Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1880
Título: Reforma educacional e produção de modos de ser e pensar : a experiência do Rio Grande do Sul nos anos 30 a 50 do século 20
Autores: Quadros, Claudemir de
Stephanou, Maria
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATION
HISTORY OF EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
Data: 2011
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: A partir da segunda metade da década de 1930, instalou-se, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, uma intensa reforma educacional conduzida pelo Estado. Essa reforma abrangeu a proposição e execução de políticas públicas educacionais, normatização e intervenção sobre a organização do ensino e a orientação das atividades didático-pedagógicas das escolas do sistema público de ensino. Nesse contexto, foram produzidos e postos em circulação discursos que buscavam constituir uma disciplina moral, cultural, social e higiênica da população. A aprendizagem dos conteúdos curriculares devia dar-se concomitantemente à aquisição de valores morais, cuja repetição quotidiana informaria a natureza de todos e de cada um. Destacam-se, também, os pressupostos da religião católica e o exemplo de vida dos heróis, que eram apresentados como fundamento do trabalho da direção das escolas e dos professores. Para isso, promoveram-se comemorações por ocasião da Semana da Pátria, da Semana da Criança, da Semana da Economia, foram prescritas leituras, instalaram-se cooperativas e bibliotecas escolares e promoveram-se campanhas vinculadas à educação sanitária. Nesse sentido, discursos construídos acerca da educação não são, simplesmente, linguagens sobre a educação, mas processos produtivos da sociedade mediante os quais se classificam problemas e se mobilizam práticas.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1880
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 18 (2011)

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