aeronaves não tripuladas a operar no futuro ‘U-space’, de forma a assegurar operações na zona urbana outrora inacessíveis face ao risco no ar. O método baseia-se num método dinâmico dependente do padrão das trajetórias e do fluxo tático de informação digital interoperável entre o prestador de serviços, e entre estes e as aeronaves não tripuladas, de forma a alterar o estado da ‘Well Clear Area’ identificada. Este método dinâmico de garantir uma separação padronizada de acordo com o local possibilita, desde que seja garantido pelo operador ou o construtor o cumprimento do requisitos técnicos específicos relativos à certificação caso esta seja necessária face ao risco, as operações de aeronaves não tripuladas na vizinhança dos aeroportos Internacionais em condições de segurança para com os demais utilizadores do espaço aéreo.Item Como otimizar o processamento e envio de planos de voo reduzindo o tempo e investimento em todo o processo? - um estudo empírico(2021) Martins, Breno Eduardo dos Santos; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Na aviação é necessário a apresentação de um formulário que contém várias informações concernentes ao voo. Este Formulário é chamado de Plano de Voo. O envio de planos de voo, apesar de ser uma operação simples se comparado com as outras operações aeronáuticas, pode gerar muitos transtornos aos seus usuários a ponto de causar atrasos em voos e inviabilidade das missões. O objetivo deste trabalho é analisar de uma forma profunda os atuais meios disponíveis para apresentação desse formulário bem como os processos que o envolve, identificando as possíveis falhas durante a submissão de um plano de voo e no tratamento de dados, propondo soluções viáveis na tentativa de otimizar esse processo através de uma aplicação para telemóveis. Para tanto, no desenvolvimento, foram analisadas as características dos meios atuais de envio e os serviços atuais de telefonia prestados no Brasil. Também foram abordados os requisitos necessários para a construção da aplicação de maneira que respeite as regras de preenchimento do formulário de envio de planos de voo, as características que a aplicação terá, bem como a comparação da aplicação com os demais meios disponíveis. Como considerações finais supõe-se que a aplicação é um novo meio viável de apresentação de planos de voo, principalmente por sua interface gráfica de fácil utilização e a capacidade de enviar planos via internet e SMS.Item Crew Fadigue Management: análise de estudo empírico numa companhia aérea do Grupo TAP(2013) Nunes, Fernando Cabral da Silva; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Item Desenvolvimento do programa passageiro frequente como estratégia de fidelização : o caso TAAG - Linhas Aéreas de Angola(2017) Mariano, Belchior das Neves Lino Fragata; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.O presente trabalho tem como objetivo apurar a realidade da companhia aérea de Bandeira em relação a sua prestação de serviço para com os clientes, ou seja, o grau de satisfação que os passageiros sentem da companhia aérea. Não tendo nenhuma rota em especial, o presente estudo visa apurar a frequência com que os passageiros voam pela TAAG e apurar também o grau de fidelização e confiança pelos serviços prestados pela mesma. Para melhor esclarecimento e perceção daquilo que é um estudo de caso sobre o passageiro frequente como estratégia de fidelização, achou-se por bem elaborar um survey para aplicação de uma entrevista e aplicação de questionários aos passageiros no sentido de vermos esclarecidas algumas questões pertinentes relacionadas com o grau de satisfação daqueles que utilizam os serviços TAAG. Com este estudo será possível termos uma perceção daquilo que pensam os passageiros sobre os produtos e serviços prestados pela companhia no sentido de no futuro podermos fazer algumas sugestões de melhoria, como por exemplo, muitos clientes provavelmente não sabem que podem acumular milhas, mesmo viajando frequentemente, é uma informação que nem sempre lhes é passada. O presente estudo foi pertinente para a melhoria da tomada da decisão, devido às lacunas identificadas perante a averiguação dos passageiros face à problemática.Item Os determinantes responsáveis pelo comportamento das receitas totais numa companhia aérea do tipo tradicional (legacy): um estudo empírico usando a PLSR(2016) Cavaco, Rui Jorge da Trindade Freitas Sampaio Carrilho; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A liberalização do transporte aéreo originou um ambiente competitivo numa industria altamente regulada no plano operacional, condicionando as estruturas de custos das empresas. O fator competitivo desloca-se assim para a gestão de receitas. O paralelo desenvolvimento das industrias de Informação e Tecnologia cria as condições para o desenvolvimento da “Industrialização da Gestão de Receitas”. Nos últimos 30 anos vários estudos e aplicações desenvolvem modelos de otimização da Receita Total, numa primeira fase por voo e atualmente na rede de transportadora. Estes modelos, na sua maioria utiliza informação estatística