Biblioteca escolar em rede e sua contribuição para novas práticas de aprendizagem

Miniatura indisponível

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Edições Universitárias Lusófonas

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre o contributo das Bibliotecas Escolares e dos seus recursos para a construção do conhecimento na escola. No contexto da sociedade de informação e das novas tecnologias, destacamos o papel da Biblioteca Escolar enquanto recurso multifuncional de aprendizagem. Trata-se, assim, de um trabalho de reflexão, cuja intenção consiste em reconhecer a necessidade de, na atual sociedade de informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa, de um novo paradigma que promova a supervisão, o conhecimento e a aprendizagem na biblioteca escolar e a partir dela. A escola, o conhecimento e a nova aprendizagem, hoje em dia, estão dentro da biblioteca. A escola deve ser para uma aprendizagem ao longo da vida e não para uma aprendizagem ao longo da escola. A biblioteca escolar é mais do que uma sala com livros, revistas, CD-ROMs, computadores e recursos da Web. A biblioteca escolar é um lugar onde os alunos aprendem como aprender, é um centro multifuncional em rede que estimula a façanha, a realização do aluno e a aprendizagem ao longo da vida dos off campus. O professor bibliotecário deve ser o supervisor, o coordenador, o consultor e avaliador da biblioteca, enquanto centro de informação multifuncional de recursos em rede, de aprendizagem ou, simplesmente, centro cognitivo de apoio ao conhecimento.
This essay aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available technologies, we pointed out the role of the school library as a multifunctional-learning resource centre. So, this essay is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognizing the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture, a new paradigm that promote the supervision, the knowledge and the learning skills in the school library. Nowadays, the school, the knowledge and the new learning are inside the library. The school must be for life-long-learning and must not be for school long learning. The school library is more than just a room of books, magazines, CD-ROMs, computers and Web recourses. The school library is a workplace where pupils learn how to learn, it´s a school media centre and a web informationlearning-knowledge centre that boosts student achievement and the off focus life-long-learning. The school librarian must be the supervisor, the coordinator, the consultant, the group leader and the evaluator of the school library, as a web information-multifunctional-learning-resources centre, just called a knowledge and cognitive centre.

Descrição

EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, BIBLIOTECAS ESCOLARES, APRENDIZAGEM, EDUCATION, SCHOOL LIBRARIES, LEARNING

Citação