FCSEA - Revistas Científicas
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCSEA - Revistas Científicas por título
A mostrar 1 - 20 de 1887
Resultados por página
Opções de ordenação
Item 100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freiriana no ensino-aprendizagem da educação brasileira(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Fratelli, Minéa Paschoaleto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem 10° Encuentro estatal de museos comunitarios y juntas vecinales de Nayarit Centro Inah Nayarit concepción, método y vinculación de la museología comunitaria(Lusofona University, 2007) Lugo, Raúl Andrés Méndez; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoLa museología comunitaria es una disciplina de las ciencias sociales que tiene como propósito fundamental desarrollar un proceso de organización comunitaria en torno a la planeación y operación de espacios educativos y culturales dedicados a la investigación, protección, conservación, valoración y difusión del patrimonio natural y cultural de una comunidad o región determinada, cuya misión es promover e instrumentar procesos de enseñanza-aprendizaje que contribuyan en el desarrollo integral para el mejoramiento de la calidad de vida de la población. La museología comunitaria se sustenta en tres conceptos básicos: 1. El Territorio; 2. El patrimonio y 3. La comunidad.Item 1492 : implicações e impacto sobre o reino português : reflexões para um «estado da arte»(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Pinto, Paulo Mendes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA partir de um estudo de François Soyer, é nosso objectivo fazer um “estado da arte” sobre a expulsão dos judeus dos reinos de Castela e Aragão, especialmente no que respeita às principais implicações para com o reino Português. Iremos olhar para alguns dos aspectos mais significativos, tentando entender o contexto histórico, centrando a nossa atenção nas negociações entre algumas famílias judias e o monarca Português. No final, de forma comparativa, mostramos os diferentes valores indicados pelos vários autores e historiadores para este grande migração, bem como os valores,os pagamentos então necessários para as portagens.Item 20 propositions a propos du dialogue islamo-chrétien (en contexte méditerranéen)(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Sidarus, Adel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEstá patente que um dos conflitos mais sangrentos e retumbantes da actualidade e, por consequência, o diálogo mais premente hoje em dia, são os que implicam as sociedades cristãs e muçulmanas. Depois de sublinhar os laços de afinidade religiosa, cultural e civilizacional que ligam o islamismo ao cristianismo, as duas religiões mais “universalistas” do planeta, o autor convida-nos a situar a presente confrontação no quadro global das relações históricas e políticas dos tempos modernos e actuais, com vista a aclarar a verdadeira natureza da questão e melhor focar os desafios imediatos do diálogo. Ele analisa assim os diferentes “choques” sofridos pelas sociedades muçulmanas, há mais de dois séculos, sob o impacto do colonialismo e da hegemonia excessiva e arrogante do Ocidente. Denuncia também a tendência a ver apenas os aspectos negativos do islão actual, fruto da conjuntura do momento, e “substancializar” os respectivos elementos. Na verdade, as regressões a que se assiste hoje devem-se às circunstâncias sócio-políticas evocadas e não se podem imputar à essência do islamismo. Para concluir, invocam-se as condições objectivas de todo o diálogo sincero: fim de todo o tipo de domínio; autocrítica; ausência de preconceitos e abertura à “memória histórica” do Outro; convívio tolerante e procura humilde dos pontos comuns; igualdade real e partilha solidária das riquezas materiais e dos recursos naturais e tecnológicos, tal como do espaço vital...Item A função social do património marítimo português(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Sancho Querol, M. Lorena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDuring this study, we sought to fully define the role played by Portuguese maritime heritage in today’s society. Our work covered museological themes and, in this case, the Lisbon Maritime Museum; for which we have dealt with unique historical objects, situations, persons and moments. To meet our goal, we divided the work into four parts. The first part implied studying all museological and non-museological institutions involved with maritime heritage. In the second part, we studied the history of the Lisbon Maritime Museum in detail in order to define its social role through time. In the third part, we proposed to diagnose the museum’s current situation in detail. To do so, we carried out the first survey at this institution. Lastly, and based on the respective data, we created a museological structure that will be applied to update the said project. Consequently, we may conclude that the