Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Item Adoção de Customer Relationship Management (CRM) e as competências dos colaboradores: um estudo de caso numa organização do setor hoteleiro(2013) Neto, Pedro Miguel de Almeida; Estrela, Rui, orient.Customer Relationship Management (CRM) é um tema relevante que tem recebido atenção nas investigações académicas e nas iniciativas empresariais. Nesta dissertação, o CRM é compreendido como um conceito complexo que envolve tecnologias, processos e, o mais importante para este estudo, o fator pessoas. Este conceito, com suporte no Marketing Relacional, permite às empresas terem uma posição diferenciadora. Este estudo responde às seguintes questões de investigação: “Quais são as competências dos colaboradores de um hotel que possui uma estratégia de CRM implementada? Como se podem gerir essas competências?”. O método utilizado foi o estudo de caso, realizado numa empresa do setor hoteleiro. A recolha de dados deu-se por meio de entrevistas e inquéritos. Os resultados obtidos permitiram identificar as competências dos colaboradores do hotel, bem como fazer uma reflexão de como estas competências podem ser geridas. Percebeu-se que uma estratégia de CRM definida juntamente com os colaboradores do hotel, fazem com que se possa atingir melhores resultados com a iniciativa de CRM. Isso mostra-se a nível dos relacionamentos entre colaboradores e clientes, tratando cada cliente de forma única e diferenciada, mediante as suas escolhas e preferências, beneficiando de diferentes experiências provenientes do cartão de fidelização.Item Análise da atuação das instituições financeiras no Instagram(2021) Lorenzetti, Jaqueline; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.Internet and social networks have brought together the democratization of the media, making the sharing of information and knowledge accessible to everyone. Another important movement is social networking platforms foster business and entrepreneurship, through tools that assist companies to advertise their products and also sell. All this, many times through free tools and applications. Thesis’s “Analysis of the Performance of Financial Institutions on Instagram” aims to investigate among the actions practiced, the marketing efforts these institutions practice within the Instagram platform, either to communicate or sell their products and services to their customers and prospects. The reason why Instagram was chosen between other social network platforms is strictly related to a current growth rate that suggests higher preference among social network audiences, as presented later in the literature review and confirmed by the research survey of this thesis, where respondents report more enthusiasm and commitment onto their accounts. To carry out this study and develop a methodology for this thesis, the research was structured in five chapters properly organized, following the principles of the scientific method, in sequence: Literature review; Methodology; Empirical analysis through secondary data collected from the banks' public profiles on Instagram; Research by questionnaire and finally, a Case Study of Nubank. The profile analysis of the selected banks recorded the actions of Brazilian and Portuguese institutions, while the research inquiry aimed to test the conditional hypotheses and finally the case study of Nubank as a complementary investigation, since this bank stood out from the others for its massive performance on social networks, namely on Instagram.Item Aplicações do marketing na cultura: estratégias de captação e fidelização de públicos: o caso do cinema-Teatro Joaquim d'Almeida (Montijo)(2010) Póvoas, Sara Cristina Coelho; Flores, Victor, orient.O presente trabalho salienta a importância da aplicação do Marketing às instituições culturais, nomeadamente como veículo de captação e fidelização de públicos. Nesse sentido, foi estudado o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, tendo sido realizada uma análise mais geral da programação, comunicação e públicos desde a sua reabertura em 2005 como equipamento cultural municipal e uma análise mais aprofundada da última temporada do mesmo, correspondente ao ano de 2009-2010. Pretende-se assim com este trabalho salientar a importância da aplicação do marketing à cultura através da investigação do objecto de estudo supracitado e consequente análise e sugestão de estratégias para melhoria da relação entre a referida instituição e os seus públicos. O marketing revela-se assim essencial para a construção desse relacionamento, satisfazendo cada vez mais os