Revista Lusófona de Educação n.º 39 (2018)
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Item About the French primary school teacher’s history : “universitarization”, professionalization and relative deprofessionalization (end of XIXth – beginning of XXIth century)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Robert, André D.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo decurso do último quarto do século XX, a “universitarização” da formação de professores do 1ºciclo do ensino básico francês causou uma profunda mudança da sua identidade profissional, amplamente descrita e analisadas pela literatura. Na medida em que, de um ponto de vista sociológico, a noção de profissionalização leva a que se façam comparações entre um estado anterior e um estado atual de uma profissão em termos de status real e de reconhecimento simbólico, equacionando a profissão em si e as profissões afins e / ou rivais, pode-se primeiramente destacar os ganhos de profissionalização obtidos num tempo bastante restritos por esses professores. No entanto, em cada processo positivamente apreciado conduzindo a resultados mais ou menos favoráveis, é possível identificar elementos que vão no sentido de uma certa de-profissionalização, compreendida na mesma perspectiva sociológica. Com efeito, no decurso das últimas duas décadas, a virada gerencial e a ascensão da “accountability” afetaram significativamente a autonomia profissional dos professores. Algumas entrevistas que realizámos mostram esta tendência para uma forma de de-profissionalização.Item The analysis of the relationship between organizational values and commitment with regard to the knowledge management of Kermanshah’s tax department staff(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Sadeghi, Mehdi; Yazdanfar, Sara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA presente pesquisa foi feita sob o título “A Análise da Relação Entre Valores Organizacionais e Compromisso em relação à Gestão do Conhecimento do Departamento Tributário da Kermanshah”. O estudo é descritivo do ponto de vista do seu objetivo e método de obtenção de dados. A população estatística deste estudo consiste nos chefes administrativos, nos administrativos de classificação intermédia e nos escriturários, num total de 396 indivíduos. 195 dos indivíduos foram escolhidos por amostra estatística. O meio de obtenção de dados foi três tipos de questionários relacionados com valores organizacionais, conhecimento de gestão e compromisso organizacional. Os resultados dos dados da análise provam que existe uma correspondência significativa entre valores organizacionais e gestão de conhecimento mas não uma correspondência significativa entre compromisso organizacional e gestão de conhecimento. Da mesma forma, há uma correlação entre a variável que prevê valores organizacionais e a variável de gestão de conhecimento, enquanto que não há uma relação significativa entre a variável de compromisso organizacional e gestão de conhecimento.Item Las condiciones y retos para la movilización del conocimiento en México(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Perez Mora, Ricardo; Cruz Sánchez, Gisela Noemí; Ponce de León, Omar García; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo desse artigo é analisar as condições para que a mobilização do conhecimento influencie positivamente o setor público, privado, académico e social. Problematizam-se alguns alcances da mobilização do conhecimento para a transformação social e o papel que têm as políticas de inovação, ciência e tecnologia na sua promoção. A metodologia utlizada concebe, a partir de uma perspectiva histórica, estrutural e construtivista, as condições como construções que operam entre os determinantes da estrutura (nível macro) e as ações e interações desenvolvidas pelos atores (nível micro). Tudo isto em constante evolução e transformação. A partir desta perspectiva, a partir do nível macro, intervêm as políticas científicas, as recomendações dos organismos internacionais e as normativas. No nível micro encontram-se os académicos – cientistas, docentes, investigadores – que nas contínuas interações, na sua atuação cotidiana, constroem e reconstroem as suas práticas, que retroalimentam e reconfiguram as condições, no caso em análise, relacionadas com a mobilização do conhecimento. Entre as conclusões, destacase a necessidade de transformar além das políticas e normas, as culturas académicas e institucionais, que permitam e promovam pensar e fazer as coisas de maneira diferente para que a mobilização do conhecimento tenha um maior impacto social.Item De la generación a la pertinencia del conocimiento : un estudio sobre los investigadores nacionales en el estado de tamaulipas México(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Guzmán Acuña, Josefina; Jesús, Teresa de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo explora as condições de produção de conhecimento e a relevância do mesmo, a partir da perspectiva de investigadores nacionais Tamaulipas Mexico State. Os resultados aqui apresentados decorrem do projeto de pesquisa “Condições de produtividade académicos em Educação pesquisadores no Estado de Tamaulipas.” Este projecto teve financiamento do Conselho Tamaulipeco da Ciência e Tecnologia (COTACYT), através da mobilização de fundos Mixed-CONACYT