FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
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Item O aeroporto Francisco Sá Carneiro e a sua relação com o turismo na região norte de Portugal(2019) Barros, Helena Isabel Coelho de; Monteiro, Hugo Alonso Vilares, orient.O Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o turismo na região Norte de Portugal têm crescido de forma muito significativa nos últimos anos. Esta dissertação apresenta um estudo da relação entre o número de passageiros que circulam no aeroporto e as dormidas na região. O estudo é baseado numa análise de regressão linear simples. Como resultado, propõe-se uma forma de prever as dormidas, conhecido o número de passageiros.Item Alojamentos históricos em destinos urbanos - património e cultura(2020) Tavares, Sofia Chaves; Marques, Maria Isabel Andrés, orient.Muitos dos hotéis que hoje conhecemos não são apenas unidades de alojamento. Existem hotéis que habitam edifícios cuja história é parte integrante do local onde estão sediados e que mesmo após obras de restauro nunca perderam a sua autenticidade e valor patrimonial. Os alojamentos históricos retratam um valor patrimonial para um determinado destino e nesse sentido é importante analisar o património histórico, cultural e arquitetónico para estimar a importância da preservação e conservação do mesmo. A realização deste estudo tem como objetivo analisar as motivações e o perfil dos turistas que optam por ficar alojados nos hotéis históricos nos destinos urbanos. Este estudo tratou igualmente de perceber a história dos edifícios históricos que hoje são hotéis e também o papel dessas unidades de alojamento como atrativos dos destinos turísticos culturais. Efetuou-se uma investigação de natureza quantitativa e exploratória, tendo por base uma criteriosa revisão da literatura. Assim, após a análise dos resultados a uma amostra constituída por 150 inquiridos os resultados obtidos mostram que os inquiridos têm interesse no conhecimento dos alojamentos históricos e na história do edifício. Mostram ainda que os inquiridos sentem uma proximidade com a cultura local do destino quando ficam alojados em edifícios históricos.Item Análise da tendência de adoção dos veículos elétrico em Portugal : o papel dos atributos instrumentais e simbólicos(2021) Nascimento, Verônica Nunes Avelar; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O objetivo do presente estudo é compreender de que forma a percepção dos portugueses sobre os atributos dos veículos elétricos, pode afetar a intenção de adoção de um VE nas suas próximas aquisições. Com a necessidade dos fabricantes de automóveis em cumprir as novas metas de redução de emissão do CO2, as empresas estão a investir nas suas fábricas para se adaptar a um aumento de VEs a médio prazo, e com isso há a expectativa dos fabricantes de automóveis de que os altos investimentos feitos terão retorno o quanto antes. Tal fato, faz com que os estudos sobre o comportamento do consumidor nesse setor se tornem cada vez mais importantes. Os dados são obtidos a partir de um inquérito nacional on-line a potenciais adotantes de VE em Portugal. Os resultados indicam que os atributos instrumentais e simbólicos são importantes, porém inconclusivos para garantir a sua relevância na decisão de adotar um VE. Também é possível concluir que, para os elementos que compõe a amostra, as pessoas que acreditam que uma autoidentidade pró-ambiental se ajusta à sua autoimagem têm mais probabilidade de ter percepções positivas dos atributos de VE. A partir do trabalho de Skippon et al. (2013), usando uma escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre os atributos instrumentais e simbólicos dos veículos elétricos, além da identidade pró-ambiental dos entrevistados e a intenção de adoção dos mesmos por parte do consumidor em Portugal.Item Aplicação de redes neuronais à previsão de preços de ações(2020) Sousa, Virgínia Maria Ferreira de; Monteiro, Hugo Alonso Vilares, orient.Ter a capacidade de prever o preço de um determinado título é sem dúvida um grande desafio, quer pela complexidade, quer pela volatilidade implícita dos mercados financeiros. Trata-se de um tema de grande interesse para investigadores