institution under study is a real museological phenomenon, not only for the appeal of its theme, but also because of its location and the content of its exhibits. Moreover, and taking into account the various potentials in question, we have decided to update this museological scenario since, as we confirmed, we know that it could play a much more complete, interesting and broader cultural role than what has been the case until now. That’s why, our last part covers, in particular, the future.Item A(s) igreja(s) face ao processo de recomposição do religioso ; práticas e representações de jovens vinculados à estrutura da Igreja Católica romana(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Leitão, Simão Pedro Cardoso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom base num estudo empírico realizado entre 2001 e 2004, que incidiu sobre jovens leigos organizados formalmente na estrutura da Igreja Católica-romana e sujeitos a um processo de socialização religiosa institucional estruturado, propomo-nos discutir a incidência do processo de recomposição do religioso entre os jovens católicos praticantes no contexto português. Os resultados apontam, por um lado, para uma progressiva erosão das práticas e representações associadas à doutrina Católica-romana – o que se traduz numa heterogeneidade de posicionamentos que oscilam entre o integrismo intransigente e o progressismo radical – e por outro, verificámos que o envolvimento emocional, em detrimento do processo estruturado de formação, é neste caso o elemento central na vinculação ideológica confessional.Item Uma abordagem municipal sobre o fenómeno da Religião(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Severino, Eliana; Curado, Patrícia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Uma abordagem museológica do contexto urbano(Edições Universitárias Lusófonas, 1996) Santos, Maria Célia Teixeira Moura; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração"Ilhas de calmaria no turbilhão agitado da história, a quase totalidade dos nossos "museus de cidade" recompõem, num passado mítico e nostálgico, a ordem no caos urbano, oferece pressurosamente a leitura simplificadora e monovalente das contradições históricas - e assim educam."Item Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre Museu e Sala de Milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia(Lusofona University, 2017) Silva, Genivalda Cândido da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA pesquisa realizada teve como objetivo analisar como as práticas ex-votivas, presentes no Santuário do Bomfim, se vinculam à cultura popular dos pagadores de promessa que são inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos. notou-se a necessidade de realizar a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular abordando os seguimentos conceituais dos termos que circundam e representam a história e formação do Santuário do Senhor do Bomfim, como: o sacro e o profano, a estética, a folkcomunicação e a museologia que são temas transversalizados que, ao final dos estudos percebemos estarem intrinsecamente vinculados. Elucidando assim a compreensão, como se dá a sua contextualização com os ambientes trabalhados e as diferentes formas comunicacionais, a qual, é propiciada nos espaços abordados na pesquisa.Item About the French primary school teacher’s history : “universitarization”, professionalization and relative deprofessionalization (end of XIXth – beginning of XXIth century)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Robert, André D.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo decurso do último quarto do século XX, a “universitarização” da formação de professores do 1ºciclo do ensino básico francês causou uma profunda mudança da sua identidade profissional, amplamente descrita e analisadas pela literatura. Na medida em que, de um ponto de vista sociológico, a noção de profissionalização leva a que se façam comparações entre um estado anterior e um estado atual de uma profissão em termos de status real e de reconhecimento simbólico, equacionando a profissão em si e as profissões afins e / ou rivais, pode-se primeiramente destacar os ganhos de profissionalização obtidos num tempo bastante restritos por esses professores. No entanto, em cada processo positivamente apreciado conduzindo a resultados mais ou menos favoráveis, é possível identificar elementos que vão no sentido de uma certa de-profissionalização, compreendida na mesma perspectiva sociológica. Com efeito, no decurso das últimas duas décadas, a virada gerencial e a ascensão da “accountability” afetaram significativamente a autonomia profissional dos professores. Algumas entrevistas que realizámos mostram esta tendência para uma forma de de-profissionalização.Item Acção cultural e educação em museus(Edições Universitárias Lusófonas, 1996) Brandão, José Manuel de Morais Vale; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs preocupações com a educação em museus são já