A prática de Mindfulness na regulação emocional e na psicopatologia de crianças e adolescentes com autismo : revisão sistemática

Miniatura indisponível

Data

2022

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada por dificuldades na comunicação social e interação social, ao mesmo tempo que são evidentes comportamentos repetitivos e restritivos. Sabe se que pessoas com PEA apresentam uma maior dificuldade no campo da regulação emocional, apresentando padrões desadaptativos, quando comparados com crianças de desenvolvimento típico. Tal dificuldade pode ser associada a sintomas psicopatológicos, como por exemplo, ansiedade, depressão, agressividade e comportamentos delinquentes. Torna-se, assim, essencial estudar intervenções que minimizem estas dificuldades. Neste âmbito, diversos estudos sugerem que a prática de mindfulness pode trazer benefícios quer na regulação emocional quer na redução de sintomas psicopatológicos. Assim, este estudo teve como objetivo fazer uma revisão da literatura existente sobre esta temática, versando sobre os benefícios da prática de midfulness ao nível da regulação emocional e sintomas psicopatológicos em crianças e adolescentes com PEA. De forma a manter o rigor metodológico, recorreu-se às diretrizes impostas pelo PRISMA. Após a fase de inclusão e exclusão de estudos, foram incluídos nove estudos por respeitarem os critérios de elegibilidade previamente definidos. Após a análise dos resultados, estes sugerem benefícios em diferentes domínios após a prática de mindfulness, nomeadamente, ao nível da regulação emocional, da atenção, da ansiedade, da depressão e dos comportamentos desajustados. Contudo, é fundamental ter em atenção as limitações presentes nos estudos incluídos (e.g., ausência de grupos de controlo, a não randomização dos participantes e o alto risco de viés). Podemos concluir, com a presente revisão que apesar de existirem bons indicadores referentes ao tema em estudo, é necessário existir uma contínua investigação na área.
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by difficulties in social communication and social interaction, while repetitive and restrictive behaviors are evident. It is known that individuals with ASD have greater difficulty in the field of emotional regulation, presenting maladaptive patterns when compared to children with typical development. Such difficulty can be associated with psychopathological symptoms, such as anxiety, depression, aggressiveness and delinquent behavior. Therefore, it is essential to study interventions that minimize these difficulties. In this context, several studies suggest that the practice of mindfulness can bring benefits both in emotional regulation and in the reduction of psychopathological symptoms. Thus, this study aimed to review the existing literature on this topic, dealing with the benefits of mindfulness practice in terms of emotional regulation and psychopathological symptoms in children and adolescents with ASD. In order to maintain methodological rigor, the guidelines imposed by PRISMA were used. After the study inclusion and exclusion phases, nine studies were included because they met the previously defined eligibility criteria. After analyzing the results, these suggest benefits in different domains after the practice of mindfulness, namely, in terms of emotional regulation, attention, anxiety, depression and maladjusted behaviors. It is essential to take into account the limitations present in the included studies (e.g., absence of control groups, non-randomization of participants and high risk of bias). In conclusion, with this review we can conclude that although there are good indicators related to the subject under study, it is necessary to have a continuous investigation in the area.

Descrição

Orientação: Marisa Filipe Richter-Trummer

Palavras-chave

MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE, PSICOLOGIA, AUTISMO, PSICOPATOLOGIA, MINDFULNESS, PSYCHOLOGY, PSYCHOPATHOLOGY, AUTISM, MINDFULNESS

Citação