e para os agentes dos mercados, pois a eficácia da previsão traduz-se em ganhos monetários avultados. Esta dissertação tem como objetivo demonstrar a aplicação de redes neuronais à previsão de preços de ações. Foram escolhidos dois títulos financeiros, designadamente a Apple e a Microsoft. A escolha inicial das variáveis preditoras compreende as mais utilizadas e referenciadas nos trabalhos científicos publicados sobre este tema. Esta dissertação demonstra a importância de uma seleção cuidada de algumas dessas variáveis para um bom desempenho das redes neuronais.Item A aplicação do Balanced Scorecard nas pequenas e médias empresas(2012) Sousa, Sara Fernanda Lucas; Leite, Gabriela Marques, orient.; Santos, Carlos Machado Santos, orient.O processo de tomada de decisão é uma das fases mais importantes da gestão, pois é através da decisão que se define o futuro de uma organização. Este processo tem de estar devidamente fundamentado antes da sua implementação, com informação precisa e oportuna. Os tradicionais sistemas de informação, por sofrerem de algumas insuficiências, não se mostraram à altura do desafio que se exige. Deste modo, o Balanced Scorecard surge como uma solução exequível, pois apresenta-se como um instrumento de controlo de gestão que serve de apoio à implementação e controlo duma estratégia previamente definida, baseada na formulação de objetivos, iniciativas, metas e indicadores, distribuídos por quatro perspetivas, a financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e desenvolvimento, relacionadas entre si por relações de causa e efeito. Neste trabalho foi desenvolvido o Balanced Scorecard para uma pequena empresa, a Vidraria Barbosa, com base na informação disponibilizada pela mesma e a interação com os seus administradores e colaboradores. De modo a fundamentar esta aplicação, foi feito um enquadramento teórico do Balanced Scorecard, e também das Pequenas e Médias empresas sendo o objeto de estudo constituído por uma PME. O modelo desenvolvido partiu dos objetivos e indicadores, estabelecidos conjuntamente com a administração da empresa e através do auxílio dos seus relatórios de gestão anuais. Depois esses objetivos foram distribuídos pelas quatro perspetivas sugeridas por Kaplan e Norton (1992) e entre elas estabeleceram-se relações de causa e efeito. Para testar a validade do modelo do Balanced Scorecard, foi simulada a sua aplicação à empresa Vidraria Barbosa, apresentada a análise de resultados até à data e sugestão de medidas/ plano de ação para aplicação futura do BSC. Neste contexto, este estudo permitiu constatar que a estratégia da Vidraria Barbosa beneficiaria com a aplicação do BSC visto poder auxiliar na sua melhor definição, assim como as ações que poderão efetuar para a prossecução dos objetivos pretendidos. A não concretização de algumas dessas metas deveu-se a fatores alheios à empresa. Uma análise de tendência comprova uma evolução positiva na generalidade dos indicadores, com algumas exceções dependentes de fatores extrínsecos, como a atual crise económica.Item Avaliação da satisfação com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos da cidade do Porto(2020) Domingos, Julie; Pereira, Alexandra Matos, orient.O turismo implica a noção de movimento e os turistas deslocam-se até um destino para conhecer e visitar pontos turísticos que correspondam aos seus interesses pessoais. Transportar os turistas até ao destino, proporcionar uma viagem rápida, confortável e a um preço adequado são caraterísticas da moderna mobilidade turística. Para que os visitantes possam deslocar-se durante a sua estadia, é essencial a existência de uma boa rede de transportes que se torne num fator distintivo da competitividade do destino turístico. Dessa necessidade, surgem empresas dedicadas aos transportes de turistas, como é o caso dos autocarros turísticos panorâmicos presentes nos destinos turísticos urbanos, caraterizados pelos seus dois pisos, pela sua vista panorâmica e pela técnica de visita hop-on hop-off, permitindo aos visitantes entrar e sair do veículo durante o circuito que passa pelas principais atrações turísticas de uma cidade. Nesse âmbito, o objetivo da dissertação é avaliar o grau de