A influência da motivação no clima do trabalho docente : estudo de cariz exploratório no Agrupamento de Escolas de Canedo

Miniatura indisponível

Data

2021

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Com o objetivo de ajudar a compreender a influência do clima organizacional na motivação do docente, decidimos fazer a presente dissertação de forma a aprofundar este tema. As razões que nos levaram a optar por esta temática foram as inquietações sentidas, enquanto familiar de docentes de várias instituições, em que fomos ouvindo desabafos e preocupações, sejam elas relativas ao insucesso escolar, à falta de interesse e à indisciplina dos alunos, à desresponsabilização cada vez mais notável dos pais/encarregados de educação, às condições do trabalho, entre outras situações. Neste contexto, para caracterizar o problema em estudo, foi necessário avaliar o impacto do clima organizacional na motivação do docente nos dias de hoje. Foi aplicado um inquérito por questionário aos professores das escolas em estudo. Para complementar o tema, achamos por bem fazer um estudo de cariz meramente exploratório. Relativamente ao impacto do clima organizacional na motivação do docente no ambiente escolar destaca-se que, o clima bem alicerçado, contribui para o alcance dos objetivos de um modo geral. Sejam eles pessoais, organizacionais, e até mesmo sociais. Revela-se também que esta motivação é importante porque a ação motivada contribui para o alcance dos objetivos das escolas. É um estudo não probabilístico e a conjugação transversal de técnicas quantitativas e qualitativas não pretende nenhuma extrapolação de resultados para qualquer escala ou realidade. Trata-se de uma abordagem híbrida (quantitativa e qualitativa) de matriz exploratória e os indícios emanados apenas prefiguram tentativas indiciárias e não correspondem a dados estatisticamente relevantes ou consistentes. Contudo, também se concluiu que, independentemente de todos os constrangimentos a que está dependente, o docente mostra desempenhar todas as tarefas e funções da escola/agrupamento e faz o que for necessário em prol do êxito dos alunos, sendo estas intervenções um fator de satisfação profissional
In order to help understand the influence of the organisational climate on teachers' motivation, we decided to write this dissertation to deepen this theme. The reasons that led us to choose this theme were the concerns felt as a family member of a teacher in various institutions, in which we have been hearing grievances and concerns, whether related to school failure, lack of interest and students' indiscipline, the increasingly remarkable unaccountability of parents/guardians, working conditions, among other situations. In this context, to characterise the problem under study, it was necessary to assess the impact of the organisational climate on teachers' motivation nowadays. A questionnaire survey was applied to the teachers of the schools under study. To complement the theme, we decided to carry out a purely exploratory study. In relation to the impact of the organisational climate on teachers' motivation in the school environment, it should be noted that a well-founded climate contributes to the achievement of objectives in general. Whether they are personal, organisational, and even social. It is also revealed that this motivation is important to us because each motivated action contributes to the achievement of the schools objectives. It is a non-probabilistic study and the transversal conjugation of quantitative and qualitative techniques does not intend any extrapolation of results to any scale or reality. It is a hybrid approach (quantitative and qualitative) of exploratory matrix and the emanated evidence only prefigures indicative attempts and does not correspond to statistically relevant or consistent data. However, it was also concluded that, regardless of all the constraints on which they depend, teachers show that they perform all the tasks and functions of the school/grouping and do whatever is necessary for the students' success, and these interventions are a factor of professional satisfaction.

Descrição

Orientação: Ricardo Manuel Magarinho Bessa Moreira

Palavras-chave

MESTRADO EM GESTÃO, GESTÃO, MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO PROFISSIONAL, CLIMA ORGANIZACIONAL, PROFESSORES, MANAGEMENT, MOTIVATION, PROFESSIONAL SATISFACTION, ORGANIZATIONAL CLIMATE, TEACHERS

Citação