Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/2843
Título: | Biblioteca escolar em rede e sua contribuição para novas práticas de aprendizagem |
Autores: | Rodrigues, Cide Lourenço |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES APRENDIZAGEM EDUCATION SCHOOL LIBRARIES LEARNING |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | Este trabalho visa refletir sobre o contributo das Bibliotecas Escolares e dos seus recursos para a construção do conhecimento na escola. No contexto da sociedade de informação e das novas tecnologias, destacamos o papel da Biblioteca Escolar enquanto recurso multifuncional de aprendizagem. Trata-se, assim, de um trabalho de reflexão, cuja intenção consiste em reconhecer a necessidade de, na atual sociedade de informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa, de um novo paradigma que promova a supervisão, o conhecimento e a aprendizagem na biblioteca escolar e a partir dela. A escola, o conhecimento e a nova aprendizagem, hoje em dia, estão dentro da biblioteca. A escola deve ser para uma aprendizagem ao longo da vida e não para uma aprendizagem ao longo da escola. A biblioteca escolar é mais do que uma sala com livros, revistas, CD-ROMs, computadores e recursos da Web. A biblioteca escolar é um lugar onde os alunos aprendem como aprender, é um centro multifuncional em rede que estimula a façanha, a realização do aluno e a aprendizagem ao longo da vida dos off campus. O professor bibliotecário deve ser o supervisor, o coordenador, o consultor e avaliador da biblioteca, enquanto centro de informação multifuncional de recursos em rede, de aprendizagem ou, simplesmente, centro cognitivo de apoio ao conhecimento. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/2843 |
Aparece nas colecções: | EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação vol. 1 (2011) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A BIBLIOTECA ESCOLAR.pdf | 47.29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.