Doutoramento em Educação Física e Desporto

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    Pressões laborais, motivação, engagement e burnout nos profissionais de exercício : estudos antes e durante a pandemia covid-19
    (2023) Cerca, Luís Filipe Emilio; Palmeira, António Labisa, orient.
    Os baixos níveis de atividade física têm efeitos adversos para a saúde. Esses efeitos são mitigados naqueles indivíduos que cumprem as recomendações internacionais para a atividade física (AF). No entanto, a população apresenta uma elevada prevalência de estilos de vida sedentário põe em causa a eficácia da adoção de comportamentos fisicamente ativos, com uma prática regular de exercício e de hábitos de vida saudáveis. Sendo assim, existe uma necessidade urgente em proporcionar as oportunidades adequadas para a promoção do exercício, sustentada por profissionais qualificados e competentes, responsáveis pelas dinâmicas da prescrição e da motivação para a prática regular de exercício. O futuro do setor de fitness depende fortemente de profissionais motivados e da gestão organizacional do trabalho que vão influenciar a longevidade profissional. A literatura tem focado a perspetiva do cliente/praticante e na sustentabilidade do negócio em detrimento dos profissionais de exercício (PE) e do seu bem-estar. A motivação no trabalho tem influência nas competências que os indivíduos desenvolvem, na forma como interagem com os clientes, nos empregos e carreiras profissionais que procuram e como gerem os seus recursos. Climas controladores e geradores de excessivas pressões laborais poderão ter efeitos adversos no dia a dia dos PE e no abandono precoce da função ou mesmo da profissão. Existe, assim, uma necessidade de investigação, apoiada em racionais teóricos, que sustente as boas práticas da gestão dos recursos humanos, credíveis e impactantes no dia a dia dos PE, e consequentemente do praticante. Esta tese, baseada no racional da Teoria da Autodeterminação (TAD), teve como objetivo geral analisar as pressões laborais, as variáveis ligadas à motivação no trabalho e efeitos de engagement e burnout nos PE, em contexto livre de COVID-19 e durante a pandemia COVID-19. Neste propósito, realizaram-se 3 estudos: a) um estudo observacional transversal (estudo I – antes da pandemia), com análise exploratória de dados e inferência estatística, tendo como objetivo analisar os antecedentes motivacionais dos PE e as formas de pressão no trabalho, assim como a sua relação com as necessidades psicológicas básicas (NPB); e b) dois estudos qualitativos retrospetivos (estudo II e III), que pretenderam aprofundar o estudo das pressões no trabalho durante a pandemia, as diferentes variáveis ligadas à motivação e os efeitos no bem-estar laboral (i.e., engagement e burnout). Os principais resultados indicam que as pressões organizacionais apresentam associações negativas com a satisfação das NPB nos profissionais, sendo este resultado mais evidente durante a pandemia. Outros resultados sugerem que fatores como o confinamento e distanciamento social aumentaram a falta de confiança, a insegurança, a instabilidade e instigaram os profissionais a questionar as suas metas de vida, e continuidade no setor fitness. Tal sofrimento psicológico foi associado a baixos níveis de engagement que afetam a redução da satisfação no trabalho. Assumindo que o abandono dos profissionais é uma realidade, é crucial alertar para possíveis intervenções promotoras da satisfação das NPB dos PE, reduzindo os riscos de burnout e induzindo ao bem-estar profissional. Os líderes devem procurar recrutar e manter os PE altamente motivados por meio de um ambiente de trabalho que permita uma gestão positiva das pressões laborais, reduzindo o abandono da função ou profissão. Palavras-Chave: Teoria da Autodeterminação, pressão no trabalho, motivação, profissionais de exercício, burnout, engagement
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    O processo de pensamento e ação em treinadores de tênis de campo
    (2023) Pacheco, Wanderlei; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
    A presente investigação teve o objetivo de analisar a relação entre o pensamento e o comportamento pedagógico do treinador de tênis, a partir de seus relatos e das observações de suas ações durante a sessão de treino, com o intuito de evidenciar o que ocorre entre o discurso e a prática. Trata-se de um estudo de caso baseado no modelo descritivo e na abordagem qualitativa, cuja mostra foi constituída por 14 treinadores de tênis expert em treinamento de atletas juvenis da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Para obtenção das informações, relativas ao pensamento do treinador, foi utilizada uma entrevista semiestruturada composta por seis objetos de investigação e, para o comportamento do treinador, foi aplicada a observação em diferido, que significa uma análise posterior das intervenções pedagógicas do treinador de tênis no contexto real, por meio de áudio e vídeo. Os resultados do estudo revelaram que grande parte das intervenções pedagógicas dos treinadores nas sessões de treino apresentou congruência entre o discurso. Todavia, em alguns temas fundamentais para o desenvolvimento da carreira dos atletas juvenis, foi observada a divergência entre o discurso e a ação pedagógica dos treinadores. Palavras-chave: Pensamento, Comportamento, Treinadores de Tênis, Intervenção Pedagógica
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    Variabilidade da frequência cardíaca, carga de treino e caracterização psicofisiológica no ténis: estudo de caso
    (2023) Figueiredo, Paulo Filipe Pereira do Nascimento de; Madeira, Raquel Maria Santos Barreto Sajara, orient.
