R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 01 (2015)

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 6 de 6
  • Item
    O sistema braille – um meio fundamental para a inclusão sócioprofissional das pessoas cegas
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Silva, Artur Olímpio F. Gonçalves da
    A divulgação do sistema braille poderá constituir, por si só, um contributo muito significativo para que haja uma maior sensibilização para a inclusão sócioprofissional das pessoas cegas. No presente artigo, para além, de uma introdução, em que são referidas as figuras de Valentin de Hauy e de Barbier de la Serre que foram fundamentais para que Luís Braile concebesse o sistema de leitura/escrita táctil que constitui a primeira revolução no acesso à informação por parte das pessoas cegas, contemplam-se, também, os seguintes aspetos: Os Sinais Simples do Sistema Braille, os Sinais Braille Compostos, Tiflotecnologias, Braille de 8 pontos e Literacia Braille. Em “Os Sinais Simples do Sistema Braille” são caracterizadas as séries em que os sinais simples se agrupam e evidencia-se que da junção de dois, ou mais, sinais simples resulta um sinal composto o que amplia de forma extraordinária as possibilidades de aplicação do braille. Em “Tiflotecnologias” realça-se que, com elas, vem-se assistindo a uma segunda revolução no acesso à informação por parte das pessoas invisuais. É descrita de forma simplificada a máquina Perkins; é salientado que os sintetizadores de voz possibilitam uma leitura sonora e que as linhas braille, utilizando o braille de 8 pontos, proporcionam a leitura táctil. São referidos, também, o computador portátil EuroBraille Iris 40 e a impressora braille. Finalmente, em “Literacia Braille”, para além do destaque dado às figuras de Branco Rodrigues, João de Deus e Albuquerque e Castro, evidencia-se que o domínio do sistema braille é condição fundamental para a inclusão socioprofissional das pessoas cegas.
  • Item
    European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Guerreiro, Augusto Deodato
    The creation of the “ European Intellectual Platform for Professionals, with a view to Sharing Theoretical and Practical Knowledge in the Field of Visual Impairment and Related Areas” (we believe this will be essentially professionals in the field of typhlology) will make a promising inclusive reticular means, on the online socio-communicational dimension, to exchange information and experiences about the unquestionable personal and social, as well as professional, capabilities and consequent employability of blind and visually-impaired people. Our paper involves a challenge, or rather a proposal, in which we express all our academic and scientific interest in sharing widely in the CONVIDA network and in the Enviter European Network on that Platform, in the field of Communication and Education Sciences (from an educommunicational perspective), research and results in the graduation areas of Alternative Communication and Support Technologies, advanced research and specialized training in Inclusive Communication in the Special Education of Blind and Visually-Impaired Students, in the Inclusive Communication in Early Intervention in Childhood, in Cultural Communication and Mediation for All, including the exchange of in-depth issues leading to full access and usability of online social media by blind and visually-impaired people. The School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies (ECATI) of Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) is a pioneer in Portugal and in Europe in the research and development of in-depth issues in augmentative and alternative communication and support technologies, having created a Master degree in Alternative Communication and Support Technologies in 2005. This degree has been in operation since then, and from its genesis research and development areas have been arising, namely “inclusive educommunication and culture”, and “typhloperceptibility and multisensory supplementarity”, “communication and social interaction of and with blind and visually-impaired, deaf, deafblind people, people with multi-disabilities, with autism/global developmental delay, with neurogenic communicational pathologies”, “interpersonal communication and inclusive social interaction: face-to-face and online networked”, “communicational ecology and inclusion”, “literacy and technological communication, special languages and personal learning environments”, the issue “of the empirical/multisensory to the abstraction and conceptualization – essentially in blindness, deafblindness and deafness”, the “communicational universalization of accessible digital content”, the “foundations of the early intervention and communication theories in the issues of disability in general”, the “communicational didactics and sensory-cognitive development”, the “strategic methodologies to assess and develop communicational competencies”, the “semiotics of alternative languages: glossary and thematic dictionaries for the different communicational problems”.