Tamaulipas. O objetivo deste projeto foi realizar uma análise da produção académica de investigadores do Estado de Tamaulipas, condições de produção e o impacto e (re) tradução do mesmo nas comunidades académicas e educacionais do estado. A multi metodologia apresenta design, os resultados da etapa qualitativa foram utilizados como entradas para a etapa quantitativa. Sem dúvida que as condições de produção do conhecimento, acentuadamente alterado (Gibbons, et al., 1997), o novo modo de produção do conhecimento científico, Modo 2, foram substituindo e mudando a produção do conhecimento até agora conhecido. Esta nova abordagem para a geração de conhecimento envolve mecanismos diferentes e disciplinaridade que, por sua vez, coloca novos contextos de aplicação e uso do conhecimento. Este uso do conhecimento refere-se à pertinência do conhecimento e à mobilidade do conhecimento.Item Ideologia e utopia : o fascínio da novidade da Educação Nova(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Araújo, Alberto Filipe; Araújo, Joaquim Machado de; García del Dujo, Ángel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO novo expressa o espírito de utopia e entronca-se com a rutura e a esperança. A demanda do novo é um empreendimento bem antigo com vista à afirmação de todo o discurso pedagógico, nomeadamente o dos autores da Educação Nova. A análise que fazemos dos textos destes autores salienta as ressonâncias míticas e utópicas desta novidade, identifica o seu ato fundador e faz o reconhecimento das características da sociedade ideal para que aponta a visão educativa que inspira este movimento pedagógico. Indaga ainda sobre a natureza da criança e o importante papel que ela desempenha na formação do homem novo, um “homem total” modelado por uma “educação integral”, e na edificação de uma sociedade onde impera a harmonia e a paz. A metodologia utilizada filia-se na tradição hermenêutica reflexiva e recorre às obras dos principais autores do movimento da Educação Nova. Conclui que esta Educação se insere numa linha de continuidade das ideias educativas, altera radicalmente o foco da pedagogia para a criança, mas exacerba a crença no papel educativo e social da Escola.Item La movilización del conocimiento en tres tiempos(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Naidorf, Judith; Alonso, Mauro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Mobilização do conhecimento em três tempos. Antes, o quê investigar? Porquê? Para quem?, Durante? Como serei avaliado? Que critérios? Como posso orientar as minhas ações para ser avaliado favoravelmente? E depois, quem usa o conhecimento? Para que serve? As ciências sempre se voltaram para a resolução de problemas. Esta ideia tornou-se mais ou menos verdade dependendo do assunto, das modalidades e das mediações no processo de intervenção na realidade a partir das evidências empíricas que trazem os resultados da investigação científica. Tanto a chamada ciência básica como a aplicada tem um fim, uma orientação, um norte que vai além da caracterização clássica de “expandir as fronteiras das disciplinas” ou da “promoção geral do conhecimento.” A definição de agendas de investigação supera sempre a mera curiosidade e é influenciada por muitos fatores: a relevância social de um tema, a medição do impacto de uma determinada ação humana ou uma política pública, o financiamento público ou privado que pode ser obtido, a busca pela compreensão de aspectos particulares da realidade presente ou histórica, e também a orientação para a transformação daquilo que se estuda. Nesta linha de argumentação, a mobilização do conhecimento é concebida como aquele campo de pesquisa que se esforça por promover o uso do conhecimento científico. Com efeito, a mobilização do conhecimento supõe uma dupla concepção da produção de conhecimento: por um lado, assume como indispensável o uso do conhecimento produzido e, portanto, entrelaça o uso como parte do processo de produção de conhecimento e, por outro, reconhece-o como tarefa do investigador e da investigadora.Item Movilización selectiva del conocimiento a través de los blogs? el caso de las experiencias de aprendizaje-servicio en las universidades españolas(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Carrasco Temiño, María Aranzazu; Belando-Montoro, María R.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo parte da necessidade crescente de mobilizar o conhecimento de modo a que ele possa ser útil para toda a sociedade. Neste contexto, o estudo apresentado centra-se na mobilização do conhecimento gerado pelas experiências de aprendizagem-serviço (ApS) desenvolvidas através de projetos em várias universidades espanholas. Assim, o objetivo estabelecido foi selecionar e analisar blogues através dos quais se difundem experiências e projetos universitários de ApS realizados em Espanha. A metodologia utilizada baseiase na seleção, observação e recolha de dados homogéneos que permitam uma posterior comparação entre eles para facilitar a deteção das tendências mais seguidas pelos blogues. O estudo revela a escassa informação e o limitado conhecimento que se mobiliza através deste meio, pelo que se apresentam diversas sugestões para, em primeiro lugar, aumentar a mobilização do conhecimento gerado nos projetos de ApS que se realizam a nível universitário e, em segundo