    A monitorização dos atletas é um dos aspetos críticos na otimização e individualização do processo de treino e recuperação. A monitorização da frequência cardíaca (FC), variabilidade da frequência cardíaca (VFC), perceção do esforço (RPE) e questionário de stress e recuperação para atletas (RestQ-Sport) através de dados não invasivos, fornece contributos importantes para este processo. A dissertação tem como objetivo investigar atletas de elite de Ténis em contexto de treino e de competição através de 3 estudos. No estudo 1, o objetivo foi monitorizar o período de preparação de dois atletas de elite de Ténis durante 4 (atleta A, masculino, 28 anos) e 3 (atleta B, feminino, 21 anos) microciclos de treino (M), através de variáveis fisiológicas (FC e VFC), psicológicas (RestQ-Sport e RPE) e caracterização do treino, carga de treino (CT) e volume de treino (VT). A análise da VFC, através das médias semanais, foi feita utilizando a variação mínima útil (SWC) e o erro padrão de forma a estabelecer uma zona de variação trivial. Os principais resultados foram: Para o atleta A as maiores variações foram encontradas de M2 para M3, no logaritmo natural da raiz quadrada da média da soma dos quadrados das diferenças entre intervalos R-R adjacentes (Ln rMSSD), - 4,05% do SWC; na frequência cardíaca em repouso (FCrep), +0,68%; no índice do sistema nervoso parassimpático (PNSIndex), -14,4% e índice do sistema nervoso simpático (SNSIndex), -12,8%. Para o atleta B, foi de M1 para M2 que se verificaram as maiores variações, Ln rMSSD, +14,4%; FCrep, -14,8%; PNSIndex, 373,8% e SNSIndex, 300%. Foram investigadas as associações entre a carga de treino (CT) e volume de treino (VT) e RPE, FCrep, Ln rMSSD e o intervalo de tempo entre batimentos consecutivos (R-R). Para o atleta A, a RPE correlacionou-se com o VT (r = 0,692, p < 0,01), FCrep r = 0,546; p < 0,01 e R-R r = -0,999, p < 0,01; a FCrep com VT, r = 0,546; p < 0,01 e com R-R, r = -0,999, p < 0,01. Para a atleta B a RPE correlacionou-se com o VT, r = 0,811, p < 0,01; para Ln rMSSD e R-R, r = 0,829, p < 0,01; para FCrep e Ln rMSSD, r = -0,848, p < 0,01; Para Fcrep e R-R, r = -0,994, p < 0,01. Para as respostas ao RestQ-Sport, foram encontradas diferenças no atleta A, no índice de recuperação de M0 para M3 e de M0 para M4 (p < 0,01 e p < 0,03), e para a atleta B, de M0 para M1 (p < 0,01). Para o índice de stress, no atleta A de M0 para M3 e de M0 para M4 (p < 0,02) e para a atleta B de M0 para M1, M2 e M3 (p < 0,01). No estudo 2, o objetivo foi interpretar as diferenças em Ln rMSSD e FCrep nos resultados de cada atleta e averiguar se existem diferenças na recolha de dados através da utilização de dias isolados ou médias semanais. Foi calculado o rácio entre Ln rMSSD e R-R para averiguar as diferenças entre os dois atletas. O atleta A apresentou um padrão condizente com uma situação de saturação parassimpática (ligeira diminuição de Ln rMSSD, diminuição da FCrep e diminuição de Ln rMSSD:R-R). A atleta B um padrão considerado clássico (diminuição de Ln rMSSD e aumento da FCrep e vice-versa). A utilização de dias isolados (segunda-feira, quinta-feira e sábado) para recolha de dados de VFC pode originar resultados absolutos e tendências díspares comparativamente à utilização de médias semanais. No estudo 3, o objetivo foi monitorizar um atleta de elite de Ténis durante o Campeonato Nacional Absoluto de Ténis, através da caracterização dos encontros (variáveis fisiológicas, psicológicas e observacionais) e avaliações matinais em repouso. Foram encontradas diferenças entre os 4 encontros nas variáveis das características dos jogos e FC, e entre os jogos de serviço e jogos de resposta nas variáveis características do jogo e FC exceto para o jogo 3. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre as variáveis duração dos pontos e o tempo de recuperação entre pontos para os encontros 2, (r = 0,349, p < 0,01), encontro 3, (r = 0,230, p < 0,03) e encontro 4 r (106) = 0,241, p < 0,01. Encontramos uma correlação para a associação entre a duração dos encontros e o tempo de jogo efetivo (r = -0,930, p < 0,05); entre a duração dos encontros e a RPE (r = 0,916, p < 0,05), e para a associação entre a RPE e o tempo de jogo efetivo (r = -0,977, p < 0,05). Encontrámos diferenças na FC antes do início do encontro 4 (jogo da final) e os outros encontros anteriores. Nos períodos de recuperação sentado do encontro 4 verificou-se uma diminuição do SNSIndex nos dois últimos períodos ao contrário da FC que continuou a aumentar ligeiramente. Palavras-chave: Ténis, variabilidade da frequência cardíaca, perceção do esforço, carga de treino, recuperação
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    Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular
    (2023) Martins, Débora Beatriz; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
    O currículo da formação inicial de professores de Educação Física - Licenciatura deve garantir os saberes pertencentes à cultura corporal com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso problema: qual a relação entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física no que diz respeito ao conteúdo Dança, e o que se preconiza a Base Nacional Comum Curricular para esse conteúdo? Nesse sentido o objetivo geral foi analisar as relações entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física das IES do Paraná e o que preconiza a BNCC no que diz respeito ao conteúdo Dança. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. A coleta de dados foi por meio de entrevista e análise das ementas e dos programas das disciplinas de Dança das sete universidades. Podemos afirmar que, os professores entrevistados sabem da existência do documento, mas não o conhecem em profundidade, ficando restritos aos tipos de Danças que a BNCC apresenta. Na análise das ementas e programas, pode-se constatar a ausência dos princípios da BNCC em todas as ementas da disciplina de Dança. Palavras-chave: formação de professores, currículo, educação física, BNCC, dança.
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    Motivação e práticas motivacionais de profissionais promotores de atividade física : uma abordagem com base na teoria da Autodeterminação
    (2022) Raposo, Frederico Teles Vieira Zarazaga; Silva, Marlene Nunes, orient.
