Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por título
A mostrar 1 - 20 de 597
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Abordagem dos livros didáticos de língua inglesa sob a ótica da interculturalidade(2015) Feliciano, Mariana Carolina Ferreira; Duarte, José Bernardino, orient.Esta pesquisa tem como finalidade analisar os aspetos interculturais em uma coleção de livros didáticos de Língua Inglesa, desenvolvida para acatar os critérios do PNLD. Para isso, utilizamos o conceito de interculturalidade (Fleuri, 2005) e a noção de educação intercultural proposta por Candau (2008). Este trabalho insere-se em um cenário em que a Língua Inglesa apresenta um número cada vez maior de falantes, nas mais diferentes partes do mundo, o que nos faz pensar sobre o impacto dessa língua na produção e na qualidade desses materiais didáticos. Amparamo-nos em uma metodologia qualitativa, utilizamos a Análise do discurso (Orlandi, 2009), abarcando duas etapas. A primeira refere-se à análise das entrevistas proferidas pelos professores e a segunda consiste na análise da coleção em foco com o objetivo de perceber o tratamento dados aos aspetos interculturais. Em meio, a essas discussões, o nosso estudo aponta: a coleção apresenta referências culturais, mas que se apresentam de forma incipiente em alguns aspetos interculturais. Dessa maneira, se faz necessário que o docente planeje e adeque as próprias metodologias de acordo com a realidade do educando, tornando a utilização do livro didático um processo contínuo de reflexão e (re)construção do conhecimento.Item A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE(2013) Fonseca, Maria Valdênia de Morais; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.A pesquisa empírica pautada nesse trabalho apresenta resultado de uma investigação realizada em seis escolas da rede pública mantidas pelo Governo do Estado do Ceará, localizadas no município de Sobral/CE. Com o objetivo de contribuir para a reflexão acerca da atuação do Orientador Educacional numa perspectiva inclusiva, perpassando por mudanças conceituais, políticas e culturais específicas de cada escola ora investigada. Insere-se nesse contexto o fazer profissional dos sujeitos que promovem a educação. Considerando a inserção dos alunos no espaço escolar, norteando as práticas do Orientador Educacional, identificando, sobretudo, fundamentações como sendo importantes articuladoras entre a teoria e a prática vivenciada no cotidiano da escola. A contribuição da Orientação Educacional na estruturação do Projeto Político Pedagógico voltado para as especificidades da escola remete eficazmente a questões de cunho pedagógico, ético e político. Por oportuno, destacamos a importância da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de N° 9394/1996, contextualizadas nas ações propostas pela escola bem como os contributos dos governos Federal, Estadual e Municipal, consolidando a atuação do Orientador Educacional como promotor das relações interpessoais, evidenciando como cerne do embate o crescimento educacional. A pesquisa bibliográfica contextualizada à luz dos referenciais de teóricos como: Rangel (1999), Grinspun (2006), Teixeira (2000), Mantoan (1997), Villon (1994), Lück (1996), Nóvoa, Ledesma (2008), Góes (1997), Garcia (1999), Moore (1998) dentre outros. A técnica do questionário foi usada nessa pesquisa como forma de medição das variáveis que envolvem a ação e atuação do Orientador Educacional na escola.Item Acessibilidade e inclusão de alunos com necessidades especiais no Ensino Superior à distância na modalidade semi-presencial(2018) Silva, Ivanete Castro dos Santos; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O objetivo deste estudo foi analisar como se dá o processo de Ensino à Distância (EaD) do curso de Serviço Social semi-presencial para estudantes deficientes de uma instituição de ensino superior privado, identificando desafios e possibilidades de superações no contexto da INCLUSÃO. O texto foi construído à luz da pesquisa qualitativa, envolvendo procedimentos de produção de dados que permitiram realizar inferências a respeito das informações oriundas da investigação empírica. Os dados recolhidos permitem concluir que o ensino e aprendizagem constituídos no curso semi-presencial de Serviço Social em EaD da ULBRA-Manaus/AM, particularmente, os processos e metodologias desenvolvidos junto aos alunos deficientes – permitem uma educação que democratiza saberes, fortalece aprendizagens e aproxima os pares (tanto alunos deficientes ou não / quanto os professores das diversas disciplinas). Desse modo, a pesquisa realizada permitiu inferir que, da condição de segregação, vivenciada nos primeiros tempos, passando pela integração, até chegarmos ao modelo inclusivo, muito tem se caminhado, e essas trilhas percorridas foram desenvolvidas de maneira