satisfação dos turistas da cidade do Porto com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos das empresas turísticas City Sightseeing, Yellow Bus e Cityrama Gray Line. Visto não existir uma pesquisa que determine a satisfação dos visitantes da cidade do Porto com este serviço turístico, este estudo é pertinente. A recolha de dados foi realizada através de questionários e a resultante análise quantitativa procura determinar se o tour de que o turista usufruiu para descobrir o Porto gerou um sentimento de satisfação. Os resultados obtidos indicam que o grau de satisfação dos turistas do Porto com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos é satisfatório, porém, determinados aspetos poderiam ser melhorados para aumentar o sucesso das empresas turísticas responsáveis pelo serviço na Cidade Invicta. Este estudo contribui para um melhor conhecimento do serviço de autocarros turísticos panorâmicos e para perceber que aspetos mais satisfazem os turistas, podendo levá-los a ser leais a um destino de turismo urbano.Item Brand equity: o caso da marca Açores(2019) Ponte, Daniela Carvalho; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A criação de valor e a força da marca são extremamente importantes para a diferenciação e a valorização das empresas. Face à atualidade da marca Açores e ao crescimento que a mesma tem verificado desde a sua criação, esta investigação, por meio de uma análise quantitativa, procura analisar os aspetos essenciais do Brand Equity na marca Açores. Tendo por base o modelo de Brand Equity proposto por Aaker, através de questionário, pretende-se verificar se existe Brand Equity na marca Açores pelas dimensões lealdade à marca, qualidade percebida, reconhecimento da marca e associações à marca. O estudo teve por base uma amostra por conveniência que era constituída por indivíduos de nacionalidade portuguesa e de nacionalidade estrangeira. Os resultados obtidos na investigação sugerem que a marca Açores é reconhecida pelos consumidores e associada, essencialmente, à natureza, aos produtos regionais e à experiência global. A marca Açores é reconhecida mesmo antes do selo de origem e os consumidores afirmam a qualidade, a confiabilidade e a funcionalidade dos bens/serviços desta marca, conduzindo à fidelidade e ao consumo recorrente desta marca. Pela facilidade de reconhecimento, pela identificação, pela superação das expetativas e pela satisfação do consumidor é possível afirmar que a marca Açores tem impacto a nível nacional e internacional. Consequentemente, verifica-se a existência de Brand Equity na marca Açores e o seu sucesso, sendo este estudo um ponto de partida para outros estudos relacionados com a temática.Item Os cemitérios como atrativos turísticos: estudo de caso no Porto e norte de Portugal(2019) Maia, Cláudia Vanessa Carvalho; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.Para algumas pessoas os cemitérios são lugares para homenagear pessoas que já partiram, lugares para prestar respeito aos entes-queridos, no entanto, existem por todo o mundo, pessoas que visitam os cemitérios no âmbito da atividade turística. O Turismo Cemiterial está a ganhar expressão em todo o mundo, e também em Portugal onde já existem alguns cemitérios que fazem parte da Rota dos Cemitérios da Europa. A presente dissertação é um estudo exploratório que tem como objetivo perceber se existe um conhecimento sobre o Turismo Cemiterial no geral e na Região do Porto e Norte de Portugal, em particular, e se existe uma motivação primária para a sua prática, ou se, pelo contrário, as visitas que os turistas fazem aos cemitérios são complementares do Turismo Cultural. No fundo, o objetivo desta dissertação também é mostrar o que é este turismo e “o que é oferecido e quem o procura; o porquê de ser amado por uns e odiado por outros, sem esquecer o contributo que este tipo de turismo tem tido para a valorização patrimonial em Portugal.” (Pegas, 2013, p. IV)Item Clima organizacional - influência dos fatores internos na motivação dos colaboradores numa PME no sul do Brasil : estudo de caso(2021) Zimmer, Cristiane Maria; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.Este estudo teve como objetivo analisar a influência