    A inatividade física é hoje um problema de saúde pública à escala global. A adesão dos praticantes à prática regular e duradoura de atividade física (AF) e exercício em particular, pode ser afetada pela forma como estes percecionam o comportamento dos profissionais que o promovem. A literatura tem sido profícua a evidenciar que determinado tipo de práticas motivacionais ligadas à criação de pressões externas e internas (i.e. estratégias motivacionais controladoras) pode influenciar negativamente a adesão continuada a programas de exercício (em diversos contextos), pelo que o papel dos profissionais que o promovem é fundamental na integração e organização de valores, atitudes e regulações comportamentais relacionadas com o exercício. No entanto, apesar do seu papel fundamental a literatura tem também evidenciado que práticas motivacionais deletérias continuam a ser adotadas, mais investigação sendo necessária, quanto aos correlatos destas práticas. A Teoria da Autodeterminação (TAD), oferece um racional teórico que pode ajudar a explicar estas relações. Assim, esta tese teve como objetivo geral analisar a motivação e as práticas motivacionais de profissionais promotores de AF, partindo de uma abordagem com base na TAD. Neste âmbito, realizaram-se 3 estudos: a) dois estudos observacionais transversais (estudos I e III), que pretenderam estudar os antecedentes motivacionais dos profissionais (i.e. a motivação para o trabalho que exercem e como percecionam as pressões do meio) e o consequente uso de estratégias motivacionais controladoras com as populações com quem trabalham; b) Uma revisão narrativa (estudo II), em que se pretendeu explorar outras abordagens, como a Pedagogia Não Linear (PNL), que também podem ajudar a explicar a utilização de estratégias motivacionais controladoras. Os resultados do estudo I, apoiados numa análise de mediação, apontam para a constatação de que contextos profissionais de pressão sobre os profissionais de exercício (quer por parte da estrutura organizacional, quer por parte da população com que trabalham), se ligam a motivações mais pobres (menos autodeterminadas, e com mais probabilidade de amotivação) para o trabalho, facilitando o uso de estratégias motivacionais controladoras, potencialmente nefastas. O Estudo III (estudo descritivo e comparativo entre amostras de profissionais de exercício e professores de educação física (EF)), parece apontar para o facto de qualquer um destes grupos profissionais, utilizar mais estratégias motivacionais controladoras, quando têm menos anos de experiência profissional, sendo a motivação intrínseca para o trabalho menor nos professores de EF e tendendo a diminuir com o aumento dos anos de serviço. Tomados no seu conjunto, e apoiados na TAD e na PNL, os resultados desta tese sublinham a importância da promoção de contextos profissionais que suportem motivações mais autodeterminadas para o trabalho, prevenindo o consequente uso de estratégias motivacionais controladoras (que a literatura já sublinhou serem deletérias para profissionais, aumentando o burnout, e para populações com quem trabalham, aumentando a desistência e desinteresse pela prática). É necessário promover a formação dos profissionais para utilizarem mais estratégias motivacionais de suporte à autonomia (englobando todas as necessidades psicológicas básicas previstas na TAD), proporcionando práticas positivas, de promoção do desafio, prazer, significado pessoal, e experiências de mestria e de respeito mútuo, no sentido de aumentar a motivação autodeterminada daqueles com quem trabalham e consequentemente a sua adesão e interesse continuados.
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    Ultimate frisbee players: playing highly competitive with good spirit
    (2022) Amoroso, José Pedro Santos Cadima; Santos, João Alberto Valente dos, orient.
    A presente tese está organizada em três partes, sendo que o objetivo geral deste tra balho passa por melhorar a o entendimento das variáveis que caracterizam os atletas de Ulti mate Frisbee (UF), com especial ênfase na interação entre o espírito de jogo (SOTG) e o nível competitivo, considerando uma abordagem multidisciplinar. A parte I apresenta uma breve introdução ao UF, informações sobre o perfil dos jog adores de UF e uma perspetiva geral da investigação científica realizada em torno do UF. A Par te II inclui duas revisões sistemáticas (RS): (i) Trabalho de Equipa: Uma Revisão Sistemática das implicações dos construtos psicossociais na investigação e prática dos jogos de UF; (ii) Trabalho de equipa, SOTG e comunicação: Uma revisão das implicações dos construtos soci ológicos na investigação e prática dos jogos de UF; e dois estudos transversais: (iii) Orientações disposicionais em atletas competitivos de UF; e, (iv) Jogadores de UF: Características de acor do com o seu nível competitivo e SOTG. Estes dois últimos estudos estão relacionados com o European Beach Ultimate Championship (EBUC). As duas RS mostram que: (i) os objetivos de grupo e a promoção de trabalho de equi pa, mostraram-se preditores significativos da coesão social. Adicionalmente, o trabalho de equi pa e a coesão em torno da tarefa tende a ser mediada pela comunicação e conhecimento do jogo e das suas regras, dado que são características predominantes num dos poucos desportos que é auto-arbitrado. Identificaram-se diferenças na perceção dos jogadores sobre o jogo através da utilização da folha de SOTG, sendo este fator indicado como o mais diferenciador.; (ii) e que a criação de dinâmicas sociais positivas entre os jogadores favorece as dinâmicas sociais positi vas entre os atletas de UF. No que diz respeito aos estudos transversais, concluímos que: (i) a elevada orientação para a tarefa dos atletas de UF aparece associdada ao aumento do sucesso no controlo de tarefas e na melhoria das competências pessoais; (ii) as diferentes divisões de UF mostraram diferentes orientações disposicionais (a divisão mista apresentou a pontuação mais elevada de orientação para a tarefa, enquanto a divisão master feminina apresentou o valor relativo mais elevado para a orientação para o ego); (iii) Para a subescala de tarefa, as divisões femininas, masculinas e mistas obtiveram os resultados mais elevados; (iv) Não se identificou uma variação significa tiva, associada ao sexo, na idade cronológica, experiência desportiva, número de treinos sem anais, ranking mundial das equipas que representam por país, número de jogos disputados no EBUC, classificação geral e classificação associada ao SOTG (conhecimento das regras, evitar o contacto físico, imparcialidade, atitude positiva, comunicação), orientação para a tarefa e ego. O nível competítivo mostrou-se uma fonte de variação na idade cronológica, experiência desportiva, indicadores de treino, variáveis resultantes do EBUC e orientação para a tarefa. A interação entre nível de SOTG e nível competítivo, também se mostrou um fonte consistente de variação entre os jogadores de UF, para todas as variáveis. A parte III da tese, compreende a discussão geral, na qual os resultados dos quatro estudos são resumidos e contextualizados e as suas implicações práticas são discutidas. O pre sente trabalho permitiu-nos compreender o impacto da SOTG a nível competitivo, expandindo o nível de conhecimento em torno das diferenças que caracterizam os atletas das diferentes divisões de UF. Além disso, o sexo não se mostrou uma fonte consistente de variação entre jogadores competitivos de UF, e a interação entre o nível SOTG e o nível competitivo permitiu uma interpretação crítica da variação entre os jogadores de UF para a experiência desportiva, indicadores de treino, variáveis resultantes do EBUC e orientações disposicionais.
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    Procesos motivacionales de la actividad física en tiempo libre durante la transición a la Universidad
    (2021) Gómez Mazorra, Mabel; Palmeira, António Labisa, orient.