muito antigas, embora frequentemente se considere ser o Abbé Gregoire, fundador do Conservatoire des Arts et Métiers em Paris (1794 - finais do século XVIII), o grande impulsionador destas questões, preocupado que estava com a formação técnica dos artífices franceses. No entanto, só a partir do início do nosso século é que se começaram a fazer os primeiros trabalhos de observação dos visitantes e avaliação do tipo e a qualidade das informações fornecidas nos museus, podendo ainda dizer-se que os problemas envolvidos nas questões da acção cultural nos museus só nas últimas duas décadas, têm sido tratados com maior profundidade. A preocupação com estas questões, têm vindo a ser acompanhada por um esforço visível de renovação das exposições, tornando-as mais apelativas, informativas e acessíveis e, ao mesmo tempo, assiste-se à implementação e desenvolvimento de Serviços Educativos nos grandes museus, agregando técnicos com formação pedagógica. A função destes serviços é sobretudo a de descodificar as mensagens contidas nos discursos expositivos e promover acções de animação que permitam ao visitante atingir facilmente os objectivos "educacionais" da exposição.Item A acção do Serviço Social em contexto de Globalização: Limites e (ou) Desafios(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Ferreira, Aida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoIn her orientation paper presented at an International Seminar organized by the Department of Social Work headed by the author, Aida Ferreira seeks to draw attention to the intrerventionist role of Social Work in the contemporary societies and to the impact of globalization upon the Social Work. The Social Work is defined in its varied dimensions and the problem is formulated in terms of the limitations and / or challenges faced by Social Work at local levels in the context of the policy decisions that come from beyond the individual nation-states.Item A acção religiosa : o contributo das etnografias : para uma ciência das religiões(Edições Universitárias Lusófonas, 2004) Teixeira, Alfredo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem ACERT : Associação Cultural e Recreativa de Tondela(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Torres, Miguel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoFormada em 1979, a ACERT cedo se assumiu portadora de um sentido de actuação pluridisciplinar, em termos das áreas artísticas, assentando a sua vertente criativa no núcleo que lhe deu origem: O TRIGO LIMPO teatro ACERT. Esta singularidade (um grupo de teatro na génese de uma associação), caracteriza a dinâmica da ACERT, influenciando decisivamente a sua evolução: crescimento de um projecto transversal, em termos da promo- ção de espectáculos; formação e produção artísticas, sustentado por uma equipa que, pela profissionaliza- ção teatral, garante a sua operacionalidade, em termos da gestão de um projecto contínuo de programação permanente.Item Acervo e Diversidade: Em busca de novas metodologias de gestão de acervos(Lusofona University, 2021) Lopes, Thainá; Padilha, Renata; Ladeia, Mayara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo apresenta os aspectos teóricos-metodológicos dos processos de gestão de acervos museológicos pela perspectiva das diversidades culturais e sexuais, visando uma política de acervos LGBT. O objetivo geral é refletir sobre a concepção de novas metodologias para uma política de gestão de acervos LGBT no Museu da Diversidade Sexual. A metodologia abordada reflete as 04 fases do projeto de extensão Acervo e diversidade: mapeamento e política de acervo em museus, a fim de sistematizar as etapas de ação que envolvem a identificação, a contextualização, a ação e a avaliação do processo de pesquisa e salvaguarda do acervo. Consideramos que a elaboração de um documento normativo necessariamente deve refletir princípios, valores e a identidade da instituição, de maneira que determinadas escolhas metodológicas sejam essencialmente políticas. Em suma, identificamos a necessidade de se construir instrumentos e procedimentos na gestão de acervos e documentação museológica que atendam às diversidades, de modo que sejam respeitadas e valorizadas.Item Os acervos dos museus no ciberespaço: compartilhamento e (des) informação(Lusofona University, 2013) Oliveira, José Cláudio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste artigo é analisar a possibilidade de comunicação e de busca de informações sobre os objetos dos Museus Virtuais (MVs) on-line entre pesquisador e instituição. Nesse sentido, o texto é guiado por três cases, desenvolvidos como metodologia, que procuram tecer comparações entre MVs e Museus Presenciais (MPs), nos aspectos que ligam as informações dos objetos, a qualidade e quantidade dessas informações e a quantidade do acervo do MV. Com esse objetivo, os três cases abordam tentativas de comunicação que pesquisadores e uma professora de História da Arte mantiveram para trabalharem os seus temas