significativa, em especial, quando se envolve nessa contextualização e processos implementados, as pessoas com deficiência, agora, protagonistas de seu tempo e história.Item Ações afirmativas : o sistema de cotas da UFPE(2012) Cadena, Igor Fontes; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este trabalho teve como tema de pesquisa: Ações Afirmativas: O Sistema de Cotas da UFPE . Tendo como objetivos investigar a eficácia do bônus de 10% nas notas dos alunos oriundos de escolas públicas para o ingresso dos mesmos, por meio de vestibular, na UFPE. Para isso, observamos o número de alunos inscritos no vestibular de cada curso oferecido pela referida Universidade e os índices de alunos que procuram ser beneficiados pelo bônus em cada curso da mesma. Observamos, também, quais os cursos mais procurados pelos alunos auxiliados pelo bônus e os índices de ingressos desses alunos e quais os cursos mais frequentados pelos mesmos. A pesquisa se deu de forma quantitativa e qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados para a pesquisa qualitativa as entrevistas semiestruturadas e como instrumento de análise dos dados a análise de discurso por meio de 05 Formações Discursivas (FD): globalização, exclusão, democracia, cidadania e igualdade. Buscou-se a opinião de 10 entrevistados sobre o tema, sendo 05 aprovados no vestibular da UFPE utilizando-se do bônus de 10% em sua nota e 05 não aprovados no vestibular da UFPE mesmo utilizando-se do bônus. Constatou-se que nos vestibulares dos anos de 2010/2011 da UFPE foram aprovados, proporcionalmente, mais alunos beneficiados pelo bônus, do que alunos não beneficiados e que os alunos oriundos de escolas públicas alcançam bons índices de aprovação nos cursos que mais almejam. Evidencia-se ainda que os entrevistados apontam o déficit na qualidade de ensino das escolas públicas como o principal fator de desigualdade de concorrência.Item Adolescente e ato infracional : uma investigação acerca da medida socioeducativa de internação na cidade do Recife-PE(2010) Costa, Silvana Carla Pereira da; Viana, Ivontonio Gomes de, orient.Este estudo procura avaliar a Medida Socioeducativa de Internação decretada a adolescentes autores de ato infracional na Cidade do Recife no ano de 2009. É um trabalho de grande importância para a sociedade brasileira, sobretudo, no que diz respeito ao combate à violência juvenil, à criminalidade em geral, e à construção de um mundo mais justo e solidário. Escolhemos a Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, localizada na região Nordeste do Brasil, para ser o local da nossa pesquisa, por ser esta uma das mais violentas cidades do país. No decorrer desta pesquisa fizemos ainda uma breve análise do cenário sociológico da adolescência na Cidade do Recife. Em seguida estudamos o cenário jurídico dos adolescentes autores de ato infracional com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990, analisando a evolução histórica do tratamento legal dispensado a estes jovens, abordando o conceito de adolescente e ato infracional, e investigando as Medidas Socioeducativas previstas na legislação brasileira, sobretudo, a Medida de Internação, pelo fato de ser a mais grave delas. Assim, além investigarmos através de dados estatísticos o quantitativo por gênero de adolescentes autores de ato infracional aos quais foram decretadas Medida de Internação, observamos os tipos de atos infracionais mais praticados. Intentamos, dessa forma, questionar a violência juvenil e o modo como a sociedade e as instituições envolvidas têm tratado a questão. Para tanto, foram realizadas entrevistas com servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo- FUNASE, entidade que trabalham diretamente com a reeducação de adolescentes autores de ato infracional submetidos à Internação na Cidade do Recife, para analisar como estão sendo aplicadas essas medidas.Item Adolescentes em conflito com a lei : contributos para o estudo sobre o processo de construção da prática infracional(2011) Silva, Cícera Romana Andrade da; Rodrigues, Marlene Braz, orient.Esta pesquisa cujo tema adolescente em conflito com a lei: contributos para o estudo sobre o processo de construção da pratica infracional, procura fornecer elementos para a reflexão sobre os fatores que potencialmente contribuem para a prática do ato infracional presentes na trajetoria de vida dos adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro Educacional Masculino - CEM em Teresina/PI. 0 estudo apresenta a trajetoria da constituição dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil a partir, do período da ditadura militar de 64 à metade dos anos 80 do século passado, ate à redemocratização e finalizando com a Doutrina da proteção integral de 1990. Permite a reflexão sobre a Influencia das estruturas socializadoras na contemporaneidade, com ênfase