    Introducción: La transición de la etapa escolar a la etapa universitaria evidencia bajos niveles de Actividad Física (AF), un aumento de las conductas sedentarias y una reducción de la intención de ser físicamente activo en edad adulta. Objetivo: Analizar la asociación entre los procesos motivacionales hacia la práctica de AF en tiempo libre desde la Teoría de la Autodeterminación (TAD), la Teoría de Comportamiento Planeado (TCP) e integradas en el Modelo Transcontextual (MTC) desde la influencia contextual de la educación física (EF) escolar hasta la transición al entorno universitario en los estudiantes de la Universidad del Tolima. Para el cumplimiento de este objetivo se desarrollaron cuatro estudios: I – proceso de transición escolar a la universidad desde la TAD, la TCP y el MTC para la AF en tiempo libre y la evolución de la intención de ser físicamente activo; II – características comportamentales y del entorno universitario predictores para la AF en tiempo libre en estudiantes universitarios; III – procesos motivacionales predictores de la práctica de AF en tiempo libre en el contexto escolar; IV – constructos comportamentales trans contextual de la etapa escolar hasta la etapa universitaria para la AF en tiempo libre. Método: Estudio I Protocolo PRISMA; Estudio II experiencia universitaria, diseño observacional descriptiva y transversal en 363 estudiantes universitarios colombianos, (M edad=20,70 años; 44,9% mujeres); estudio III retrospectivo de la experiencia escolar en 193 estudiantes universitarios, (M edad = 20,74 años; 49,7% mujeres) y estudio IV transición desde etapa escolar a la etapa universitaria en 137 estudiantes universitarios (M edad= 21,29; 45,3% mujeres). Estudiantes diligenciaron cuestionario autoadministrado para las variables comportamentales y la AF en tiempo libre . Resultados: constructos de la TAD y TCP identifican asociaciones significativas para la práctica de la AF en estudiantes universitarios; diferencias significativas entre variables comportamentales y el nivel de AF, género, edad, áreas de formación académica; la regulación integrada predictora de la AF; correlación positiva entre el apoyo y la satisfacción de necesidades psicológicas básicas (NPB), motivación autodeterminada y el apoyo social para la AF aunque las variables escolares influyeron negativamente para la intención de ser físicamente activo. Conclusiones: La compleja transición para la AF en tiempo libre desde la etapa escolar a la etapa universitaria, se fomenta exitosamente desde la experiencia positiva percibida en la clase de EF, en la AF extraescolar y la AF universitaria y puede ser explicada desde los predictores motivacionales y sociales propios del contexto.
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    O treinador e a prática reflexiva
    (2021) Silva, Eduardo Jorge Brazão Vacas de Sousa da; Palmeira, António Labisa, orient.
    Os treinadores influenciam os resultados dos atletas e melhorar os seus comportamentos tem impacto direto no desenvolvimento dos atletas. A prática reflexiva é fundamental para o desenvolvimento do treinador, contudo nem todos os treinadores o conseguem fazer de forma eficaz. As habilidades reflexivas não se desenvolvem apenas pela experiência de treino, o avanço da capacidade de reflexão garante oportunidades mais significativas para a aprendizagem na prática profissional. O objetivo geral desta tese foi analisar a influência de um Programa de Desenvolvimento do Treinador (PDT), online e não formal, para desenvolver a prática reflexiva. Neste âmbito, realizaram-se quatro estudos: 1) Uma revisão sistemática, que revelou evidências da forma como a investigação promoveu a prática reflexiva através dos PDT; 2) Um estudo para validar diversos instrumentos de medida para a aplicar no PDT; 3) O protocolo para o PDT, e 4) O estudo para avaliar se a participação dos treinadores no Diário Reflexivo Online (DRO) promove o nível da reflexão num PDT de quatro semanas. Os resultados permitiram encontrar 10 PDT para promover a prática reflexiva, caracterizados por amostras pequenas, metodologias qualitativas e quantitativas, e com relatórios de estudo com pontuações entre baixo e moderado relativamente às validades interna e externa. As validações psicométricas obtiveram valores aceitáveis para os parâmetros em estudo. Os resultados do PDT revelaram que a reflexão foi a única variável dependente que apresentou diferenças significativas ao longo do tempo. A participação no DRO produziu um efeito na reflexão em ambos os grupos, no entanto, apenas o grupo experimental foi estatisticamente significativo. Considerando que a prática reflexiva pode permitir o desenvolvimento do treinador, é fundamental desenhar estudos de intervenção de alta qualidade para aumentar a validade interna e externa. Os resultados das validações sugerem que os questionários são instrumentos de medida promissores. A sua utilização deve ser interpretada com parcimónia, pois ainda são um trabalho em desenvolvimento. Os resultados do PDT permitiram realçar a importância de nutrir a prática reflexiva, onde independentemente do grupo, a natureza estruturada de todas as prompts pareceu aprimorar o processo de prática reflexiva. Este PDT tem potencial para estimular a prática reflexiva, competência associada, na literatura, ao sucesso desportivo.
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    Formação contínua e em serviço de professores de educação física e a Base Nacional Comum Curricular no Brasil : um estudo de pesquisa-ação desenvolvido através da modalidade blended learning
    (2021) Cortez, Luiz Cláudio dos Santos; Martins, João Filipe da Silva Figueira, orient.
    A Base Nacional Comum Curricular determina a readequação dos currículos no Brasil. A partir de um processo de formação contínua e em serviço de 20 meses na modalidade Blended Learning, vinculado ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico Curricular (currículo percebido - Goodlad, Klein & Tye, 1979) para o município de Tamarana - PR, este estudo pretende analisar por intermédio do paradigma pensamento do professor (Clark & Peterson, 1986), como quatro professores passaram a perceber e construírem o currículo percebido do componente curricular Educação Física, decorrente da BNCC (currículo formal). Uma pesquisa qualitativa, no âmbito da pesquisa-ação (Thiollent, 1985), utilizou diversos instrumentos para analisar e integrar os dados (e.g., estatística descrita e análise indutiva). Os resultados comprovam uma formação mais ampla, gerando mudanças positivas, despertou novas competências profissionais ora adormecidas. Ao final do processo reconheceram que o b-learning, foi um mecanismo eficiente em seu aprendizado, porém, reforçaram a ideia que o momento presencial ser mais significativo. O estudo demitifica os preconceitos e resistências que envolvem o ensino a distância, sobre o empobrecimento da aprendizagem, pouca interatividade e estratégias de ensino pouco fiável e solitária. Este é um dos primeiros estudos a focar-se no desenvolvimento profissional dos professores de EF e na BNCC.
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    Sono, atividade física e aptidão física em crianças e adolescentes
    (2021) Fonseca, Ana Paula Leão Maia; Santos, Rute Marina Roberto dos, orient.