do clima no nível de motivação dos colaboradores dentro de uma empresa familiar de pequeno porte no estado do Rio Grande do Sul, na cidade Barão. O clima organizacional é um fenómeno vasto e complexo que possui fatores internos e externos de influência. O presente estudo realizou a coleta de dados por meio de um inquérito qualitativo, para identificar quais fatores do Clima organizacional podem afetar a motivação dos colaboradores. Primeiramente, revisou-se a bibliografia existente acerca do clima, cultura organizacional e motivação, verificando o que é conhecido sobre a conexão entre estes tópicos. No âmbito empírico, foi aplicado um inquérito a 10 colaboradores da empresa estudada, com o objetivo de perceber como é o clima dentro da empresa, de acordo com a concordância dos participantes. Usou-se como técnica a entrevista semiestruturada, cujas questões abertas foram inspiradas e tiveram como base de indagação o estudo de Bispo (2006), de cariz quantitativo. O clima organizacional é algo sensível e precisa ser analisado constantemente. Comparou-se a perceção de outros autores sobre aspetos que geram um clima negativo e positivo, e listou os principais fatores internos que devem ser analisados para o diagnóstico do clima organizacional. Segundo o autor, é o que pode ser correspondido dentro do cenário atual das organizações e pode ser aplicado em todos os tipos de empresa. Dentre os fatores internos, foram destacados alguns aspectos que possuem frequência maior de resposta, que podem gerar insatisfação ou satisfação. De forma geral, o estudo identificou que a empresa possui um clima organizacional satisfatório, apresentando resultados positivos na maioria das questões aplicadas com os entrevistados. Entretanto, é relevante o aperfeiçoamento em alguns aspetos discutidos. Este estudo, de cariz exploratório e não preditivo ou probabilístico, possibilitou obter conhecimento sobre o clima organizacional de uma empresa na região sul do Brasil e seus possíveis fatores de influência, perceber a importância destas ferramentas na sua motivação, sugerir melhorias à organização, identificar a importância atribuída aos fatores climáticos, e validar o modelo proposto neste estudo.Item Comportamento de consumidor de vinho e denominação de origem: um estudo relativo a três regiões demarcadas(2018) Soares, Ricardo Miguel dos Santos; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Sendo o vinho um produto caraterizado por vários atributos, intrínsecos e extrínsecos, a região de origem está na mente do consumidor aquando da sua decisão de compra do produto. Cada vez mais se acredita que a utilização das denominações de origem como marcas se transformou numa nova estratégia de marketing, que é uma mais-valia para o setor agroalimentar. Assim sendo, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar a perceção do consumidor sobre a influência da denominação de origem, no seu comportamento enquanto consumidor, relativamente às regiões do Douro, Dão e Alentejo. Para a realização desta investigação recorremos a uma metodologia de abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, com um forte quadro de teor exploratório. Os resultados do estudo sugerem-nos a concluir que a origem geográfica do vinho é um fator que afeta a decisão do consumidor. Ainda de referir que os atributos sabor, qualidade, preço, são, por esta ordem os atributos mais valorizados.Item Consumer innovativeness: estudo do perfil do consumidor de vinho(2022) Espínola, Fábio Miguel Sousa; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Este estudo visa perceber o perfil do consumidor de vinho português, bem como os fatores influenciadores da frequência de consumo. Pretendeu-se sobretudo perceber se o consumidor de vinho português está apto para a inovação neste mercado e se essa inovação influenciará o processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores. Importa para a condução teórica desta investigação compreender o perfil do consumidor de vinho. Assim, e de forma a alcançar o objetivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de innovativenes e comportamento do consumidor de vinho. Tratando-se de uma pesquisa de natureza quantitativa recorreu-se ao