consumidores e simultaneamente beneficiando a instituição.Item As aplicações móveis utilizadas pelo corredor em Portugal(2015) Henriques, Clara Lísis da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Nos últimos anos tem-se assistido em Portugal a um fenómeno crescente do running. Vê-se cada vez mais atletas profissionais e não profissionais, a praticar a modalidade nas ruas e assiste-se a uma explosão de aplicações móveis para smartphones que ligam em rede e motivam os atletas. Apesar desta modalidade de atletismo ser historicamente solitária, a evolução da Internet para a Web 2.0. tornou-a numa atividade cada vez mais social e tecnológica com acesso a dados outrora inacessíveis ao atleta amador. O presente trabalho pretende apresentar as características que os autores consideram ser essenciais para o sucesso das aplicações móveis, que aplicações existem e quais as mais usadas em Portugal. Que aplicações existem? O que fazem? Quem as usa? Como interagem com os corredores e entre corredores? Quais as mais usadas? São algumas respostas que se pretendem ser respondidas no final deste trabalho. Na realização do presente trabalho, foi utilizado o método quantitativo questionário online juntamente com a análise visual das aplicações mais usadas. O projeto centra-se no estudo do marketing digital e os principais conceitos abordados são aplicações móveis e a corrida.Item Comportamento de compra face à obsolescência planificada(2012) Reis, Marta dos; Estrela, Rui, orient.No século XXI as fábricas produzem mais do que necessário, os fabricantes competem entre eles pelo mercado de consumo e são pressionados para vender. Para não ficarem com produtos em stock, recorrem a diversas técnicas de marketing, entre elas a inserção de obsolescência planificada nos seus produtos no ato da criação. A presente dissertação pretende estudar o comportamento de compra face à obsolescência planificada. O conceito de obsolescência planificada divide-se em três (3) tipologias: tecnológica, por qualidade, e psicológica. Quando um modelo mais recente do mesmo produto é colocado no mercado, este pode ser colocado com base em inovações tecnológicas reais ou melhoramentos superficiais fictícios. Em ambos os casos é considerado obsolescência tecnológica. Se um produto avaria antes do tempo ou é utilizada matéria-prima de qualidade inferior ou defeituosa, o fabricante introduziu obsolescência por qualidade no produto. Por fim, existe a obsolescência psicológica. Neste caso o problema não é do produto, pois continua funcional, mas sim do consumidor. Este está psicologicamente cansado do produto e opta pela sua substituição. O que se pretende estudar é o comportamento humano adotado face ao conceito. Terá a sociedade consumidora conhecimento deste assunto tabu? Este e outros fatores serão questionados e estudados nos capítulos seguintes.Item Comunicação e marketing do grupo Recheio Cash & Carry(2018) Nóbrega, Bárbara Luísa da Silva Seabra; Estrela, Rui, orient.O presente trabalho consiste num relatório de estágio, fundamentado num estágio curricular no setor da comunicação e do marketing. O merchandising, sendo uma ferramenta de comunicação imprescindível para o marketing, é cada vez mais utilizado pelos distribuidores para o crescimento das empresas, de modo a que estas alcancem sucesso nas vendas dos seus produtos. É uma técnica indispensável para os pontos de venda que expõem uma vasta quantidade de produtos nos seus lineares. Nos dias de hoje, a sociedade encontra-se mais exigente do que os consumidores que também são cada vez mais exigentes e dispõem cada vez mais de menos tempo para a realização de compras. Isso altera o modo de atuar dos distribuidores que necessitam de se adaptar a um novo temperamento do consumidor. O serviço prestado deve ser mais acessível e mais acelerado, evitando barreiras e interrupções que possam surgir, proporcionando, desse modo, um serviço mais eficiente.Item A comunicação online dos hotéis de 5 estrelas em Lisboa(2021) Oliveira, Monnike Montana de; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A internet apareceu com a evolução da tecnologia, a qual criou uma oportunidade para o turismo e o setor hoteleiro. A procura por informação e a concorrência foram os motivos que impulsionaram os hotéis a se atualizarem no mercado. Com esta evolução que ocorreu no mercado eletrônico, houve um avanço na distribuição dos produtos e serviços para os clientes, empresas e fornecedores. Para o setor hoteleiro, o uso da Internet tem ajudado na forma de fazer reservas, obter informação por sites e e-mails, melhorar o conhecimento sobre os