    Na adolescência, o sono, uma necessidade básica do ser humano, tem uma enorme influência na saúde. A presente tese tem como objetivo estudar associação entre o sono, a atividade física e a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes. A tese está organizada em três partes diferentes. A Parte I procurou introduzir os conceitos fundamentais e estabelecer o objetivo geral da tese considerando temáticas em torno do sono, atividade física e aptidão física, em crianças e adolescentes. Adicionalmente, esta parte do trabalho inclui uma descrição detalhada das amostras estudadas, bem como das metodologias utilizadas nos diversos estudos realizados. A Parte II desenvolve-se a partir dos estudos realizados e visa: (i) sumarizar as associações da duração e qualidade do sono e aptidão física em crianças e adolescentes; (ii) investigar a associação da duração e qualidade do sono com a atividade física em adolescentes brasileiros.; (iii) investigar a associação entre a aptidão física e a duração do sono, em adolescentes portugueses; e (iv) analisar a associação da duração do sono com a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes portugueses ao longo de dois anos. A secção final, Parte III, compreende uma síntese geral dos quatro estudos, suas principais conclusões e as limitações e recomendações para pesquisas futuras. A análise dos principais resultados dos estudos realizados mostraram que: (i) períodos mais longos de sono noturno e melhor qualidade do sono foram associados a níveis mais elevados de aptidão física em adolescentes, mas não em crianças; (ii) quanto mais cedo se inicia e termina a atividade física e quanto maior a sua duração/semana, menor foi a irregularidade no início do sono de adolescentes brasileiros; (iii) meninos que cumprem as recomendações do sono, nos dias de escola, apresentaram maior aptidão cardiorrespiratória; (iv) meninas que cumpriram as recomendações do sono, na semana inteira e nos finais de semana, apresentaram melhor aptidão cardiorrespiratória e, meninos que dormiram abaixo das recomendações do sono tiveram grande probabilidade de terem pior aptidão cardiorrespiratória, em estudo longitudinal. Em suma, os resultados desta tese destacam a relevância dos parâmetros do sono em associação com a atividade e aptidão física em crianças e adolescentes.
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    Doping no desporto : desafios e contributos para a integridade desportiva
    (2020) Nunes, António Júlio Vitorino; Proença, Jorge, orient.
    Este estudo procura encontrar uma nova abordagem complementar ao combate à dopagem no desporto. Esse objetivo levou-nos a uma análise e discussão mais ampla e complexa, implicando várias e distintas áreas do conhecimento. A monitorização dos perfis hematológicos dos praticantes desportivos através do “Passaporte Biológico”, foi uma das áreas estudadas, tendo em consideração a necessidade de constante atualização das metodologias existentes, visando a melhoria da capacidade de avaliação e decisão dos peritos hematológicos nestas matérias. Este estudo revelou que a atual triagem matemática Bayesiana e univariada dos dados do “Passaporte Biológico” não processa as tendências multivariadas dos parâmetros sanguíneos dos praticantes desportivos, ou seja, a análise da informação univariada e Bayesiana não permite uma avaliação das tendências multivariadas dos dados hematológicos, obrigando por esse facto à colheita de um maior número de amostras, antes de ser tomada uma decisão final. Pretendemos encontrar uma metodologia complementar à atual avaliação realizada, através da avaliação das tendências multivariadas dos parâmetros bioquímicos de uma população de 127 praticantes desportivos. Esta metodologia desenvolvida para quantificação das alterações multivariadas em amostras sanguíneas, permitiu uma deteção mais fina dos desvios no padrão destes parâmetros, podendo ser utilizada como uma ferramenta adicional à triagem matemática dos dados atualmente realizadas no programa do “Passaporte Biológico”. O impacto do “Passaporte Biológico”, não dispensa uma análise jurídica, tendo em consideração que qualquer ato de controlo de dopagem será sempre visto como um ato intrusivo na vida privada dos praticantes desportivos, que poderá colocar em causa direitos fundamentais constitucionalmente instituídos. Por último, refira-se que o presente trabalho apresenta contributos para a questão essencial da prática desportiva na atualidade – a integridade moral, física, profissional, intelectual e social dos praticantes desportivos – não concluindo, antes estimulando a continuidade de novos estudos e discussão.
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    A perceção dos pais sobre a educação física escolar
    (2020) Cruz, João Paulo Ferreira de Sousa; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
    A afirmação e reconhecimento da Educação Física como área disciplinar ímpar e fundamental na formação dos seres humanos tem sido difícil ao longo dos tempos, o que se tem vindo a traduzir em percursos erráticos no que respeita à adoção de políticas públicas por parte dos agentes com responsabilidade de decisão. As perceções e convicções dos pais assumem, neste processo, um papel determinante, já que as suas opiniões, atitudes e tomadas de decisão acabam por legitimar, por via do voto, decisões políticas que podem inibir ou facilitar a afirmação da área disciplinar. O presente estudo, aplicando um modelo socioecológico, objetivou um melhor entendimento de como os progenitores encaram a Educação Física e como o seu posicionamento condiciona o estatuto da área disciplinar. Utilizando metodologias mistas, sobre uma amostra de 463 progenitores de alunos de dois agrupamentos de escolas da área metropolitana de Lisboa, com uma média de idades de 44,73 anos (DP=5,78), foi primeiro realizado um estudo extensivo, para recolha de dados quantitativos provenientes da aplicação de um questionário, para serem sujeitos a tratamento estatístico com caráter descritivo e inferencial e, assim, constituir a base do estudo intensivo, que se lhe seguiu. Este último foi concretizado através da análise de conteúdo de entrevistas a doze progenitores criteriosamente selecionados da amostra do estudo extensivo. Parecem constituir condições para a atribuição de um estatuto elevado à disciplina de Educação Física: uma boa experiência como alunos e uma boa perceção de competência daí decorrente; o reconhecimento de obtenção de aprendizagens com significado e relevantes em termos da formação do sujeito; a educação com caráter inclusivo, promotora de práticas colaborativas e de convívio. A melhoria do estatuto da área disciplinar estará dependente da implementação de medidas orgânicas de cariz socioecológico, com o compromisso de todos os agentes implicados no processo educativo.
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    Factores de sucesso internacional das Federações de Rugby da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia
    (2021) Alpuim, José Pestana de Aguiar d'Agorreta d'; Marivoet, Maria Salomé Fernandes Martins, orient.