inquérito por questionário para a de recolha de dados. Verificou-se que os consumidores dão uma maior preferência aos atributos intrínsecos, em destaque o “sabor”, “tipo de vinho” e “aroma” ao invés dos atributos extrínsecos, pelo que assim sendo, para a inovação ter alguma influência no processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores terá que ocorrer neste tipo de atributos. Palavras-chave: innovativeness; vinho; comportamento do consumidorItem A Crise na República Helénica em 2012 : contributos para a sua compreensão(2015) Leiras, João Manuel Esteves; Santos, Maria José, orient.A presente Tese de Mestrado tem como principal objetivo contribuir para a compreensão da crise na República Helénica (RH), mais especificamente, os seus antecedentes, a sua caraterização macroeconómica e de finanças públicas, o seu enquadramento na União Económica e Monetária (UEM) e as principais consequências na mesma, principalmente, nos países da Europa do Sul e da Irlanda, bem como no seio da União Europeia (UE) e da UEM. Durante um período de doze anos, 2000 a 2011, na RH, os indicadores macroeconómicos, mais especificamente, o consumo privado cresceu a uma taxa real anual de +1,3 % enquanto, paralelamente, o rendimento disponível decresceu a uma taxa real anual de -0,58%. O investimento diminuiu, o desemprego aumentou, foi necessário mais despesa pública, tendo a receita pública diminuido, simultaneamente e, como consequência, o saldo orçamental em percentagem do PIB ficou incomportavelmente deficitário. O Estado Grego teve que recorrer ao endividamento, culminando numa espiral que originou o pedido de auxílio internacional ao Banco Central Europeu (BCE), à UE e ao FMI. O problema em análise prende-se em compreender como foi possível a Grécia atingir uma dívida pública que atualmente já perfaz cerca de 170% do PIB do país e, quais serão as principais formas de evolução e consequências no contexto da UEM e da UE. Para esse efeito, foi aplicado um questionário online e foram inquiridos especialistas de Economia e Finanças Públicas da Europa do Sul e Central. Os resultados provam que existem dois grupos distintos de experts que se distinguem, não apenas pelas suas caraterísticas socio-económicas e geográficas, mas também pelas atitudes e conhecimentos referentes à origem, à gestão, à importância relativa que atribuem às diferentes regras orçamentais e às soluções potenciais bem como ao futuro da Grécia no seio da UEM. De igual forma, os resultados da quantificação prospetiva efetuada para a correção dos desequilíbrios como o saldo orçamental e dívida pública, em percentagem do PIB, a RH necessita de um período nunca inferior a cinquenta anos para voltar a recuperar a independência e a soberania nacionais.Item O empreendedorismo e a inovação na saúde, factores potenciadores de novos projetos(2012) Carneiro, Victor Sá; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.O objetivo geral deste trabalho é investigar o empreendedorismo e a inovação, assim como a forma como estes instrumentos se têm ligado, ou podem vir a ligar-se, à atividade da saúde potenciando novos projetos empresariais inovadores com elevados níveis de competitividade e rentabilidade, numa lógica de criação de um modelo que sintetize estes instrumentos e os potencie para resultados noutros projetos empresariais. No seu desenvolvimento, pretende-se compreender e melhorar a influência positiva que o empreendedorismo e a inovação têm na área da saúde e compreender a influência destes instrumentos como fatores potenciadores de novos projetos contribuindo para a regeneração dos tecidos empresariais, quer ao nível da criação de novas empresas inovadoras, quer ao nível da modernização, reposicionamento ou reorientação de empresas existentes. O objetivo específico desta investigação sobre empreendedorismo e inovação na saúde, como fatores potenciadores de novos projetos, pode evidenciar sinais de êxito mais evidentes, que permita tirar ilações da importância das sinergias entre empreendedorismo e inovação, nas suas várias vertentes da saúde, que alavanquem novas oportunidades para projetos empresariais, sustentáveis e com forte probabilidade de sucesso, muitos deles já identificados, mas