na famili80 na escola e na mídia entendendo a socialização como fator preponderante no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Enfatiza a dimensão educacional como possibilidade de mudança na trajetória infracional, sendo priorizada e estando focada no desenvolvimento das potencialidades dos adolescentes, com vista à sua reinserção ao convívio sócio-familiar e comunitário, visando ainda a formação da cidadania e criando espaço para que o adolescente possa situar-se no mundo. Faz uma abordagem sobre a delinquência juvenil, influência dos grupos de pares e das drogas na adolescência, os vários tipos de violências sofridas pelos adolescentes e os contextos de pobreza e desigualdade social.A pesquisa e de natureza qualitativa porque procura envolver uma abordagem interpretativa e naturalista dos sujeitos empíricos no cenário natural (CEM), foi realizada com a participação de doze adolescentes na faixa etária entre 14 e 20 anos, por meio de observações participante e de entrevistas semi-estruturadas procurando analisar os fatores de risco que potencialmente favorecem a prática de atos infracionais. Foram identificados alguns fatores de risco presentes nos contextos nos quais os adolescentes estavam inseridos que respondem aos objetivos propostos.Esses adolescentes cumprem medida socioeducativa de internação prevista no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa medida privativa de liberdade responsabiliza legalmente a adolescente pela prática de ato infracional. Nesse sentido com a responsabilidade partilhada da família e a efetiva presença do Estado, desenvolvendo Politicas Publicas coerentes e com a contribuição da sociedade, será possível criar um novo caminho capaz de propiciar oportunidades de cidadania para as crianças e adolescentes do Brasil. Grande parte dos adolescentes brasileiros, por falta de oportunidades, carência de implementação de Politicas Publicas integradas nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer, trabalho e habitação, voltadas para a sua inc1usao na sociedade muitas vezes se perdem num caminho difícil de retornar à sua condição de cidadão sujeito de direitos assegurados nas leis brasileiras. Reverter essa trajetória e um desafio da contemporaneidade.Item A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos e professores do ensino médio(2018) Parente, Ana Virginia Aragão Dantas; Agrello, Marisa Pascarelli, orient.Com o objetivo de avaliar a importância da afetividade na relação pedagógica professor-aluno do Ensino Médio, esta pesquisa foi desenvolvida em dois períodos. No primeiro buscou-se, através de um estudo bibliográfico, analisar os conhecimentos que existem nos acervos literários acerca dessa relevância e, dentre essas literaturas foi selecionado como referencial dessa pesquisa os autores: Pichon-Rivière (2016), Vygotsky (2008), Piaget (2003; 2013), Wallon (1981; 2007), Cabral (2012) e Saltini (2008), entre outros, que estudaram o assunto sobre as relações entre os vínculos afetivos, as concepções de alunos e professores para a aprendizagem significativa, a construção das estruturas afetivas e cognitivas entre alunoprofessor do Ensino Médio e a relevância das emoções no ato de aprender. Inicialmente se faz uma síntese de como aconteceu o processo histórico do significado de afetividade à educação e a relação dos aspectos afetivos no processo de aprendizagem, apresentando as colocações dos autores acima citados sobre a afetividade e sua relevância para o processo de ensinoaprendizagem. No próximo momento apresenta-se a relação professor e aluno na construção da aprendizagem do adolescente o que busca mostrar o ensino significativo relacionado com o desejo de aprender, bem como, apresentar a Escola Pública do Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para analisar como esses alunos são orientados profissionalmente considerando a visão da escola, família e sociedade. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi realizada por meio de uma pesquisa de campo na qual se investigou as práticas de professores e alunos no cotidiano escolar, as suas percepções sobre a afetividade, sobre o vínculo professor-aluno e a influência que tais aspectos trazem para a aprendizagem dos mesmos. Tendo como população alunos e professores do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. A pesquisa foi realizada numa Escola do Ensino Fundamental e Médio localizada geograficamente próximo à pesquisadora, uma escolha feita aleatoriamente, pelo facto da escola servir aos méritos da pesquisa, favorecendo a coleta dos dados, sem outros motivos que possam influir nas respostas, ou direcionar a pesquisa para os seus resultados. Conclui-se que os professores e alunos que foram investigados nesta pesquisa deram claros sinais de que a afetividade precisa ser incluída como prioridade na relação pedagógica