“Tá uma nortada!” : alteridades e confluências na implantação de um projeto de gestão museológica em Portugal

Miniatura indisponível

Data

2022

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Edições Universitárias Lusófonas

Resumo

Quais são os limites e as possibilidades encontradas na implantação de um projeto de gestão em museus? A partir da análise dos desafios vivenciados na gestão da unidade orgânica que compreende o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica (ambos nas Caldas da Rainha – Portugal), e o Museu Dr. Joaquim Manso (na Nazaré – Portugal), este artigo reflete sobre a prática de conceitos atinentes à museologia social, por meio das recentes ações implantadas estes locais. Permeadas pelo encontro de alteridades que marca esta gestão, bem como pelos caminhos para assunção de uma postura museológica empática e ativista nestas instituições, as análises focalizam as dificuldades e as propostas de soluções para construção de museus que valorizam a diversidade, a inclusão e a experiência dos visitantes. Para tanto, as observações da autora e os referenciais bibliográficos constituem o ponto de partida para as provocações que serão realizadas no artigo. Decantadas as vivências pelas quais têm passado os envolvidos neste processo de criação conjunta de novos museus, a que resultados temos chegado? Quais os novos caminhos a seguir? Como as aprendizagens decorridas neste processo podem inspirar e motivar outras instituições? As respostas a estas questões serão abordadas no texto, tendo como horizonte a percepção de que pessoas fazem os museus e, por isso, é a elas que estas instituições devem se voltar, sempre.
What are the limits and possibilities found in the implementation of a management project in museums? From the analysis of the experiencies in the management of the organic unit that comprises the Museu José Malhoa and the Museu da Cerâmica (both in Caldas da Rainha - Portugal), and the Museu Dr. Joaquim Manso (in Nazaré – Portugal), this article reflects on the practice of concepts related to social museology, through recent actions implemented in these places. Permeated by the encounter of otherness that marks this management, as well as by the ways to assume an empathic and activist museological posture in these institutions, the analyzes focus on the difficulties and proposals for solutions for the construction of museums that value diversity, inclusion and experience. of visitors. Therefore, the author’s observations and the bibliographic references constitute the starting point for the provocations that will be carried out in the article. Having decanted the experiences that those involved in this process of joint creation of new museums have gone through, what results have we reached? What are the new ways forward? How can the lessons learned in this process inspire and motivate other institutions? The answers to these questions will be addressed in the text, having as a horizon the perception that people make museums and, therefore, it is to them that these institutions must always turn. Keywords: museum management; social museology; communities.

Descrição

Revista Lusófona de Educação

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, MUSEOLOGIA, SOCIOMUSEOLOGIA, GESTÃO MUSEOLÓGICA, EDUCATION, MUSEOLOGY, SOCIOMUSEOLOGY, MUSEUM MANAGEMENT

Citação