ainda não desenvolvidos quer por potenciais empreendedores ou investidores.Item A empregabilidade dos cursos profissionais de turismo(2013) Dias, Helena Isabel Baltazar; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.Portugal tem vindo a apostar no ensino profissional não como uma alternativa ao ensino regular mas como um parceiro, uma alternativa viável, tendo em linha de conta que a preparação de ativos no segundo caso é muito demorada. São vários os cursos profissionais que o Ministério da Educação criou, permitindo uma grande variedade de novos técnicos e possibilitando também a dupla certificação aos jovens estudantes – o certificado de conclusão do 12º ano e o certificado de técnico de determinada área. Um dos cursos ministrados de nível III é o curso Profissional de Técnico de Turismo que tem sido ensinado nas escolas profissionais e secundarias do ensino oficial. As questões que se prendem neste estudo estão interligadas à empregabilidade do mesmo como reflexo final do esforço de formandos, formadores e escolas. É importante compreender se esta formação está a responder às exigências do mercado e se a empregabilidade deste curso em particular, é positiva justificando assim o papel integrador e nivelador das instituições nacionais.Item Endomarketing como estratégia de gestão de recursos humanos na lógica do cliente interno: estudo de caso na administração de condomínios(2018) Teixeira, Sara Sofia Leite; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.Nas sociedades ocidentais hodiernas de consumo - onde o ser e o parecer se confundem - e nas organizações contemporâneas, de matriz tecnológica mas com raízes pós-industriais e configurações pós-modernas, os consumidores demonstram um comportamento aquisitivo depurado, mesmo em realidades semiperiféricas como a sociedade portuguesa. Segundo a teoria Lipovetskiana, vivemos na 'era do vazio', caracterizada pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas, e por uma cultura aberta que incorpora a personalização dos processos de socialização e coexistência dos antagonismos - violência e convívio, modernismo e 'retro', ambientalismo e consumo desenfreado. A capacidade de as organizações prestadoras de serviços se ajustarem as exigências do mercado acarreta que estas estejam em contato direto com os clientes. Neste sentido, as empresas carecem de um plano que as auxilie e permita a adequação ao seu público-externo (atuando numa lógica de cliente interno), atraves de estratégias de endomarketing baseadas na sua motivação, formação, valorização e acompanhamento. Esta dissertação analisa a perceção que os funcionários de uma empresa prestadora de serviços na Administração de Condomínios (estudo de caso) têm, relativamente a adoção de ferramentas de endomarketing. Almeja-se a compreensão das variáveis que estão na ge'nese desta técnica e que mais influenciam ocomportamento aquisitivo dos indivíduos. Efetuou-se uma investigação de natureza qualitativa, exploratória e não probabilística, baseada na análise categorial e de conteúdo de entrevistas efetuadas a 10 colaboradores da empresa em estudo (que correspondem a 62,5% da totalidade do universo dos colaboradores), tentando compaginar-se as vivências e testemunhos dos indivíduos com a literatura. Destaca-se, pelos resultados alcançados, a confirmação do pressuposto teórico-metodológico que indicia que o endomarketing se afigura como uma ferramenta preponderante na prestação de um serviço com maior grau de qualidade e que, paralelamente, tanto os colaboradores como a organização, obtêm ganhos significativos com a sua implementação.Item Endomarketing, motivação e cultura nacional : um estudo em uma empresa portuguesa de e-commerce(2019) Backes, Amanda Jéssica; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.Este estudo analisa como o endomarketing é utilizado em uma empresa portuguesa de pequeno porte, da área de e-commerce de soluções integradas para banho, e verifica sua relação com a motivação laboral de seus colaboradores. Além disso, propõe-se um modelo de associação entre teorias de motivação laboral, endomarketing e cultura nacional, que foi avaliado em um pré-teste com os participantes deste estudo. Primeiramente, revisou-se