clientes. As redes sociais estão sendo introduzidas atualmente, trazendo uma mudança na forma de como as pessoas se comunicam e criando várias formas de atividade. Acompanhando o movimento, o mercado hoteleiro faz uso das redes sociais para publicar serviços e ficar mais conectado com os clientes. Assim, o objetivo central é mostrar a contribuição dos meios sociais na captação dos clientes. O turismo é uma importante fonte de renda e gera muitos empregos. Uma pesquisa do World Travel & Touris Council de 2017, mostrou que o setor é responsável por 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) Global gerando mais de 9,9% do trabalho mundial, (WEF, 2017). A Internet tem transformado fundamentalmente a forma de comunicação em relação ao turismo e a forma de compartilhar como eles planejam e compram as viagens (Buhalis e Law, 2008). Os motores de pesquisa transformaram-se em uma ferramenta de ajuda para obter informações sobre viagens, é um meio importante de marketing por detrás das empresas de viagens para alcançarem os clientes (Xsiang, Wber & Fesenmaier, 2008). O método de pesquisa possibilita, de forma direta e indireta, a busca de informação sobre as viagens nas redes sociais. (Xsang & Gretzel, 2009). O marketing digital ou o e-marketing, é o marketing dos produtos e serviços utilizando tecnologia digital, como a Internet, que também agora inclui telemóveis e meio de comunicação digital.Item O conceito de valor para o consumidor : uma análise sob a óptica da metodologia Laddering(2010) Monteiro, Duarte Nuno Pereira; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O constructo de customer value é aquele que melhor explica o comportamento do consumidor, uma vez que o seu objectivo é o de entender como os consumidores traduzem os atributos e consequências do uso de um produto em valores pessoais relevantes. A metodologia laddering, que tem como base a teoria das cadeias meios-fim, é um elemento teórico que se considera consistente para estabelecer a relação entre os atributos e os valores do consumidor. Esta dissertação pretende demonstrar a exequibilidade da metodologia laddering em estudos sobre o valor para o consumidor, percebendo quais são as vantagens e limitações do seu uso. É conclusivo que este método, através da construção de cadeias A-C-V, proporciona elementos de estudo que permitem a visualização de hierarquia de valores produzida pelos consumidores, função dos critérios de escolha destes durante e após um processo de compra. A aplicabilidade desta metodologia na perspectiva do valor para o cliente, permite a utilização dos seus resultados num conjunto de áreas específicas do marketing, das quais destacamos a segmentação e análise de mercado, a avaliação do posicionamento de produtos e marcas, a avaliação da publicidade e o desenvolvimento de estratégias de comunicação.Item De que forma a introdução de sistemas de leitura digital influencia a atitude dos consumidores face ao consumo desses mesmos conteúdos em papel(2012) Oliveira, Frederico Valério Antunes Durão de; Damásio, Manuel José, orient.Este projecto foi delineado como um caso de estudo em torno das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente no que se refere à eventual conflitualidade entre dois modos de distribuição de informação: o modo impresso e o modo digital. O nosso principal objectivo é compreender de que forma esta alteração nos processos de distribuição da informação afecta a relação entre os consumidores e os serviços informativos, em particular os jornalísticos, resultando assim em novos padrões de uso e consumo dos benefícios associados a esses mesmos conteúdos. Expomos a evolução dos suportes de informação partindo do manuscrito até ao livro electrónico e-book, tentando caracterizar esses novos hábitos de leitura do ponto de vista do consumo digital. O serviço do quiosque digital permite o armazenamento de revistas, jornais e artigos numa biblioteca, actualizando automaticamente os assuntos que pretendemos visionar, tendo em conta algo que se transforma e que neste contexto particular desejamos identificar como variável dependente com o intuito de descobrir até que ponto as tecnologias de leitura mudam os hábitos de leitura. Estas soluções permitem controlar e propagar as novas formas interactivas de leitura digital – particularmente os conteúdos informativos e jornalísticos, num mundo, onde as tecnologias digitais cada vez mais imperam.Item Desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação: o caso da Fnac Portugal(2013) Garcia, Cíntia Sofia Martins de Sanches Ferreira; Estrela, Rui, orient.Este relatório de estágio