de pesquisa e aula respectivamente em MVs. A metodologia – ligada ao estudo de caso – criou três situações que, aqui, intencionam verificar o potencial dos MVs que possuem interfaces presenciais.Item Acervos etnográficos do Museu Nacional : preservação digital como sugestão pós incêndio(Lusofona University, 2019) França, Bianca; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto traz, a partir da experiência de trabalho como estagiária/bolsista nos projetos do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (SEE/MN), de 2013 a 2017, e da formação enquanto mestra em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/MAST), uma pequena análise das perdas e danos do acervo de etnologia do Museu Nacional após o incêndio de setembro de 2018. Em seguida, apresenta uma breve discussão e lista um conjunto de medidas básicas para preservação e segurança de acervos culturais em caso de sinistros com fogo; e, no contexto dos projetos de preservação e digitalização do acervo do SEE/MN, traz a sugestão da curadoria digital e a criação de uma Política de Preservação Digital como via para preservação dos registros restantes do acervo do setor.Item Acervos históricos e artísticos : Convento de São Francisco em Olinda(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Barbosa, Bartira Ferraz; Mendes, Débora; Assis, Maria Helena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo, escrito a várias mãos, trata sobre pesquisa e levantamento de acervos artísticos e históricos existentes no Convento Franciscano de Nossa Senhora das Neves, localizado na cidade de Olinda – Pernambuco, Brasil. A pesquisa e o levantamento neste Convento se detiveram a quatro acervos, a saber: imagens devocionais, pintura, azulejaria e biblioteca.Item O acesso à água na América do Sul e em África, diferenças e semelhanças(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Campos, Maria Alexandra Marques Martins; Soares, Adelino M. Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoFaz-se a análise global do recurso água no mundo tendo presente os ganhos e perdas do ciclo hidrológico. A privação ao seu acesso leva a uma crise silenciosa que condena parte considerável da humanidade a vidas de pobreza, vulnerabilidade e insegurança. A Água é imprescindível ao Homem para as suas actividades enquanto ser vivo, mas também ao desenvolvimento económico (processos industriais, irrigação, energia, navegação) e manutenção dos ecossistemas. Há que assegurar que cada indivíduo disponha de acesso fiável à água a um preço aceitável. O desregulado crescimento industrial, a indiscriminada utilização de produtos químicos na agricultura, a falta de tratamentos adequados das águas residuais, são factores destabilizadores do ciclo hidrológico. Por outro lado, a falta ou a existência de inadequadas infraestruturas conduzem a uma gestão perniciosa dos recursos hídricos, quer em termos quantitativos como qualitativos. Analisam-se ainda os fortes contrastes no domínio hídrico, quer em África, quer na América do Sul, que vêm provocando dificuldades ao desenvolvimento social e económico dos povos, originando em alguns casos conflitualidades locais e mesmo entre os Países. Como conclusão, apontam-se alguns dos problemas mais prementes que se verificam nas duas zonas em análise, tais como: a utilização incorrecta da água; inadequados métodos de gestão e de justiça social na sua distribuição; falta de controlo da poluição e do indiscriminado desflorestamento.Item O acesso ao ensino superior no contexto da globalização. Os casos do Brasil e de Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Jezine, Edineide; Chaves, Vera Lúcia Jacob; Cabrito, Belmiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto objetiva explicitar as convergências e possíveis divergências das políticas de acesso ao ensino superior Brasil/Portugal e evidencia as influências do neoliberalismo e da globalização na constituição de uma agenda global que passa a estruturar caminhos reguladores ao nível das políticas e das ações educacionais. O argumento parte do princípio de que a educação se constitui uma estratégica política para o alcance da hegemonia econômica, política, cultural e ideológica da lógica mercantilista. No contexto brasileiro aborda-se a análise da expansão do ensino superior a partir dos dados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA) que evidenciam a expansão do setor privado. No caso português, corrobora o gerenciamento da União Européia e demonstra a centralidade das matrículas no setor público/estatal e a diminuição do número de matrícula no sistema de ensino superior, exigindo políticas que gerem novas oportunidades de estudo. Por exemplo, o programa Maior de 23 anos, destinado a adultos, cujo percurso académico, social e profissional pode ser objecto de validação e certificação, considerando a promoção de igualdade de oportunidades no acesso a este grau de ensino, atraindo novos públicos, numa lógica de aprendizagem ao longo de toda a vida.