Programa de prevenção primária de transgressionalidades juvenis aplicado em lar de infância e juventude : "filhos de todos e de ninguém"

Miniatura indisponível

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A presente dissertação pretende efectuar um trajecto pela adolescência e suas características , abordando as várias relações do adolescente nos seus principais contextos, nomeadamente, família, grupo de pares e escola e, o jovem e os comportamentos transgressivos. O conceito de norma e de desvio merece igualmente referência para melhor se distinguir a transgressão. O acolhimento institucional é perspectivado numa abordagem histórica , estatística e relacional, de forma a caracterizar a população institucionalizada. O programa de Prevenção elaborado será aplicado aos jovens acolhidos no Lar Escola António Luís de Oliveira , e as competências que se considerou mais importantes a serem desenvolvidas são, essencialmente, a auto-estima, o auto-conceito, e a assertividade. O objectivo principal deste projecto é capacitar a população a população alvo para uma adaptação mais eficaz ao ambiente em que estão inseridos, à sua inclusão e prevenir comportamentos que facilitem as trajectórias transgressivas.

Descrição

Orientação: Carlos Alberto Poiares

Palavras-chave

PSICOLOGIA, PSICOLOGIA FORENSE, ADOLESCÊNCIA, MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIAL, JOVENS INSTITUCIONALIZADOS, PREVENÇÃO, PSYCHOLOGY, FORENSIC PSYCHOLOGY, ADOLESCENCE, INSTITUTIONALIZED YOUNG PEOPLE, PREVENTION

Citação