Tarefa de treino cognitivo através de um multibanco em pacientes com AVC e TCE

Miniatura indisponível

Data

2022

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A lesão cerebral adquirida (LCA) tem consequências que afetam a autonomia dos pacientes, nomeadamente no que respeita às atividades da vida diária (AVDs). No sentido de diminuir o impacto que essas mesmas alterações irão ter na vida do paciente, é importante desenvolver tarefas diversificadas para que o seu treino e execução promova a otimização das áreas comprometidas e o fortalecimento das que se encontram conservadas. O uso da realidade virtual oferece um diferente conjunto de vantagens à reabilitação quando comparada a métodos tradicionais, no entanto, é necessário confrontar as soluções em RV com as soluções tradicionais que já se encontram validadas ou com tarefas reais, a partir das quais as primeiras são desenhadas. Este estudo compreende uma amostra de 100 participantes de ambos os sexos. Os participantes foram divididos em quatro grupos: grupo 1 com LCA e tarefa virtual; grupo 2 com LCA e tarefa real; grupo 3 sem LCA e tarefa virtual; grupo 4 sem LCA e tarefa real. É importante referir que cada participante só realizou uma tarefa, ou no real ou no virtual e as tarefas não envolveram qualquer transação monetária (ex. consulta de horário da CP). Era esperado que o desempenho entre esta tarefa e a sua congénere real seja semelhante. Os resultados demonstraram que o tipo de ambiente em que a tarefa se realizou não teve influência nos tempos de realização o que favorece a validade ecológica da tarefa. Demonstraram também uma relação inversa entre os resultados do MoCA e da FAB e o tempo de realização da tarefa, isto é, os participantes com os resultados mais baixos foram os que demoraram mais tempo. O presente estudo contribuiu para a investigação na área da reabilitação através de um exercício de treino cognitivo com recurso a um MB virtual.
Acquired brain injury (ABI) has consequences that affect patients' autonomy, particularly regarding activities of daily living (ADLs). To reduce the impact that these changes will have on the patient's life, it is important to develop diversified tasks so that their training and execution promotes the optimization of the compromised areas and the strengthening of those that are preserved. The use of virtual reality offers a different set of advantages to rehabilitation when compared to traditional methods, however, it is necessary to compare VR solutions with traditional solutions that are already validated or with real tasks, from which the first are drawn. This study comprises a sample of 100 participants of both sexes. Participants were divided into four groups: group 1 with ABI and virtual task; group 2 with ABI and real task; group 3 without ABI and virtual task; group 4 without ABI and real task. It is important to mention that each participant only performed one task, either in real or in the virtual and the tasks did not involve any monetary transaction (eg CP time consultation). It was expected that the performance between this task and its real counterpart would be similar. The results showed that the type of environment in which the task was performed had no influence on the task completion times which increases ecological validity of the task. They also showed an inverse relationship between the results of the MoCA and the FAB and the time to complete the task, that is, the participants with the lowest results took the longest. The present study contributed to research in the field of rehabilitation through a cognitive training exercise using a virtual ATM.

Descrição

Orientação: Pedro Gamito ; co-orientação: Jorge Oliveira

Palavras-chave

MESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA, REABILITAÇÃO COGNITIVA, AVC, REALIDADE VIRTUAL, ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA, LESÕES CEREBRAIS, MULTIBANCO, TESTES PSICOLÓGICOS, MOCA (TESTE...), FAB (BATERIA...), COGNITIVE REHABILITATION, STROKE, VIRTUAL REALITY, ACTIVITIES OF DAILY LIVING, BRAIN INJURIES, ATM, PSYCHOLOGICAL TESTS, PSICOLOGIA, PSYCHOLOGY

Citação