Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020) por título
A mostrar 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Uma análise comparada : sistemas inspetivos de alguns países(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Carvalho, Maria João de; Joana, Luciana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSão reconhecidos os esforços de diversos países na criação de organismos cuja responsabilidade principal é a de garantir o cumprimento de padrões altos de qualidade no ensino que se ministra. Partindo do pressuposto de que as várias propostas teóricas situam a Inspeção da Educação em campos cujos terrenos fazem variar a forma como é percecionada e entendida, foi nosso objetivo realizar uma análise comparativa entre sistemas inspetivos de alguns países, possibilitando a construção de uma teia de características e especificidades que individualizam cada um deles e permite uma maior e mais profunda compreensão do sistema inspetivo português. Foi possível verificar a existência de um corpo inspetivo plural que, a nível organizacional, vai gozando de um maior ou menor grau de dependência em relação ao ministério que serve, revelando o nível de centralização das políticas educativas de cada país e a confiança que é depositada na organização enquanto organismo responsável por garantir e promover uma educação de qualidade.Item Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Alves, Mariana Gaio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo apresenta-se uma proposta de modelo de análise de aprendizagem profissional que tem por base um conjunto de contributos teórico-conceptuais referentes à educação e formação de adultos nas sociedades contemporâneas. O modelo de análise integra seis dimensões interdependentes centradas, respetivamente, nos espaços de aprendizagem; na temporalidade e tempos de aprendizagem; nos tipos de aprendizagem; nos conhecimentos envolvidos na aprendizagem; nos incentivos ao envolvimento em aprendizagem; e nas intencionalidades subjacentes à aprendizagem. Assumindo o pressuposto de que aprender uma profissão, mormente a de professor, é um processo que se prolonga ao longo da vida e se estende ao largo da vida, complementa-se a proposta de modelo de análise considerando perceções de professores sobre esse processo. Estas perceções foram recolhidas através de entrevistas a cinco professores dos ensinos básico e secundário da região de Lisboa. Globalmente, procura-se favorecer uma perspetiva holística da complexidade dos processos de aprendizagem profissional que permita a compreensão mais aprofundada dos mesmos, contribuindo para orientar pesquisas educativas futuras sobre como se aprende a ser professor que apoiem o planeamento e a intervenção em ofertas formativas iniciais e contínuas dirigidas a professores.Item Dando sentido a la pertinencia en educación superior(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Llavador, José Beltrán; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA presente contribuição oferece uma reflexão na qual se pretende organizar, sintetizar e expor algumas das convicções do autor, do ponto de vista da sociologia da educação, sobre a importância da educação em geral e da educação superior em particular. O fio condutor desta reflexão é o sentido, ou os sentidos, da relevância em relação ao ensino superior. Uma série de sugestões, considerações e compromissos derivados da experiência do autor ao longo da sua trajetória académica no campo das ciências humanas, sociais e educacionais são resumidos aqui. Esta contribuição é inspirada por autores e linhas de trabalho que renovam a tradição educativa, com um formato semelhante ao breviário; a sua intenção é propor uma espécie de declaração de princípios ou manifesto pedagógico sobre a relevância da educação como condição de possibilidade para uma forma mais justa de vida social. Palavras-chave: ensino superior; relevância; significado; experiência; democraciaItem Improve the teaching competencies on linguistic-communicative area of future teachers on early childhood education by using service-learning(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Iranzo-García, Pilar; Barrios-Arós, Charo; Tierno-García, Juana-María; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA formação inicial de professores de educação infantil (educação pré-escolar, 3-6 anhos) destina-se a preparar estudantes empenhados na sua profissão e na melhoria da educação. Para isso, buscam-se fórmulas que os envolvam em rigorosos processos de reflexão, autorregulação e melhoria de competências. Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa com metodologia mista que analisa o impacto sobre os alunos do grau de Educação Infantil de uma inovação em que um processo de aprendizagem-serviço (ApS) é realizado para aprender habilidades de ensino linguístico-comunicativo, enquanto estudantes e professores colaboram com escolas imersas em contextos desfavorecidos e cujo sistema educacional visa promover o multilinguismo desde a fase de Educação Infantil. Analisamos a evolução da autopercepção de competência dos alunos, bem como a avaliação realizada pelos professores envolvidos. Observamos que a incorporação de ações (ApS) que incorporam a concepção, desenvolvimento e avaliação de intervenções reais nas escolas, proporciona satisfação para a maior relação entre teoria e prática e para a abordagem de conteúdo profissional relevante; aumenta a sua percepção de autoeficácia de competências; coloca o trabalho conjunto entre alunos e professores universitários no âmbito das comunidades profissionais de investigação e permite a aprendizagem alinhada com as competências linguístico-comunicativas que são exigidas em escolas multilingues e inclusivas. Palavras-chave: formação inicial de professores; educação infantil; aprendizagem-serviço; competências linguístico-comunicativas; relação teoria-prática.Item Inovação e mudança na formação de professores : reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Estrela, Elsa; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNum contexto de uma sociedade individualizada e tecnológica, com novos e contraditórios mandatos dirigidos à escola, assistimos a uma tendência universal de introdução de sistemas de inovação curricular, com claras consequências para o sentido e o exercício da profissão docente. Inscritos no conceito de Ciência Pública, que assume o conhecimento socialmente enraizado e compartilhado como aquele que pode permitir o desenvolvimento, individual e coletivo, o estudo e a reflexão apresentada recaem sobre os resultados recolhidos junto dos docentes de dois agrupamentos escolares que aderiram ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). No quadro de uma investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos para a recolha de dados – documentos, questionários e observação participante – com o objetivo de identificar o processo de inovação definido em cada agrupamento escolar, bem como as conceções que subjazem à prática docente dos formandos, nomeadamente aquelas que estão no centro do processo de inovação e mudança em que participavam: currículo, professor e aluno. Os resultados apontam para a manutenção de conceções tradicionais de currículo, professor e aluno, assumindo em relação aos últimos uma representação pouco positiva, o que parece limitar e dificultar os processos de inovação a que as suas escolas aderiram. Simultaneamente, também não existe o desenvolvimento de políticas educativas integradas potenciadoras de transformação na sala de aula.Item La educación social en los extremos : justicia social y paradojas de la práctica : recensão crítica(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Gonçalves, Maria Neves L.; Brás, José Gregório Viegas; Dantas, Lucimar Almeida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoRecensão crítica do livro de Sánchez-Valverde, C. & Montané López, A. (2020). La educación social en los extremos: justicia social y paradojas de la práctica. Valencia: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives da Universidad de Valencia, 169 pp.Item Metodología para analizar políticas docentes por los actores educativos : el caso de las políticas de formación inicial en México(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Cordero Arroyo, Graciela; Díaz López, Carlos D.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo apresenta uma metodologia para conhecer a opinião das Instituições de Treinamento de Professores (IFD) de uma entidade federativa do noroeste do México sobre diretrizes ou recomendações de políticas para professores para melhorar o treinamento inicial de professores de Educação Básica emitido pelo Instituto Nacional de Avaliação da Educação (INEE) para todo o país. Professores, gerentes e equipe técnica das IFDs revisaram e opinaram sobre as recomendações federais no âmbito de um workshop projetado para esse fim. Como resultado, os trabalhadores da oficina sentiram que, na maioria das vezes, as recomendações são claramente formuladas e relevantes. No entanto, eles expressaram dúvidas sobre sua viabilidade, dadas as condições atuais dos IFDs, portanto, algumas propostas foram feitas para considerar uma possível implementação. A metodologia mostrou-se adequada para esse tipo de exercício de participação social na tomada de decisões. Palavras-chave: políticas de ensino; formação inicial de professores; México.Item Novos modelos de educação superior : recensão crítica(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Fratelli, Minéa Paschoaleto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoRecensão crítica, de Minéa Paschoaleto Fratelli, do livro de Tavares, M; Santos. E. (2020). Novos modelos de educação superior. Curitiba: Brasil Publishing.Item Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom este artigo pretende-se apresentar os resultados de uma pequena investigação sobre as características de planificações elaboradas por futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem um mestradoprofissionalizante em instituições de Ensino Superior portuguesas. Assumindo que o ato de planificar é um processo em muito associado ao desenvolvimento profissional docente e que evidencia, de modo implícito, as conceções pedagógicas dos profissionais, o estudo de tais planificações tem como propósito notar a aproximação de docentes ainda em formação a um perfil tradicional/clássico ou, num outro sentido, a um perfil inovador/prático. A proposta de caracterização dos perfis apontados assenta em quatro dimensões distintas, mas complementares, que