professor-aluno e no ambiente escolar, embora também se possa inferir que os problemas no espaço educacional possam ser minimizados e, com o tempo, até deixar de existir se todos os envolvidos na questão educacional: governantes, gestores educacionais, professores e alunos passarem a considerá-la como tal e a trabalhar conjuntamente por sua aplicação no contexto educacional.Item A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores(2014) Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador; Tavares, Manuel, orient.O presente trabalho analisa as concepções de alunos (as) e professoras, sobre a afetividade na relação pedagógica, numa escola de rede pública de Natal (RN), Brasil. A pesquisa procura examinar, numa abordagem qualitativa, alguns conceitos e aspectos concretos vivenciais, que permitam compreender melhor as dimensões afetivas no contexto da sala de aula entre professor e alunos. Para isso, são inquiridos professoras, alunos (as), além da literatura cientifica que trata da temática, até mesmo, por se tratar também de uma pesquisa bibliográfica. A intenção, na verdade, foi ilustrar este estudo com as mais diversas ideias e pensamentos dos pressupostos da Teoria do Desenvolvimento, em sua abordagem interacionista, dentro de uma perspectiva sócio histórica, que enfatiza o aspecto das emoções nas construções do conhecimento contemplando o sujeito nos aspectos biopsicossocial e emotivo, o que nos estimulou a desenvolver uma série de tópicos neste estudo esboçado. Nesta perspectiva, teóricos apontam que a afetividade na relação pedagógica é essencial para o desenvolvimento intelectual de seus agentes sociais, capaz de promover avanços tanto no ensinar, quanto no aprender, por ser um objeto importante para se pensar os passos do afeto, no contexto da sala de aula, seus acessos e possibilidades. Em nossa pesquisa, a partir da dimensão teórica e do campo empírico trabalhado, buscamos mostrar a afetividade enquanto valor social, acreditando ser ela uma contribuição fundamental entre professor e alunos, capaz de possibilitar laços positivos na relação dos sujeitos, que deve ser vista como um jogo de trocas simbólicas de forma respeitosa, definindo o lugar de cada um, para que, nesta relação, professor e alunos possam assumir a posição de seres comprometidos um com o outro.Item Afetividade no contexto escolar da educação infantil: relevância para a aprendizagem significativa(2014) Sousa, Léa Barbosa de; Gonçalves, Maria Neves L., orient.No presente trabalho, com o título Afetividade no contexto escolar da Educação Infantil: relevância para a aprendizagem significativa buscou-se fazer um estudo bibliográfico complementado com uma pesquisa de campo enfocando as questões do afeto, tendo como objeto de estudo a afetividade na aprendizagem significativa com crianças de 05 (cinco) anos. É indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Este trabalho faz uma análise sobre a questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma. Para isso foram trabalhados seis desenhos com cinco crianças da Educação Infantil, da Escola Pública e da Escola Particular; entrevista com cinco pais, professores e gestores. Os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos nas duas escolas. Sendo assim, a proposta aqui apresentada tem como intuito esclarecer ao leitor a importância da afetividade no desenvolvimento saudável da criança, como também, discutir vários assuntos pertinentes da Educação Infantil. O embasamento teórico pontua-se em autores que, ao longo dos anos, têm contribuído muito com a questão dos afetos, a saber: Wallon (1968), Piaget (1971), Vygotsky (1991), Winnicott (1971), Maturana (2004), Almeida (1999), Zagury (2004) entre outros abordados nesta dissertação de mestrado, que nos esclarece ainda que educar demanda tempo, paciência e dedicação, tanto no âmbito familiar quanto escolar.Item Afrânio Pessoa: quando os pincéis pintam a profissão e fazem escola(2014) Dias, Maria de Fátima Martins; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.Esta dissertação é um estudo em Educação tendo como objetivo a investigação do Curso de Educação Artística da Universidade Federal do Piauí, Campus Petrônio Portela em Teresina-Piauí, por meio da história de vida do Artista Professor Afrânio Pessoa Castelo Branco, nas décadas de 1980 a 2001. Neste período, o Professor Afrânio ministrou aulas nas Oficinas de Pintura I e II, Modelo Vivo, Técnicas de Expressão e Comunicação em Arte e outras disciplinas do citado curso. Para progredir na construção da dissertação, além da pesquisa bibliográfica necessária e inerente a qualquer trabalho desta natureza, foram aplicados questionários com professores do Curso de Educação Artística da UFPI, antigos alunos, hoje professores de instituições de ensino superior e antigos alunos, hoje artistas plásticos. A trajetória