incide na experiência tida no decorrer de um estágio de seis meses, realizado no departamento de marketing & comunicação da sede da Fnac Portugal. É feita uma detalhada abordagem aos processos e práticas de comunicação levadas a cabo por esta organização, sendo também descrito o contributo que dei com as tarefas que foram por mim desenvolvidas ao longo do período em que colaborei com esta instituição. Para enquadrar o tema e se perceber a importância que a área da comunicação tem nos dias de hoje para as empresas, está também presente no relatório uma parte teórica em que se analisa o conceito da comunicação em geral, partindo depois para o caso específico da comunicação nas organizações. Alia-se deste modo a teoria do que é a comunicação e seu papel nas estruturas organizacionais, àquilo que são as práticas desenvolvidas e aplicadas pela Fnac, sendo no final do relatório feita uma reflexão e análise crítica, onde constará uma avaliação pessoal do estágio e do modo como a Fnac trabalha ao nível da comunicação.Item O design de embalagem como elemento diferencial de marketing estudo de caso de marcas portuguesas(2014) Martins, Ana Raquel Dias; Fonseca, Célia Gamboa da, orient.O packaging é claramente um elemento diferencial do marketing. A sua importância está patente não só nos manuais de marketing e design como no dia a dia das empresas que lutam pela venda dos seus produtos no linear de compra. Mais especificamente o packaging está inserido em dois dos Ps do marketing mix: produto e comunicação. A embalagem é um recipiente que protege um produto, mas também é um dos meios de comunicação para informar o consumidor sobre as características e as vantagens do mesmo. Para que as embalagens sejam interessantes é necessário que as marcas juntem os marketeers e os designers, neste caso os designers de embalagens. Com esta união a marca poderá transmitir o que pretende através de vários elementos visuais que compõem o design de embalagem. Este trabalho, investiga qual a importância do design de uma embalagem no momento da compra num modo geral. Através das entrevistas e questionário concluiu-se que devido à crise económica a qualidade e o preço estão em primeiro lugar quando se compra um produto e só posteriormente observam o packaging. Porém, quando se trata de oferecer um presente a alguém a embalagem é muito importante. Os tipos de produtos onde o consumidor valoriza uma boa embalagem são: bebidas, cosmética, higiene, perfumes, chocolates e tecnologia. Em termos visuais o que o consumidor observa logo são: as cores, o formato, fotografias/ ilustrações/desenhos, acabamentos e efeitos. Também se detetou um perfil de consumidor que aprecia e compra devido à embalagem, são pessoas com elevado nível de escolaridade, do género feminino entre os 18 e os 45 anos. Por último, investigou-se mais especificamente o packaging de três marcas portuguesas, com o objetivo de perceber quem melhor retrata Portugal. Em 1º está a marca Pastéis de Belém, 2º Azeite Gallo e 3º Licor Beirão.Item Design Knock-Off e o fast fashion : um paradigma legalizado?(2017) Gonçalves, Ana Isabel de Jesus; Varela, Miguel Nuno Abreu, orient.Com a presente dissertação pretendeu-se indagar quais são os agentes mais lesados com as práticas de ‘knock-off’ na indústria de moda, a que marcas de moda estas práticas são mais associadas, se serão elas que orientam, ou pelo contrário, subvertem a inovação e, por fim, se os direitos de Propriedade Intelectual mostram-se suficientes para conferir uma proteção holística e internacional ao design de moda. Optou-se por um método de investigação qualitativo, nomeadamente uma entrevista submetida a três indivíduos com uma relação direta com a área de interesse, onde se procurou aprofundar o fenómeno estudado ao aliar a experiência e o conhecimento dos entrevistados com o referencial teórico analisado. Os resultados demonstram que são os novos designers o mais prejudicados com as práticas de ‘knock-off’ e que estas surgem, regularmente, associadas às marcas de fast fashion. A salvaguarda do design de moda mostra-se difícil, desde logo pela falta de previsão específica no ordenamento jurídico português e pela incongruência nos diversos sistemas e ordenamentos jurídicos. Esta dificuldade assume uma maior particularidade relativamente ao fenómeno dos ‘knock-offs’, cada vez mais frequentes. Os efeitos destas práticas na inovação não são consensuais, embora se possa crer que afetem o ciclo natural da indústria de moda.Item Determinantes da lealdade dos consumidores à marca Sumol(2021) Mendes, Gonçalo Traguedo; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient.As