    O objetivo desta pesquisa foi procurar saber quais poderiam ser os principais factores da supremacia do rugby do hemisfério sul, nomeadamente da África do Sul, Nova Zelândia e Austrália (SANZAR). Como demonstramos, as competições equilibradas, o apoio público ao nível amador e os recursos privados na vertente profissional do jogo tinham uma conexão com a integração dos modelos competitivos desses países. Para isso, definimos três hipóteses e construímos um modelo de análise para sua operacionalização. Utilizamos uma metodologia extensiva e a aplicação de várias técnicas de pesquisa social: análise documental, observação direta e inquérito por questionário. 81 questionários foram respondidos por CEOs, presidentes e diretores de alto escalão em 4 níveis: Federações Nacionais, Franquias do Super Rugby, Federações Provinciais e Clubes Amadores. Os resultados mostram uma maior facilidade de garantir o apoio público da parte do rugby amador (ou semiprofissional) da SANZAR, como considerava a primeira hipótese. A análise da informação mobilizada aponta que a delimitação geográfica dos níveis competitivos facilita o trabalho de branding de todas as equipas, conforme pressupõe a nossa segunda hipótese. Os dados também esclarecem que, a partir da internacionalização do produto de rugby em 1996, foi possível atrair patrocinadores multinacionais e/ou grandes empresas nacionais, como afirma a nossa terceira hipótese. Concluímos que os modelos competitivos nos 4 níveis se ajustam a um posicionamento de mercado correto, que conseguem financiamento público e apoio não financeiro ao nível mais baixo da competição amadora, com a cobertura dos media aumentando à medida que se sobe para os níveis competitivos superiores, donde as equipas alcançam patrocínios adequados ao seu nível de competição. Além disso, os elevados dividendos de direitos de TV que vêm da exposição internacional, tanto das seleções nacionais quanto das franquias do Super Rugby, são devidamente canalizados para os níveis mais baixos, onde são criadas as possibilidades de carreira profissional para todos os jogadores.
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    Maturação biológica, aptidão física e seleção desportiva no basquetebol
    (2020) Ramos, Sérgio Bruno Antunes; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.
    Na fase da adolescência, o processo de maturação tem uma enorme influência no desenvolvimento dos atributos morfo-funcionais que por sua vez são determinantes no rendimento desportivo e no processo de seleção de atletas. A presente tese tem como objetivo estudar a influência da maturação na variação dos atributos morfológicos e funcionais ao longo das diferentes etapas de formação desportiva do jovem basquetebolista, e a sua relevância no rendimento desportivo e na seleção de atletas de basquetebol. A tese está organizada em três partes distintas. A Parte I procurou introduzir os conceitos fundamentais e estabelecer o objetivo geral da tese considerando matérias em torno do crescimento, maturação, morfologia, aptidão física, rendimento e seleção desportiva. Adicionalmente, é disponibilizada uma perspetiva geral sobre crescimento e desenvolvimento funcional em adolescentes masculinos. Esta secção inclui, ainda, uma descrição detalhada das amostras estudadas, bem como das metodologias utilizadas nos diversos estudos realizados. A Parte II desenvolve-se a partir dos estudos realizados e visa: (i) analisar a contribuição da maturação biológica, da morfologia e da aptidão física na seleção desportiva de jovens atletas de elite; (ii) identificar variáveis maturacionais, morfológicas e de aptidão física associadas ao rendimento coletivo das equipas; (iii) identificar variáveis maturacionais, morfológicas e de aptidão física associadas ao rendimento individual dos jogadores; e (iv) analisar a contribuição da maturação biológica nos atributos morfo-funcionais e no rendimento individual em jovens jogadores de basquetebol; (v) apresentar valores de referência relativos à morfologia e aptidão física de atletas de basquetebol do sexo masculino, tendo em consideração a sua idade cronológica e o estado maturacional dos atletas. A secção final, Parte III, compreende uma discussão geral, na qual os resultados dos diversos estudos são sumariados e contextualizados considerando igualmente as suas implicações. A análise dos principais resultados dos estudos realizados mostra que: (i) o semestre de nascimento, a maturação, as dimensões corporais e a aptidão física são fatores influentes no processo de seleção dos atletas masculinos que integram as principais equipas dos clubes, sendo que a altura, a resistência abdominal (nas categorias de sub-14 e sub-16), a capacidade aeróbia (nos sub-14), e a agilidade (nos sub-16), são os atributos discriminantes de acordo com o nível das equipas; (ii) a velocidade, a agilidade e a força explosiva dos membros superiores são importantes atributos no rendimento coletivo das equipas sub-14, sendo que a velocidade, nos rapazes, e a força explosiva dos membros superiores e a velocidade, nas raparigas, são atributos discriminantes de acordo com a classificação das equipas; (iii) na categoria de sub-14 masculino, as dimensões corporais, a força dos membros inferiores e superiores, a velocidade e a agilidade estão correlacionadas com o rendimento individual dos jogadores sendo que altura, a força de preensão manual, a agilidade e a potência de salto no countermovement jump com balanço de braços, são os preditores do rendimento; (iv) na categoria de sub-14 feminino, os anos de prática, o tempo de prática, a idade cronológica, a maturação, as dimensões corporais, a potência dos membros inferiores e a distância alcançada no lançamento da bola medicinal estão correlacionadas com o rendimento individual das jogadoras sendo a maturação, os anos de prática e a agilidade, os preditores do rendimento; (v) a maturação influencia os atributos morfológicos e de aptidão física (particularmente os relacionados com a força) mas não influencia significativamente as principais variáveis de rendimento (i.e., pontos e PIR por jogo e minuto), apresentando apenas um efeito mínimo nos ressaltos ganhos por jogo; e (vi) os valores normativos dos atributos morfo-funcionais dos jovens basquetebolistas, de acordo com a idade e o estado maturacional, permitem uma melhor interpretação e contextualização do desempenho dos atletas. Em suma, os resultados desta tese destacam a relevância dos atributos morfo-funcionais no processo de seleção de jogadores para as equipas de elite e no rendimento desportivo de jovens basquetebolistas de elite do sexo masculino e feminino.
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    Impacto do processo de treino sobre as variáveis de composição corporal, desempenho motor, psicológicas e bioquímica em tenistas juvenis
    (2019) Durigan, Julia Zoccolaro; Proença, Jorge, orient.