de vida, primeiro do estudante, depois do Artista professor, na qual contamos sua memória e história oral: faremos um olhar à trajetória de Afrânio na sua formação para a arte e para o ensino dessa mesma arte. Recorremos a fontes tais como referências bibliográficas pertinentes à temática em estudo, bem como a questionários aplicados a antigos alunos, Coordenadores e colegas professores do Professor Artista em estudo, com isso cruzando informações a partir de entrevista concedida pelo próprio Afrânio Pessoa e pela Coordenadora atual de Artes Visuais da UFPI, Professora Doutora Pollyanna Jericó Pinto Coelho, antiga aluna do docente objeto do presente estudo. É a partir destes testemunhos que nos foi possível obter informações que definiram como era a prática docente de Afrânio Pessoa, tanto em sala de aula, como ao ar livre. Qual a importância da metodologia por si utilizada no período que mediou entre 1980 e 2001, bem como a influência que o Artista Professor exerceu ou exerce ainda entre atuais professores de arte no Estado do Piauí.Item Ajuda-me: quero escrever sem erros : projecto de intervenção junto de aluno com dificuldades de leitura e escrita(2011) Alves, Maria Luísa Peixe do Carmo; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.Esta Intervenção - acção, pretende mostrar como se pode trabalhar com um aluno com dificuldades de aprendizagens especificas, nomeadamente e segundo relatórios psicológicos, “uma suposta dislexia”, usado um método de reeducação não muito utilizado em contexto escolar. Esse método é normalmente usado em contexto de consulta psicológica. O Método Fonomimico é um método com vários materiais que podem ser usados com qualquer criança ou jovens com dificuldades de aprendizagem. Numa primeira face da intervenção, foi feita uma pesquisa sobre educação inclusiva e a educação especial, nomeadamente em Portugal Na face seguinte, tentou-se mostrar o que é a dislexia, características e como se deve trabalhar com alunos que apresentem estas características. Em seguida foi apresentada a escola, o meio, a turma e a aluna-alvo. Foi realizada uma entrevista à professora da turma, com o objectivo de saber as suas expectativas em relação à aluna, expectativas essas que foram muito baixas. A sociometria mostrou que a aluna - alvo é bem aceite na turma, tendo em conta as suas dificuldades. Foram apresentadas também as planificações, quais os objectivos específicos para que a aluna pudesse apresentar evoluções ao nível da leitura, escrita e também na área espácio-temporal porque estas são as áreas onde a aluna apresenta maiores dificuldades. E por último foram apresentados os resultados desta intervenção, e concluiu-se que o método teve sucesso nesta aluna, a sua evolução na leitura e na escrita foi significativa e assim o Método Fonomimico, pode e deve ser usado em contexto escolar.Item Albabetização e letramento de alunos autistas e asperger da rede municipal de ensino da zona leste de Manaus/AM o que pensam os professores do ensino fundamental(2022) Barroso, Bárbara Corrêa; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passou a integrar a proposta pedagógica da escola regular, buscando promover o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam transtornos funcionais específicos, a educação especial deve atuar de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como ocorre o processo de educação inclusiva em duas escolas denominadas “A e B” da rede municipal de ensino da zona leste na cidade da cidade de Manaus - Amazonas - Brasil, verificando todo o processo de alfabetização de alunos com necessidades especiais, quanto ao desenvolvimento e socialização de alunos portadores de autismo típico e atípico ou com síndrome de asperger. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que atualmente o método utilizado na rede municipal de ensino da Zona Leste da Cidade de Manaus tem sido o misto (analítico e sintético), já havendo estudos que comprovam sua eficácia seja com alunos especiais ou não. Porém, sempre há exceções. Há casos de alunos que se alfabetizam por outros métodos, sejam eles o letramento ideovisual, os quais possuem características particulares diferentes do método fônico. Tudo dependerá das características de cada aluno e o método sempre será escolhido de acordo com as características e necessidades do aluno, não possuindo um caráter impositivo. E que na modalidade de alfabetização e educação de crianças, jovens e adultos e educação profissional, as ações da educação especial devem promover e possibilitar a ampliação de oportunidades de escolarização, a formação para ingresso no mundo do trabalho, a efetiva inclusão e participação social, evitando e minimizando a segregação pelo processo de socialização educacional.Item Alfabetização e educação de adultos : um percurso de 1910 a 1926 : das intenções políticas