a bibliografia existente acerca dos temas endomarketing, motivação e cultura, verificando o que é conhecido sobre a conexão entre eles. No âmbito empírico, foram aplicados inquéritos a colaboradores da empresa estudada, com o objetivo de perceber como o endomarketing é utilizado pela organização, de acordo com a concordância dos participantes, verificar a percepção dos funcionários sobre a importância destas ferramentas na sua motivação laboral, apontar sugestões de melhorias ao programa de endomarketing da organização, identificar a importância atribuída a cada uma das dez motivações laborais, e validar o modelo proposto neste estudo, que associa estes três tópicos. Trata-se, portanto, de um estudo quantitativo, seguindo o paradigma positivista e usando-se a metodologia de survey. Os resultados foram analisados através da ferramenta MATLAB 2019 e expostos em gráficos, relativos a cada dimensão do endomarketing, conforme a matriz de importância e desempenho de Slack e Lewis (2009). Concluiu-se que a empresa PTX aplica ações de endomarketing e que seus colaboradores atribuem às variáveis apresentadas uma grande importância para a sua motivação laboral, apesar de não estarem satisfeitos com o quadro atual relativo a alguns destes atributos. A dimensão Custo é a que demanda maior urgência e atenção da empresa, visto que todas as variáveis avaliadas foram enquadradas abaixo da linha de desempenho mínimo, seguida pelas dimensões Companhia e Coordenação. Os atributos da dimensão Comunicação foram os que obtiveram os melhores resultados, estando todos na zona adequada. Ao analisar-se os resultados obtidos, não se atingiu uma conclusão clara que confirme a associação entre os atributos do endomarketing, os tipos de motivação laboral e a cultura nacional conforme o modelo sugerido.Item O enoturismo em duas regiões vinícolas distintas, o Douro e Vaucluse : um estudo exploratório e comparativo(2022) Monteiro, Flávia Vieira; Araújo, Arthur Filipe Barbosa de, orient.O enoturismo é um segmento proveniente da atividade turística, onde o principal foco é o vinho. Para além da apreciação por vinhos, o enoturista viaja também movido pela cultura, território, história e tradições da região selecionada. O enoturismo para alcançar o prestigiado papel como motor de desenvolvimento rural necessita essencialmente de elementos como a inovação, a aliança e a coordenação. A ideia é continuar ou até mesmo desenvolver o enoturismo com a ligação ao território, às tradições e aos produtos locais. Isto originará novas oportunidades de emprego e a inclusão das zonas ruais. Atrair cada vez mais visitantes nacionais e de todos os países ao longo de todo o ano é também um propósito a adquirir. Os consumidores procuram cada vez mais um turismo em zonas rurais e ao ar livre, assumindo esta afirmação tem-se que o enoturismo atualmente é muito mais procurado e consequentemente os níveis de crescimento aumentam significativamente. As autoridades locais são as maiores responsáveis na valorização do território e do património, contudo, é importante promover e desenvolver a coesão territorial e a diferenciação pode ser o grande trunfo. O presente estudo tem como principal objetivo o de estudar, examinar e comparar duas regiões vinícolas, o Douro e Vaucluse que não funcionam da mesma maneira, este trabalho vem comprovar essa mesma ideia e uma das razões para isto se assumir é a cultura. Ambas as regiões possuem técnicas diferenciadas e esta dissertação subsiste para comprovar isso mesmo. Este trabalho foi praticado em campo, ou seja, em ambos os países e através da internet, para além do estudo presencial das duas áreas foram realizadas entrevistas a responsáveis por quintas ou cooperativas, de modo a completar e a responder a todas as questões que se colocaram inicialmente. A principal conclusão retirada de todo este trabalho é a diferença presente em todos os campos, desde o trabalho agrícola à venda dos produtos e serviços produzidos.Item Estratégia de desenvolvimento de agências de viagens para São Tomé e Príncipe e gestão de pacotes turísticos(2015) Medeiros, Miryem Machado; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.As ilhas de São Tomé e do Príncipe possuem