para, através de processos diversos, permitir a um analista decidir qual o modelo que melhor se adapta à procura existente. O presente trabalho pretende, determinando os fatores que influenciam a Receita Total, contribuir para o estudo do comportamento desta. Deste modo utilizando o método de Partial Least Squares, pretendeu-se estudar quais os determinantes e comportamento da Receita total numa companhia do tipo Legacy em três tipologias de rotas. Concluímos que é possível a monitorização do comportamento de um sistema de Revenue Management através do observação do comportamento da Receita Total durante o período de disponibilidade das tarifas para um determinado voo.Item Os estilos de liderança e a sua influência no esforço extraordinário e satisfação : estudo de caso dos técnicos de manutenção na industria aeronáutica(2021) Monteverde, Abdulay; Rouco, José, orient.O conhecimento sobre a influência dos estilos de liderança dos gestores/ líderes no esforço extraordinário e satisfação dos membros da equipa é uma dimensão estratégica para qualquer organização, nomeadamente na concretização dos seus objetivos nos prazos estipulados. A investigação procura identificar qual o estilo de liderança dos líderes de manutenção no contexto da indústria aeronáutica que mais promove o esforço extraordinário e a satisfação dos membros da equipa. Para atingir os objetivos da investigação seguiu-se uma estratégia quantitativa, através da utilização de um questionário de estilos de liderança e fatores critério (Rouco, 2012), aplicado a 23 líderes de manutenção no contexto da aeronáutica. Dos resultados obtidos, concluiu-se que os líderes percecionam que o estilo de liderança participativo é o que conduz os seus membros de equipa a níveis mais elevados de esforço extraordinário e satisfação. Os líderes mais jovens percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo e por delegação. Os líderes com mais idade percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo. Os líderes do género masculino percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo. Os líderes do género feminino percecionam que devem ter atitudes e comportamentos relacionados com o estilo de liderança participativo e por delegação. Por outro lado, verificou-se que o estilo de liderança por delegação é o que apresenta um coeficiente mais elevado de correlação com o esforço extraordinário e satisfação.Item A fadiga dos pilotos em voos de longo curso(2019) Leão, Nicolas Ferrero; Ferreira, Pedro Nuno Pacheco, orient.Objectivo: A aviação é um sector em constante evolução e adaptação em que o número de passageiros aumenta a cada ano. Segundo os indicadores da ICAO, em 2018, foram cerca de 4,3 bilhões de passageiros transportados no mundo (mais 6,1% em relação a 2017). O aumento do número de passageiros e das horas de voo, a utilização de aeronaves mais eficientes capazes de percorrer distâncias cada vez maiores, e atravessar vários fusos horários, o que intensifica as perturbações ao nível dos ritmos circadianos, são factores que afetam os níveis de fadiga dos pilotos de longo curso, cujas condições de trabalho nem sempre estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas por organizações internacionais como a ICAO. A fadiga dos pilotos é uma realidade e as investigações mostraram que muitas vezes existe uma relação de causa-efeito entre os acidentes e incidentes e a fadiga dos pilotos. Já em 1944 a fadiga era um factor de risco identificado no Anexo 6 da Convenção de Chicago. Os objectivos desta dissertação são a identificação dos níveis, causas e consequências da fadiga dos pilotos de longo curso, e do seu impacto ao nível da segurança das operações de voo, dando seguimento ao trabalho elaborado por Alcéu (2015), sobre a fadiga dos pilotos em voos de médio curso. Metodologia: Foi distribuído a várias associações de pilotos e a pilotos directamente de várias companhias aéreas, um questionário anónimo realizado através do "Google Formulários" para avaliar um conjunto de factores determinantes da fadiga em piloto de longo curso, assim como avaliar os níveis de fadiga percepcionados. O questionário esteve disponível durante o mês de Junho de 2019 e permitiu recolher um total de 41 respostas. Também foram feitas duas entrevistas a pilotos de voos de longo curso. Resultados: Os resultados mostram que as causas de fadiga são muito específicas à profissão, nomeadamente, as longas horas de voo nocturno, diferenças horárias, tempos de voo demasiado longos e períodos de repouso demasiado curtos entre voos. A idade dos pilotos também desempenha um papel importante. Os resultados são edificantes e confirmam os muitos estudos já realizados nos últimos anos; eles demonstram até que ponto, com as regras actuais mais protectoras, a fadiga dos pilotos ainda está muito presente. Conclusões: A fim de aumentar a segurança de voo, é imperativo levar em conta os mais recentes estudos existentes sobre a fadiga dos pilotos de longo curso e incorporar novos padrões aos regulamentos existentes. É necessário valorizar mais a profissão que se sente, por