  • Item
    Lessons to human resource managers from Rawls’ theoretical difficulties of economic rationality: a philosophical perspective
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Queiroz, Regina
    Na teoria rawlsiana da justiça como equidade, a racionalidade económica desempenha um importante papel na justificação da escolha colectiva dos princípios de justiça. Apesar do seu papel relevante, a concepção rawlsiana da racionalidade está associada a algumas dificuldades teóricas, conducentes a uma concepção alternativa racionalidade, inspirada na razão prática kantiana, a razoabilidade. Como a ética empresarial tenta relacionar os negócios com a ética, a análise das dificuldades teóricas da concepção da rawlsiana racionalidade, assim como a solução de Rawls para as ultrapassar, pode ajudar tanto os teóricos da ética empresarial, como os gestores, nomeadamente os gestores de recursos humanos. Neste artigo, tentaremos retirar algumas lições da proposta de princípios e justiça no quadro de uma concepção económica da racionalidade, nomeadamente a importância da reflexão sobre a racionalidade nos negócios e a natureza da ética empresarial.
  • Item
    O impacto das práticas de gestão de recursos humanos na motivação dos colaboradores da Administração Pública Cabo-verdiana
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Reis, Filipa Lopes dos; Dias, Damasceno; Alves, Maria Serafina
    A busca de uma nova gestão pública, que procure prestar serviços ao cidadão com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelo Estado contemporâneo, sendo por isso estratégico o estudo das pessoas dentro das organizações públicas. A adoção de uma gestão pública focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem um desafio e um significado suficiente para o trabalho. Este trabalho pretende investigar a motivação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das atividades na Administração Pública cabo-verdiana e em que medida as práticas de gestão de Recursos Humanos contribuem para a motivação. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Administração dos Recursos Humanos e sobre as diversas teorias relacionadas com a motivação para o trabalho nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes à motivação dos funcionários da Administração Pública e entrevistas aos gestores de Recursos Humanos de diversos Ministérios. Os resultados indicaram que uma gestão efetiva dos Recursos Humanos na Administração Pública é urgente, requerendo mecanismos de responsabilização, seguimento e avaliação. É importante, contudo, ter presente a especificidade da gestão pública em relação ao sector privado, que aponta para a existência de fatores de maior complexidade tais como as relações com as políticas públicas, as relações com grupos de interesses diversos, a pressão da sociedade, ou o menor uso de incentivos materiais, mas também, para outros fatores, como a própria noção de serviço público. Estes fatores devem ser explorados, como forma de garantir uma maior dinâmica de funcionamento.
  • Item
    A gestão de micro e pequenas empresas e as novas formas de organização do trabalho
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Santos, Miguel Baião
    A introdução de novas formas de organização do trabalho (NFOT) tem sido paulatina e recorrentemente aplicada a médias e grandes empresas, especialmente naquelas cuja atividade está centrada em setores industriais tradicionais. Com as suas virtudes e inconvenientes, as NFOT parecem estar a ser aparentemente marginalizadas quando direcionadas a enquadramentos de micro e pequenas empresas (MPE). Tentamos, neste texto, descrever, caracterizar e tornar claro o potencial que algumas NFOT (rotação de tarefas, alargamento de tarefas, enriquecimento de tarefas e equipas semiautónomas) podem vir a assumir nas MPE, especialmente para fazer face a momentos económicos desfavoráveis e a sobreviver na esfera incontornável da sociedade informacional globalizada.
  • Item
    Virtual Teams : human Resources’ technology preferences for better communication, increased trust and performance
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Duarte, Isabel; Cunha, Luís
    Virtual Teams (VTs) are increasingly being adopted by companies. Being geographically and time dispersed, human resources of VTs are totally dependent upon the use of information and communication technologies (ICT) to support their communicational success. Although much research has already been done on several aspects of Virtual Teams, very little has focused on the relation between the virtual team communication performance and the selection of tools available to the team members. Additionally, most of the theories related to tool selection concentrate in the combined characteristics of task and technology, disregarding human factors based in personal characteristics, comfort and preferences. To detect which technology workers of Virtual Teams prefer for accomplishing each one of their communicational needs and to analyze the impact of personal characteristics based technology choice, on cohesion, leadership, knowledge share and trust, leading to virtual team performance, an electronic questionnaire has been sent to members of virtual teams in several companies from different sectors of activity, and 79 valid answers were received. The analysis looked at the data from different perspectives: Is there, globally, a preferred technology? Do personal characteristics of workers - Gender, Age Group, Education Level and IT use Proficiency – influence the choice? And, does the choice of the preferred technological tool that best suits each of the four HRM themes – Trust buildup, Management, Knowledge Share and Cohesion – follow the global preference? The results have shown that e-Mail is the preferred technology choice and that this choice is not influenced by gender. The other three sets of personal characteristics influence the choice. For building Trust and Cohesion, the preferred technology is videoconference, contradicting the global tendency whereas for Knowledge Share and for Management activities e-Mail is again the preferred technology, in line with the main choice.