lugar, melhorar a visibilidade de blogues construídos para isso. Estas sugestões estão relacionadas com a estrutura e situação do blogue e com o uso de redes sociais.Item Los problemas socio-ambientales en geografía : una lectura iberoamericana(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Claudino, Sérgio; Souto, Xosé; Araya Palacios, Fabián; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDisciplina instituída no sistema educativo do século XIX, com o objetivo de promover a identificação dos jovens cidadãos com a pátria, a vocação da Geografia é mais a de descrever um país harmonioso do que a de denunciar os problemas sociais ou ambientais. Esta tradição perdura até aos nossos dias, como a análise a programas e manuais escolares de Portugal, Espanha e Chile demonstra. Os problemas socioambientais são desvalorizados e reduzidos a informação estatística, onde não se reconhecem os anseios das populações. Este discurso escolar é reforçado pela atuação dos organismos internacionais, mas atentos ao desempenho dos alunos nas áreas, que consideram com impacto direto na economia e no mercado de trabalho, que à sua formação cidadã. Entretanto, no espaço ibero-americano desenvolvem-se redes de contato e de trabalho, que buscam uma educação geográfica comprometida socialmente.Item Reforma Cabanis (Circa 1800) : uma reforma universitária sem universidades, esquecida na história da educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Almeida Filho, Naomar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoProponho designar como Reforma Cabanis o conjunto de políticas, normas e iniciativas de reforma do ensino médico que, após a Revolução Francesa, resultaram em modelos de ensino superior orientados ao profissionalismo, à disciplinaridade e à especialização. Neste ensaio, apresento a Reforma Cabanis em mais detalhe, avaliando contextos, estrutura e natureza de suas propostas, buscando compreender porque essa reforma universitária parece ter sido esquecida na história da educação. Na primeira parte, faço breve análise do processo de reestruturação do sistema de educação da França pós-revolucionária, destacando aspectos históricos e político-institucionais da contribuição de Cabanis. Na segunda parte, apresento os elementos principais dessa proposta de reorganização institucional e político-pedagógica do ensino médico que catalisou a criação de um novo modelo de educação superior, onde a universidade tem existência apenas nominal. Na parte conclusiva, indico que, ao instituir o ensino superior baseado em faculdades, profissões, disciplinas e especialidades, com exclusão do conceito de Universidade como formato secular de instituição de formação geral, a Reforma Cabanis configurou um modelo de educação que, orgânico ao capitalismo pós-colonial, tornou-se hegemônico no espaço cultural latino-americano.Item A relação universidade e classes populares(Edições Universitárias Lusófonas, 2018-06-23) Monfredini, Ivanise; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo trata da relação universidade e classes populares explicitada em publicações científicas de autoria de pesquisadores responsáveis por projetos de pesquisa/extensão de ciência para inclusão social, apoiados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. Num período recente implementaram-se no Brasil políticas de ensino superior e de ciência e tecnologia, com o objetivo de inclusão de populações historicamente excluídas. Neste artigo, abordar-se-ão as consequências dessas políticas, a partir de projetos voltados para catadores de materiais recicláveis e agricultores familiares. Os resultados sugerem que o fomento à realização desses projetos é importante para que os pesquisadores consigam escapar da lógica que, dentro das universidades, desvaloriza a extensão e a atuação junto a essas populações.Item Universidade e sociedade : diálogos silenciados(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Basniak, Maria Ivete; Almeida, Antônio Charles Santiago; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoInfelizmente, temos verificado que há um fosso entre o lugar de produção científica, as universidades e a comunidade. Decerto que existe, por parte de alguns pesquisadores, um esforço no sentido de aproximar a produção científica das comunidades, mas, no seu conjunto, pode se afirmar que este é um diálogo interrompido. Neste trabalho, objetivamos discutir possibilidades e desafios da extensão universitária ser um meio para aproximar o conhecimento produzido na universidade da sociedade, para que seja relevante socialmente, acessível e pronto para ser utilizado. Assim, partimos da hipótese de que há um distanciamento entre as pesquisas produzidas e a extensão praticada nas universidades brasileiras. Verificamos isso comparando a produção acadêmica de professores que possuem programas e projetos de extensão, cadastrados na divisão de extensão de uma universidade pública brasileira. A análise dos objetivos desses projetos junto a experiência do projeto do Laboratório Gilberto Freyre, nos permitem também tecermos uma crítica à forma como a extensão universitária é realizada, ou seja, a universidade produz a extensão sem uma escuta às comunidades. Todavia, não se pode objetar a impossibilidade de fazer com que ciência e sociedade possam, de forma fluída, dialogar e produzir saber.