às medidas concretas(2008) Esteves, Ester da Assunção Teiga Frutuoso; Adão, Áurea, orient.Este trabalho visa contribuir para uma melhor percepção da problemática do analfabetismo, em Portugal, no primeiro quartel do século XX, tendo em conta o ideário educativo republicano e as suas concretizações a nível do ensino primário. Neste sentido, foram traçadas as linhas estruturantes desta problemática: uma, centrada nas ideias educativas sobre o analfabetismo e os debates no quotidiano escolar e jornalístico; e a outra referente às concretizações e realizações educativas republicanas que operacionalizaram o combate ao analfabetismo. O conceito de analfabetismo foi o fio condutor de todo o trabalho, do qual se delinearam as seguintes áreas: (i) Dos finais da Monarquia Constitucional à República: breve perspectiva histórica e educativa; (ii) O analfabetismo e suas causas; (iii) O combate ao analfabetismo; (iv) Escolas móveis e cursos nocturnos na promoção da alfabetização e, (v) Programas escolares: as propostas governamentais. A cada área corresponde um capítulo. A fonte principal deste trabalho foi a Imprensa de Educação e Ensino, consultada na Biblioteca Nacional, pois a mesma oferece uma complexa vastidão de materiais pertinentes para o tema. Entre os vários periódicos compulsados, destacam-se A Federação Escolar, Educação Nacional e O Professor Primário. A pesquisa exploratória e selectiva também conduziu ao semanário Sul da Beira. Muitas obras e estudos da época foram ainda pesquisados, com destaque para as actas dos Congressos da Liga Nacional de Instrução. Igualmente se afigurou significativo perscrutar o Diário da Câmara dos Deputados, o Diário do Senado da República e ainda o Diário do Governo para serem trabalhados, respectivamente, os debates parlamentares e a legislação. Assim, foi objectivo do trabalho configurar um painel revelador do tema que mobilizou personalidades académicas, jornalísticas e políticas, no período compreendido entre 1910 e 1926.Item Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil(2013) Pedroza, Kacilândia Cesário Gomes; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A inquietação fundamental desta investigação foi entender como as professoras da educação infantil se expressam e compreendem a alfabetização e letramento. As categorias eleitas foram alfabetização e letramento, educação infantil e discurso. O referencial teórico teve como principais autores: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003), Zabalza (1998), Fairclough (2001, 2008), Iñiguez (2004), Orlandi (1994, 2005), Dijk (2004) e Henry (1997). A investigação foi conduzida com cem professoras da educação infantil, e dez professoras que lecionam no Infantil II, última etapa da educação infantil, em seis instituições de ensino da cidade de Garanhuns, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário adaptado e validado às professoras de todas as etapas da educação infantil e uma entrevista semiestruturada às professoras do Infantil II. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso na linha francesa. Os resultados evidenciaram a relevância, dada pelas professoras, aos processos de alfabetização e letramento na educação infantil. Todavia emergiu da opinião e do discurso de algumas professoras, apesar dessas demonstrarem afinidades com os conceitos e aplicabilidade dos processos de alfabetização e letramento, insegurança, dificuldade e contradições ao refleti-los, ora como processos distintos ora como imbricados entre si.Item Alfabetização em curso : a importância das estratégias e métodos(2019) Batista, Maria Gleicy Gurgel Correia; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Compreender como acontece o aprendizado da leitura na alfabetização é fundamental para qualificar o trabalho no ciclo de alfabetização. Focalizamos também as necessidades de formação do professor, em particular para o ensino da leitura buscando inovar e melhorar a interação com os alunos, sendo esta uma relação necessária para que o processo de ensino da leitura aconteça. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias e métodos de ensino utilizados pelos professores alfabetizadores, fazendo uma correlação com o rendimento final dos alunos das três escolas municipais que atuam com turmas de ciclo de alfabetização. As escolas investigadas foram: Escola Municipal Francisco Alves da Costa, Escola Municipal Menino Jesus e Escola Municipal São Francisco. Para atingir nosso objetivo utilizamos a pesquisa qualitativa de natureza descritiva. O instrumento de coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas. A técnica de analise de dados se deu por intermédio de interpretação de dados dos testemunhos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Alliende (2005), Capovilla (2004), Ellis (1995), Morais (1999), Morais (2015), Solé (1998), Perrenoud (1999), Sousa (1999), entre outros, buscando enfatizar o ensino da leitura no ambiente escolar. Conclui-se enfatizando que os docentes conseguem alfabetizar alunos parcialmente com seus métodos e estratégias de ensino e comprovou-se que o rendimento final dos alunos e as dificuldades relatadas pelos professores são consequências de fatores externos que interferem na aprendizagem da leitura.Item Ambiente virtual de aprendizagem numa escola periférica de Queimadas/BA: interações estudantis e aprendizagem(2014) Xavier, Heráclito Santos Martins; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente estudo descreve e analisa a participação de um grupo de sessenta alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Estado da Bahia, Brasil, num Ambiente Virtual de Aprendizagem em plataforma Moodle. O problema sob investigação relaciona-se com a análise do modo como esse Ambiente Virtual de Aprendizagem pode promover o desenvolvimento das relações estudantis e elevar igualmente o nível de aprendizagem desses educandos. Para isso, averiguou-se como e se os recursos colaborativos, disponíveis nesse ambiente virtual, seriam capazes de promover conhecimento neste espaço interativo; nesse sentido, elencou-se o desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem influenciadas pela participação dos estudantes neste ambiente, descrevendo-se os obstáculos e benefícios encontrados no desenvolvimento das atividades colaborativas. Fundamentado na Teoria do Agir Comunicativo, segundo Habermas (2012), este estudo baseia-se na interação comunicativa dos estudantes, mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na emergência do Ciberespaço, enfocadas por Lévy (1999). Utilizou-se, como recurso técnico, a plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), sistema desenvolvido para escolas e professores que desejam um espaço virtual de aprendizagem para interagir com os alunos na concepção da Web 2.0, conforme Dvorak (2012). O estudo foi concebido com base em pesquisa ação, com a participação de 60 alunos, sendo 19 do sexo masculino e 41 do sexo feminino, do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, do Estado da Bahia, Brasil, auxiliados por 5 tutores. O principal instrumento utilizado foi o AVA www.educadorxavier.com.br. Foi criado um curso de redação, dividido em três módulos, na modalidade dissertativo-argumentativa à distância, onde os alunos participaram das atividades online pelo período de seis meses. Os alunos cursistas utilizaram várias ferramentas colaborativas durante o curso. Para a recolha e a análise dos dados, o pesquisador utilizou os seguintes instrumentos dentro do próprio sistema do AVA: questionário COLLES (Constructivist On-Line Learning Environment Survey), questionário ATTLS (Attitudes to Thinking and Learning Survey), grelha de avaliação dos fóruns e grelha de avaliação dos textos dissertativo-argumentativos produzidos pelos estudantes. Ao se analisar os dados, pode-se afirmar que o Ambiente Virtual de Aprendizagem, apesar das limitações, quando criado com base em teorias sólidas e mediado por profissionais capacitados, com pressupostos metodológicos que têm por base os princípios da interação social, da colaboração e da intersubjetividade comunicativa, pode promover o conhecimento e melhorar o processo de ensino e aprendizagem.Item Análise da gestão educacional em uma escola pública do RN, à luz de uma política democrática e contemporânea(2015) Freitas, Maria Lila Fernandes de; Souza, Maria Rodrigues de, orient.Este trabalho trata da gestão educacional em uma escola pública do Rio Grande do Norte. Coloca-se como questão central se a escola em estudo trabalha os princípios da gestão democrática. O objetivo geral é investigar como se articula a gestão na escola objeto deste estudo, visando a contribuir para o desenvolvimento social, político e pedagógico dos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos que a compõem. Seus objetivos específicos verificam as práticas pedagógicas dos atores envolvidos no processo educativo; compreender como se articula a gestão escolar via as narrativas do gestor e dos coordenadores pedagógicos; e avaliar documentos estruturantes do fazer pedagógico da escola. Fundamentase em autores como Paro (2007; 2008); Hora (1994; 2010) e França (2005), que defendem a gestão democrática para a melhoria na qualidade da educação pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio de um estudo exploratório e descritivo, tendo como fontes de informações o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar nas suas diferentes dimensões, bem como o gestor da escola, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Os resultados parecem indicar que a escola trabalha em uma perspectiva democrática apontando fragilidades em relação à falta de envolvimento de todos os participantes a comunidade