Cadernos de Sociomuseologia nº 03 (1994) : A historicidade do objecto museológico

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 7 de 7
  • Item
    Apresentação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Nascimento, Rosana
    "Quero um Museu de grandes novidades". . . Cazuza entrava nos meus ouvidos com sua canção. Era um questionamento!? E o Museu? Continuará com suas exposições de obras-primas. . . depósito de mofo e poeira. . . A comunidade museológica, também passou a questionar. Resultado, surgem novas categorias de museus, ampliações do conceito de patrimônio, etc. A museologia passa do conceito de ciência dos museus, para o conceito de ciência que estuda o homem e sua herança cultural. Crise! E assim, estivemos aqui no ISMAG. Trocando experiências construindo e reconstruindo caminhos que nos levem à compreensão de um novo fazer museológico. A edição desta Revista apresenta textos de companheiros de luta museológica, (Prof. Maria Célia Santos e Helder Bello de Mello), no Curso de Museologia da UFB, onde no nosso cotidiano tentamos construir o(s) caminho(s) que fundamente(m) a nossa prática na nossa labuta museológica. E no caminho sempre haverá uma pedra...
  • Item
    Trabalho sobre o tema "criatividade"
    (Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Mello, Helder Luiz Bello De
    No intuito de divulgar e ampliar o seu circuito de vendas, a EMPRESA CIENTÍFICA MUSEOLOGIA L.DA., produtora dos BOMBONS MUSEU, aproveitando a oportunidade, apresenta aos seus consumidores, dois dos seus inúmeros produtos. Examine com o devido cuidado e faça a sua opção…
  • Item
    Documentação museológica, educação e cidadania
    (Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Santos, Maria Célia Teixeira Moura
    Foi com grande satisfação que tomei conhecimento do tema a mim confiado, neste FORUM NORDESTINO DE MUSEUS - IV ENCONTRO, causando-me até uma certa surpresa, devido às poucas oportunidades que temos tido de discutir, da forma mais abrangente e integrante, o trabalho técnico que vem sendo desenvolvido nos museus. Para o profissional que vem se dedicando às ações educativas dos museus, como é meu caso, é pouco comum ser chamado para discutir e analisar as correlações existentes entre as suas ações e as demais desenvolvidas nos diversos setores técnicos do museu. Esta é a primeira vez que recebo um convite desse teor e o considerei um avanço, pois a meu ver, as ações do museu devem ser desenvolvidas de forma integrada, visando a atingir os objetivos mais amplos da instituição, de acordo com as suas características e a realidade à qual está destinado. Falar da relação entre documentação, educação e cidadania, é abordar uma rede de questões, uma malha bastante complexa, da qual, nesse momento, tentaremos puxar alguns fios necessários à compreensão do funcionamento do museu como um todo e, sobretudo, aos objetivos dessa instituição.
  • Item
    A preservação da memória enquanto instrumento de cidadania
    (Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Santos, Maria Célia Teixeira Moura
    Quando fomos convidados para participar deste painel, cujo tema é "A Preservação da Memória Enquanto Instumento de Cidadania - papel dos museus", em um evento que tem como objetivo maior discutir a formação de pessoal para museus e patrimônio, no quadro de políticas culturais de preservação e comunicação do patrimônio, da América Latina, fomos motivados a tomar esse convite como um momento de reflexão, de volta para nós mesmos, isto é: a nossa atuação como educadora, concretizada nos diversos programas que temos desenvolvido com alunos do Curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia, estudantes e professores do 1º e 2º graus da rede oficial de ensino da Cidade do Salvador.
  • Item
    A Escola e o Museu no Brasil: uma história de confirmação dos interesses da classe dominante
    (Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Santos, Maria Célia Teixeira Moura
    Este texto pretende ser uma incitação ao debate sobre algumas características da política educativo-cultural brasileira, no contexto social, político e econômico do país, e sua influência na ação educativa dos nossos museus, tomando como base algumas referências de caráter teórico, bem como a nossa vivência na área educativa dos museus, durante 14 anos, desempenhando diversos programas com professores e alunos do 1º e 2º graus, principalmente da rede oficial de ensino. As reflexões que aqui serão apresentadas não enfocarão somente os aspectos pedagógicos e metodológicos, por considerarmos que estes estão intimamente relacionados com os aspectos sociais, políticos e econômicos do país, sendo que a práxis do museu e da Escola tem contribuído, directa ou indirectamente, no sentido de confirmar a ideologia dominante. Realizaremos, pois, algumas considerações de caráter histórico1, sem o objetivo de nos aprofundarmos, mas utilizando-as como referencial para nos situarmos nos diversos períodos, vez que serão determinantes fundamentais na atuação dessas instituições. Em seguida, tentaremos situar o desempenho dos nossos museus nesse contexto, o que, a nosso ver, tem confirmado a proposta do modelo educacional estabelecido, repetindo, na maioria das vezes, as práticas pedagógicas da Escola.
  • Item
    Documentação museológica e comunicação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Nascimento, Rosana
    Ao iniciar, gostaria de agradecer o convite para proferir esta palestra que tem como tema "Documentação Museológica e Comunicação", neste VI Forum de Museus do Nordeste. O texto será apresentado discutindo dois pontos básicos. Neste sentido, inicia definindo o conceito de documentação no seu sentido amplo, para em seguida desenvolver uma análise sobre a documentação museológica como resgate de informações sobre o objeto, o que, em grande escala, é produzido em nossos museus. Num segundo momento, discuto a documentação museológica para a comunicação estabelecendo uma análise sobre o fazer museológico objetivando a comunicação e a educação. Isto porque, não entendo a ação documental como algo isolado da totalidade do fazer museológico, o que significa que as ações desenvolvidas no Museu devem objetivar a educação e a comunicação dos acervos preservados. Buscando amarrar os dois pontos referidos acima, dedico o momento final para colocar algumas reflexões de como a documentação pode ultrapassar o simples ato de coletar informações que nada comunicam. Acredito que no processo do debate, vocês terão muito mais a colocar, o que com certeza enriquecerá o tema ora apresentado, porque estou aqui com a função de introduzir o tema, para refletimos de forma conjunta durante o tempo determinado para esta atividade.
  • Item
    O objeto museal como objeto de conhecimento
    (Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Nascimento, Rosana
    1. Objeto Museal: buscando conceituar "... o Museu é o local último no longo processo de perda de funções originais - ou processo de museificação - pelo qual o objeto atravessa. Fora de seu contexto original, valorizado por características a ele totalmente alheias, o objeto deixa de ser objeto e passa a ser "documento" e aquilo que ele tem de mais intrínseco, que é ser produto e vetor da ação humana, conforme estudado por U.T. Bezerra de Menezes, não é levado em consideração" (Marlene Suano).