    Introdução: Planejar o processo de treinamento é fundamental para melhor compreender as adaptações decorrentes deste processo, o que faz ser importante do modo como o controle das cargas externas e internas são realizados, e as possíveis adaptações antropométricas, morfológicas e motoras causadas, além da evolução no desempenho dos atletas. Objetivo: verificar as possíveis adaptações das variáveis antropométricas e motoras, das fontes e sintomas de estresse e do estado de humor, bem como a relação entre a carga externa de treino (CET) e a carga interna de treino (CIT) de tenistas juvenis do sexo masculino. Métodos: A amostra incluiu oito tenistas do sexo masculino de alto rendimento (17,4 ± 1,1 anos) durante 10 semanas de treinamento (CET). A metodologia consistia em avaliações pré e pós programa de treino (testes motores – velocidade, agilidade, saltos verticais e resistência de velocidade; e questionários psicológicos – DALDA e BRUMS), e avaliações semanais da concentração de creatina quinase no sangue – CK e da Percepção Subjetiva de Esforço – PSE. Resultados: foram encontradas melhoras significativas para as variáveis neuromusculares agilidade e salto vertical ‘Squat Jump’ (p = 0,01 e p = 0,02, respectivamente), aumento significativo dos sintomas de estresse (p = 0,00) e piora significativa (p < 0,05) no estado de humor após as 10 semanas de treinamento, por fim, observou uma média semanal de escore forte para a PSE (CR-10, entre 5,9 ± 0,2 e 6,5 ± 0,2), e uma correlação muito forte (r = 0,973) entre a concentração de CK no sangue e a PSE, afirmando serem métodos válidos para mensurar a intensidade do treino. Conclusão: os resultados sugeriram que o treinamento realizado não gerou adaptações positivas nas características antropométricas, no entanto apresentaram melhoras significativas na agilidade e na altura do salto ‘Squat Jump’, e aumento dos sintomas de estresse e queda no estado de humor dos tenistas após as semanas de treino, sendo assim capaz de alterar o rendimento dos atletas. Além disso, as cargas internas de treino apresentaram elevados valores de concentração de CK no sangue e PSE “forte” e “muito forte” em todo o período de treinamento.
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    A formação de professores de educação física : perceções e práticas no final da formação inicial
    (2019) Guimarães, Mário Luís Castro; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
    A Educação Física deve proporcionar oportunidades e contribuir para que todos os alunos se tornem fisicamente ativos e adotarem um estilo de vida ativo e saudável. No entanto, estudos recentes mostraram que a Formação Inicial de professores de Educação Física parece não estar a permitir a preparação necessária para atingir tal objetivo. O objetivo do estudo foi o de analisar: (1) as perceções, as crenças e as expetativas dos estagiários da Formação Inicial no início e no final do estágio pedagógico, (2) as perceções dos orientadores de escola e dos orientadores universitários no início e no final do estágio acerca dos estagiários que supervisionaram e (3) as caraterísticas das aulas ministradas pelos estagiários. Participaram no estudo 46 estagiários, 21 orientadores de escola e 13 orientadores universitários que se encontravam no 2º ano de um curso de mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário em 2012/2013. A informação foi recolhida através de (1) questionários aplicados a estagiários, orientadores de escola e a orientadores universitários no início e no final do estágio pedagógico sobre as conceções profissionais e através da (2) observação dos níveis de intensidade do esforço e das caraterísticas das aulas ministradas pelos estagiários através do sistema SOFIT e cardiofrequencímetros PolarTeam2. Os resultados mostraram que (1) os estagiários consideraram boas as suas experiências anteriores como alunos da Educação Física escolar e tiveram bons professores, (2) estão envolvidos na prática desportiva e pretendem mantê-la, (3) no final do estágio as perceções dos estagiários ficaram alinhadas com as perceções dos orientadores de escola e (4) as aulas observadas revelaram-se em sintonia com as orientações curriculares, tendo sido observada uma média superior a 50% do tempo de aula em Atividade Física Moderada a Vigorosa, contrariando os resultados de outros estudos internacionais sobre o tema. Finalmente, as conceções adquiridas pelo estagiários durante a Formação Inicial revelaram-se inconsistentes e influenciáveis pelas experiências anteriores como alunos da Educação Física escolar e pelos seus orientadores de escola.
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    Dance injuries and muscular strength in pre-professional dancers
    (2019) Moita, João Paulo Azinheira Martins; Madeira, Raquel Maria Santos Barreto Sajara, orient.
    As exigências físicas impostas aos bailarinos na sua prática artística, representam um risco significativo de lesão com taxas de incidência semelhantes aquelas observadas em atletas no mesmo nível de desempenho. A força muscular tem sido sugerida como um potencial elemento preventivo a considerar contra as lesões. No entanto, a natureza dessa relação ainda não é clara. O objetivo desta tese foi o de examinar a natureza dessa relação no cenário pré-profissional. Uma revisão sistemática da literatura (Estudo I) foi realizada para determinar o estado do conhecimento. Várias lacunas foram encontradas no que dizia respeito à epidemiologia das lesões na dança. Pela necessidade das mesmas serem preenchidas, um estudo epidemiológico (Estudo II) foi realizado com o objetivo de descrever os padrões de lesão na nossa população. Depois de identificar os saltos como a ação motora mais associada às lesões, o Estudo III teve como objetivo examinar a relação entre as características da potência dos membros inferiores através do salto vertical e o histórico das lesões. Não foram encontradas diferenças entre bailarinos com e sem história de lesão, no que diz respeito à potência dos membros inferiores avaliada através do salto vertical. Após uma análise detalhada dos resultados obtidos ao longo do curso da investigação, concluímos preliminarmente, que o papel da força muscular na propensão para as lesões pode estar mais relacionado com o processo de produção de força do que com o produto final observado. Os bailarinos mais fortes também sofrem lesões.
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    Ejercicio físico de alta intensidad en niños:efecto de juegos intermitentes de alta intensidad sobre la aptitud cardiorrespiratoria y la composición corporal en escolares
    (2019) Reyes Amigo, Tomás Rodolfo; Palmeira, António Labisa, orient.