marcas têm vindo a ganhar relevância no domínio do marketing, sendo esta uma variável que muitas das empresas não dominam, não estudam, não percebem quanto vale uma marca, como realmente nos sentimos quando interagimos com uma marca e sobretudo perceber como isso vai influenciar a decisão de compra dos nossos consumidores e potenciais consumidores. Para o efeito foi escolhida a marca Sumol, uma vez que, em Portugal a maioria dos estudos que abordam este tema focam-se, essencialmente, em estudar apenas os seus produtos, e esquecendo-se da parte mais importante sendo eles os seus consumidores. É por isso importante perceber como se mantêm fiéis e o que mais apreciam os consumidores à marca em causa. Para desenvolver o estudo foi assim utilizado um modelo sendo ele as 5 dimensões da personalidade da marca para Aaker ( 1997 ) . No que diz respeito à metodologia utilizada neste trabalho, utilizamos o método quantitativo e a sua técnica de recolha de dados foi o questionário que obteve uma amostra com 165 inquiridos. O questionário foi assim publicado em meios online, através da utilização da ferramenta de criação de questionário do “ Google Docs “. Os resultados obtidos mostram que as características que os consumidores da marca Sumol apreciam cada vez mais são: a importância do acompanhamento ao longo do tempo do seu cliente e que possam continuar a inovar ao longo do tempo para manter e captar as atenções de novos consumidores.Item A era do digital : o marketing de influência como principal estratégia de comunicação das marcas(2019) Costa, Joana Rita Carreira; Estrela, Rui, orient.O presente relatório aborda o estágio curricular realizado na agência de comunicação Creative Minds, no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. O estágio realizou-se ao longo de três meses, desde o dia 11 de fevereiro de 2019 até ao dia 10 de maio de 2019. Os objetivos alcançados com o estágio foi o desenvolvimento das técnicas apreendidas em aula na área do marketing e da comunicação em contexto real. Desde a observação como é feito o contacto com os clientes até ao momento de perceber como as coisas realmente são efetuadas, permitiu-me questionar os processos e começar a entender como é todo o procedimento numa agência de comunicação que lida diariamente com clientes de diversas áreas. Em termos de estrutura, este relatório contém três capítulos: o primeiro com o desenvolvimento do estágio curricular; o segundo referente ao enquadramento teórico onde abordei o tema do marketing de influência e como esta é uma estratégia de comunicação que atualmente é bastante utilizada pelas empresas/marcas; e por último, uma reflexão crítica sobre todo este processo.Item Estratégias de marketing para a internacionalização de marcas de moda de luxo portuguesas(2021) Lopes, Mónica Mara dos Santos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Esta dissertação tem como objetivo conhecer quais as estratégias de marketing que as marcas de moda de luxo portuguesas usam na internacionalização das suas marcas e quais poderão adotar no seu processo de internacionalização, de forma a obterem maior sucesso. Em Portugal, o número de marcas de moda do segmento de luxo tem aumentado muito nos últimos anos, e grande parte destas marcas têm como principal objetivo conquistar os mercados internacionais. Este estudo, de natureza descritiva e exploratória, pretende servir de apoio às marcas na sua internacionalização, nomeadamente no que diz respeito à sua estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação. Para tal, foram realizadas cinco entrevistas em profundidade a cinco responsáveis de marketing de cinco marcas que mais se adequavam ao estudo, foram feitas questões sobre o tema a cinco Diretores Gerais ou CEO’s de empresas estreitamente relacionadas com a moda em Portugal, e foram também analisados documentos e livros relevantes para o estudo. Concluiu-se que as marcas de luxo portuguesas, devem tentar disponibilizar toda a sua gama de produtos nos diferentes mercados internacionais, oferecendo ainda serviços que completem a experiência do cliente e fazendo parcerias com outras marcas de luxo internacionais, de forma a aumentar a sua notoriedade, alavancadas em marcas já reconhecidas pelos consumidores. Os resultados indicaram ainda que o preço dos produtos de luxo icónicos deve aumentar gradualmente a nível internacional, e que as marcas não devem praticar saldos, apenas reduções especiais de preço. Os preços devem ainda ser comunicados de forma discreta nos pontos de venda internacionais da marca. Para entrar em novos mercados, as