Ideias e tendências educativas no cenário escolar : onde estamos, para onde vamos?
Miniatura indisponível
Ficheiros
Data
2006
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Edições Universitárias Lusófonas
Resumo
Este artigo pretende reflectir sobre as tendências educativas no
cenário escolar actual. O autor interroga-se sobre a existência
dessas tendências e/ou movimentos pedagógicos e do seu significado,
intentando responder à pergunta; para onde caminha
a educação/formação? Este questionamento leva-o a analisar
as repercussões pedagógicas nos novos tempos e nos diversos
espaços educativos. A emergência das tendências educativas
intercepta-se com o novo sujeito histórico-pedagógico em três
vectores: o primeiro vector constitui a conexão dos professores
dinâmicos e preocupados com as necessidades e problemáticas
das novas gerações, o que supõe a recuperação e o debate
dialógico das ‘velhas e novas ideias’ e das propostas educativas;
o segundo vector refere-se aos discursos e à sensibilidade
pelo educar, pelo ensino, pela formação ou pela aprendizagem,
isto é, pelas mudanças, contributos e investigações; e o último
vector abrange a inovação e o desenvolvimento, a renovação
dos movimentos pedagógicos, com expressões organizativas
que geram debates à volta das alternativas democráticas do
ensino, da missão e função social da escola, da gestão curricular
e dos conteúdos pedagógicos, modos de ensinar e aprender
nos novos públicos e novas profissões, novos cenários de
aprendizagem, novos saberes e culturas, etc.
Descrição
Revista Lusófona de Educação
Palavras-chave
EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, SISTEMAS EDUCATIVOS, POLÍTICA EDUCATIVA, EDUCATION, HIGHER EDUCATION, EDUCATIONAL SYSTEMS, EDUCATIONAL POLICY