Balanced Scorecard dinâmico

Miniatura indisponível

Data

2010-04

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Escolar Editora

Resumo

O Balanced Scorecard (BSC) tem vindo a revelar-se um conceito popular como ferramenta de suporte à descrição e implementação da estratégia organizacional. Esta abordagem propõe que os gestores se foquem no desenvolvimento e utilização dum número reduzido de indicadores críticos de desempenho, financeiros e não financeiros, que combinam diferentes disciplinas e perspectivas da organização e que estão articulados numa cadeia causal que explica de forma consistente o desempenho futuro de acordo com a estratégia formulada. Contudo, diversas dúvidas e críticas tem emergido relativamente à qualidade do processo de desenvolvimento do BSC e que colocam em causa a consistência e a validade da estrutura de indicadores que constitui o instrumento fundamental para o controlo da implementação da estratégia. Com o propósito de ultrapassar estes problemas, uma abordagem baseada na modelação e simulação dinâmica (dinâmica de sistemas) é proposta como suporte ao processo de desenvolvimento do BSC. Esta abordagem permite acelerar e melhorar a aprendizagem dos gestores acerca do processo de criação futura de valor que está associado à estratégia formulada e respectiva implementação, contribuindo assim para a validade e consistência da estrutura de indicadores do BSC.

Descrição

A Dinâmica das Ciências Económicas e Empresariais – Contributos para uma Visão Abrangente

Palavras-chave

BALANCED SCORECARD, BALANCED SCORECARD, GESTÃO, MANAGEMENT, ESTRATÉGIAS DE GESTÃO, MANAGEMENT STRATEGIES, ABORDAGEM SISTÉMICA, SYSTEMATIC APPROACH

Citação

Capelo, Carlos; João Dias; (2010). Balanced Scorecard Dinâmico: Uma Proposta de Modelação da Dinâmica das Organizações, em Pereira, R. (organizador), A Dinâmica das Ciências Económicas e Empresariais – Contributos para uma Visão Abrangente, pp 95-122, Escolar Editora, Lisboa.