vezes, desvalorizada dando mais descanso entre viagens, organizar melhor a planificação dos dias de trabalho e de descanso, e incentivar as companhias ao diálogo com os pilotos que, muitas vezes, têm receio em falar sobre o tema da fadiga e condições de trabalho.Item A fadiga no contexto das operações de manutenção de aeronaves (um estudo envolvendo empresas de manutenção em Portugal continental)(2020) Virtuoso, Maria Manuela Vicente; Simões, Anabela, orient.O presente trabalho centra-se no estudo das condições técnicas e organizacionais em que se realizam as operações de manutenção de aeronaves na aviação civil, em Portugal continental, bem como nos efeitos dessas condições sobre as capacidades funcionais e sobre o desempenho dos técnicos de manutenção. Serão analisados os vários tipos de fadiga, como eles se instalam, os constrangimentos introduzidos pelo trabalho noturno, quais os erros mais comuns que daí resultam e quais os fatores que mais condicionam o desempenho dos técnicos nestes ambientes, que são caracterizadamente complexos. A partir desse estudo base, pretende-se determinar qual o contributo da fadiga (física e mental) e da organização do trabalho para a ocorrência de erros e quais os riscos daí decorrentes no que se refere às condições de segurança dos próprios trabalhadores da manutenção e, indiretamente, dos passageiros das aeronaves. São também abordados os aspetos relacionados com formação e treino e a sua importância e impacto na indução de stress nos técnicos de manutenção de aeronaves. Por último, será ainda analisado em que medida a vulnerabilidade relativamente à fadiga e ao stress apresenta diferenças significativas em função: (1) da antiguidade: afetam mais as pessoas com maior antiguidade e menos as pessoas com menor antiguidade? (2) da idade: afetam mais as pessoas mais velhas do que as mais novas? De modo a responder às questões de investigação e procurar a existência de sintomas de fadiga entre os Técnicos de Manutenção de Aeronaves (TMA), foi disponibilizado, via Internet, um questionário individual e anónimo, quer relativamente a cada sujeito, quer relativamente à empresa onde o TMA trabalha. Foram abordadas 15 empresas que prestam serviços de manutenção a aeronaves em Portugal continental. O questionário teve 55 respostas, que foram a base do trabalho apresentado.Item A gestão da fadiga no grupo de bombeiros sapadores que prestam assistência ao aeroporto de Viseu : implicações para a segurança(2020) Lopes, Maria Filomena Correia Moutinho; Simões, Anabela, orient.Este estudo procurou analisar efeitos dos conteúdos e da organização do trabalho dos bombeiros sapadores de Viseu que prestam serviço no aeródromo Municipal de Viseu. Procurou-se dar a conhecer os aspetos relativos à organização do trabalho e à análise da carga de trabalho, fadiga, sono e stress, assim como todos os riscos associados a esta profissão. Para materializar este estudo aplicou-se o método quantitativo através de um questionário de perguntas fechadas a uma amostra de 17 bombeiros cujo objetivo principal era compreender qual a perceção individual de cada indivíduo face aos perigos da sua atividade. Os resultados demonstraram que os bombeiros sapadores de Viseu estão sujeitos a enormes riscos no desenvolvimento da sua atividade e são afetados pela fadiga e stress colocando em risco a sua segurança.Item A gestão de frota num operador aéreo : um estudo empírico aplicado à TAAG - Linhas Aéreas de Angola(2019) Valente, Jorge Manuel Augusto; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.Na aviação comercial a questão da gestão da frota condiciona as decisões estratégicas e obriga as companhias aéreas a pensar e repensar qual é a sua performance. A resposta passa por fazer-se uma identificação correta do mercado em que se atua, alinhada com o core business da companhia aérea e com a Operação. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar de que forma a gestão de frota na TAAG - Linhas Aéreas de Angola, é eficiente e vai ao encontro das necessidades do Mercado e dos Clientes. O percurso metodológico adotado no presente trabalho, centra-se na pesquisa qualitativa, com a utilização do método da entrevista/ questionário e do caso de estudo. A dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais-valia. De um modo global, os objetivos foram alcançados na sua plenitude. A escolha da frota para longo curso, B777 e para o médio curso B737NG foi apropriada pois, em termos de especificações e performance, estas aeronaves apresentavam padrões aceitáveis para a indústria reduzindo custos e contribuindo para melhoria performance/qualidade passageiro da TAAG. No entanto, parece existir um caminho a percorrer, em relação à melhoria da Operação em setores curtos (voos de curta duração, domésticos).Item O impacto da actividade do Transporte Aéreo e do Turismo para o desenvolvimento de Portugal(2013) Simão, Cátia Salomé Azevedo; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.A realização desta dissertação de mestrado tem como principal objectivo estudar a relação e inter-dependência existente entre três