    Introdução: O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) tem sido objecto de interesse científico nos últimos anos, devido aos benefícios que têm sido reportados em variáveis relacionadas com a saúde. Este estudo objectivou analisar os efeitos de uma intervenção em aulas de Educação Física (EF) com exercício intermitentes de alta intensidade sobre a condição cardiorrespiratória (APC) e composição corporal em crianças de 9 e 10 anos, comparando-os com exercícios de intensidade moderada. Para se cumprir este objectivo, realizaram-se 4 estudos: I) revisão sistemática acerca do HIIT em pré-adolescentes, II) protocolo de estudo sobre a intervenção com o HIIT, III) efeitos dos jogos intermitentes de alta intensidade em crianças e, IV) análise dos moderadores do efeito da intervenção. Os estudos III e IV fornecem as informações mais relevantes sobre os efeitos. Métodos: O estudo I seguiu o protocolo PRISMA, no estudo III experimental participaram 66 estudantes voluntários com idades entre os 9 e 10 anos, num desenho experimental com pré- e pós-teste e follow-up; formando-se 2 grupos, um de jogos intermitentes de alta intensidade (HIIG) e outro com jogos de moderada intensidade (MIG). Ambos os grupos realizaram 2 sessões por semana durante 3 meses. A APC foi estimada através do teste vai-vém de 20 metros e a composição corporal através do IMC, circunferência de cintura (CC), percentagem de massa gorda (BF%) e soma das pregas subcutâneas. O estudo IV analisou a moderação do estudo experimental. Resultados: Na APC, os HIIG aumentaram a APC pós-intervenção quando comparados com o os MIG (F= 35,275, P= .026). O IMC e o IMCz-score não se alteraram em qualquer uma das intervenções (F= 1,162, P = .287). Verificou-se uma interação significativa tempo x grupo na CC (F= 7,106, P= .011), o HIIG aumentou a CC enquanto que o MIG a diminui. Não se verificaram diferenças na interacção tempo x grupo na BF% (F= 0,408, P= .526). Este resultado foi similar ao obtido na soma das pregas. O sexo, estadio de maturação e idade não moderam a evolução da APC. Uma moderação significativa foi observada na evolução da CC, com os mais jovens e com estadio 2 de maturação a melhorarem mais na CC. Conclusões: O HIIG aumentou o APC; enquanto a CC evoluiu positivamente a MIG. De acordo com os resultados dos moderadores, é possível realçar que os exercícios de alta intensidade propostos podem ser incorporados nas aulas de EF independente do sexo, estágio de maturidade sexual e idade do estudante.
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    Perceções de professores das outras áreas disciplinares acerca da educação física : barreiras e oportunidades na promoção de estilos de vida ativos
    (2018) Gomes, Lúcia Cristina da Fonseca; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
    O objetivo do estudo foi investigar, combinando metodologias quantitativas e qualitativas e, à luz do modelo socioecológico aplicado à escola, as perceções dos professores das outras disciplinas, e a sua influência na criação de um clima institucional promotor de estilos de vida ativos. Numa primeira fase ocorreu o estudo extensivo, de natureza quantitativa, com recurso a um questionário e recorrendo à estatística descritiva e inferencial, com a participação de 297 professores. Numa segunda fase realizou-se o estudo intensivo de carácter qualitativo. Foram realizados quatro grupos focais (N=32). A seleção de temas teve por base os resultados do estudo extensivo e análise de documentos oficiais dos agrupamentos, nomeadamente, Projeto Educativo, Regulamento Interno, Plano Anual de Atividades e os horários escolares dos alunos. Os professores com melhores experiências na disciplina, tendencialmente, percecionam de forma mais favorável o valor desta, consideram que a atividade física pode beneficiar o rendimento escolar, e reconhecem o valor pedagógico na avaliação na disciplina, podendo influenciar e participar na promoção de climas favoráveis para a prática de atividade física. Os docentes referem que a escola deve criar oportunidades de prática e educar para estilos de vida ativos. A realidade, no entanto, parece contradizer as suas perspectivas.
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    Fatores de risco cardiovascular em crianças : estudo de prevalência e intervenção multidisciplinar em contexto escolar envolvendo atividade física e nutrição
    (2018) Batalau, Rui Miguel Marques; Palmeira, António Labisa, orient.
    Diversas variáveis contribuem para o desenvolvimento precoce de fatores de risco cardiovascular e metabólico (FRCM) a partir da infância, sendo esse desenvolvimento mais frequente em crianças com obesidade. Mantendo a tendência, o número de crianças com excesso de peso ou obesidade irá aumentar para 70 milhões em 2025. A atividade física (AF) e a ingestão alimentar são fatores comportamentais modificáveis que influenciam a aptidão física e o peso corporal, ambos relacionados com FRCM potenciadores das doenças cardiovasculares e diabetes. O objetivo deste trabalho foi analisar em contexto escolar a associação entre medidas antropométricas (MA), pressão arterial (PA), aptidão cardiorespiratória (ACR), AF e comportamentos sedentários (CS), procurando também fazer a predição das MA (n=245). Foram analisados os efeitos de uma intervenção multidisciplinar (através de um RCT), durante seis meses, em diversos FRCM (n=77). Foi encontrada uma elevada proporção de crianças com excesso de peso (29.8%) e obesidade (20.0%), 41.2% apresentou uma relação cintura-estatura (RCE) superior a 0.5 e mais de 50% não atingiu as recomendações internacionais de AF. A ACR e a AF vigorosa (AFV) foram inversamente correlacionadas com as MA. A AF moderada (AFM) e a AFV foram positivamente relacionadas com a ACR e esta foi inversamente com a PA. A ACR e a AF explicaram a variância do índice de massa corporal (IMC). A variância do perímetro de cintura (PC) e da RCE foi predita pela ACR. As associações positivas na avaliação inicial entre o z-score do IMC, o PC, a RCE com os triglicéridos (TGC), entre o z-score do IMC, a RCE com a glicose, entre a AF leve (AFL) e o HDL-colesterol (HDL-C), entre a AF moderada a vigorosa (AFMV) e a AFV com a ACR, entre a ingestão calórica e de lípidos com o LDL-colesterol (LDL–C), o z-score do IMC, o PC e a RCE, bem como a relação inversa entre a ACR e os TGC, demonstraram a importância da implementação de programas escolares interdisciplinares inseridos na comunidade escolar, nos projetos e planos de atividades, que envolvam profissionais treinados e os pais. No RCT, o grupo experimental (GE) aumentou a AFM, a AFV, os passos e os períodos de AFMV de 1-5 minutos, a ACR, para além das alterações clinicamente relevantes no HDL-C e TGC. A ACR foi a variável que mais explicou a variação das MA. Parece pertinente começar mais precocemente a avaliação da prevalência e inter-relação entre os diversos FRCM e é determinante a implementação de programas multidisciplinares cada vez mais centrados na componente fitness e não somente na componente fatness