marcas de luxo portuguesas devem começar por estar presentes em lojas multimarca ou department stores, mantendo um relacionamento próximo com as mesmas e, só posteriormente, apostar na abertura de uma flagship store. A nível de comunicação internacional, deve ser feita uma aposta nas relações públicas e com a imprensa, na realização de eventos e na comunicação online. As marcas podem ainda possuir um embaixador da marca e patrocinar eventos internacionais.Item Estudo de branding territorial : imagem da marca São Tomé e Príncipe(2020) Leite, Ivanilda da Luz; Fonseca, Célia Gamboa da, orient.O conceito de marca-país tem vindo a ganhar cada vez mais espaço nas discussões sobre as diferentes perspetivas da marca, em que o processo de construção de uma marca-país, isto é, o branding territorial, tem constituído um grande desafio para a comunidade académica, para os governos e para o setor privado. É cada vez mais notória a preocupação dos governos em tornar os seus países atrativos para turistas, investidores, estudantes entre outros públicos. Para tal, têm investido no turismo, na cultura, na exportação das suas marcas de produtos e serviços, no seu povo, entre outros setores, como meios para comunicarem a sua marca-país além-fronteiras. O turismo, no entanto, tem sido uma das principais estratégias do governo de vários países, que buscam posicionar e comunicar os seus países com base nos atributos naturais que possuem (beleza paisagística, praias, clima, etc.). Contudo, esta decisão é discutível, na medida em que existem outros atributos que podem ser usados no processo de branding de marca-país e que têm sido pouco explorados. Neste contexto, tomando como referência as seis dimensões de construção e avaliação da imagem de marca-país defendidas pelo especialista Simon Anholt (2003), o presente trabalho busca aplicar o conceito de branding territorial ao caso de São Tomé e Príncipe, particularmente no que diz respeito à construção e avaliação da imagem da marca São Tomé e Príncipe. Dando ênfase as perceções que os cidadãos santomenses têm sobre o país e a partir disto propor novas diretrizes estratégicas a serem implementadas de modo a melhorar o processo de branding da marca São Tomé e Príncipe e fazer com que o país desenvolva uma imagem forte e mais positiva para os seus cidadãos e para aqueles que procuram o país para negócios, lazer e outros propósitos.Item Evolução do comportamento de compra dos consumidores : estudo de caso do iogurte skyr da Milbona(2019) Marques, Mónica Sofia Gaspar; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Nos dias de hoje a saúde e o bem-estar estão no topo da lista das preocupações da população. A alteração para um estilo de vida mais saudável e a procura de novos produtos que satisfaçam as novas necessidades desejadas, trazem às marcas e aos marketeers novos desafios. Quer seja pelo acesso generalizado de informação, ou devido às recentes crises económicas sentidas, o que é certo é que que um grande número de consumidores se tornou mais consciente dos impactos ambientais e sociais das suas opções de compra. O presente estudo tenta explicar como é que um novo produto entra num mercado já saturado e se destaca de tal forma que leva à rápida rutura de stock do mesmo. O produto escolhido foi o iogurte skyr da marca Milbona, distribuído pelos supermercados Lidl em Portugal. Para finalizar foi realizado um questionário a 100 pessoas com o objetivo de compreender o porquê da escolha deste produto, ou desta marca, em detrimento de outra. Juntamente se estas razões vão de encontro às estudadas ao longo do desenvolvimento do trabalho. Deste estudo, verificou-se que cada vez mais existe uma população que procura ter um estilo de vida saudável. Tal situação levou com que o mercado dos alimentos se adaptasse, e esta possibilidade fez com que alimentos, como os iogurtes, assumissem um novo posicionamento.Item Facebook infection : Marketing de conteúdo e fatores que geram o envolvimento dos utilizadores(2014) Carvalho, Andrezza Bento de; Dias, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques, orient.Com o crescimento da Internet, a comunicação digital tornou-se o fenómeno do momento. Os indivíduos podem partilhar entre si, com muita facilidade, opiniões e informações. A comunicação flui através de redes sociais, como o Facebook, que mantém a liderança, a nível global, de utilizadores face as outras redes e em Portugal esse fenómeno é notório. As estratégias de marketing tiram vantagem da possibilidade de multiplicação rápida da transmissão de mensagens a milhares de pessoas e a informação