dos vectores no âmbito da Gestão Aeronáutica – a Economia, o Transporte Aéreo e o Turismo – no contexto nacional. Pretende-se então com a realização deste estudo, através de uma análise de dados de painel referentes ao período de 2000 a 2010, determinar e quantificar a importância e os impactos promovidos pela actividade do sector do transporte aéreo e do turismo para o desenvolvimento económico do País. A redacção deste documento é constituída por duas componentes, tendo a primeira a função de contextualizar a temática relacionada com estes dois sectores, uniformizando a terminologia utilizada e apresentando um conjunto de efeitos positivos e negativos promovidos pelos mesmos na economia nacional. Por outro lado, a segunda componente contém a apresentação e descrição da abordagem metodológica seleccionada para a realização deste estudo, a análise através dos dados de painel e, por fim, a análise dos resultados obtidos através do software econométrico GRETL, confirmando que, apesar de em medidas bastantes diferentes e significativas, os dois sectores em estudo se relacionam directamente com a variação do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional.Item O impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no desenvolvimento da região norte(2015) Esteves, António Marcos de Sousa; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O aeroporto é cada vez mais o elo de ligação entre a região e o resto do mundo, servindo como impulsionador económico, social e cultural. Um aeroporto é tão mais eficiente quanto melhor for a sua inserção no meio que o rodeia. Esta premissa é uma obrigatoriedade nos tempos que decorrem e fruto de uma crise económica mundial que se tende a arrastar. Como é sabido, a Região Norte de Portugal é fortemente povoada por população migratória, que anualmente regressa a Portugal, sendo também cada vez mais um ponto de interesse para os turistas de todo o Globo. A ligação aérea por intermédio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um fator de sucesso na Região Norte, contribuindo assim para um desenvolvimento mútuo. Desde a liberalização do espaço aéreo no Continente Europeu e com a chegada de companhias Low-Cost a Portugal, se verificou na Região Norte um aumento exponencial a nível turístico e por conseguinte comercial. Este trabalho procurará dar resposta ao real impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também denominado como Aeroporto do Porto, no desenvolvimento da Região Norte. A Catchment Area do mesmo, vai para além dos limites fronteiriços de Portugal, sendo que cada vez mais, e, fruto da intermodalidade, se alarga ao país vizinho, proporcionando assim novas oportunidades.Item Impacto do transporte aéreo no desenvolvimento de turismo sustentável em São Tomé e Príncipe: um estudo de caso(2021) Carvalho, Lineyd Pires dos Santos Almeida; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, a redução do fosso entre os países desenvolvidos e os países pobres torna-se, assim, no verdadeiro desafio que enfrenta a humanidade, no quadro de cooperação para o desenvolvimento. Tal como o objetivo proposto pelo antigo presidente da República (de São Tomé e Príncipe) Fradique De Meneses: “- Há que mobilizar todas as forças de modo a impulsionar a luta contra a pobreza através do governo, sector privado, organizações governamentais, não governamentais...” estes dois últimos como parceiros de desenvolvimento têm contribuído de forma excepcional para impulsionar os desafios do quotidiano, de modo a implementar medidas para superar as dificuldades patentes. Assim sendo, como objetivo deste trabalho assume-se o compreender da correlação de duas áreas que estão intrinsecamente interligadas, que é a aviação e o turismo. Analisa-se as diversas formas do turismo como atividade produtiva em São Tomé e Príncipe, compreendendo suas múltiplas particularidades e dinâmicas formas de uso, ocupação, apropriação e produção do espaço. O turismo é encarado como um dos motores de desenvolvimento económico da população de São Tomé e Príncipe, sem contudo, descurar da sustentabilidade. Será então retratado o papel preponderante da aviação e como o seu desenvolvimento pode se tornar no elo que faltava para fazer de São Tomé e Príncipe o país que todos os cidadãos querem que ele seja. Em termos metodológicos, utilizou-se um estudo de caso (Micoló, em São Tomé e Príncipe) com recurso a entrevista. Esta correlação turismo e aviação têm sofrido inúmeras alterações e adaptações nos últimos anos, tais como: Competir com um leque diversificado de destinos e pacotes atrativos; Melhoria de aeronaves e dos aeroportos; Novas formas de alojamento; Aumento de números de turistas… Os resultados foram promissores no sentido de ajudar a uma melhor compreensão da problemática como também na criação de valor sócio-económico sustentável para a Região de São Tomé e Príncipe, com enfase para a localidade de Micoló. Perante estes desafios novas estratégias necessitam de ser criadas para fazer face aos mesmos, mas também para aproveitar a oportunidade que esta nossa terra nos proporciona.