caraterísticas especiais enquanto destino turístico no conjunto das ilhas tropicais paradisíacas. Grande parte das ilhas tropicais encontram-se saturadas em termos de construção imobiliária, poluição e com turismo de massa. Assim, as ilhas tropicais de São Tomé e Príncipe são, possivelmente, as últimas ilhas do género isentas desses inoportunos. Devido a ineficiência da divulgação de são Tomé e Príncipe como destino turístico, esta investigação tem como objetivo, criar uma estratégia de desenvolvimento de agência de viagens para o arquipélago, estratégia essa, que vá ao encontro das necessidades da região e de todos os potenciais consumidores turísticos. A beleza e a riqueza natural são alguns dos muitos pontos fortes que poderão alavancar o crescimento e desenvolvimento do turismo de São Tomé e Príncipe. Desta forma, os recursos naturais devem ser explorados, através da criação de meios e políticas para divulgação do turismo de São Tomé e Príncipe, como por exemplo, visitas guiadas à flora e fauna e visitas antigas as antigas roças com objetivo de dar vivacidade às riqueza patrimonial, promover o artesanato típico da região e de certas formas cultura presentes nas ilhas.Item Estratégias de Marketing Digital do Concelho de Cabeceiras de Basto(2022) Fonseca, Ana Catarina Castro; Pereira, Alexandra Matos, orient.O Turismo é um dos setores que mais se desenvolveu ao longo das décadas quer a nível nacional, quer internacional, mas que pode ter tendência a estagnar devido ao elevado número de diferentes destinos turísticos. Por isso é necessário que os agentes do turismo apostem em áreas como o marketing, mais concretamente o marketing digital. Os destinos turísticos são caraterizados pelos seus recursos e produtos turísticos, que determinam a sua oferta. A oferta de um destino turístico é o que permite distingui-lo de outros destinos e é o que o torna mais atrativo, por isso é necessário garantir o seu bom funcionamento para que seja possível satisfazer as necessidades de modo a aumentar a procura. A procura turística está relacionada com a quantidade de serviços e bens que um destino tem para oferecer e ainda com fatores económicos e sociopsicológicos relacionados com o turista. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar as medidas adotadas para a promoção do destino turístico de Cabeceiras de Basto e comprovar através de um estudo detalhado que atualmente é fundamental apostar numa boa estratégia de marketing digital para promover um destino turístico. Para tal, foi realizada a revisão da literatura e uma avaliação das estratégias de marketing digital do destino. Foi, ainda, elaborada uma entrevista ao diretor do departamento de turismo do destino Cabeceiras de Basto. Através da pesquisa bibliográfica foi possível recomendar e propor melhorias para o destino turístico.Item Estudo de políticas de mobilidade urbana. Caso de estudo no Estado do Espírito Santo, Brasil(2016) Lemke, Huarley Pratte; Amaral, António Manuel Pereira da Silva, orient.O estudo dos transportes tem um especial impacto no estilo e qualidade de vida das populações. O propósito deste trabalho foca-se na identificação dos diferentes fatores e indicadores que condicionam a mobilidade urbana, de forma a apontar políticas de gestão mais orientadas e eficientes para a população. Avaliou-se o sistema de transporte público e privado do Estado do Espírito Santo (ES), sob o ponto de vista da satisfação do utilizador. Desta forma, mediram-se os indicadores de satisfação, explorando alguns modos de transporte, através dos atributos: de conforto, qualidade, segurança e custo. Após submissão do inquérito e escolha dos dados foi possível, após aplicação das ferramentas estatísticas convenientes, observar importantes caracterísitcas e identificar possíveis causas para alguns dos problemas de mobilidade identificados. A utilidade do estudo é inegável como suporte à formulação de novas políticas de mobilidade, que permitam, por um lado, melhorar o nível de satisfação dos utilizadores, e por outro, dotar as autoriedades competentes das condições necessárias para definir novas políticas de mobilidade para que promovam a melhoria da eficiência do sistema de transportes do Estado ES.