espalha-se, assim, como um vírus. Se somarmos a isso o fato de que, na comunicação viral, são os indivíduos que assumem o custo da divulgação da campanha ou mensagem, o fenómeno reveste-se de um enorme interesse para as empresas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os fatores motivadores de “gostos”, partilhas e comentários de conteúdos no Facebook. A fim de obter resultados com esta análise, para o presente trabalho adotou uma metodologia mista, combinando um estudo quantitativo e outro qualitativo. O estudo quantitativo assentou na realização de questionários através dos quais se pretende saber que tipos de conteúdos os utilizadores mais “gostam”, quais os tipos de conteúdos mais partilhados e quais os mais comentados. Posteriomente foram dinamizados grupos de discussão para tentar compreender os motivos que levam as pessoas a “gostar”, comentar e/ou partilhar esses conteúdos, e que, ao fazê-lo geram um maior envolvimento com as páginas no Facebook. Pretendeu-se, com este trabalho, demonstrar que o marketing de conteúdo é fundamental no envolvimento com os utilizadores, isso porque o seu principal objetivo consiste na criação de um conteúdo de interesse para o seu público e que o faça envolver-se, ou seja, “gostar”, comentar e partilhar. Conclui-se que os conteúdos que os utilizadores mais “gostam” e comentam são as imagens, imagens/textos (Memes) e os vídeos.O motivo principal dos utilizadores se envolverem com um determinado tipo de conteúdo no Facebook deve-se ao facto de se identificarem com que a mensagem transmite. As mensagens mais claras e percetíveis são as mais partilhadas. No que respeita às suas motivações, os resultados da tese permitem concluir que o utilizador é “levado” principalmente por suas emoções. No entanto, apesar dos utilizadores gostarem de conteúdos que evocam emoções fortes e reflexivas, eles preferem partilhar conteúdos com humor. Situações reais também são razão para partilha de conteúdos. Os utilizadores identificam-se face uma a situação real, por isso, muitas campanhas em que são utilizadas brincadeiras/partidas estão a tornar-se virais – é a junção de uma situação real com o humor e emoção. No presente estudo, também podemos concluir que marketing viral é algo que se propaga como uma epidemia, é um vírus, e o Facebook é uma ferramenta poderosa para este efeito – Facebook infection. Não existe nenhuma receita que garanta a disseminação de um conteúdo e não dá para prever se algum conteúdo irá ser partilhado e tornar-se, de fato viral. Existe sim, um conjunto de ferramentas que poderão ajudar na criação e escolha de um conteúdo e, se a fórmula for bem executada, o resultado tem um enorme potencial para dar certo.Item Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique(2017) Gêmo, Rosário da Costa; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Com esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência.Item Fatores associados à qualidade do atendimento presencial ao público no setor da saúde em Angola(2022) Machado, Cleves Leandra; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.Para melhor compreensão do tema, recorremos a uma frase clássica de Kotler que diz “ você não tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. Vivemos numa sociedade onde as organizações enfrentam a todo o instante a competitividade e algumas variáveis como tempo, qualidade, custo e inovação definem seu diferencial num mercado altamente globalizado e disputado. Para que os objetivos sejam alcançados, o leme é dirigido por pessoas. Com o passar dos tempos a relação entre as organizações e o capital humano mudou drasticamente. Os colaboradores deixaram de ser apenas parte do processo produtivo e passaram a ser o foco, ocupando um papel determinante no sucesso das organizações. Em contrapartida, as organizações passaram a exigir competências variadas dos seus colaboradores como estratégia competitiva, contando com responsabilidade, esforço, comprometimento e dedicação. Dentre as competências exigidas, o comportamento passou a ser um desafio nas organizações em razão das influências intrapessoais e interpessoais. Saber controlar e gerir as emoções e ter habilidade para compreender as ações dos outros tornou-se um diferencial no mundo organizacional. Hoje, além do conhecimento técnico, o mercado exige um profissional com autoconhecimento atrelado à autogestão, automotivação, empatia e habilidades sociais O presente trabalho tem como objetivo analisar os Fatores Associados à Qualidade do Atendimento Presencial ao Público no Setor da Saúde em Angola. Palavras-Chave: Atendimento ao utente, Saúde.