escolar.Item Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior(2012) Lopes, Maria do Socorro Nóbrega; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Esta pesquisa objetivou investigar a compreensão da prática pedagógica e a necessidade de formação dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada, identificando as práticas pedagógicas docentes a partir de como o professor de ensino superior ministra suas aulas e como avalia, destacando as perspectivas que o professor de ensino superior aspira no dia a dia, apontando as dificuldades bem como os desencantos sofridos pelos professores no âmbito do ensino superior. O trabalho processa-se a partir de um estudo pautado no referencial de uma pesquisa teórica, seguida de uma pesquisa de campo e realizada com professores escolhidos de forma aleatória de uma Instituição de Ensino Superior de caráter privado, localizada na região do sertão da Paraíba, no Brasil, tendo como população pesquisada trinta e seis professores dos Cursos de Direito e Fisioterapia, consultados através de um inquérito por questionário, contendo dezoito questões que, ao serem analisadas, propiciaram reflexões importantes, mostrando, a partir desses resultados, como se dá a natureza da prática nessa Instituição de Ensino Superior, dessa região, seus sonhos e problemas. Aponta, também, a necessidade do docente de nível superior buscar novos caminhos para superar as dificuldades, pautando-se na ética e no respeito às diferenças, sempre reconstruindo os conhecimentos na busca constante do fazer pedagógico eficaz.Item Análise da relação entre o esporte e desempenho escolar : um estudo de caso(2017) Carvalho, Rosiméria Maria Braga de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.A pesquisa resulta da necessidade de compreender a relação entre o esporte e desempenho escolar, destacando os fatores relacionados aos aspectos de organização desse processo por parte da instituição, de professores, técnicos e alunos, contextualizando o esporte, mediante dados histórico-conceituais. Analisa-se como os alunos/atletas que conciliam a sua rotina de treinamento esportivo com a escolarização básica conseguem sucesso escolar em relação aos alunos que participam apenas das aulas de Educação Física na Escola da rede Estadual Centro de Ensino Barbosa de Godóis da cidade de São Luís, Estado do Maranhão. Três pressupostos básicos e fundamentais funcionam como balizas de orientação e de observação teórica: (i) a relação entre prática esportiva competitiva e desempenho escolar; (ii) o processo de escolarização dos alunos/atletas pertencentes às equipes desportivas e a sua formação básica; (iii) as principais dificuldades dos alunos/atletas na conciliação Desporto e na sua Formação, como estudantes. Neste contexto de pressupostos, insere-se o trabalho na perspectiva de uma pesquisa de campo, de caráter Exploratório, predominantemente qualitativa, descritiva e documental. Realizada por meio de questionários, análise de documentos e observação do campo investigado. Os resultados demonstraram que os alunos-atletas não encontraram dificuldades em conciliar a prática esportiva como os estudos.Item Análise da socialização dos valores básicos humanos veiculados entre alunos e professores em uma Escola Pública Municipal(2015) Leite, Maria da Glória Silva; Aguiar, Maria Stela, orient.Esta pesquisa tem como objetivo analisar a veiculação dos valores básicos humanos entre professores e alunos do 6o ao 9o ano de escolaridade em uma escola pública municipal brasileira. É uma temática pertinente por se tratar de um fenômeno que há décadas vem sendo pesquisado, porém ainda não atingiu a dinâmica social dos indivíduos. Participaram127 alunos e 8 professores que tiveram um desempenho relevante neste trabalho de investigaçãoação, tendo a escola como espaço privilegiado de atuação. O presente estudo centra-se num conjunto de 10 valores básicos ou primários, que representam necessidades humanas propostas pela Teoria Funcionalista dos Valores Humanos de Gouveia (2013) que procura compreender os valores adotados pelas pessoas e conhecer como eles interferem em suas vidas. Do ponto de vista metodológico, o efeito da intervenção educativa foi avaliado por um Questionário dos Valores Básicos (QVB), onde se solicitava a classificação de cada valor segundo uma escala de Likert de 3 níveis: (1) Sem Importância (2) Menos Importante (3) Muito Importante. Recorrendo-se a uma análise qualiquantitativa dos resultados por categoria e nível de escolaridade, evidenciou-se que os itens valorativos selecionados pelos alunos participantes priorizam a convivência humana no âmbito educativo. Considerando, tanto a estrutura teórica quanto a avaliação dos valores tratados neste estudo, fazem-se necessárias novas abordagens metodológicas para a prevenção de conflitos interpessoais na escola.