podem figurar numa planificação: influência normativa do currículo, processo de ensino/papel do professor, processo de aprendizagem/papel do aluno, avaliação. A partir de uma análise de cariz predominantemente qualitativo, pela descrição e interpretação do conteúdo de 30 planificações de curta duração, constata-se que a maioria daqueles futuros professores,autores desses documentos, tendem a assumir, de forma explícita ou implícita, um perfil (tradicional) marcado pela valorização da ação do professor em detrimento do aluno, pela opção por uma segmentação curricular, bem como por dinâmicas pedagógicas de carácter reprodutivo e sem uma real preocupação com os elementos de avaliação.Item La pertinencia social : una dimensión esencial en un currículo crítico de formación inicial docente : UNAE – Ecuador(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Salinas Muñoz, María Eugenia; Rodríguez Gómez, María del Pilar; Portela Falgueras, Rolando; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto coloca a reflexão da pertinência social a partir de um currículo critico na formação inicial docente-FID- Equador, reconhecendo o contexto e as suas problemáticas como fontes e a práxis como horizonte de sentido. Enfatiza na pertinência como critério chave enquanto fundamenta a responsabilidade institucional tanto profissional como social. Contextualiza a dinâmica de seguimento e avaliação curricular de la FID na UNAE, e, apresenta uma análise das carreiras de graduação: Educação básica EB e Educação Intercultural Bilíngue EIB. O objetivo: inquirir os níveis de pertinência social do currículo de FID. A metodologia qualitativa recolhe informação através de grupos focais constituídos por dirigentes, docentes e estudantes de ambas carreiras; através da aplicação de um instrumento, elaborado desde o projeto To INN, que comtempla cinco (5) dimensões de análise da pertinência: 1. Institucional e política; 2. Social e cidadania; 3. Laboral e de conexão com o mundo do trabalho; 4. Pedagógica e didática; e, 5. Pesquisa e construção do conhecimento, a conclusão é que, em ambas carreiras a debilidade mais relevante encontra-se na relação com o mundo do trabalho; a dimensão social e de cidadania apresenta mais características de pertinência para o caso de EB; enquanto que em EIB os resultados são mais equitativos nas quatro (4) dimensões. Palavras-chave: pertinência social; currículo crítico; formação inicial docenteItem Portugal en la fiesta de la ciencia de la universidad en España(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Hernández Díaz, José María; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA educação sempre desempenhou um papel decisivo na construção de identidades pessoais e coletivas, como, por exemple, o ser português ou o ser espanhol, e na construção de imaginários do outro, que é considerado um adversário, um inimigo e para quem há fronteiras físicas ou imaginárias. As relações históricas entre Portugal e Espanha, que no passado secular foram conflituosas, exigiam uma legitimação educacional da escola, do ambiente familiar ou dos espaços de sociabilidade. Também de um lugar tão simbólico e solene como o auditório da universidade na celebração anual da chamada Festa da Ciência, os imaginários são alimentados ou eliminados, neste caso de Espanha para Portugal. Fazendo hermenêutica das conferências inaugurais do ano académico em estudo, seis das quais proferidas em universidades espanholas de um total de 2165 unidades diferentes, de 1939 a 2019, notamos uma evolução explícita deste imaginário para Portugal. O nosso estudo confirma a evolução produzida nos discursos inaugurais, passando de posições de reserva distanciada para uma colaboração ibérica leal, respeitando os direitos e a idiossincrasia próprios. Esta mudança de orientação teve lugar desde a incorporação simultânea de Espanha e Portugal na União Europeia em 1986. Palavras-chave: Portugal; España; festa da ciência; universidade; hermenêuticaItem Sentido y análisis de la pertinencia social y curricular en los programas de estudio de educación(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Serrano, Edna Luna; Montané López, Alejandra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho surge no contexto do projecto TO INN onde participaram 22 instituições de ensino superior dedicadas à formação de professores e áreas de educação afins. Este trabalho pressupõe que pertencer é um conceito polissémico e relacional considerado, basicamente, como o compromisso do ensino superior com as necessidades sociais. O texto apresenta uma proposta para a análise das dimensões curriculares e sociais de relevância, que consideramos mutuamente constitutivas, através dos currículos e programas educativos. O texto está dividido em três partes: uma primeira parte na qual reflectimos sobre o conceito de relevância no ensino superior, uma segunda parte na qual relacionamos o processo de concepção e validação do instrumento criado para acompanhar a análise da relevância social e curricular com especial ênfase na dimensão da investigação e construção do conhecimento, e uma parte final, na qual avaliamos o instrumento utilizado e apresentamos algumas reflexões para discussão. Palavras-chave: relevância; avaliação curricular; concepção de instrumentos